Cultivar um arbusto frutífero de tomate - parece, bem, o que há de errado, uma coisa comum. Mas pense em quanto potencial há na semente. É apenas algum tipo de milagre. Plantou uma pequena semente e uma grande planta cresceu, repleta de deliciosas frutas, cheirando a fragrância sob os brilhantes raios do sol. Mas, para alcançar esse resultado, você precisa trabalhar um pouco. E você precisa começar, é claro, com mudas. A popularidade desse método de cultivo de tomates deu aos jardineiros muitos métodos diferentes. Entre eles estão tradicionais e muito incomuns. E, para não ficar confuso, tentaremos colocar tudo nas prateleiras.
Regras para o plantio de tomates para mudas
Quase todo jardineiro, não importa em que região climática do nosso grande país ele mora, prefere cultivar tomates em mudas. Este método é ideal para plantar tomates em campo aberto e quando crescer em estufa. É o método das mudas que permite revelar completamente as vantagens varietais da planta, para obter a colheita muito mais cedo e em maiores quantidades, o que é especialmente apreciado em locais onde o verão é curto.
Antes de plantar as sementes precisam ser preparadas. Este procedimento levará algum tempo, mas deve ser feito. A desinfecção das sementes ajuda a aumentar a resistência a doenças e a imersão acelerará a germinação. Na maioria das vezes, para o tratamento de sementes, os meios disponíveis em cada casa são usados:
- permanganato de potássio;
- peróxido de hidrogênio;
- suco de aloe;
- querida.
Além disso, as preparações químicas também apresentam bons resultados:
- Epin;
- Fitosporina;
- Baikal EM1.
Os tipos de preparação de sementes de tomate antes do plantio de mudas também incluem:
- endurecimento;
- aquecendo;
- sparging.
Um número tão grande de métodos de preparação não significa que as sementes devam ser expostas a todos. Borbulhar, por exemplo, é uma ótima maneira de fornecer às sementes uma eclosão e germinação amigáveis. Nesse caso, o material das sementes não é mais necessário para absorver e usar estimulantes de crescimento.
O momento da semeadura das mudas depende de muitas nuances:
- região de residência;
- Características das variedades de maturação precoce (maturação precoce, variedades médias ou tardias);
- tempo gasto na preparação de sementes para o plantio;
- recomendações do produtor de sementes, indicadas na embalagem.
Muitos jardineiros preferem se concentrar no calendário lunar, indicando as datas mais adequadas para a semeadura de mudas.
Tabela de indicadores médios de semeadura de tomate para mudas em diferentes regiões climáticas
Região | Quando plantar notas iniciais | Quando plantar notas médias e tardias |
Noroeste | 1-10 de março | 25 de fevereiro a 5 de março |
A faixa do meio da Rússia | 10-15 de março | 1-5 de março |
Regiões do sul | 10-15 de fevereiro | 1-10 de fevereiro |
Eu moro na Crimeia. Mas mesmo nós preferimos plantar tomates e não sementes no chão, ou seja, mudas. No final de abril - início de maio, os mercados oferecem uma enorme variedade de diferentes variedades de tomates que precisam ser plantadas antes do calor. Mas eu costumo cultivar mudas pessoalmente. Semeando no início de fevereiro e antes de plantar no jardim, endurro as mudas na varanda.
Cuidados com Mudas
Se condições confortáveis forem atendidas, as sementes irão brotar juntas, após o que precisam ser fornecidas com cuidado competente.
Rega
As mudas são mais sensíveis ao enchimento insuficiente ou excesso de água do que as mudas adultas. Ao realizar a rega, você deve seguir as seguintes regras:
- após o plantio das sementes, a primeira rega é realizada 2 ou 3 dias após o aparecimento de mais mudas;
- as mudas são regadas estritamente sob a raiz ou água derramada entre as fileiras;
- a rega é realizada apenas com água morna (23 ° C).
Após a germinação em massa, as mudas são frequentemente regadas - uma vez a cada 3 a 4 dias, ajustando a frequência de acordo com a temperatura do ar e a velocidade de secagem do solo. Após uma colheita, a rega é realizada em 3-4 dias. A frequência de rega das mudas de mergulho é de 1 vez em 7 a 10 dias.
Top vestir
A primeira alimentação das mudas é realizada quando o primeiro folheto verdadeiro aparece nas mudas. Para saturar o tomate com os microelementos necessários, você pode usar fertilizantes complexos - Effekton, Agricola, Athlete ou Nitrofoska. Além disso, para alimentar mudas, você pode usar cinza de madeira ou fermento. O segundo curativo é realizado 1,5 semanas após o mergulho.
Além do curativo radicular, é possível realizar foliar. No caso de falta de oligoelementos e, como resultado, um crescimento deficiente das mudas, esse método ajudará a saturar as plantas mais rapidamente com as substâncias ausentes. Você pode pulverizar com os mesmos fertilizantes aplicados pelo método das raízes, mas a solução é preparada menos saturada. Algumas horas após a pulverização, recomenda-se pulverizar as mudas com água limpa de um frasco de spray.
Escolha
Para mudas de tomate, esse procedimento é muito importante. Ajuda as mudas a construir um sistema radicular suficiente, permitindo que você obtenha mais nutrientes e umidade.
Normalmente, o procedimento é realizado 10 a 14 dias após a germinação. A essa altura, as mudas já devem ter pelo menos 2 folhas reais.
Datas do transplante de mudas de tomate no solo
Antes de transplantar no solo, as mudas precisam ser endurecidas. Para fazer isso, dentro de 1,5 semanas, retire as plantas na varanda ou na rua.
Se você mora em uma região fria, comece a endurecer aumentando o tempo de arejamento, mas não deixe as plantas em um calado. Em seguida, as mudas podem ser retiradas para a varanda coberta.
O momento do plantio de mudas no solo depende das condições climáticas da região. Nas regiões sul, esse evento é realizado no início - a partir do final de abril e durante a primeira quinzena de maio. Neste momento, o sol já aqueceu o solo até os 15 ° C desejados. Mas à noite a temperatura às vezes pode cair acentuadamente, por isso seria bom ter um abrigo leve na cama, que à noite protegerá as mudas enraizadas do resfriamento.
Nas regiões mais frias, por exemplo, nos Urais ou na Sibéria, o desembarque é realizado muito mais tarde desde o final de maio e até captura no início de junho. As temperaturas diurnas nessas áreas, no entanto, como na Rússia central, estão longe de serem confortáveis, com freqüência as mudas são plantadas imediatamente sob uma cobertura de filme.
Métodos para o cultivo de mudas de tomate
Existem muitas maneiras, opções e métodos para cultivar mudas de tomate. Alguns deles foram testados por um longo tempo e desfrutam de uma merecida popularidade, outros apenas sendo testados por jardineiros curiosos. Mas todos eles têm um objetivo - que as mudas cresçam fortes e saudáveis.
Cultivo de mudas sem colheita
No método usual de cultivo, as sementes são semeadas em uma caixa comum, esperam que as mudas apareçam e, no momento certo, são mergulhadas em vasos separados. Para cultivar mudas de tomate sem colher, as sementes são semeadas imediatamente em recipientes individuais ou usam uma caixa com partições que impedem que as raízes se entrelaçam, o que facilitará muito o transplante no solo.
As vantagens de crescer sem escolher são óbvias:
- economiza tempo que o jardineiro pode gastar em melhores cuidados com as mudas;
- a raiz principal do núcleo, que não é comprimida nesse caso, pode penetrar muito profundamente nas camadas do solo. Assim, a planta tolera períodos de seca mais facilmente e fornece-se independentemente com umidade;
- Os tomates sem colheita ficam mais resistentes a várias condições climáticas adversas.
Portanto, consideraremos várias opções para o cultivo de mudas de tomate sem uma palheta.
Desembarque em contêineres separados
Primeiro você precisa preparar uma mistura de solo adequada. Para mudas, o solo solto e nutritivo é o mais adequado, fácil de preparar independentemente, misturando em proporções iguais o solo do jardim, o húmus, a cinza de madeira e a areia.
- Recipientes separados (eles devem ter orifícios de drenagem na parte inferior) enchem a mistura do solo com 1/3. Por que tão pouco solo é necessário, você entenderá muito em breve.
- Umedeça bem o solo e enterre as sementes preparadas na quantidade de 3 peças por 1 - 1,5 cm.
- Após a emergência, dê-lhes tempo para crescer um pouco e remova as 2 mudas mais fracas. Não é necessário puxá-los para fora do solo para não danificar as raízes das mudas restantes. Basta cortar com uma pequena tesoura de unha.
- À medida que a muda cresce, adicione solo ao tanque (você só tem volumes livres para isso). Assim, as mudas crescerão raízes laterais adicionais.
Cultivo de mudas em caixas
Para cultivar um grande número de mudas ou na ausência de um número suficiente de recipientes individuais, você pode usar uma caixa (de madeira ou plástica). O principal é que não é baixo.
- Despeje a mistura do solo na caixa, cerca de 1/3 do volume, umedeça e plante as sementes.
- A distância entre as sementes neste caso deve ser bastante confortável, levando em consideração o crescimento futuro das mudas - aproximadamente 5 - 7 cm.
- Depois que as mudas estiverem um pouco estendidas, instale uma partição entre elas de papelão ou plástico. Devido a isso, as raízes das plantas não se entrelaçam e são feridas durante o transplante.
- No processo de crescimento das mudas, uma mistura do solo deve ser adicionada a cada célula.
Cultivo de mudas de tomate em xícaras de celofane ou filme plástico
Um método bastante econômico, porque tudo o que é necessário para criar um recipiente individual são pedaços de um filme de celofane (é melhor usar um filme espesso), medindo 15 cm de altura e 25 cm de largura.
- Enrole o celofane na forma de xícaras. Para uma melhor fixação, você pode agarrar as bordas com um grampeador.
- Encha o recipiente com solo úmido e coloque-o firmemente no palete.
- Plante 3 sementes em cada recipiente improvisado.
- Em seguida, proceda como se as mudas tivessem crescido em copos separados.
Quando eu era pequeno, era impossível encontrar vasos para mudas, e minha mãe fazia esses recipientes com um filme plástico denso. A propósito, eles serviram 2 ou até 3 anos. Mas, naqueles tempos distantes, eram feitas xícaras para mudas a partir de qualquer material adequado para isso - papelão, jornais, revistas.
Crescendo em comprimidos de turfa
Uma maneira fácil e conveniente de cultivar mudas de tomate é usar pastilhas de turfa. Mas os comprimidos precisam ser selecionados no tamanho certo - com pelo menos 4 cm de diâmetro. Por conveniência, seria bom comprar um recipiente para comprimidos de turfa. Mas você pode ficar sem ela, usando a embalagem plástica transparente de biscoitos ou bolos disponíveis em cada casa.
- Os comprimidos de turfa são colocados em um recipiente e despeje água morna (40 - 50 ° C).
- No meio do comprimido inchado, faça um recuo de centímetro e coloque uma semente de tomate.
- Polvilhe as sementes em cima da turfa e cubra o recipiente com uma tampa.
- Depois que 3 a 4 folhetos verdadeiros aparecerem, você precisará executar um procedimento semelhante a uma palheta.
- Pegue um copo grande de plástico com um volume de pelo menos 0,5 litros, faça um buraco no meio para drenar o excesso de água. Despeje cerca de 2 a 3 cm de solo em um copo.
- Em seguida, retire a malha da pastilha de turfa e coloque as mudas em um copo. Adicione o solo antes que as folhas do cotilédone comecem a crescer.
- Se você deixar as mudas em uma pastilha de turfa até que seja plantada no solo, a planta começará a esticar, ficará muito fraca. E em um copo há espaço suficiente para o desenvolvimento do sistema radicular.
"Caracol" de tomate
Este método é muito popular, pois economiza espaço no peitoril da janela. Além disso, as mudas do "caracol" são fáceis de cuidar - para umedecer, basta derramar água no tanque, a iluminação é controlada girando a estrutura em torno de seu eixo. Outro método atrai com sua disponibilidade e baixo custo.
Existem 2 maneiras de cultivar mudas de tomate em um "caracol" - usando terra ou papel higiênico. Considere cada um deles, para decidir qual será o mais conveniente para você.
Para a fabricação de "caracóis" com o solo, serão necessários os seguintes materiais:
- substrato impermeável para o laminado com uma largura de 10 - 15 cm e um comprimento de 1 - 1,5 m;
- mistura de solo para mudas;
- um elástico ou fita adesiva para fixar o "caracol";
- atomizador;
- espátula ou colher para o solo;
- régua;
- pinças;
- capacidade para o "caracol" (suas paredes devem ser ligeiramente superiores ao próprio "caracol").
Para não sujar a superfície de trabalho, coloque um pano ou jornal velho e depois prossiga.
- Em uma superfície plana, espalhe a fita pela parte traseira. Usando uma espátula, despeje o solo levemente umedecido sobre ela, afastando-se 5 cm do início da tira. A camada não deve exceder 1 cm de altura. Para que o solo não se desfaça, pressione-o levemente com a palma da mão. Por conveniência, encha o solo com no máximo 20 cm de comprimento do substrato.
- De cima, umedeça a camada de solo novamente com uma pistola de pintura. Mas lembre-se de que a terra não deve estar muito molhada; caso contrário, ela flutuará.
- Tendo partido da borda superior de 2 cm, comece a depositar sementes pré-preparadas com uma pinça. A distância de 2 cm, que deve estar entre eles, é fácil de medir com uma régua.
- Ao colocar as sementes, pressione suavemente no chão.
- À medida que a fita se enche de sementes, comece a dobrar o "caracol", tentando tornar o rolo mais denso.
- Enquanto segura a borda enrolada com uma mão, com a outra mão, preencha o solo na próxima seção, coloque as sementes e torça.
- No final, deixe 5 cm de solo livre de solo.
- Prenda o rolo acabado com tiras de borracha ou fita adesiva e coloque-o no recipiente, semeando. Despeje água no recipiente, cerca de 2 cm. Você pode umedecer o solo da parte superior com um frasco de spray. Para criar condições confortáveis para as sementes, coloque a bolsa no recipiente com um "caracol".
"Caracol" sem terra
Os materiais para sua fabricação são os mesmos, mas em vez de terra você usará papel higiênico. O substrato é frequentemente substituído por um simples saco de celofane. No caso de crescer em um "caracol" sem terra, não demore um pedaço de celofane por muito tempo, 50 cm serão suficientes.
O processo de fabricação desse "caracol" quase copia o processo anterior. Somente no substrato é necessário não colocar solo, mas papel higiênico. Em relação às camadas, as opiniões diferem. Uma camada é suficiente para alguns, enquanto outros recomendam pelo menos 4 camadas.
- Umedeça o papel de um frasco de spray ou seringa com uma solução Epin (concentração para a imersão das sementes), mas também com água pura. Coloque as sementes como descrito acima, cubra com outra camada de papel por cima, umedeça levemente e torça o "caracol".
- Coloque o rolo enrolado em um recipiente com uma solução nutritiva e cubra-o com um saco.
Se você pegar o jeito, o processo de dobrar o "caracol" de tomate não levará muito tempo. Ao crescer dessa maneira, lembre-se de algumas regras comuns a cada um dos métodos:
- não deixe o solo ou o papel higiênico secar;
- o abrigo deve ser ventilado periodicamente para evitar alta umidade;
- após os primeiros disparos, a embalagem da tampa deve ser removida.
Como cultivar mudas de tomate em uma garrafa de plástico
Para esse método de cultivo de mudas de tomate, você precisa de uma garrafa de 2 ou 6 litros (de preferência transparente). Ele precisa ser cuidadosamente cortado ao meio longitudinalmente.
- Depois disso, coloque uma camada grossa de papel higiênico (pelo menos 7 camadas) na garrafa. Coloque em camadas, pulverizando periodicamente com água.
- Coloque as sementes na superfície molhada do papel que começou a chocar.
- Coloque outra camada de papel higiênico por cima e umedeça-a do frasco de spray.
- Coloque o frasco de sementes em um saco transparente e ventile periodicamente o viveiro incomum.
- Mudas cultivadas dessa maneira requerem colheita obrigatória.
Se alguém prefere cultivar mudas no solo, a garrafa pode ser adaptada para esse experimento.
Em vez de uma garrafa, é bem possível usar outra embalagem plástica, colocando várias cargas nela. Você também pode experimentar com o preenchimento. Alguns jardineiros para o cultivo de mudas usam os seguintes materiais:
- vermiculite;
- perlita;
- fibra de coco;
- a areia
"Moscou" método de cultivo de mudas de tomate
De fato, o método "Moscou" de cultivar mudas de tomate é o mesmo "caracol" sem terra. Portanto, basta um pedaço de celofane ou filme plástico e papel higiênico (ou talvez um guardanapo) para cultivar mudas de tomate usando esse método.
Mudas "em Moscou" também é chamado de método do engenheiro agrônomo Karimov.
O processo de fabricação do rolo "em Moscou" não é diferente do método "caracol" descrito acima. Você pode experimentar líquidos que molham o papel. Em vez de água pura, você pode usar um dos seguintes meios:
- uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% - por 1 litro de água 20 ml de peróxido;
- solução fertilizante "Humate Baikal", concentração para a imersão de sementes.
Coloque o rolo enrolado em um recipiente cheio de solução nutritiva (a concentração é 2 vezes menor que o normal). Limpeza e economia de espaço! Mas não esqueça que as mudas de tomate devem ser mergulhadas neste caso. Isso deve ser feito com cuidado para não ferir as raízes. Expanda o rolo, corte uma tira de papel com raízes encravadas com uma tesoura e, dessa forma, plante uma muda em um recipiente com o solo.
A maneira "japonesa" ou "chinesa" de cultivar mudas de tomate - é imperdível!
Segundo muitas fontes da Internet, esse método não tem nada a ver com o Japão ou a China, porque foi usado na URSS e no exterior. Mas esse não é o ponto. O principal é cultivar corretamente as mudas usando essa tecnologia.
As mudas são cultivadas da maneira usual - em uma caixa ou outro recipiente com o solo. O método oriental é interessante na maneira de mergulhar. É realizado não da maneira tradicional, mas de uma maneira muito incomum. Antes do procedimento, prepare tudo o que você precisa:
- capacidade com solução Epin;
- recipientes separados com solo para mudas;
- tesouras são pequenas, mas afiadas.
O procedimento é submetido a mudas, que completaram 30 dias. Nessa idade, a muda já está bastante desenvolvida e possui várias folhas verdadeiras.
- Tesouras cortam mudas ao nível do solo.
- Coloque a planta cortada na solução Epin. Você não precisa aguentar muito tempo - desde que prepare os tanques.
- Umedeça o solo nos tanques e, depois de aprofundar, plante as mudas cortadas, aprofundando-as nas folhas do cotilédone.
- Depois disso, o solo pode ser derramado com a solução Epin, na qual as plantas cortadas estavam localizadas.
- Cubra o recipiente com as mudas plantadas em um saco ou copo transparente e coloque em local escuro por 3 a 5 dias. Após esse período, retorne as mudas para o local habitual.
Ao usar o método "chinês" ou "japonês" de cultivo de mudas, as sementes devem ser semeadas quase um mês antes do previsto. Os métodos orientais são frequentemente usados para enraizar mudas excessivamente longas.
Obviamente, essa não é uma lista completa de todos os métodos possíveis para o cultivo de mudas. Afinal, você não pode recusar sua inteligência para o nosso povo. Quase tudo é usado - mangas de papel higiênico, cascas de ovos, embalagens de suco, leite, bandejas de ovos. Se você é um jardineiro experiente, provavelmente ainda tem alguns segredos.
Problemas crescentes, possíveis doenças e pragas de mudas
No estágio de mudas, os tomates raramente ficam doentes ou sofrem de pragas. No entanto, o cuidado domiciliar cuidadoso com plantas jovens afeta. Porém, deveres zelosos demais de um cultivador de vegetais cuidadoso ou a falta de cuidados adequados para as mudas podem levar a problemas.
Tabela: como as mudas nos dizem sobre o desequilíbrio nutricional
Assinar | Qual item está faltando |
A lâmina da folha ficou amarela e as veias permanecem verdes | Deficiência de ferro que pode ocorrer devido a permanganato de potássio em excesso |
Raízes apodrecem, folhas tornar-se esburacado | Deficiência de cálcio |
Folhetos se tornam enrugado | Isso ocorre com um excesso de potássio, que interfere raízes absorvem potássio |
Folhas perdem elasticidade | Deficiência de cobre |
Cor pálida da folha | Deficiência de nitrogênio |
Além disso, cuidados inadequados levam às seguintes consequências:
- as mudas são muito esticadas - iluminação insuficiente. Para corrigir a situação, coloque as mudas na janela mais iluminada ou acenda iluminação adicional;
- as raízes apodrecem ou secam, a planta fica lenta, as folhas perdem turgor - a irrigação é violada. Sujeito à frequência e às normas de rega, esse problema não ocorrerá;
- mosquitos (sciaridae) aparecem no solo - solo excessivamente úmido que não é higienizado antes do plantio. Para se livrar das pragas, você precisa borrifar o solo com uma camada de cinza ou colocar armadilhas de cola em sua superfície. Um par de dentes de alho enterrados em uma caixa com mudas assustará a praga. Se todos esses métodos não ajudarem, você deve tratar com Diclorvos.
As doenças que mais freqüentemente derrotam as mudas são a perna preta e a praga tardia. Como regra, essas infecções fúngicas se desenvolvem com rega excessiva e plantações espessadas. Remova as plantas doentes do solo imediatamente com as raízes. Para impedir o desenvolvimento dessas infecções, trate as sementes antes do plantio e derrame o solo com uma solução de manganês ou sulfato de cobre.
O que não pode ser feito ao cultivar mudas de tomate
Para as mudas se mostraram fortes e saudáveis, aproxime seu cultivo com total responsabilidade.
- Não compre sementes de estranhos. Antes de semear, certifique-se de processar a semente.
- Você não pode embeber as sementes por mais de 10 horas; caso contrário, o embrião pode simplesmente sufocar.
- Não use água fria para imersão, apenas quente.
- Não deixe a temperatura do ar cair até os primeiros tiros aparecerem.
- Não regue e seque o solo em que as mudas crescem.
- Não permita o espessamento de desembarques.
Existem muitas maneiras de cultivar mudas de tomate. E cada um deles tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Para encontrar o mais conveniente, você deve analisar a metodologia e determinar experimentalmente a que mais lhe convém. E talvez seja você quem conseguirá melhorar alguns dos métodos já conhecidos ou inventar algo novo.