As sutilezas de plantar amoras: as regras de cuidado e preparação do solo para amoras

Pin
Send
Share
Send

Muitas amoras são percebidas por muitos como uma cultura que cresce selvagem: diferentemente das groselhas ou das mesmas framboesas, raramente é vista nas hortas. Sim, possui bagas deliciosas, mas não é muito conveniente colhê-las por causa da abundância de espinhos espinhosos - esse fato, assim como a baixa dureza do inverno da planta, não contribuem para a disseminação em massa de amoras. No entanto, percebendo o valor e a utilidade dessa baga, uma vez que um número suficiente de amoras-pretas frutadas de frutos grandes, que, com uma preparação cuidadosa para o inverno, pode sobreviver às geadas, os jardineiros estão cada vez mais pensando em cultivar essa colheita em suas terras.

Quando plantar uma amora

O amora-preta pode ser plantado na primavera e no outono. No entanto, o plantio da primavera é reconhecido pelos jardineiros como o preferido: durante o verão, a parte aérea terá mais tempo para criar raízes e ganhar força para o futuro inverno. No entanto, ao plantar uma muda no outono, você também pode ter certeza de que, no próximo ano, a amora lhe deliciará com folhas verdes e as primeiras flores. Obviamente, desde que você tenha cumprido todas as sutilezas do plantio no outono.

Blackberry - um visitante raro em casas de campo de verão

Características do plantio de primavera

O plantio de amoras na primavera é realizado antes do início do crescimento dos rins - este é o período de meados de abril ao início de maio. O solo a essa altura estará suficientemente aquecido, o que contribuirá para uma melhor sobrevivência das mudas. O local de pouso deve ser preparado com antecedência, de preferência no outono. Para fazer isso, você precisa cavar uma área adequada à profundidade da baioneta da pá e adicionar fertilizantes orgânicos e minerais: pegue meio balde de húmus, fertilizantes de potássio (50 g) e superfosfato (100 g) por metro quadrado do local, adicione areia ou turfa no solo argiloso (0,5 -1 balde).

As sutilezas do plantio no outono

No outono, as amoras precisam ser plantadas um mês antes do início da geada. Portanto, as datas ideais para esse procedimento serão (dependendo da região) o final de agosto e o final de setembro. Para o plantio no outono, escolha plantas em vasos - você precisará plantá-las juntamente com um pedaço de terra, para que elas se enraízem melhor. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que as amoras não toleram baixas temperaturas no inverno, o que significa que existe o risco de congelamento de mudas imaturas. Para evitar isso, é recomendável aparar a parte aérea do mato em 30 cm e até a variedade mais resistente ao gelo deve ser coberta e isolada para o inverno.

Uma muda de amora comprada em uma panela deve ser plantada com um pedaço de terra

Melhor hora para transplantar

A escolha da estação para um transplante de mato depende da variedade de amora. Por exemplo, recomenda-se que as variedades não cravejadas desta baga sejam transplantadas depois de tudo na primavera. A mesma estação, como dissemos anteriormente, é muito mais preferível para plantar e transplantar essa cultura. No entanto, a realização de tais trabalhos entre setembro e outubro também não é proibida, especialmente se na sua região o outono for longo e quente. O principal é realizar um transplante de outono pelo menos duas semanas antes do início da geada e não se esqueça de cobrir completamente a amora para o inverno.

Quanto ao transplante no verão, alguns jardineiros o praticam. Se você precisar transplantar um amora no verão, siga algumas regras simples: execute o procedimento apenas no início da manhã ou no final da noite, quando não houver sol ativo e, após o término do transplante, regue bem o mato e crie uma sombra artificial para ele.

Nos meses de verão, jardineiros experientes recomendam junho e agosto (início do primeiro e fim do segundo, respectivamente) para transplantar arbustos e árvores. Em julho, essas manipulações com plantas não devem ser realizadas.

Onde melhor plantar uma amora-preta

Ao escrever amoras em seu site, considere os recursos dessa cultura, seus requisitos de luz, umidade, temperatura e boa vizinhança com outras plantas.

Escolhendo um lugar para pousar

Blackberry cresce bem e dá frutos em áreas ensolaradas. Penumbra e sombra são menos confortáveis ​​para a planta, porque, com a falta de luz solar, alguns defeitos são observados na baga:

  • os frutos amadurecem mais tarde, tornam-se pequenos e amargos no sabor;
  • há uma forte extensão de brotos jovens e seus ramos sombreados com frutas;
  • a resistência à geada de uma planta diminui.

A amora cultivada na área sombreada terá um sabor pequeno e azedo

A planta não se sente bem em solos alagados. Portanto, áreas inundadas, bem como locais com profundidade de água subterrânea inferior a 1 metro, não são adequadas para a cultura. Você não deve plantar a planta em locais que não estejam protegidos das rajadas de vento repentinas: eles podem ferir a folhagem e os frutos de amora, interferir na polinização. As encostas sul e oeste são favoráveis ​​ao plantio de plantas.

A fertilidade do solo não é crítica para a cultura: uma amora cresce e dá frutos em praticamente qualquer terra. No entanto, o maior rendimento pode ser obtido se a baga for depositada em um nível médio de acidez do solo argiloso ou argiloso.

A escolha de "vizinhos" para o mato

Recomenda-se que as amoras-pretas sejam plantadas separadamente de outras plantas. Em primeiro lugar, facilita o cuidado, a liga e a preparação de arbustos para o inverno. Em segundo lugar, quando a amora cresce, ela começa a oprimir os vizinhos, retirando a umidade e a luz deles. Mas se você não pode "plantar" essa planta com outras pessoas (o local não permite), lembre-se de que essa cultura se dá bem com flores no jardim, peras, macieiras e uvas.

Há uma opção muito boa - plantar plantas frutíferas encaracoladas ao lado da amora. Por exemplo, feijão. Ela não estrangulará uma amora-preta como a hera, mas escalará e dará frutos nela. Muitas pessoas pensam que as amoras absorvem mais luz e, portanto, o feijão não cresce. No entanto, não é assim, porque o feijão adora o sol moderado. Mas nem todos os feijões plantados no solo dão frutos, aproximadamente 50/50.

Timur80

//www.bolshoyvopros.ru/questions/1555827-kakie-rastenija-sazhat-rjadom-s-ezhevikoj-kakoe-sosedstvo.html

Longe das framboesas - da mesma família, pela mesma razão que as feridas (pragas) das framboesas podem atrair. Embora não seja crítico. Com as uvas, uma proximidade muito próxima pode ser limitada ao uso relativamente frequente de produtos químicos nas uvas, especialmente durante o período de frutificação das amoras-pretas.

Yuri-67

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-9529-p-6.html

Maneiras de propagar amoras

Como outros arbustos de bagas, amoras podem ser propagadas por sementes, estacas e mudas. Todos esses métodos são adequados para cultivar e erguer e rastejar (rastejar) variedades de amoras.

Propagação de sementes

Este método de propagação de plantas foi inventado pela própria natureza. No caso de amora, é bom que as principais características do arbusto parental nas mudas sejam preservadas. Além disso, este método é o mais econômico.

As sementes de amora não só podem ser preparadas por conta própria, mas também compradas na loja

A germinação natural das sementes de amora não é muito alta, é aumentada pela escarificação ou estratificação das sementes.

A escarificação é uma violação parcial da integridade da casca dura das sementes, usada para facilitar o inchaço e a germinação e aumentar a porcentagem de germinação. A estratificação é outra maneira de preparar as sementes para a germinação: intercalando-as com um substrato úmido e armazenando-as sob certas condições de temperatura.

Em casa, a estratificação das sementes é mais aceitável. Realize da seguinte maneira:

  1. As sementes são embebidas em água por 2-3 dias. É melhor usar chuva ou derreter água.
  2. Em seguida, segue-se o plantio de sementes em bandejas com turfa, areia ou solo leve e as mantém por 2 meses a uma temperatura de cerca de +2 sobreC. O substrato é mantido em um estado bastante úmido, regado regularmente (inicialmente 4 volumes do substrato devem ser misturados com 1 volume de água e 1 volume de sementes).
  3. Após o término do período de envelhecimento, os recipientes são transferidos para uma sala com temperatura ambiente (cerca de +20 sobreC)
  4. O desembarque em campo aberto é feito quando 3-4 folhas aparecem nas mudas. Plantado em fileiras com uma distância entre mudas de cerca de 10 cm.
  5. Para o inverno, as mudas são cobertas com folhas, galhos.
  6. Na primavera, eles são desenterrados com um pedaço de terra e transplantados para um local permanente.

A primeira colheita de mudas pode ser esperada por 3 ou 4 anos.

Vídeo: mudas de amora

Plantio com mudas de raízes

O plantio de amoras pode ser realizado por estacas de raízes. É permitido realizar a colheita no outono e na primavera:

  1. Um arbusto saudável está planejado (deve ter pelo menos 3 anos).
  2. Um rizoma espesso (cerca de 1 cm de diâmetro) é separado da planta-mãe.
  3. Corte-o em estacas de 10 a 15 cm cada.
  4. As estacas colhidas no outono são armazenadas em areia umedecida em um local fresco até a primavera.

As estacas de raízes podem ser colhidas no outono e na primavera.

As mudas são plantadas no início da primavera:

  1. As estacas são colocadas em sulcos de 10 cm de largura e 5-8 cm de profundidade.
  2. Polvilhe com terra e regada.

O plantio adicional requer capina, afrouxamento e rega, conforme necessário. Após o aparecimento da prole nas estacas enraizadas, elas são transplantadas para sulcos com profundidade e largura de cerca de 25 cm.

  1. No fundo do sulco, é colocada uma mistura de nutrientes - meio balde de húmus misturado com terra, fertilizantes com potássio (50 g) e superfosfato (100 g).
  2. No topo, faça uma camada de terra fértil.
  3. Coloque as estacas a uma distância de meio metro uma da outra. O broto de crescimento é enterrado no chão por cerca de 2 cm.
  4. As estacas são cobertas com solo fértil e depois com uma mistura de nutrientes.

Colheita e plantio de estacas verdes

O plantio de estacas verdes colhidas no terço superior da parte aérea (sem topo) é realizado de acordo com o mesmo esquema que o plantio de estacas radiculares. Somente o plantio inicial deve ser realizado não em sulcos, mas em covinhas com largura e profundidade de cerca de 15 cm.Você também pode plantar mudas em xícaras com terra, que é uma mistura de areia, turfa e perlita em proporções iguais. Estes óculos podem ser deixados na estufa - umidade e temperatura serão adequados.

Mudas de amora verde podem ser plantadas em buracos ou copos com solo especialmente preparado

O aparecimento de raízes em estacas verdes deve ser esperado em um mês. Depois disso, o futuro arbusto pode ser reassentado "para residência permanente".

Jardineiros experientes alertam os recém-chegados da propagação de amoras-pretas por estacas: com esse método, os espinhos podem crescer em uma planta.

Plantio de mudas

Esta é a maneira mais fácil de plantar uma planta. Esse desembarque pode ser feito tanto na primavera quanto no outono, observando a seguinte sequência de ações:

  1. A muda é retirada da panela junto com um pedaço de terra.
  2. É preparado um poço de 40x40x40 cm de tamanho (a distância entre as covas é de cerca de 2-3 m, a distância da cerca é de cerca de 1 m).
  3. Uma mistura de 5-6 kg de composto, 50 g de sulfato de potássio e 100 g de superfosfato são cobertos com o fundo do poço.
  4. Polvilhe a mistura por cima com solo fértil.
  5. A muda é abaixada até o fundo do poço, endireita as raízes da planta (ou simplesmente coloca um pedaço de terra no centro do poço).
  6. Certifique-se de que o broto de crescimento das mudas não fique enterrado mais do que 2-3 cm.
  7. O aterro é feito com solo não fertilizado, de modo que as raízes não queimam quando em contato com fertilizantes.
  8. Polvilhe com a mistura enriquecida.
  9. Compacte o solo.
  10. Água com cuidado.
  11. Durante o plantio da primavera, o buraco é coberto com serragem ou palha.
  12. Corte as mudas a uma altura de 20 a 30 cm.

Eu planto amoras (como outras plantas) em trincheiras de nutrientes (trincheiras são mais avançadas tecnologicamente do que caroços). Seu tamanho é de 0,6-0,7 metros de profundidade, 0,3 metros de largura. Eu tempero 2/3 com uma erupção cutânea, borrifo hidrogel por cima (opcional se você não tiver um) e depois chernozem. No último e faça pouso. Blackberry é necessário uva tipo treliça. A distância entre os arbustos (dependendo da altura) é de 2-2,5 metros. Neste inverno, todos os novosads de amora congelaram e os "velhos" congelaram. Ou seja, o abrigo é necessário - e no primeiro ano deve ser realizado com cuidado especial. Linha de orientação: norte-sul. É conveniente que a tapeçaria seja instalada imediatamente durante o trabalho de escavação.

bond599

//www.sadiba.com.ua/forum/archive/index.php/t-11996-p-3.html

Vídeo: plantio de mudas de amora

Métodos de criação menos comuns

Além de propagar sementes, mudas e mudas, as amoras podem ser plantadas de outras maneiras:

  • plantio de filhos de raízes: usado apenas para a propagação de amoras eretas, o que dá muitos filhos. São colhidas entre maio e junho (a altura do caule deve ser de pelo menos 10 cm, a espessura do caule na base é de 7 a 8 mm, o comprimento das raízes é de até 20 cm) e plantadas em conjunto com uma massa de terra de acordo com o plano de plantio de mudas (a poda não é realizada);
  • divisão do mato: o principal método de propagação de amoras, que não dá filhos. Com esse método, o arbusto de amora-preta é dividido para que em cada uma de suas partes haja vários brotos saudáveis ​​e fortes com um sistema radicular desenvolvido. As partes resultantes são plantadas com o princípio de plantar mudas (a poda não é realizada);
  • Propagação pelo método de cultura de tecidos: usado para criar variedades de berry de elite, colocando várias células no solo a partir do topo de um arbusto de amora, que começam a se dividir e dar vida a uma nova planta. Este método é usado apenas em institutos especializados.

Métodos de plantio de amora

Amoras podem ser plantadas de duas maneiras - fita e arbusto. A escolha do método depende da capacidade da planta de formar um grande número de brotações: as variedades com melhor formação de brotações são plantadas pelo método da fita, com um arbusto de baixo nível. Nos dois casos, você pode usar várias mudas de uma só vez (às vezes várias dezenas).

Método de fita

O método de fita para plantar amoras é usado em variedades de reprodução com melhor formação de brotações (acredita-se que contribua para o aparecimento precoce de bagas). Ao usá-lo, bandas inteiras são rapidamente formadas, preenchidas com brotos de amora. O método consiste em colocar mudas em sulcos ou poços com um intervalo entre plantas de 0,5 a 1 m, e a distância entre as fitas (longas filas de arbustos) pode suportar de 2 a 2,5 m e, se for usada uma treliça, a distância entre as mudas podem ser cortadas quase pela metade.

Com o método de fita de plantar amoras para plantas, é necessário fazer uma treliça

Tapeçaria é uma construção especial que é erguida para apoiar plantas de jardim. Muitas vezes, a treliça é alguns suportes com linhas esticadas de arame ou corda. Mas também existem projetos na forma de grades verticais.

Se houver suporte, um blackberry pode atingir uma altura de 2 metros ou mais. Portanto, usando o método de plantio em fita, você pode organizar uma cobertura de uma baga. Ele protegerá seu site contra olhares indiscretos e convidados indesejados.

O blackberry hedge não é apenas bonito, mas também prático

Plantação de Bush

O método de arbusto é usado ao plantar variedades com baixo nível de formação de brotações. A sequência de ações ao aplicá-la é assim:

  1. Um quadrado com lados de 2-2,5 metros é marcado no local, um poço de 40x40x40 cm é preparado em cada um de seus cantos.
  2. 2-3 mudas de amora são colocadas em cada um dos caroços.
  3. Uma estaca é martelada na cova, à qual os brotos são posteriormente amarrados. Isso não apenas facilita a colheita das bagas, mas também torna o plantio mais compacto.

Blackberry bush garter vai torná-lo mais compacto

Transplante de amora

Às vezes, para replanejar um local ou criar um blackberry, é necessário transplantar um arbusto adulto. É aconselhável fazer isso? Sim, esse transplante não é apenas possível, mas também útil para rejuvenescer e atualizar a planta.Um arbusto adulto pode facilmente tolerar transplantes de primavera e outono, sujeito a certas regras:

  • na primavera, uma planta adulta deve ser transplantada antes que os rins despertem;
  • após o início do fluxo ativo de seiva, e isso geralmente acontece em maio, um transplante pode não apenas ferir a planta, mas também destruí-la;
  • um transplante de outono deve ser realizado cerca de um mês antes da geada, para que a planta se adapte e fique mais forte;
  • o abrigo de uma amora-preta transplantada no outono é um pré-requisito para a sobrevivência no mato;
  • após um transplante de amora, não se apresse para fertilizar a planta, dê tempo para criar raízes.

É melhor transferir a planta para um novo local com uma massa de barro - nesse caso, o processo de adaptação será mais fácil

Apresenta plantio de amoras nas regiões

Ao escrever um blackberry no site, certifique-se de considerar os recursos climáticos da sua região. Na Rússia Central, na Sibéria e nos Urais, onde os invernos são longos e frios, é aconselhável escolher variedades adaptadas a baixas temperaturas. Os jardineiros recomendam variedades Gazda, Darrow, Ufa local, Chester Tornless e outros para essas regiões.

Atenção: amoras eretas são mais resistentes ao inverno. As variedades rasteiras dão uma colheita maior, mas exigem abrigo obrigatório para o inverno.

O plantio de amoras em regiões com inverno frio deve ser realizado na primavera. Então, no inverno, a planta jovem ficará mais forte e poderá suportar a geada. Você também deve considerar cuidadosamente a escolha de um local para o plantio: um amora requer proteção máxima contra ventos fortes.

O método de plantar amoras na Rússia Central, na Sibéria e nos Urais é melhor escolher um arbusto. Embora com o método da fita seja possível ocultar com êxito a baga do vento frio ou geadas de retorno tardio, cobrindo-a, por exemplo, com material não tecido. E para que os brotos que dobram no chão não quebrem, eles devem estar "acostumados" a esse procedimento com antecedência: por exemplo, pesos ou pesos leves podem ser presos às hastes - eles tenderão os galhos para o chão.

Blackberry não tolera geadas severas; para se proteger, os arbustos precisam ser cobertos durante o inverno

Na região de Leningrado, o plantio de amoras na primavera é especialmente recomendado, pois nesta região, a baixas temperaturas no inverno, pode não haver cobertura de neve. Isso levará ao congelamento da planta, que será plantada no outono. E durante o verão, as mudas terão tempo para ganhar força para um inverno difícil.

Além das variedades resistentes ao inverno listadas acima, os residentes da região de Moscou também podem prestar atenção às variedades não cravejadas (Thornfrey, Smutsen). Não há recomendações especiais para o cuidado de frutas vermelhas nessa região.

Mas no sul da Ucrânia, pode-se fazer o plantio de amoras na primavera e no outono, já que o inverno é menos severo aqui. Mas é melhor plantar a planta à sombra parcial, para que em uma tarde quente do sol alguma árvore frutífera a bloqueie. Para a mesma finalidade, você pode usar uma grade de sombreamento. Caso contrário, as bagas ficarão menores e até receberão queimaduras solares, pois têm uma cor escura. Quanto às variedades, todos os tipos de amoras podem ser plantados em toda a Ucrânia - esta região é perfeita para o seu cultivo. No entanto, mesmo aqui para o inverno, é melhor abrigar arbustos da geada.

O Blackberry merece uma autorização de residência permanente em parcelas de jardineiro na Rússia Central, Sibéria e Ucrânia. Cuidar desta planta não exige muito esforço e tempo, mas é mais do que se pagar com uma boa colheita de frutas saborosas e saudáveis. O principal é não esquecer que toda empresa tem suas próprias sutilezas.

Pin
Send
Share
Send