Espargos: como cultivá-lo você mesmo

Pin
Send
Share
Send

Cultivar e cuidar dos grãos de aspargos é uma tarefa simples, proporcionando um fluxo da colheita por um longo tempo. Este é um maravilhoso produto dietético cultivado no campo aberto, em qualquer jardim, em qualquer canto do jardim. Este é um exemplo de cultivo vegetal, que, com o custo mínimo de mão-de-obra e dinheiro, produz um máximo de produção de vitaminas.

Descrição da planta, suas características, benefícios e malefícios

O feijão de espargos é um tipo de feijão de vegetais, cujas vagens não contêm fibras duras e não há camada de "pergaminho" nelas. É comido em vagens inteiras enquanto os grãos ainda estão na infância. Em princípio, os grãos maduros também são comestíveis, mas são ainda mais resistentes que os feijões convencionais e requerem cozimento prolongado; portanto, os grãos são colhidos com vagens imaturas e são totalmente utilizados na culinária.

Este feijão é chamado de aspargo devido à semelhança do sabor das vagens com os brotos de aspargos. E, em termos biológicos, ela é parente direta de grãos comuns, apenas suas vagens são um pouco mais finas e muito mais longas e, dentro delas, não há fibras e um filme rígido.

Às vezes, eles consideram separadamente o tipo de feijão de Wing, mas isso não está totalmente correto. Vinga é um tipo de feijão de aspargos, caracterizado por vagens especialmente longas.

As lâminas (vagens não amadurecidas) dos grãos de aspargos são colhidas com 7 a 10 dias de idade. Neste momento, são fáceis de preparar e têm um sabor delicado. Diferentes variedades têm comprimentos de vagem de 10 a 40 cm e, às vezes, mais, podem ser tubulares ou quase planas, pintadas em cores diferentes, mas geralmente são verdes ou amarelas. Vagens grossas e carnudas são mais adequadas para a preparação para o inverno e finas - para cozinhar sopas ou acompanhamentos, mas isso não é necessário, é apenas mais conveniente.

Como os grãos comuns, o aspargo pode ser espesso ou encaracolado, ou seja, parece um arbusto compacto ou uma liana de até dois metros ou mais. Mas todas as variedades são pouco exigentes para as condições de cultivo e requerem atenção mínima do jardineiro.

A composição das vagens inclui uma grande lista de substâncias saudáveis, mas o produto tem um baixo teor calórico (cerca de 40 kcal por 100 g), que ganhou o reconhecimento de nutricionistas. O teor de proteínas é de cerca de 3 g e carboidratos - cerca de 10 g por 100 g de produto. Até certo ponto, as proteínas do feijão se assemelham às encontradas na carne, por isso é respeitada pelos vegetarianos.

Os pratos de feijão de espargos são úteis para doenças do fígado, vesícula biliar, rins e coração. Eles são recomendados para diabéticos e hipertensos. Eles ajudam a se livrar de infecções intestinais, ativam o processo de produção de hemoglobina. O feijão não tem contra-indicações absolutas, mas para doenças como gota, gastrite e úlceras estomacais, deve ser consumido em pequenas quantidades.

Variedades de feijão de espargos

Como todos os tipos de feijão, as variedades de aspargos são divididas em mato e encaracolado. Há também uma classe intermediária (semi-escalada, até 1,5 m de altura). A tecnologia crescente difere apenas no fato de as variedades de arbustos não precisarem de apoio, e os alpinistas geralmente escalam os próprios obstáculos, mas às vezes precisam de ajuda para isso. Na última década, o número de variedades conhecidas aumentou dramaticamente, mesmo no Registro Estadual da Federação Russa existem várias dezenas. Talvez os mais populares sejam os seguintes.

  • Bona é uma variedade doméstica intermediária, desde a germinação até a maturação técnica, que passa de 48 a 74 dias, o objetivo é universal. Arbustos com até 30 cm de altura, vagens de até 15 cm de comprimento, alongados, arredondados e com uma ponta dobrada. Uma variedade resistente a doenças recomendada para cultivo na maioria das regiões. O rendimento é estável, médio, a variedade é caracterizada por uma longa colheita de feijão.

    As vagens de Bona são colhidas por um período muito longo.

  • Lago Azul - feijão sinuoso, com até dois metros de altura. Pertence à lista de sobrenatural, amadurece um mês e meio após a semeadura. São necessários apoios, mas basicamente ela mesma os escala, como uma videira. As vagens verdes brilhantes são macias, finas, com comprimento entre 18 e 20 cm, ideal para alimentos dietéticos.

    Blue Lake adora crescer perto de cercas

  • Doce coragem - uma variedade de arbusto maduro precoce, altura da planta de até 40 cm, os frutos amadurecem 40-50 dias após a emergência. Vagens de formato cilíndrico, com uma curva, na fase de amadurecimento total são pintadas em amarelo brilhante, com até 17 cm de comprimento, com um sabor delicado. O sabor dos produtos é excelente, o objetivo é universal.

    Doce coragem parece muito elegante

  • Neringa - frutifica 55 dias após a semeadura, dá vagens de até 16 cm de comprimento, seção transversal redonda e fina. Difere no amadurecimento amigável da colheita, que pode ser removido imediatamente quase todos. O sabor é bom, as vagens são suculentas, carnudas. A variedade tolera qualquer condição climática, resistente a doenças.

    Neringa fornece quase toda a colheita de uma só vez

  • O faquir é uma variedade de meia estação do grupo Wing: o comprimento das vagens alcança meio metro com um diâmetro de cerca de 1 cm e a polpa é macia e suculenta. A altura da planta pode atingir três metros, são necessários suportes. Uma variedade de seleção doméstica, adequada para praticamente qualquer região, mas no norte funciona melhor em estufas. A produtividade e a resistência a doenças são altas.

    O faquir tem vagens muito finas e longas.

  • Espaguete - a variedade também pertence ao grupo Asa, as vagens de pequeno diâmetro atingem um comprimento de 55 cm. De um arbusto, você pode coletar vários quilos da colheita. Colhida a partir do 60º dia após o plantio das sementes.

    Espaguete na aparência atende ao seu nome

  • Sax 615 - uma das variedades antigas mais populares, cultivada desde 1943. A primeira colheita está pronta 50 dias após a semeadura das sementes. O arbusto tem até 40 cm de altura, as vagens suculentas são arredondadas, ligeiramente curvadas, verdes, 9-12 cm de comprimento e 6 mm de largura. A prevalência de doenças é média.

    Sax - uma das mais antigas variedades testadas pelo tempo

  • A Princesa Dourada é uma variedade de arbustos no meio do início. Vagens de comprimento médio, largura média, em forma de coração em corte transversal, com ápice pontiagudo. A cor das vagens é amarela clara. O sabor é excelente, o rendimento e a resistência a doenças em um nível médio.

    A fofa Princesa de Ouro tem um interessante formato de coração

Vantagens e desvantagens, diferenças em relação a outros tipos de feijão

O feijão de espargos difere de outros tipos em sua carne delicada, folhas suculentas da vagem, falta de fibras duras e partições de pergaminho. Por isso, ela é apreciada por gourmets e pessoas que monitoram sua saúde. No entanto, ao contrário das variedades de ervilhas em açúcar, quase nunca é consumido cru. Embora um pouco escaldado, pode ser adicionado a saladas de vitaminas, mas não as vagens cozidas podem ser consumidas apenas em quantidades muito pequenas. Existem várias maneiras de processar as vagens: fritar, congelar, ferver simples, adicionando uma variedade de primeiro e segundo pratos. Existem muitas receitas para a colheita de vagens para o inverno.

Se o feijão estiver cozido por um longo período de tempo, pelo menos duas horas, a preparação da variedade de aspargos leva um tempo muito curto: por exemplo, você pode fritar com o ovo. A composição das vagens contém quase todas as vitaminas conhecidas, além de minerais e fibras saudáveis. A combinação de fibra, ácido fólico, sais de magnésio e potássio reduz o risco de ataque cardíaco.

O alto teor de zinco permite resolver problemas específicos dos homens. É verdade que o teor de proteína é menor do que nos grãos, mas é mais fácil de digerir e menos calórico.

O feijão também é bom porque não precisa ser descascado. É verdade que é aconselhável cortar as pontas das vagens com uma tesoura antes de cozinhar: elas são duras, ao contrário do resto. As sementes de feijão de aspargos totalmente maduros também podem ser usadas como alimento, mas são ainda mais grosseiras em comparação com as variedades de grãos, fervendo mais tempo, de modo que tentam coletar esses grãos verdes.

Recursos crescentes

Basicamente, os residentes russos no verão plantam variedades no início e no meio do amadurecimento, tentando obter vagens já antes do meio do verão. Não é muito cedo para plantar as sementes no jardim, o solo deve ser aquecido para a semeadura: as sementes começam a germinar a uma temperatura de 8 a 10 sobreC, e as mudas são muito sensíveis à geada e morrem a -1 sobreC. A temperatura ideal para o seu crescimento é 20-25 sobreC. Quando você deseja obter a primeira colheita muito cedo, o feijão é cultivado através de mudas.

Semeando aspargos: Instruções passo a passo

O plantio de aspargos em campo aberto e o cuidado com plantas jovens só podem ser realizados quando o clima está quente e a ameaça de um resfriamento severo. Estamos no dia 20 de maio na região central do nosso país e no começo de junho no norte. No sul, todos os tipos de feijão são semeados um mês antes. Datas posteriores levam a menores rendimentos das culturas. Se as sementes são semeadas em solo frio, sua capacidade de germinação é bastante reduzida e, com o inchaço e na fase das mudas, elas apodrecem, o que não é observado em solo quente.

Você pode encontrar indicações de que as sementes de aspargo são armazenadas por não mais de 5 anos. Isso não é inteiramente verdade, quando armazenadas em salas secas as sementes permanecem em forma por muito mais tempo. Portanto, não há necessidade de comprá-los anualmente, e é extremamente simples obter as sementes da variedade desejada de sua colheita. Você só precisa deixar alguns arbustos até que estejam completamente maduros, sem tocar nas vagens até que secem, e depois coletar e extrair sementes das vagens.

O feijão pode ser cultivado em um canteiro separado e geralmente é cultivado como uma colheita compactadora, semeando em torno de áreas de batatas, cenouras, entre fileiras de pepinos e outras culturas. Várias plantas de variedades de escalada podem ser plantadas perto da cerca ou de qualquer estrutura, elas mesmas subirão nos suportes.

Alguns arbustos de feijão não interferem no plantio de batatas

O feijão de espargos não é muito exigente na composição do solo, mas o solo deve ser solto e fértil. Cresce muito mal em solos frios pesados ​​com ocorrência próxima de águas subterrâneas. Em solos insuficientemente férteis, as vagens são muito grosseiras. Uma cama para semear deve ser preparada em um local bem iluminado pelo sol e protegido dos ventos frios.

Bons precursores para todos os tipos de feijão são pepinos, tomates e batatas. O próprio feijão é um precursor ideal para a maioria dos vegetais, porque eles têm a capacidade de acumular nitrogênio do ar em suas raízes, traduzindo-o em uma forma acessível às plantas.

Os fertilizantes mais necessários para o feijão são fósforo e potássio, mas um alto rendimento é possível somente quando fertilizantes minerais completos são aplicados. Ao cavar camas a 1 m2 São adicionados 20 g de ureia, 40 g de superfosfato e 10 g de cloreto de potássio. Em vez de sais de potássio, você pode pegar um punhado de cinzas de madeira. Os fertilizantes devem ser bem misturados com o solo, para que, ao semear, evitem o contato das sementes com eles, pois essa germinação pode diminuir.

O feijão responde muito bem à aplicação de fertilizantes orgânicos. O húmus pode ser aplicado diretamente sob o feijão, cerca de 1 kg por 1 m2e estrume fresco - somente sob a cultura anterior. É aconselhável adicionar fertilizantes de micronutrientes: bórico, zinco, molibdênio, etc. Se o solo for muito ácido, é necessário adicionar farinha de dolomita.

As variedades arbóreas de aspargos são colocadas um pouco mais densas que as encaracoladas: as últimas precisam de uma área grande, geralmente com maior rendimento. Os grãos de Bush são semeados de maneiras comuns e de nidificação. Na semeadura comum, a distância entre as fileiras deve ser de 30 a 35 cm, e entre as plantas em uma fileira de 5 a 8 cm.Para o ninho - os ninhos são colocados de acordo com o esquema 40 x 40 cm, 6-8 sementes em um ninho, a distância entre elas é de 5-6 cm Os feijões, brotando, retiram os cotilédones para a superfície do solo, de modo que as sementes precisam ser reparadas finamente - em 4-5 cm.

As sementes encaracoladas são frequentemente plantadas em uma fileira ao longo da cerca, mas se um local separado com suportes construídos for alocado, será feito um espaço de 50 a 60 cm entre as fileiras e 20 a 30 cm entre os orifícios da fileira, com foco na altura das futuras plantas.

Escalar variedades facilmente escalar árvores

Nos últimos anos, eles tentaram fazer um suporte com uma malha grossa (metal ou plástico) instalada verticalmente e reforçada com postes. É aconselhável colocar um suporte antes da semeadura ou imediatamente após, para que o feijão comece a subir assim que atingir uma altura suficiente.

Semear espargos é muito simples:

  1. No outono, uma cama é desenterrada com uma pá de baioneta, produzindo os fertilizantes necessários.

    A preparação do jardim para o outono é realizada, como de costume

  2. Antes da semeadura, as sementes são calibradas, descartando as menores e mais afetadas pelas pragas. É aconselhável gravá-los (meia hora em uma solução escura de permanganato de potássio) e você pode mergulhar por 6-8 horas.

    As sementes parecem feijões comuns, fáceis de calibrar

  3. Tendo delineado as fileiras, as sementes são semeadas de acordo com o padrão escolhido, a profundidade da semeadura é de 4-5 cm (em trincos densos de 3-4 cm).

    As sementes não são enterradas muito fundo

  4. Depois que as sementes dormem, o canteiro é regado a partir de um regador com um filtro.

    O solo deve estar molhado a uma profundidade razoável

  5. Cobrir a cama com húmus; em casos extremos, simplesmente terra seca.

    Qualquer material a granel é adequado para a cobertura.

As mudas podem ser esperadas 7 a 10 após a semeadura.

Cuidados com o feijão

O cuidado com as culturas consiste no cultivo sistemático de espaçamento entre linhas, capina, fertilização e rega. O primeiro cultivo é realizado quando as plantas atingem 5 cm de altura, o segundo - após o aparecimento do primeiro par de folhas verdadeiras e o próximo - após cada rega e chuva. Se as mudas parecerem muito grossas, elas deverão ser afinadas a tempo. Com o crescimento dos arbustos, o afrouxamento será mais difícil, portanto, é aconselhável fazer a cobertura do solo. Quando os arbustos crescem entre 12 e 15 cm, eles podem ser um pouco de batata com terra.

Todos os tipos de feijões são regados com pouca frequência e moderadamente, evitando a secagem excessiva do solo. Isso deve ser feito sob a raiz, à noite, aquecido com água pelo sol durante o dia. Depois que a quarta folha aparece, a rega é interrompida e retomada após o aparecimento das primeiras flores.

Recomenda-se alimentar duas vezes: a primeira - quando uma folha real aparece, a segunda - na fase de brotamento. Na primeira mamada de 1 m2 faça 1 g de uréia, 15 g de superfosfato e 10 g de sal de potássio, pela segunda vez - apenas fertilizantes de fósforo e potássio. O feijão fornece nitrogênio, extraindo-o das profundezas e ficando literalmente do ar.

As primeiras variedades estão prontas para reunir as lâminas muito rapidamente, já no início de julho. Mas apenas alguns deles dão a colheita de cada vez, na maioria dos casos, seu recebimento é muito prolongado. Se você não cortar as vagens a tempo, a aparência de novas cessará em breve. Se você colher a tempo, é possível estender a frutificação até a queda. As cobranças são repetidas a cada 3-5 dias, de preferência pela manhã.

Vídeo: Tudo sobre o cultivo e o uso de feijão de espargos

Comentários

Eu tenho absorvido toda a minha vida e sem problemas. Tome marlechka, dobre o feijão em 1 linha, cubra com a segunda extremidade do marlechka, encha com água para que as sementes fiquem meio cobertas, no dia seguinte são plantadas. Eu costumo mergulhá-lo à noite, você pode cobrir a cama antes de brotar com um filme antigo. O vizinho facilita ainda mais, pega as sementes, as coloca em uma jarra de maionese e as derrama com água, plantando-as no dia seguinte. As sementes apodrecem frequentemente se estiverem inchadas e com baixa temperatura.

Pinguim

//www.forumhouse.ru/threads/30808/page-6

Eu tenho um arbusto de aspargos. Um amigo deu vários anos atrás várias sementes. alguém também lhe deu algumas coisas. E agora está cheio. Eu planto todos os anos. Os arbustos são baixos, 20 cm de altura e todos estão cobertos de vagens. Enquanto os jovens comem, cozinham e fritam.Eu também a molho antes de plantar por um dia, e depois no chão, e é tudo, acho que esqueci. Eu planto ao redor do canteiro de batatas. Eu só vou para as vagens. Se é realmente sushi, eu vou molhá-lo. E no ano passado ela já comeu demais e até o final do verão se esqueceu dela. Mande batatas para cavar, e aí a plantação de feijão é ... Uma coisa útil.

Vlad

//dv0r.ru/forum/index.php?topic=1955.0

Recolho do mato com uma tesoura, cortando para não reciclar novamente. Meu, eu cozinho 5 minutos depois de ferver, em uma peneira ... Eu cortei em 2-3 partes e gosto muito de acrescentar ovos mexidos e ensopado de legumes.

Natasha

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=7891.0

Tem gosto de grama. E vitaminas podem ser obtidas com maçãs. Uma vez eu tive que tentar uma visita (era inconveniente recusar). Eu me senti como uma girafa que mastiga folhas de uma árvore. Para o meu gosto, é melhor plantar um canteiro de feijão ou ervilha comum do que um feijão de aspargos.

Jardin

//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=62&p=9841

Vigna é mais termofílica e, em um verão ruim, você pode ficar sem uma colheita. Na estufa, as vagens são garantidas para crescer.

Galina Mishankina

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1201&start=885

O feijão de espargos contém várias substâncias e vitaminas úteis, suas vagens jovens são especialmente boas. Semear esta colheita em cabanas de verão e cuidar dela é bastante simples: a tecnologia agrícola é semelhante à ervilha, apenas a semeadura é realizada um pouco mais tarde. A colheita continua do meio do verão até setembro. Por tudo isso, o feijão de aspargo está se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros.

Pin
Send
Share
Send