Amarelecimento do alho na primavera: causas, tratamento e prevenção

Pin
Send
Share
Send

O cultivo do alho de inverno é muito popular entre os jardineiros, e muitos deles enfrentam incômodo como o amarelo nas folhas das plantas jovens. Para evitar essa situação, você precisa se familiarizar com as principais causas do amarelecimento do alho, bem como com as medidas para eliminá-las e preveni-las.

As principais causas do amarelecimento das folhas de alho na primavera e como eliminá-las

O amarelecimento do alho na primavera, por via de regra, não está associado a nenhuma doença ou praga (nesse caso, o alho geralmente fica amarelo mais tarde - no final de maio ou no início de junho), por isso será fácil lidar com esse problema.

  1. Pouso muito cedo. Você pode experimentar o amarelecimento das folhas de alho se tiver realizado um pouso de inverno muito cedo. A planta, neste caso, pode formar folhas e passar o inverno com elas. Nesse caso, as folhas caem em um ambiente desfavorável (frio, falta de iluminação, muita neve), o que afeta negativamente seu desenvolvimento e aparência e, infelizmente, é improvável que essa planta seja capaz de trazer uma boa colheita. Para evitar esses problemas, tente plantar alho antes de meados de outubro (nas regiões sul - no início ou meados de novembro), quando as temperaturas frias forem finalmente estabelecidas. Para reviver as folhas amareladas, trate-as com uma solução de algum estimulante (Epin ou Zircon são adequados), tendo preparado de acordo com as instruções. Também forneça as plantas com cobertura (1 colher de sopa. Uréia + 1 colher de sopa. Excremento de frango seco + 10 litros de água), despejando-as cuidadosamente sob a espinha. Para consolidar o resultado, repita a rega mais 2-3 vezes, com um intervalo de 10 a 14 dias. Observe também que durante a temporada, esse alho precisará de cuidados intensivos.
  2. Geadas de primavera. As geadas de retorno da primavera são uma ocorrência bastante comum e o alho pode sofrer com elas. Para evitar essa situação, siga as previsões meteorológicas para ter tempo de remover os brotos sob abrigo temporário (pequenos brotos podem ser removidos sob o filme, para brotos mais altos, você terá que construir uma estufa para não danificá-los). Se você não conseguiu cobrir o alho a tempo, trate as folhas com uma solução de estimulante (Epin ou Zircon são adequados), tendo preparado de acordo com as instruções.
  3. Profundidade de incorporação insuficiente. Se o seu alho formar imediatamente folhas amarelas, isso é um sinal de semente muito pequena no solo. Nesse caso, as medidas são as mesmas de um desembarque antecipado. Para evitar uma situação semelhante no futuro, lembre-se de que você precisa plantar os dentes a uma profundidade de 4-5 cm e depois cobrir a cama com uma camada de serragem ou palha com 7 a 10 cm de espessura.
  4. Falta de nutrientes. Muitas vezes, o amarelecimento das folhas de alho indica falta de nitrogênio ou potássio. Nesse caso, a cobertura radicular e foliar será útil.
    • Opção de alimentação número 1. Levante os corredores e, no centro, faça um sulco raso (2-3 cm). Despeje uréia nele a uma taxa de 15-20 g / m2. Encha com terra e água em abundância. Cobrir a cama com palha (palha ou serragem funcionará bem) para que o solo permaneça úmido pelo maior tempo possível e os fertilizantes se dissolvam.
    • Opção de alimentação número 2. Prepare uma solução de amônia (1 colher de sopa. L. O medicamento é diluído em 10 l de água) e despeje cuidadosamente os brotos sob a coluna vertebral.
    • Opção de alimentação número 3. Prepare a solução diluindo 20-25 g de uréia em 10 l de água. Pulverize as folhas de um frasco de spray. Repita o procedimento após 7 a 10 dias. Esse tratamento é melhor realizado à noite em clima seco e calmo.
    • Opção de alimentação nº 4 (para solos com pouca fertilização). Prepare a solução diluindo 5 g de sulfato de potássio em 1 litro de água. Pulverize as folhas de um frasco de spray. Esse tratamento é melhor realizado à noite em clima seco e calmo. Você também pode adicionar potássio com a rega, mas para isso você precisa tomar 15-20 g de fertilizante por 10 litros de água.

      O amarelecimento do alho no início da primavera geralmente indica falta de nutrientes

Eu sempre tenho bom alho. Pulverizo com sulfato de potássio. Uma colher de chá de sulfato de potássio por litro de água. Pulverize à noite para que a solução não seque imediatamente ao sol. Para camas - uma solução de orgânicos de acordo com esta receita. Insista na grama cortada, adicione cinza de madeira ao recipiente e regue-o. E, claro, mergulhe os dentes de alho em permanganato de potássio.

milena40

//www.agroxxi.ru/forum/topic/7252-%D0%BF%D0%BE%D1%87%D0%B5%D0%BC%D1%83-%D0%B6%D0%B5%D0% BB% D1% 82% D0% B5% D0% B5% D1% 82-% D1% 87% D0% B5% D1% 81% D0% BD% D0% BE% D0% BA-% D0% B2% D0% B5% D1% 81% D0% BD% D0% BE% D0% B9-% D1% 87% D1% 82% D0% BE-% D0% B4% D0% B5% D0% BB% D0% B0% D1% 82% D1% 8C /

Causas do alho amarelado - vídeo

Prevenção do amarelecimento das folhas de alho

Não é difícil evitar o amarelecimento do alho - além das recomendações acima sobre o tempo e a profundidade da semeadura de cravo-da-índia, basta seguir algumas regras simples sobre a escolha do local e o processamento das sementes.

A escolha e preparação corretas do local de semeadura

Para o alho, as áreas com solos argilosos arenosos ou argilosos localizados em local iluminado são mais adequadas. Além disso, o local selecionado não deve ser pantanoso, portanto, certifique-se de que a água subterrânea corra a uma profundidade não inferior a 1,5 m. Um mês antes do plantio, o solo deve ser fertilizado; portanto, adicione os seguintes fertilizantes por m2: húmus (5-6 kg) + superfosfato duplo (1 colher de sopa) + sulfato de potássio (2 colheres de sopa) + cinza de madeira (250-350 g, e se você desoxidou o solo, 150-200 g). Se o solo for pesado, por exemplo, argila, adicione areia a uma taxa de 3-5 kg ​​/ m2.

Desoxidação do solo

Para o alho, as áreas com um nível de acidez baixo ou neutro são preferidas; portanto, se necessário, polvilhe cinza (300-350 g / m 5-7 dias antes da aplicação do principal complexo fertilizante)2) ou dolomita (350-400 g / m2) e, em seguida, desenterre o site.

A desoxidação é aconselhável se placas leves aparecerem na superfície do solo, rabo de cavalo, musgo ou campina crescerem bem ou se houver água enferrujada nos caroços.

O uso de cinzas ajuda não só a desoxidar o solo, mas também a enriquecê-lo com substâncias úteis

Rotação de culturas

É aconselhável plantar alho em seu lugar original após 3-4 anos. Se você não tiver a oportunidade de fertilizar a parcela, tente não cultivar alho onde beterrabas e cenouras cresceram antes, pois elas esgota bastante o solo. Pela mesma razão, o alho não deve ser plantado em um local usado anteriormente para tomates, rabanetes e rabanetes, bem como para cebolas de todas as variedades, pois nesse caso existe o risco de não apenas a escassez de nutrientes, mas também a infecção por doenças e pragas comuns (mosca da cebola, cebola). nemátodo, fusário).

Processando o alho antes de semear

Existem vários tipos de soluções para processamento e você pode escolher a opção mais atraente para você:

  • Uma solução de permanganato de potássio. Dissolva 1 g de pó em 200 g de água e coloque neles por 10 horas.
  • Solução de cinzas. 2 xícaras de cinza despeje 2 litros de água fervente e deixe esfriar. Em seguida, drene a parte leve em um prato separado e molhe os dentes por 1 hora.
  • Processamento misto. Prepare uma solução salina (6 colheres de sopa. L. Diluído em 10 l de água) e coloque os dentes nela por 3 minutos e imediatamente após - em uma solução de sulfato de cobre (1 colher de chá. Dilua em 10 l de água) por 1 min

Ao contrário das culturas da primavera, o alho não precisa ser lavado. Mas lembre-se de que, após todos os tratamentos, o alho precisa ser seco antes de plantá-lo no chão, assim como o processamento cerca de um dia antes da semeadura.

Como você pode ver, não é difícil impedir o aparecimento de amarelecimento nas folhas do alho jovem e combatê-lo, basta seguir dicas simples para o plantio desta safra e fazer fertilizantes a tempo. Trate com responsabilidade a preparação do local, conduza as colheitas a tempo e o alho o deliciará com sua saúde e boa colheita.

Pin
Send
Share
Send