Espargos: como cultivar um vegetal exótico

Pin
Send
Share
Send

Acontece que os espargos não são de todo um novo vegetal em nossas hortas. Antes da revolução, os aspargos eram comidos com prazer. Então o vegetal passou para a categoria de produtos burgueses e, portanto, inimigos, e gradualmente desapareceu de nossas mesas e camas. Atualmente, esse produto alimentício aparece nas prateleiras dos supermercados, é uma pena que esteja apenas mais congelado. Mas cultivar esse vegetal real em uma cama comum não é nada difícil. Você só precisa ter um pouco de paciência e conhecer as regras da tecnologia agrícola.

Como propagar espargos

O aspargo é uma colheita vegetal saudável e saborosa. É incrivelmente popular na Europa, Ásia e América. Vários tipos de aspargos são cultivados lá:

  • verde
  • Violeta
  • branco;
  • feijão;
  • mar

Vegetais de aparência incomum - aspargos, extremamente populares em todo o mundo

Infelizmente, nossos jardineiros quase não têm interesse nessa cultura. E como cultivar essa iguaria, poucas pessoas sabem. Mas o aspargo é a planta vegetal mais antiga que pode apoiar o corpo exatamente quando a gama de vitaminas é muito escassa.

Espargos - um vegetal precoce que ajuda a repor a reserva de vitaminas do corpo

Existem várias maneiras de propagar esta erva perene, o que facilita muito o cultivo de aspargos.

Divisão Bush

Esta é talvez a maneira mais fácil e acessível de propagar aspargos, mesmo para iniciantes. A taxa de sobrevivência de segmentos de rizomas com rins é muito alta - quase 100%. Além disso, você pode se envolver nesse método de criação na primavera, verão e outono. É mais aconselhável dividir o mato durante o transplante. Para isso, uma planta de 4 ou 5 anos é adequada.

Os espargos têm um sistema radicular muito poderoso, que se estende por mais de um metro de profundidade no solo

  1. Com cuidado, cave um arbusto do solo, tomando cuidado para não danificar muito as raízes. Para fazer isso, você terá que cavar um buraco largo e profundo, pois as raízes da planta são muito poderosas. É muito conveniente extrair a planta usando um forcado.
  2. Divida o rizoma em pedaços com uma faca afiada, de modo que pelo menos 1 broto esteja em cada dividendo.

    Cada parte do rizoma deve ter uma saída

  3. Coloque um segmento de rizoma no centro da vala ou vala de plantio. Espalhe as raízes para que elas não torçam.

    Ao plantar, as raízes precisam ser endireitadas

  4. Polvilhe as raízes com uma camada de solo de pelo menos 10 cm, neste caso, o botão apical deve ser polvilhado com uma camada de 5 centímetros.

    Polvilhe as partes plantadas do rizoma após regar

  5. Molhe o pouso. À medida que o solo assenta, o solo precisa ser reabastecido.

Se houver muitas divisões, é possível plantá-las em uma vala de 30 cm de profundidade e 50 cm de largura.A distância entre as plantas é de 50 a 60 cm. Com um plantio em duas fileiras, a distância entre as fileiras deve ser de pelo menos 1 m.

Informações importantes ao plantar aspargos

  • Como o aspargo é uma planta perene, os nutrientes devem ser adicionados ao solo antes do plantio. 1 m² necessário
    • 15 g de sulfato de amônio;
    • 30 g de sulfato de potássio;
    • 60 g de superfosfato;
  • fertilizantes minerais podem ser substituídos por orgânicos. Em 1 m², você precisa fazer pelo menos 6 kg de húmus bem maduro;
  • o aspargo é bem cultivado após colheitas e vegetais, que exigem escavação profunda do solo, como batatas.

Estacas

Esse método de propagação da cultura é melhor realizado de março a junho. Como estacas, use brotos verdes.

  1. Nas filmagens do ano passado, corte as mudas e mergulhe na solução de qualquer estimulante radicular.

    As estacas do ano passado já podem ser enraizadas

  2. Coloque-o em um pequeno recipiente com areia molhada.
  3. Para criar condições favoráveis ​​para o enraizamento, cubra o talo com uma garrafa de plástico cortada.
  4. No processo de enraizamento e crescimento, o caule deve ser ventilado e pulverizado regularmente.

Depois de um mês ou 1,5, o caule cria raízes, após o que é mergulhado em uma panela um pouco maior.

Propagação de sementes

Em geral, o cultivo de aspargos a partir de sementes não é difícil para um jardineiro experiente. Mas a impopularidade desse método está principalmente associada à má germinação das sementes. Bem, cuidar de mudas está cheio de algumas dificuldades.

As sementes de espargos não são frequentemente encontradas à venda, mas você pode coletá-las

Plantio de mudas

Antes do plantio, as sementes são embebidas para acelerar a germinação. Para mudas, as sementes são semeadas de duas maneiras:

  • semeadura em mudas;
  • semeando diretamente para o jardim.

As datas de desembarque com base na opção selecionada são diferentes. Os espargos cultivados a partir de sementes começam a produzir somente no terceiro ano.

Cuidados com Mudas

As mudas podem ser cultivadas sem iluminação adicional, mas é aconselhável colocar plantas jovens na janela com iluminação máxima. A temperatura na qual a germinação das sementes ocorre é em média de 25 ° C. A rega é moderada, o principal é não deixar o solo secar muito. Para manter as condições em um nível confortável, cubra a caixa de sementes com um saco ou copo transparente.

Os primeiros brotos aparecerão em breve, após 1,5 meses

O primeiro curativo é introduzido 4 semanas após a emergência. Então - uma ou duas semanas após o mergulho.

Escolha

As mudas de espargos são colhidas quando as plantas ficam lotadas em uma caixa de mudas comum. Geralmente, as mudas que atingiram 15 cm de altura são submetidas ao procedimento. Dado que as mudas são bastante desenvolvidas, a profundidade da nova capacidade deve corresponder ao tamanho do sistema radicular.

  1. Para que as mudas de aspargo possam se desenvolver ainda mais, elas precisam de um espaço livre igual a 5 cm de profundidade e 5 cm de diâmetro.
  2. Poucas horas antes do procedimento, as plantas são bem regadas para evitar lesões no sistema radicular. A colheita é realizada pelo método de transbordo - para isso, cada muda é picada com uma colher e, juntamente com um pedaço de terra, transferida para um novo recipiente, enquanto se aprofunda um pouco.

    Usando uma colher, você pode remover facilmente as mudas do solo

  3. O solo das mudas deve ser leve e nutritivo. Você pode preparar independentemente a mistura do solo, consistindo nos seguintes componentes:
    • 2 partes de solo fértil;
    • 1 parte de turfa;
    • 1 parte de húmus;
    • 1 parte de areia.

A muda tem uma raiz bastante longa, portanto o novo recipiente deve ter profundidade suficiente

Após um mergulho, caules longos e finos de mudas podem dobrar-se no chão. Mas não se preocupe, este é um fenômeno temporário.

Espargos

Este processo permite obter um produto delicioso e nutritivo no inverno ou no início da primavera.

  1. Os rizomas de uma planta de 5 ou 6 anos de idade são escavados no solo em outubro e colocados no porão até o inverno. A temperatura da sala de armazenamento não deve ser superior a 2 ° C.
  2. No início de dezembro, aspargos são plantados em estufa.
  3. A densidade de plantio nesse caso pode ser alta - pelo menos 20 plantas são plantadas por 1 m².
  4. As mudas são cobertas com uma camada de húmus apodrecida de cerca de 20 cm e cobertas com uma película plástica no topo.
  5. Na primeira semana, a temperatura permitida não deve exceder 10 ° C.
  6. Assim que os rizomas começam a crescer, a temperatura é aumentada para 18 ° C.

Essa temperatura deve ser mantida durante todo o período da colheita.

A densidade de plantio de aspargos é alta durante a destilação

Espargos ao ar livre

Para plantar em campo aberto, são necessárias apenas mudas endurecidas de aspargos. Na Rússia central, o transplante é realizado no início de junho. Local de desembarque, escolha um bem iluminado e calmo. Se a temperatura do solo estiver abaixo de 10 ° C, os aspargos retardarão seu crescimento e desenvolvimento de brotos subterrâneos. Nesse caso, você precisará de uma capa de filme fácil de instalar e desmontar.

Dado que o aspargo está crescendo demais, deixe um espaço ao longo da cerca para que a planta não incomode ninguém.

Procure um terreno seco para o cultivo. As águas subterrâneas não devem chegar mais perto da superfície do solo do que 1,4 m. Antes de plantar, cultivar a terra - desenterrar culturas perenes, fertilizar bem. Em geral, se relacionam com a preparação do local com total responsabilidade, porque os espargos são capazes de crescer em um só lugar e trazer uma colheita por 20 anos, e até um pouco mais.

Rega

Apesar da aspiração de aspargos em solos alagados, as mudas plantadas precisam ser regadas com frequência. Isso é especialmente importante nas primeiras 2 semanas após o plantio, enquanto os aspargos não formaram um sistema radicular profundo. Nesse caso, após absorver a umidade, deve-se soltar o solo nos corredores, mas isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes. A terra em leitos de aspargos deve estar levemente úmida. A rega insuficiente afetará a condição da planta jovem. Vai se tornar fraco e doloroso.

Para que o solo nos corredores não seque muito rapidamente, você pode cobri-lo com uma película plástica densa, que também não permitirá que as ervas daninhas cresçam.

As plantas adultas não são regadas com tanta frequência quanto as plantas jovens. Mas, no entanto, a umidade do solo deve ser monitorada. Se o solo estiver seco, os rebentos se tornam amargos, fibrosos e ásperos. Para que o aspargo receba a quantidade necessária de umidade, 6-8 litros de água por arbusto são suficientes ao molhar.

Espargos ama rega moderada, mas oportuna

Top vestir

O rendimento do aspargo depende diretamente da nutrição de alta qualidade. Mas aqui há algumas nuances.

  • os espargos praticamente não sentem a necessidade de nitrogênio; portanto, a proporção desse elemento na nutrição da planta é muito pequena;
  • enquanto a falta de cobre e potássio afetará negativamente a capacidade dos espargos de produzir brotos suculentos;
  • Os espargos gostam muito de matéria orgânica, por isso dê prioridade ao estrume e às tinturas de ervas.

Para que os brotos de aspargo tenham maior ternura e sejam brancos (o que é especialmente apreciado pelos gourmets), é necessário no outono ou maio, quando os primeiros brotos começarem a aparecer, despeje húmus no jardim - 1 balde de orgânicos por planta.

  • Na primavera, além da matéria orgânica, os fertilizantes incluem potássio, cálcio e fósforo. Se essas substâncias são aplicadas na forma seca, elas o fazem exclusivamente sob a rega;
  • em julho, para manter a força da planta após a colheita, você pode usar uma solução de fezes de frango. A propósito, observe que a concentração indicada da solução é alta - 1/10;
  • no final de outubro, é aconselhável usar fertilizantes complexos. Na maioria das vezes, as plantações de aspargos são alimentadas com superfosfato e sal de potássio - 30 g de cada substância por 1 m².

É impossível colher este maravilhoso vegetal sem cobertura.

Capina e cultivo

Estes são passos muito importantes para cuidar de uma planta incomum em nossos canteiros. Como já observado, o afrouxamento superficial deve ser realizado após cada rega - pelo menos 8 vezes por estação. Para brotos de aspargos, localizados sob o monte, é extremamente importante obter oxigênio suficiente para o desenvolvimento. Para melhorar a aeração, você pode usar um dispositivo caseiro. É constituído por um rolo de madeira, no qual são afixados os pregos, com no máximo 2 cm de comprimento. Ao rolar esse rolo na superfície de uma colina de terra, você destrói a crosta do solo e restaura a circulação de ar.

Os corredores no plantio de aspargos sempre se mantêm limpos. A remoção de ervas daninhas da erva daninha salvará o vegetal real de muitos problemas na forma de pragas e doenças.

Capinar e cultivar em canteiros de aspargos é a chave para uma boa colheita

Hilling

Durante o crescimento do aspargo, é importante que a planta seja batida a tempo. O procedimento é realizado quando os galhos verdes do vegetal atingem uma altura de 20 cm, permitindo que os brotos de crescimento sejam convertidos em brotos suculentos. O abate é especialmente relevante para plantas jovens que podem sofrer de geada no inverno.

Características do cuidado com aspargos na estufa

Nem todas as variedades de aspargos são adequadas para o cultivo em estufa. As vantagens são híbridos e variedades precoces:

  • Argentel;
  • Franklin
  • Cito
  • Connovers Colossal;
  • Marta Washinqton.

Variedade fina de espargos Argentel para cultivo em estufa

Em condições de estufa, o aspargo é propagado da maneira usual - dividindo o rizoma e as sementes. Você pode cultivar mudas ali mesmo. Isso é muito conveniente, já que as plantas não precisam ser temperadas, elas já estão adaptadas às condições de crescimento futuro.

Observe que, no caso de uma estufa plantada com divisórias, o rim apical não se aprofunda muito - deve estar na camada superior do solo da estufa.

Condições necessárias para o cultivo

Estufa - um lugar especial. Aqui você pode criar condições ideais para o cultivo de uma colheita precoce de aspargos. A peculiaridade da planta é que ela não precisa de iluminação adicional. Os brotos começam a se formar sob uma camada de solo e, tendo penetrado na superfície, são capazes de dispensar as fontes de luz existentes.

Mas o vegetal é mais caprichoso para o regime de temperatura. Brotos suaves começam a se formar no solo a uma temperatura de 15 ° C. O valor máximo não deve exceder 25 ° C. Nesse intervalo térmico, o aspargo apresentará excelentes rendimentos.

Rega e alimentação

Como as condições da estufa permitem manter a umidade interna em um nível mais alto, a rega é realizada apenas quando necessário. A cobertura é realizada com os mesmos fertilizantes que em campo aberto.

Ao cultivar aspargos em uma estufa, você pode obter ótimos resultados.

É possível cultivar aspargos em casa

Cultivar aspargos em casa como uma planta vegetal é uma tarefa ingrata. E a questão nem é um cuidado especial. Apenas o rizoma de aspargos para o desenvolvimento normal requer muito espaço, tanto em profundidade quanto em largura. É improvável que seja possível fornecer à planta volumes suficientes de solo em pequenas varandas. Mas para conter aspargos como uma planta decorativa - por favor. Os espargos internos (como os espargos são chamados em latim) decoram qualquer canto do apartamento com ervas frescas.

Em casa, os espargos só podem agradar uma abundância de vegetação

Apresenta o cultivo de aspargos em diferentes regiões

Os espargos podem ser cultivados em quase qualquer região, exceto, talvez, no extremo norte. Parece que uma planta termofílica é capaz de suportar perfeitamente baixas temperaturas - até -30 ° C, mesmo com uma leve cobertura de neve. Portanto, você pode cultivar esse vegetal em campo aberto, tanto nos Urais quanto na Sibéria. No inverno, as camas são cobertas com uma espessa camada de cobertura morta, por exemplo, com o mesmo esterco que superaquece, aquece o solo. É verdade que os aspargos jovens têm muito medo de geada, mesmo que pequenos. Até que o aspargo comece a formar uma colheita, é melhor cultivar uma planta jovem sob abrigo de filme na estação fria.

Jardineiros em regiões frias têm um segredo para o cultivo de aspargos. Eles deixam apenas plantas masculinas nos canteiros que toleram perfeitamente as baixas temperaturas. Mas as plantas femininas são menos resistentes ao frio.

Na estação fria, aspargos da Sibéria são aconchegantes sob abrigo leve

Para a zona central da Rússia e da região de Moscou, bem como para a Bielorrússia, existem muitas variedades de aspargos adequados para condições de terreno aberto. O mais famoso:

  • Amarelo precoce;
  • Branco dinamarquês aprimorado;
  • Colheita 6.

Se a tecnologia agrícola for seguida, é possível obter aspargos nessas condições climáticas sem problemas. O método mais popular de cultivo é a muda.

No Kuban, na Crimeia e na Ucrânia, as mudas de aspargos são plantadas mais cedo do que na Rússia central. Isso é possível após a segunda quinzena de maio. Afinal, a abundância do sol permite que o solo aqueça muito rapidamente. Uma característica do cultivo de aspargos em regiões quentes é o controle do cumprimento da irrigação.

No sul, a abundância de calor e luz beneficia os espargos

Doenças e Pragas

O aspargo é considerado uma planta resistente que raramente é afetada por doenças e pragas.Mas existem doenças específicas capazes de destruir rapidamente as plantações e privar a tão esperada safra.

Doenças e medidas de controle

Podridão da raiz, ou Fusarium. A doença afeta as raízes e a raiz do pescoço. Como resultado, todo o arbusto sofre - os galhos começam a desmoronar e logo a planta morre. O fundazol ajuda na fase inicial da doença. Se a doença é lançada - você tem que cavar e destruir todo o arbusto.

A derrota do sistema radicular leva à morte de toda a planta

A ferrugem. Em junho, os rebentos de aspargos afetados adquirem uma cor escura. As áreas afetadas da doença aumentam de tamanho - esses esporos amadurecem e depois migram para folhas saudáveis. Ferrugem agarra gradualmente a crista de aspargos. Portanto, inspecione cuidadosamente os plantios, para que, no caso dos primeiros sinais de uso de fungicidas no controle do fungo.

Spotting on espargos talos é um sinal claro de ferrugem

Pragas

Espargos voam. De meados de maio até o final de junho, a mosca deposita ovos dentro dos brotos de aspargos. Depois de uma semana, as larvas aparecem, que começam a corroer o núcleo da parte aérea. Como resultado, o caule se dobra e depois quebra e seca. Para combater a mosca, use inseticidas, por exemplo, Actellic.

As larvas de moscas de espargos comem talos de espargos por dentro

Bolacha de espargos. O besouro e sua larva comem caules, folhagem e frutos. A planta primeiro interrompe o crescimento e depois seca completamente. Para controlar a praga, o solo das plantas de aspargos é tratado com a solução de Actellik. Os besouros são colhidos à mão.

Este lindo besouro é um inimigo perigoso para aspargos.

Prevenção e tratamento

Na maioria das vezes, o aspargo sofre de doenças e pragas como resultado de cuidados inadequados.

  • Não plante espargos em solos pesados;
  • antes do plantio, elevar o nível de acidez aos valores normais - pH 6 - 7;
  • inspecionar plantações toda semana para identificar os primeiros sinais de doenças e pragas;
  • não deixe restos de raízes e caules nos corredores;
  • não despeje aspargos, isso leva a doenças radiculares;
  • se calêndula, calêndula, manjericão ou arbusto de tomate cereja são plantados ao longo do perímetro da cama com aspargos, o número de pragas será reduzido significativamente;
  • no outono, corte todos os brotos de aspargos secos e queime-os.

No outono e no início da primavera, as camas com aspargos precisam ser tratadas com fungicidas - Topázio, Fitosporina. O líquido Bordeaux gosta do amor especial dos jardineiros.

Prevenção é a melhor maneira de proteger as plantas de doenças e pragas

Colheita e armazenamento

A colheita deste incrível vegetal começará apenas no terceiro ano após o plantio de mudas. Arbustos fortes e razoavelmente densos acima da superfície do jardim informarão sobre a disponibilidade da planta para formar brotos comestíveis. Se a planta parecer frágil no devido tempo, é melhor adiar a colheita por mais um ano.

Os rebentos atingem maturidade técnica em meados de abril. Obviamente, você precisa se concentrar na precocidade da variedade. Os brotos prontos para o consumo têm um diâmetro de pelo menos 1 a 2 cm. De comprimento, podem crescer de 15 a 20 cm. O principal é ter tempo para cortar os brotos antes que as cabeças comecem a abrir.

Cortar brotos de espargos é melhor com uma faca especial

  • recomenda-se cortar 2-3 brotos de um arbusto jovem. Mas não mais do que 5 peças. A produtividade do aspargo está crescendo a cada ano. As plantações de três anos com 1 m² dão 2 kg de brotos. No próximo ano, esse número aumentará para 5 kg;
  • Antes de cortar a parte aérea, retire cuidadosamente o solo. Para não danificar o rizoma, corte 2 a 3 cm acima dele. Depois disso, encha suavemente o tronco com húmus ou composto de turfa;
  • brotos são coletados a cada 2 dias. Mas no sul, especialmente em dias quentes, isso acontece diariamente, às vezes até 2 vezes por dia.

Os brotos deste vegetal, que não é muito comum para nós, não são armazenados por um longo tempo. Na geladeira, o aspargo é melhor preservado se for pré-embrulhado em um pano úmido e colocado verticalmente no compartimento para legumes e ervas. Antes de colocar brotos de livros, não lave!

Mantenha os brotos de aspargos na geladeira em uma posição estritamente vertical

No terceiro dia de armazenamento, o aspargo começa a perder a palatabilidade - brotos suculentos e macios se tornam duros e secos.

Os brotos de espargos podem ser congelados envoltos primeiro em pano, filme plástico ou saco. Sob a influência de baixas temperaturas, o aspargo é capaz de manter a suculência.

As condições de armazenamento mais ideais são: alta umidade - 90% e temperatura de 0 a 1 ° C. É esse ambiente que permite preservar as propriedades gustativas dos aspargos por 3 a 4 semanas.

O congelamento por choque permite preservar a suculência dos brotos de aspargos

Não há nada complicado em cultivar aspargos. E o tempo antes do início da colheita passará voando, porque além dos aspargos, outras plantas crescem no jardim. Mas quando chegar a hora de coletar e experimentar a colheita, a família definitivamente apreciará seus esforços. Afinal, o aspargo não é apenas um produto delicioso, mas também muito saudável. Além disso, a planta é capaz de reviver qualquer canto chato do local com sua vegetação exuberante.

Pin
Send
Share
Send