Pepinos em crescimento através de mudas: disponível mesmo para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

Pepinos são plantas que amam o calor, mas são cultivadas em quase todo o território do nosso país. Na maioria dos casos, são plantadas com sementes diretamente no jardim, mas para a produção inicial é bastante popular e o cultivo preliminar de mudas em casa. Para fazer isso não é muito difícil, as mudas ficam no parapeito da janela por cerca de um mês, as condições em um apartamento na cidade geralmente são adequadas para o seu crescimento.

Solo de mudas

Para plantar sementes de pepino para mudas, você deve pré-preparar as sementes, a mistura do solo e os recipientes nos quais as mudas passarão um mês de vida. Quanto aos contêineres, tudo está claro: você não pode cultivar pepinos em caixas comuns, eles categoricamente não toleram um transplante com uma violação do sistema radicular. Portanto, eles exigem copos individuais. Seu volume deve ser de 300 a 500 ml; É verdade que alguns jardineiros cultivam mudas de pepino mesmo com casca de ovo.

E, no entanto, para obter mudas de alta qualidade, não se deve limitar o tamanho dos copos. Seu design deve permitir a extração de mudas sem danificar o coma do solo. Copos reutilizáveis ​​com fundo retrátil são ótimos nesse aspecto, mas são ideais - vasos de turfa que estão enterrados no jardim junto com todo o conteúdo.

Cada planta tem seu próprio vidro pessoal

Os vasos são leves, neutros em acidez, umidade e solo respirável. Como a matéria pode não atingir a cobertura superior em um mês, o solo deve conter imediatamente uma quantidade suficiente de nutrientes. Ao cultivar uma dúzia de mudas, é mais fácil comprar terra pronta na loja, mas ela deve ser projetada especificamente para pepinos. Não há necessidade de se apressar para as opções mais baratas: infelizmente, em tais pacotes, eles ainda vendem terras “da cerca”. Não é necessário que o solo de um fabricante sério seja preparado adicionalmente.

No caso de autopreparação da mistura de nutrientes, a melhor opção é terra de grama, bom composto, turfa e areia (proporção 2: 2: 1: 1). Claro, existem opções: nem sempre na fazenda há tudo o que você precisa. Serragem também é usada como componentes da mistura, areia é substituída por vermiculita etc. Um bom composto ou húmus possui fertilizantes suficientes, mas se esses componentes não puderam ser obtidos, qualquer solo deve ser temperado com cinza de madeira (um copo em um balde de solo) e adicionar cerca de 50 g azofoski.

Se a terra é levada diretamente para o jardim, o solo deve ser desinfetado. A maneira mais fácil é derramar generosamente uma solução de permanganato de potássio rosa uma semana antes de plantar as sementes. Se de repente não estiver, você poderá substituir o sulfato de cobre. Após a secagem para uma condição de trabalho confortável, o solo é derramado em xícaras, colocado no fundo de uma camada de centímetro de drenagem e deixado repousar por um dia.

Datas de plantio de pepinos para mudas

Calcular o momento ideal de semear em xícaras é muito simples, mas é impossível fazer uma recomendação específica. Desde o momento da semeadura até as mudas serem plantadas no solo, 30 a 35 dias devem passar. E então tudo depende de que tipo de região climática estamos falando e onde eles cultivarão pepinos: em uma estufa ou em um solo desprotegido.

Se conversarmos sobre a faixa do meio e considerarmos plantar mudas em campo aberto, sem medo, você poderá fazer isso apenas no início do verão. Portanto, as sementes devem ser semeadas no final de abril. Se se espera abrigo temporário para filmes, tudo pode ser mudado por algumas semanas e semear em meados de abril. Bem, se houver uma boa estufa, será possível plantar mudas já no início de maio, o que significa que as mudas começam por volta de 1º de abril.

Em regiões mais setentrionais ou meridionais, os termos, respectivamente, são um pouco alterados em uma direção ou outra. Porém, no sul, as mudas de pepino são cultivadas apenas para o consumo muito precoce de produtos: para comer pepinos em horários normais, sem dúvida são semeadas em um canteiro de sementes.

Quando plantar pepinos para mudas em 2019, de acordo com o calendário lunar

Muitos jardineiros conferem as datas de suas cabanas de verão com as fases do movimento dos corpos celestes. Desde cerca de 1990, muitos jornais e revistas, e mais tarde portais da Internet, publicaram numerosos calendários lunares que listam datas favoráveis ​​e proibidas para isso ou para quem trabalha com um jardim ou cultura de jardins específicos. O problema é que essas datas variam muito entre diferentes edições. Portanto, você deve analisar muitas fontes e tomar as decisões certas.

Por exemplo, muitas fontes se referem a 18, 21, 22, 23, 26, 27, 28 e 31 de maio como datas favoráveis ​​para o plantio de pepinos em 2019.

Se você ainda deseja vincular a semeadura com as fases da lua, saiba que é recomendável plantar pepinos durante a lua crescente, mais próxima dos dias da lua nova. Acredita-se que durante esses períodos, os processos de crescimento de muitas culturas sejam ativados, o que é bom tanto para a germinação das sementes quanto para o tamanho da colheita futura.

Cultivo de mudas de pepino

Como em muitas variedades e híbridos modernos, os primeiros pepinos amadurecem de 33 a 38 dias após o surgimento, a necessidade de cultivar mudas é frequentemente considerada. Mas se você quiser triturar seus próprios produtos o mais cedo possível, pelo menos alguns arbustos de mudas serão preparados pelo nosso morador de verão.

Ao contrário, por exemplo, de mudas de repolho, que exigem salas frescas para o crescimento, o pepino se sente bem na mesma temperatura que uma pessoa, para que as mudas possam ser preparadas em casa. Mas se houver uma estufa ou um viveiro próximo, ao qual haja acesso diário, os jardineiros preferem cultivar mudas nelas.

Assumimos que moramos longe da cabana, a visitamos apenas nos fins de semana e, portanto, vamos cultivar uma dúzia de arbustos em um apartamento na cidade. É necessário destacar para isso o parapeito da janela mais iluminado.

Preparando sementes para semear

Felizmente, as sementes de pepino não precisam ser compradas anualmente: elas mantêm a capacidade de germinação por 7-8 anos. Além disso, as sementes frescas são um pouco piores do que as que estão há dois ou três anos: elas têm mais "flores vazias". Sementes ideais aos 2-4 anos de idade. É verdade que os híbridos modernos podem não estar bem, mas essa é uma história bastante complicada, como a de como centenas de variedades e híbridos apareceram de repente nas prateleiras. Eles são realmente tão diferentes um do outro?

Portanto, os atuais residentes de verão são divididos em dois grupos. Algumas pessoas acreditam firmemente que os híbridos (F1) são muitas vezes melhores e plantam apenas eles, testando anualmente todos os tipos de novos produtos. Outros, de ano para ano, envelhecem variedades comprovadas e armazenam suas sementes, selecionando para esse fim necessariamente tetraédricas em vez de triédricas (sim, se você olhar de perto, pepinos maduros não são muito cilíndricos!). Qual dos residentes de verão está certo? Parece que a verdade está em algum lugar no meio. É claro que a maioria das sementes híbridas é vendida pronta para a semeadura, e você deve primeiro mexer um pouco com as suas.

A lista inteira de etapas de preparação de sementes é assim (mas nem todas são necessárias):

  • Calibração Isso pode ser feito manualmente: as sementes do pepino são bastante grandes e as mais fracas são facilmente determinadas com os dedos. É ainda mais fácil mergulhar as sementes em uma solução de cloreto de sódio (meia colher de sopa em um copo de água), agitar e esperar 3-5 minutos. Os mais fracos aparecerão, eles não devem ser semeados.

    As sementes de pepino são grandes, você pode tocar cada semente individualmente

  • Aquecendo. Se você acabou de comprar sementes frescas em suas mãos (ou sua origem é desconhecida), antes da semeadura, elas devem ser seguradas por alguns dias pela bateria de aquecimento, o que reduz a proporção de flores masculinas nas quais não há frutos.
  • Desinfecção. Para as sementes de empresas confiáveis ​​compradas em uma loja especializada, essa operação é opcional. Mantenha suas próprias sementes ou dos vizinhos por 15 a 20 minutos em uma solução forte de permanganato de potássio. Após esta operação, lave bem as sementes com água limpa.

    É necessária uma solução forte de permanganato de potássio, quase 1%, para a desinfecção das sementes

  • Imersão em soluções de fertilizantes ou estimulantes de crescimento. Não é um procedimento obrigatório, mas alguns amantes usam vários medicamentos para isso. O mais natural - infusão de cinzas ou suco de agave, diluído 5 vezes com água.

    Epin e zircão - um dos estimulantes mais convenientes em uso

  • Inchaço na água. Mesmo aquelas sementes que não são processadas de maneira alguma, muitos jardineiros tentam absorver pelo menos até inchar antes de semear. As sementes são mantidas em água morna por 24 horas (de 20 a 30 sobreC), após o que são levemente secas, para que se desintegrem facilmente durante a semeadura Essa medida pode acelerar o surgimento de mudas, exceto por um dia; portanto, também é muito controversa, se necessário.
  • Endurecimento. Mas isso é razoável. Embora muitos cientistas não sejam unânimes nesse assunto, acreditar que o endurecimento das sementes para o endurecimento das próprias plantas é quase irrelevante. Não faz sentido plantar sementes em uma estufa, mas essa operação é popular para terrenos abertos. O endurecimento no caso das sementes de pepino é realizado mantendo as sementes embebidas em um pano úmido na geladeira por 24 horas.
  • Brotando. Isso é feito com mais frequência em serragem úmida até o aparecimento da raiz primária - metade do comprimento da semente. É verdade que as sementes germinadas são mais difíceis de semear, mas alguns dias são ganhos.

    Às vezes, a questão é levada ao aparecimento de folhetos, mas será muito difícil plantar essas sementes

É possível não fazer nada da lista acima? Você pode, as sementes vão brotar e secar, apenas um pouco mais tarde. Portanto, você precisa escolher apenas as etapas que parecem necessárias em cada situação específica.

Sementeira de pepino

Semear pepinos em xícaras com a mistura do solo derramada neles não é difícil.

  1. Eles colocam 1-2 sementes na superfície do solo derramado com água (quanto não é uma pena: afinal, outras sementes agora são vendidas até individualmente!).

    Sementes caras são semeadas uma de cada vez: provavelmente, elas têm boa germinação

  2. Adormecem com uma camada de solo com cerca de 1,5 cm de espessura.
  3. Pulverize a superfície do frasco de spray com água.

    O jardineiro sempre precisa ter a pistola mais simples da fazenda

  4. Coloque os copos em qualquer bandeja conveniente, cubra com vidro ou filme e transfira para um local quente (idealmente com uma temperatura de 25-28 sobreC)

    O vidro criará um efeito estufa e não permitirá que o solo seque.

O surgimento de mudas de pepino pode ser esperado em 4-8 dias, dependendo da variedade e condições. Alguns dias depois, as piores plantas devem ser cuidadosamente removidas e, de preferência, cortadas com tesoura.

Cuidar de mudas de pepino

Antes do surgimento de mudas, é necessário garantir que o solo não seque. Abrindo levemente o vidro, areje levemente as lavouras e, se necessário, pulverize com a pistola. O melhor lugar para as mudas de pepino é um peitoril da janela bem iluminado. Assim que os brotos aparecerem, o vidro deve ser removido e a temperatura deve ser reduzida para 18 sobreC, à noite, alguns graus mais baixo, e mantenha-o por cinco dias. Isso é o mais difícil: a essa altura, em regra, já está esquentando, mas se você não encontrar essas condições, as mudas se esticarão e ficarão muito fracas.

Posteriormente, a temperatura ideal é de cerca de 24 sobreFeliz e 18 sobreCom a noite. E - mais luz. Se o sol não for suficiente, iluminação obrigatória com lâmpadas fluorescentes ou diodos. Os pepinos no peitoril da janela precisam de espaço, os arbustos não devem se tocar, de modo que os óculos precisam ser afastados de tempos em tempos. O resto está sob os cuidados de mudas - como em qualquer planta vegetal.

Quando o peitoril da janela termina, as mesas também são forçadas a mudas, mas aqui você não pode ficar sem iluminação

Rega de mudas após emergência

Regar as mudas de pepino apenas com água morna (cerca de 25 ° C). Ao mesmo tempo, o solo deve estar sempre um pouco úmido: qualquer estagnação do excesso de água, especialmente em caso de calor insuficiente, levará necessariamente à deterioração do sistema radicular. A frequência da irrigação depende da natureza do solo e das condições de temperatura, mas isso não deve ser feito diariamente.

Após a rega, jardineiros experientes sempre derramam areia limpa e seca mais próxima das raízes. Não precisa de muito, apenas uma camada de milímetro: a areia, por assim dizer, desempenha a função de cobertura morta e, ao mesmo tempo, evita a deterioração da parte inferior do caule.

Top vestir

Muitas vezes, quando o cultivo de mudas de pepino é feito sem alimentação. Se a mistura do solo foi feita corretamente, os pepinos não têm nutrientes até o plantio no solo. A cobertura é necessária apenas se as mudas pararem de crescer, as folhas adquiriram uma cor não natural etc. É claro que isso pode ser causado por doenças (principalmente devido a uma violação das condições da água e da temperatura), mas, muito provavelmente, os alimentos foram consumidos.

Na maioria dos casos, basta derramar pepinos com infusão de cinzas. Se não houver cinzas, use qualquer fertilizante mineral completo (de preferência com um oligoelemento de boro). É mais seguro aplicar cobertura foliar. Para fazer isso, borrife as folhas das mudas com uma solução fraca de qualquer fertilizante complexo (como está escrito na embalagem). Ao mesmo tempo, a concentração da solução deve ser cuidadosamente monitorada para não queimar as folhas. Depois de qualquer cobertura, as mudas são bem regadas, não esquecendo de adicionar um pouco de areia depois disso.

Não há lugar para tirar cinzas em um apartamento na cidade, então vale a pena estocá-lo desde o próximo churrasco desde o outono

É possível conservar mudas de pepino

A colheita de mudas de pepino na versão clássica (com beliscar a raiz central) é categoricamente inaceitável. Mas às vezes você ainda precisa transplantar as mudas para outro recipiente. Isso pode ser feito não antes do que quando a primeira folha verdadeira é afinada. Essa necessidade pode surgir nos casos:

  • recipientes muito pequenos levados durante a semeadura;
  • mudas muito alongadas;
  • mudas crescidas devido ao tempo de semeadura calculado incorretamente;
  • doenças de mudas.

Nos três primeiros casos, o transplante é realizado pelo método de transbordo: após uma boa rega das mudas, a terra é deixada secar um pouco para que o caroço do solo "apreenda" e todo o conteúdo do copo seja transferido para uma panela maior, acrescentando solo. Como o sistema raiz quase não é afetado, a probabilidade de sucesso é alta; Às vezes, pepinos nem para o crescimento. Com esse transplante, é possível aprofundar levemente as mudas (principalmente se forem estendidas), colocando-as no chão com folhas quase cotiledonares. Obviamente, após o transplante, ele deve ser bem regado e transferido para o crepúsculo por alguns dias.

No caso da doença, é provável que o solo também esteja infectado; portanto, as plantas terão que ser replantadas quase sem um coma de terra, e a probabilidade de que tudo corra bem é pequena. Mas os jardineiros geralmente tentam salvar mudas dessa maneira. Após a rega, ela é cuidadosamente removida do copo com uma quantidade mínima de solo, mas tentando manter as raízes o máximo possível. Para essas mudas, é necessário cuidado mais minucioso. Pela primeira vez, é colocado não apenas na sombra parcial, mas também aumenta ligeiramente a temperatura. Se tudo correu bem, depois de uma semana as mudas voltam às condições normais.

Plantio de mudas de pepino em campo aberto

Mudas de pepino em casa não é mais do que um mês. A partir desse momento, os primeiros dias são mantidos em temperatura baixa, depois em condições confortáveis, e na última semana eles começam a se acostumar com as condições de vida em campo aberto. Para fazer isso, as mudas são levadas primeiro para a varanda por 15 a 20 minutos, depois o tempo de caminhada aumenta gradualmente.Mas a temperatura não deve estar muito baixa, 10-12 sobreFeliz já é estresse. No momento do plantio no jardim, as mudas devem estar na varanda por até metade do dia.

Boas mudas de pepino, prontas para o plantio no jardim, devem ter pelo menos três grandes folhas verdes escuras e um caule poderoso, mas curto. É muito bom se os botões já tiverem sido delineados (o que, é claro, não acontece com três folhas), assim como as antenas. Mas é indesejável abrir flores em casa.

Antes de transplantar no solo, as mudas são bem regadas. Os padrões de aterrissagem são oferecidos de forma diferente, depende da variedade, mas a espessura do pouso não deve ser. Na maioria das vezes, os pepinos são plantados de maneira comum, deixando entre 40 e 50 cm entre as fileiras e entre 25 e 30 cm entre as plantas.Um plantio mais denso nem sempre leva a um aumento no rendimento e vice-versa. Naturalmente, o canteiro deve estar pronto muito antes do plantio: é bem temperado com fertilizantes, principalmente orgânicos.

O tempo de plantio de mudas de pepino em campo aberto é determinado não tanto em datas específicas quanto pelo estado do tempo, e as mudas são reassentadas no jardim sem abrigo na faixa do meio, antes do início do verão. Eles tentam planejar um pouso em um dia nublado. O processo de transplante é simples:

  1. Antes de plantar, afrouxe a cama novamente e nivele o solo com um ancinho.

    Antes do último nivelamento, a cama pode ser polvilhada com cinzas novamente

  2. Nos locais designados de acordo com o esquema escolhido, eles cavam um buraco com uma colher um pouco mais fundo do que o tamanho dos copos com mudas.
  3. Como fertilizante local, meio copo de cinza de madeira e uma colher de sopa de azofoska são adicionados a cada poço, misturados bem com o solo e são derramados 1-2 litros de água morna.

    Muitas vezes eles cavam buracos com uma pá para fazer mais fertilizantes locais

  4. Remova cuidadosamente as mudas do copo e coloque-o no buraco. Os vasos de turfa são enterrados juntamente com todo o conteúdo. Talvez um pequeno aprofundamento das mudas, até as folhas cotilédones, mas neste caso eles tentam colocá-lo obliquamente para não enterrar o sistema radicular muito fundo.

    Quando as mudas são boas, quase não são enterradas.

  5. Regue suavemente a plantação com água morna, triture o solo com qualquer material solto e, se o tempo não estiver bastante no verão, cubra a cama com palito ou lutrasil por um tempo.

Plantio de mudas de pepino em estufa

Preparar uma estufa para plantar pepinos é mais difícil do que preparar canteiros em campo aberto e pode incluir:

  1. Desinfecção da estufa, realizada no outono. Se não houvesse doenças, o solo seria simplesmente regado com uma solução preparada a partir de sulfato de cobre e malatião (1 colher de sopa por balde de água). Se a doença persistir, todo o solo será substituído por um novo.
  2. Enchendo as camas com fertilizantes (em abril). A quantidade de fertilizante na estufa é ainda maior do que em solos desprotegidos.
  3. Formação de canteiros altos (até 30 cm de altura) de largura conveniente (geralmente 80 cm).
  4. Camas aquecidas uma semana antes do transplante. A cama é regada com água quente com a adição de pequenas quantidades de verbasco ou excremento de pássaros (1-2 punhados por balde de água) e coberta com um filme.
  5. Arranjo de treliças: na estufa, você precisa economizar espaço. E se em campo aberto nem todos os jardineiros cultivam pepinos em uma cultura vertical, em uma estufa essa é uma abordagem geralmente aceita.

O plantio de mudas em si não é diferente daquele no caso de solo não protegido e é possível quando a temperatura diurna é ajustada em cerca de 20 sobreC.

Nas estufas de pepinos devem prestar apoio

Cuidados adicionais para pepinos

Nos pepinos, o sistema radicular está localizado a uma profundidade de 5 a 25 cm. Com o aumento da temperatura do ar e na ausência de chuva, as cristas secam rapidamente, de modo que os pepinos requerem rega regular com água aquecida durante o dia ao sol. Pepinos são regados durante a noite, geralmente todos os dias. É melhor regar com um regador sem filtro, para que a água não respingue e não caia nas folhas. Após cada rega, o solo precisa ser levemente solto e, se necessário, as plantas devem ser puxadas para cima. Constantemente lutando contra ervas daninhas.

Após o aparecimento da quinta folha verdadeira, belisque a planta para causar o desenvolvimento de brotos laterais, nos quais a maior parte da colheita cresce. É verdade que, para muitos híbridos modernos, beliscar é opcional, mas não machuca.

Quando os pepinos começam a florescer, sua primeira alimentação é cronometrada. Para fazer isso, tome nitrophoska (30-35 g por balde de água) e despeje pelo menos um copo dessa solução em cada planta. O segundo curativo é realizado quando eles percebem que, após um crescimento amigável da fruta, os cílios diminuem visivelmente o crescimento e a frutificação desaparece.

Os pepinos são cultivados de maneira mais conveniente em treliças, mas eles nem sempre chegam ao local que o proprietário deseja; portanto, periodicamente você precisa enviar cílios e às vezes até amarrá-los. A colheita deve ser removida sistematicamente, às vezes deve ser feita diariamente. Caso contrário, os pepinos crescerão mais e os novos ovários deixarão de se formar.

Não deixe os pepinos maduros demais, caso contrário, o rendimento cairá acentuadamente

Doenças e problemas no cultivo de mudas de pepino

Ao cultivar mudas de pepino em casa, é necessário cumprir todas as regras em termos de temperatura, luz e umidade do solo. Se algo foi quebrado, as doenças são possíveis, às vezes terminam com a morte completa das mudas. Portanto, esticar mudas não pode ser considerado uma doença, mas pode ser perdida mesmo por causa dessa opção completamente inofensiva, o que é muito fácil de evitar. Às vezes, para que as plantas não se estiquem, basta lavar as janelas.

Os sinais de que algo está errado com as mudas podem incluir:

  • amarelecimento das folhas;
  • afinamento do caule;
  • folhetos torcidos;
  • nanismo;
  • folhas murchas.

Em cada caso, é difícil identificar uma doença específica, pois pode haver muitas e os sintomas geralmente se sobrepõem. Toda a lista possível parece impressionante:

  • perna preta;
  • podridão radicular;
  • podridão branca;
  • Fusarium
  • oídio;
  • mosaico branco.

Estas estão longe de todas as doenças e, para o diagnóstico e tratamento de mudas, é necessário aprofundar a literatura: em alguns casos, você pode tentar salvar as plantas, mas muitas vezes isso é impossível. As opções mais comuns encontradas em casa são assim.

Mudas de pepino caem e murcham

Isso nem sempre é uma doença. Talvez as plantas simplesmente não tenham luz suficiente. É necessário colocar uma poderosa lâmpada fluorescente sobre eles, e tudo pode voltar ao normal. Talvez os arbustos crescidos já estejam se obscurecendo, então os óculos precisam ser organizados com mais liberdade.

Infelizmente, existem muitas razões para a murcha das mudas, mas em alguns casos ainda pode ser ajudada

Obviamente, a murchação é possível simplesmente com clima quente e falta de umidade, e as mudas precisam ser bem regadas. Às vezes, ela não tem nutrição suficiente, o que significa que vale a pena adicionar um pouco de fertilizante complexo à água da irrigação. Mas mesmo com o excesso de nutrientes, por incrível que pareça, as mudas podem morrer, portanto, também é impossível exagerar nessa questão.

No caso da murcha de Fusarium, ou seja, uma doença perigosa, infelizmente, a ajuda não será mais possível. Mas, em qualquer caso, você pode tentar transplantar as plantas que estão começando a cair em solo fresco.

Por que as folhas das mudas ficam amarelas

As folhas amareladas também podem indicar uma série de problemas: desde o não cumprimento banal da tecnologia agrícola até doenças perigosas. Em casa, na maioria das vezes as folhas ficam amarelas devido ao solo pobre, no qual há uma falta elementar de nitrogênio. Nesse caso, simplesmente pulverizar uma solução fraca de uréia sobre as folhas pode salvar a situação. Mas o amarelecimento ocorre não apenas devido à falta de nitrogênio, mas devido a um equilíbrio inadequado de todos os nutrientes, e aqui nada pode ser feito sem análise.

Mudas amareladas nem sempre são uma doença, às vezes ela simplesmente não tem nutrição suficiente

É possível amarelar as folhas devido à temperatura muito baixa, principalmente à noite, e também à falta de luz natural. Isso é muito fácil de consertar. Outras razões para o amarelecimento das mudas são tão diversas que é impossível cobri-las em uma breve história.

E se as pragas aparecessem

As pragas mais comuns dos pepinos são:

  • pulgões de melão;
  • formigas
  • nemátodos da bílis;
  • moscas brancas;
  • ácaros.

No entanto, atacam principalmente plantas no jardim e só conseguem chegar em casa com o solo, o que não é possível com a preparação adequada para a semeadura. Em casa, também podem ser encontrados vermes em miniatura de colêmbolos que roem pequenas raízes de mudas. De qualquer forma, vários inseticidas são eficazes contra pragas, a mais universal das quais é Actara.

Vídeo: plantamos mudas de pepino no jardim

O cultivo de mudas de pepino nem sempre é uma medida obrigatória, eles recorrem a ela para obter colheitas anteriores. Como a maior parte dos pepinos pode ser obtida da semeadura direta de sementes no jardim, para uma família comum, basta cultivar não mais do que uma dúzia de cópias de mudas. Todo residente de verão pode pagar, e não é difícil fazer isso.

Pin
Send
Share
Send