Plantio de corniso, especialmente crescendo nas regiões da Rússia e Ucrânia

Pin
Send
Share
Send

Dogwood é um arbusto perene semelhante a uma árvore que é cultivado não apenas no sul, mas mais perto do norte da Rússia. A prevalência dessa cultura é compreensível. Comer bagas e infusões deles normaliza a pressão alta, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e melhora a digestão.

Regras de desembarque de dogwood

Dogwood é uma planta distribuída principalmente na parte sul da Rússia - na Crimeia e no Cáucaso, embora novas variedades cresçam nas regiões do norte. Eles são resistentes ao gelo e podem suportar temperaturas de até -30 ° C. Nos invernos mais frios perto do arbusto, as extremidades dos galhos podem congelar.

Dogwood - uma alta longevidade de arbusto semelhante a uma árvore

Recomendações gerais para jardineiros

Para o plantio, você precisa escolher um local iluminado e espaçoso, onde a fonte de sombra mais próxima fique a pelo menos 5 metros. Mas se a região estiver muito quente no verão, é melhor que o arbusto forneça sombra parcial plantando-a entre as árvores.

As águas subterrâneas devem ser mais profundas que 1,5 metros. O solo é calcário adequado e, embora o cornel cresça em solo ácido, ele não afetará seu desenvolvimento para melhor.

Outra característica do plantio é o número de arbustos. Como o cornel floresce muito cedo, a uma temperatura do ar de + 12 ° C e as abelhas não voam nesse momento, a polinização ocorre no vento cruzado. Para amarrar melhor as bagas, é necessário ter 2-3 arbustos no local, a uma distância de 3-5 m.

Dogwood floresce cedo quando as abelhas ainda não estão voando, por isso é polinizado pelo vento

Em qualquer condição climática, seis meses antes do plantio, eles cavam um local sob o mato a uma profundidade de 50 a 60 cm, escolhendo as raízes das ervas daninhas perenes, especialmente o trigo e a trepadeira. Eles produzem fertilizantes orgânicos e minerais. Em 1 m2 cerca de 6 kg de estrume é suficiente. No outono, o adubo verde é plantado: ervilhas, cereais de inverno e na primavera - ervilhaca ou fatselia com a subsequente incorporação da massa verde no solo.

É preferível plantar dogwood à primeira geada.

Como plantar e cultivar um arbusto: dicas úteis - vídeo

Tempo de pouso

No outono, um poço de pouso certamente estará preparado. Então, na primavera, a terra se estabelecerá e ficará saturada com as águas da primavera. Após o inverno, a planta acorda cedo o suficiente e precisa ser plantada antes que os brotos se abram. Nas regiões do sul, em meados de fevereiro, na Rússia Central - a primeira quinzena de março.

Seleção de mudas

Mudas de dois anos de idade, de 1 a 1,5 m de altura, com diâmetro de caule de cerca de 2 cm, enraízam-se bem, devendo ter 3-5 ramos esqueléticos e um sistema radicular bem desenvolvido. É melhor escolher mudas com um pedaço de terra onde elas cresceram antes.

Mudas de corniso são melhores para levar dois anos de idade, a partir do viveiro de sua área

Padrão de aterrissagem Dogwood

Em um clima quente, o dogwood é melhor plantado à sombra parcial de árvores altas. Cada arbusto deve ter uma área de 4 * 4-6 * 6 m. O plantio mais frequente complicará o processamento das plantas, a coleta de frutos e a polinização.

Nas regiões do sul, o dogwood é melhor cultivado à sombra parcial de árvores altas.

Várias maneiras de plantar um arbusto

Para a criação de dogwood, o plantio de mudas que dão frutos por 2-3 anos é mais frequentemente usado. Para comparação, os arbustos cultivados a partir de sementes formam um ovário apenas por 8 a 10 anos; além disso, nem sempre preservam as propriedades da árvore-mãe. Existem outros métodos vegetativos de propagação do dogwood: estratificação, vacinação, estaca verde.

Plantio de mudas de corniso

  1. Em um local escolhido para o plantio de um cornel, faça um buraco de até 80 cm de profundidade e largura. O solo escavado deve ser decomposto em dois montões: a parte superior do solo e a parte inferior. Se o solo foi fertilizado seis meses antes do plantio, nada precisa ser adicionado. Se a preparação do solo não tiver sido realizada, os minerais (100 g de nitrogênio e 200 g de fertilizantes de fósforo e potássio) ou orgânicos são aplicados no fundo do poço e misturados com o solo.

    O poço de aterrissagem é preparado com antecedência, introduzindo húmus e fertilizantes minerais nele

  2. Antes de plantar, inspecione as mudas: se as raízes abertas estiverem secas, elas deverão ser embebidas em água por cerca de 2 horas.

    Antes do plantio, é melhor deixar as raízes abertas na água por 2 horas.

  3. No centro do poço, uma colina de terra fértil é derramada. Uma estaca é colocada ao lado para amarrar um arbusto. É importante colocá-lo do lado onde o vento sopra principalmente. A muda é colocada em um buraco, deixando o pescoço da raiz 3-4 cm acima do nível do solo.

    As raízes das mudas são necessariamente endireitadas ao plantar, certifique-se de que elas não dobrem

  4. Encha a planta com o solo removido do poço, despeje 2-3 baldes de água. Depois de assentar o solo, faça uma cobertura do círculo próximo ao tronco com húmus ou terra seca. Amarre uma muda a uma estaca.

Às vezes, não é possível plantar várias variedades de dogwood nas proximidades para polinização cruzada. Em seguida, 2-3 mudas de várias variedades são colocadas em uma cova. Isso é feito da maneira usual e, em seguida, os troncos são entrelaçados. Portanto, no mato haverá galhos de várias variedades perfeitamente polinizadas. Às vezes, entre as mudas, coloque uma estaca de ferro, trançando-a com troncos.

Nós crescemos um arbusto a partir de sementes

Osso de Cornel é plantado para criar novas variedades. Você verá mudas em cerca de 800 dias, ou seja, apenas no segundo ano.

As espécies de dogwood selvagens são propagadas pelo método das sementes, nas mudas cujas cultivares são inoculadas

Percebe-se que as sementes de frutos verdes germinam após 6-7 meses. Um método de cultivo acelerado de dogwood foi proposto por Svetlana Nikolaevna Litvinenko. Ela descascou as bagas, tirou as sementes e as tratou com uma solução de ácido sulfúrico a 2% por três dias. Após esse procedimento, foram semeadas em uma caixa de areia a uma profundidade de 2-3 cm e constantemente umedecidas por seis meses. Na primavera, os primeiros brotos apareceram. Claro, não era 100%, mas eles brotaram rapidamente.

Cuidados adicionais com as mudas são comuns: para evitar ressecamento, sombra dos raios quentes do verão, ervas daninhas periodicamente, cobertura do solo. No primeiro ano, as mudas crescerão apenas 4 cm acima do nível do solo. No segundo ano, por 15 cm, eles podem ser transplantados para um local permanente.

Na maioria das vezes, as espécies de dogwood selvagens são cultivadas de maneira a sementes, nas quais as mudas são enxertadas em cultivares.

Propague o dogwood com estacas verdes.

O dogwood é bem propagado por estacas verdes, que são cortadas no final de julho entre arbustos de 5 a 6 anos de idade ou mais. É importante fazer uma nova sessão com pelo menos 15 cm de comprimento.

  1. Uma seção no mato é feita de baixo, a uma distância de 1 cm do broto, obliquamente, as folhas são removidas e o caule é colocado em uma solução de heteroauxina a 3% por até 12 horas.
  2. Na sombra, prepare uma pequena área para enraizar estacas com solo fértil e preencha com 10 cm de areia bem lavada.
  3. As estacas são plantadas na areia em um ângulo de 45 ° e regadas.
  4. Cubra as estacas com um filme para que entre a parte superior e o revestimento exista um espaço de ar de até 20 cm.
  5. Mantenha a temperatura na estufa em torno de + 25 ° C; se subir acima, ventile.
  6. Rega periodicamente as mudas por aspersão, para que a areia permaneça úmida e a água não corrói as raízes.
  7. Após 3 semanas, as estacas se enraízam e começam a endurecer, elevando periodicamente o filme para ventilação, primeiro por vários minutos, depois por várias horas por dia e após 2 semanas é completamente removido. Neste momento, as estacas são alimentadas com uma solução líquida de nitrato de amônio à taxa de 30 g por balde de água. Eles podem ser plantados em um local permanente no próximo outono.

    Em média, em 5 semanas você pode obter mudas de mudas prontas para o plantio no próximo outono

Transplantando um arbusto para um novo local

Às vezes, pequenos crescimentos de dogwood precisam ser transplantados. Obviamente, não será possível transplantar uma árvore velha sem consequências, mas é bem possível dividir uma planta jovem e, ao mesmo tempo, mudar-se para um novo local. É melhor transplantar e dividir o mato no outono, 1 mês antes da geada, enquanto o solo ainda está quente e macio. Eles cuidadosamente desenterram, tentando manter o número máximo de raízes. Como o sistema radicular do dogwood está a uma profundidade de cerca de 40 cm, não é muito difícil transplantá-lo. Todos os velhos galhos e raízes da planta são cortados, deixando-os bons e saudáveis; um arbusto grande pode ser cortado em 2-3 partes. Plantada da mesma maneira que uma muda comum.

Como plantar e cultivar dogwood nas regiões

Muitos turistas na Crimeia se apaixonam por esta baga e querem cultivá-la em suas parcelas em toda a Rússia e no exterior. Para isso, estão sendo desenvolvidas novas variedades capazes de dar frutos, mesmo na Sibéria.

Dogwood pousando no sul da Rússia (Volgogrado, Rostov do Don, Astracã, Stavropol)

Em Volgogrado e em sua latitude, o dogwood sobrevive bem e dá frutos regularmente, embora ainda exista o risco de congelamento de brotos durante o tempo frio da primavera. Portanto, é melhor cultivá-lo em forma de arbusto, em vez de em uma árvore, para que nos primeiros anos você possa se esconder do gelo.

A variedade de dogwood Volgogradsky cresce em um arbusto de até 3 metros de altura, amadurece em agosto

Variedade Volgogrado cresce em arbustos compactos com brotos eretos. As folhas são ovadas, pontudas, as flores são amarelas brilhantes, em cachos, frutos de um tom de cereja, oval alongado. O período de floração do dogwood é abril, o amadurecimento é de agosto a setembro. A produtividade é alta, resistente a doenças.

Ao aparar o arbusto, você pode criar formas decorativas e diversificar a paisagem do site.

Dogwood desembarque no centro da Rússia

Mais ao norte, a cultura apaixonada pelo calor, que é o dogwood, os brotos geralmente congelam de acordo com o nível de neve e, devido ao florescimento precoce, não são polinizados o suficiente pelas abelhas. Para o cultivo nas regiões centrais, as variedades de zonas são adequadas:

  • Vladimirsky (variedade de alto rendimento com grandes bagas marrons escuras com peso de até 8 g, que amadurecem no final de agosto e no início de setembro);
  • Vydubitsky (variedade de alta produtividade no meio da estação, bagas vermelhas escuras);
  • Elena (uma variedade resistente ao gelo precoce, bagas de tamanho médio, amadurece no início de agosto);
  • Vaga-lume (variedade de frutos grandes com bagas vermelho-preto, alto rendimento, amadurece na segunda quinzena de agosto).

As bagas de corniso amadurecem por muito tempo, por isso é melhor comprar variedades maduras para o centro da Rússia.

Na faixa do meio e na Sibéria, as variedades de dogwood aqui divididas melhor criam raízes

Dogwood pousando nos Urais e na Sibéria

Ao plantar dogwood na Sibéria, você deve escolher as áreas mais claras, sem sombra. Sob condições locais, é melhor cultivá-lo na forma de estrofe. Na primavera, galhos baixos dobram-se no chão e polvilham com o solo. Eles fazem pequenas trincheiras no solo e colocam brotos de um ano. O topo é cortado de modo que as forças principais vão para a formação das raízes. No outono, a fuga criará raízes. Separe-o do arbusto principal e você terá uma muda pronta para o plantio. Este método permite que a planta floresça imediatamente após a neve derreter: no final de abril e no início de maio.

Demora cerca de 100 dias para amadurecer a fruta, somente em setembro as bagas começam a derramar, e muitas vezes simplesmente não amadurecem devido ao início do tempo frio.

O cultivo de dogwood em forma de stlan protegerá a planta de brotos congelantes

Outra opção para o cultivo de uma planta resistente ao gelo é plantar mudas de sementes. Um dogwood plantado dessa maneira floresce somente após 8 a 10 anos; então, os frutos amarrados ao arbusto devem ser colhidos e semeados novamente. A segunda geração de dogwood já será mais resistente ao gelo do que a primeira. Depois, você pode plantar as sementes obtidas das bagas da segunda geração de dogwood e cultivar arbustos ainda mais adaptados à geada. Nelas, você pode usar estacas e camadas para propagação adicional.

Foi assim que, nos subúrbios, apareceu o jardim dogwood de Vladimir Vasilievich Nikolaev. Ele resolveu o problema com as abelhas simplesmente: colocou uma colméia no sótão isolado e, no início da primavera, o mato foi polinizado.

Dogwood desembarque na Ucrânia

Os solos alcalinos do sul da Ucrânia são muito adequados para o cultivo de dogwood e, graças à semeadura múltipla, o arbusto produz frutos perfeitamente em todo o país. Perto de Kiev-Pechersk Lavra, são encontradas velhas plantas selvagens, cuja idade já é superior a 100 anos.

O único problema para o cultivo de dogwood no país é o material de plantio, pois nem todos os viveiros vendem mudas. Inocular uma planta não é mais difícil do que com uma macieira ou pera.

As melhores variedades para cultivo na Ucrânia são:

  • Âmbar
  • Coral
  • Gentil
  • Lukyanovsky.

Variedades de dogwood para cultivo na Ucrânia - galeria de fotos

Dogwood é uma baga saudável digna de crescer em qualquer jardim. O arbusto amante do calor se espalhou amplamente nas regiões sul, mas gradualmente conquista mais jardins do norte.

Pin
Send
Share
Send