No limiar do terceiro milênio na Rússia, um verdadeiro milagre de framboesa apareceu - o primeiro grau de reparo doméstico Babye Leto. Ao contrário das framboesas comuns, frutificando em galhos de dois anos, a colheita forma uma colheita em brotos anuais no final do verão e possui características aprimoradas. Não é por acaso que a variedade é nomeada da mesma maneira que o período do outono dourado - verão indiano.
A história e descrição das framboesas
Nos anos 70 do século XX, os cientistas soviéticos começaram um trabalho ativo para remover as framboesas remont. Era necessário desenvolver variedades com tempo para amadurecer completamente no clima frio da Rússia Central, dos Urais, da Sibéria e do Extremo Oriente. A seleção foi realizada por cientistas liderados por I.V. Kazakov no reduto de Kokinsky do Instituto Russo de Horticultura e Creche. Ao cruzar o genótipo americano de reparo Sentyabrskaya com o híbrido nº 12-77 (Novosti Kuzmina), foi criada a primeira framboesa de reparo doméstica Babye Summer. Em 1989, a variedade foi aceita para testes, em 1995, foi introduzida no Registro Estadual.
A classificação é recomendada para as regiões Noroeste, Central e Norte do Cáucaso. Esta espécie está particularmente bem estabelecida nos territórios de Krasnodar, Stavropol, República da Crimeia, Daguestão, onde você pode obter até 3 kg de bagas de um arbusto, mais de 37 kg / ha. Nas regiões do norte, onde as geadas do outono são estabelecidas precocemente, a produção de frutos diminui um pouco, o rendimento médio aqui é de 1,2 kg por planta.
Variedade O verão indiano é apreciado pelo sabor das frutas e pela produtividade - os arbustos são simplesmente pontilhados de bagas. A exclusiva framboesa Bryansk direciona todo o seu potencial para a formação de uma abundância de frutas, e não para o crescimento de brotos, por isso não cresce na área, não possui brotos vazios.
Outra vantagem da variedade reparadora é que não há um único buraco de minhoca nas bagas. Quando o fruto amadurece no final do verão, o vôo dos parasitas dos insetos termina, o besouro de framboesa entra em hibernação.
Características da classe
Arbusto perene baixo (1-1,5 m) que se espalha ligeiramente. As hastes são retas, fortemente ramificadas, de espessura média, com grandes espinhos rígidos. Brotos jovens são de cor rosada, bienais - marrons. A variedade tem uma capacidade média de fotografar a formação, 10-15 brotos crescem 1 m. As folhas são de tamanho médio, verdes, ligeiramente enrugadas ou lisas.
As bagas amadurecem no final de junho, a segunda onda começa em meados de agosto e dura até a geada. A formação de ovários de frutas na variedade ocorre principalmente em brotações anuais. As bagas são colocadas ao longo de todo o comprimento dos ramos laterais, cada inflorescência forma 150-300 frutos. Bagas pesando 2,1-3,0 g têm a forma de um cone truncado. A polpa é vermelha, suculenta. Degustação pontuação 4,5 pontos. O conteúdo de vitamina C é de 30 mg por 100 g de fruta.
A variedade é resistente à podridão cinzenta e encaracolada, mas suscetível a patógenos do oídio, manchas roxas. As plantas podem ser afetadas por um ácaro.
Vídeo: Indian Summer Matures
Recursos de desembarque
Para o cultivo bem-sucedido do verão indiano de framboesa, vários fatores precisam ser considerados.
Seleção de assento
Sob as plantações deve ter os cantos mais leves do jardim. É aconselhável que o site esteja o dia todo sob o sol.
Em áreas com clima frio, é preferível plantar uma colheita no lado sul dos galpões, protegendo as plantações das rajadas de vento por uma cerca, cerca viva, árvores. Um microclima mais quente é criado nesses locais, na primavera é observado o derretimento ativo da neve, o solo aquece mais rapidamente. No entanto, as framboesas não devem ser plantadas muito perto de cercas ou outras plantações - mesmo um leve sombreamento atrasa o tempo de amadurecimento, piora o sabor das frutas. Somente nas regiões sul, para salvar a cultura do sol quente, lugares com um leve sombreamento são permitidos.
Para as condições do solo, a cultura é pouco exigente, mas prefere crescer em solo argiloso ou arenoso com acidez neutra. É indesejável plantar framboesas em áreas de argila - a frutificação enfraquecerá significativamente. A composição do solo argiloso pode ser melhorada com a aplicação de areia (1 balde / 1m2) Áreas arenosas podem ser adequadas para fertilização e rega pesadas. O solo ácido é alcalinizado pela adição de 500 g de cal / m2.
As culturas anteriores são muito importantes para as framboesas. Você não deve colocar uma baga em áreas onde tomates e batatas costumavam crescer. A cultura cresce bem depois de pepinos, legumes, abobrinha. As framboesas se dão bem com uma maçã, cereja e groselha. E é aconselhável plantar uvas e espinheiro em outro canto do jardim. A baga pode ser devolvida ao seu local original após 5 anos.
Não é necessário desviar áreas baixas sob a framboesa, onde o ar frio permanece, a água fica estagnada após a chuva. As águas subterrâneas não devem estar a menos de 1,5 m da superfície. As framboesas não se encaixam em áreas muito altas onde a neve é soprada no inverno e no verão as plantas sofrem com a falta de umidade.
Tempo de pouso
Mudas com um sistema de raiz aberta podem ser plantadas no início da temporada, antes da abertura dos brotos. No entanto, no plantio de primavera, a frutificação é menos abundante, porque a planta direciona todas as forças para o enraizamento. O período mais adequado é o outono, 20 a 30 dias antes do congelamento estável do solo. As plantas plantadas no outono terão tempo para criar raízes, adaptar-se a novas condições e temperadas para se aproximar do inverno.
Recentemente, eles vêm praticando cada vez mais o plantio durante toda a temporada de mudas de contêineres. Após 3 meses, eles dão 1-1,5 kg de bagas por metro quadrado de plantações.
Seleção de mudas
Framboesa framboesa pode ser cultivada apenas a partir de material de plantio de alta qualidade. Os viveiros oferecem mudas varietais adaptadas à área. Cada planta possui um certificado de acompanhamento contendo informações sobre variedade, idade e características dos cuidados.
A muda deve ser cuidadosamente considerada: seu sistema radicular deve ser desenvolvido, fibroso, sem mofo e com galhos de 8 a 10 mm de espessura, flexível, sem manchas. É aconselhável comprar plantas de contêiner - uma framboesa de 2 anos de idade com um sistema radicular poderoso e bem formado, pronto para o transplante.
Se as mudas são compradas pouco antes do frio, quando é tarde para plantá-las, elas são enterradas no jardim. Uma ranhura é feita com 15 cm de profundidade com um lado inclinado, são colocadas plantas, polvilhadas com terra, compactadas para que o vento frio não penetre nas raízes. As samambaias são jogadas por cima - nesse abrigo, as framboesas não congelam no inverno e são protegidas com segurança contra roedores.
Regras de desembarque
A preparação para o plantio é realizada com antecedência. 20 dias antes do plantio, um fertilizante por metro quadrado é aplicado a um terreno desenterrado e limpo de ervas daninhas por metro quadrado:
- 20 kg de húmus,
- 50 g de superfosfato,
- 30 g de sal de potássio (ou 300 g de cinza).
Você pode usar a composição complexa do vagão Kemir (70 g / m2), Estímulo (30 g / m2) O solo ácido é alcalinizado com cal (500 g / m2).
As framboesas são plantadas de forma linear ou arbusto. Quando as framboesas são formadas, poços de 60x45 cm são preparados a partir de arbustos separados, deixando 1 m entre eles e dois arbustos são plantados em um buraco. Com um plantio linear, as mudas são colocadas em trincheiras 50x45, com intervalo entre plantas de 70 cm, entre fileiras de 1,5-2 m.
O processo de plantio de framboesas consiste nas seguintes etapas:
- 2 horas antes do plantio, as plantas são imersas em uma solução de Kornevin, heteroauxina - bioestimulantes que aceleram a formação radicular e aumentam a resistência ao estresse. O fungicida Flint pode ser adicionado como profilático contra a podridão das raízes.
- Um monte de solo fértil é derramado no fundo de um buraco ou sulco.
- Uma muda é abaixada sobre ela, o sistema radicular é distribuído uniformemente sobre ela.
- Eles enchem a planta com terra, segurando-a para não se aprofundar. O pescoço da raiz deve estar no nível do solo.
- São derramados 5 litros de água no orifício formado ao redor do arbusto.
- Cobrir a zona da raiz com palha.
- As sessões são reduzidas para 40 cm.
No início da primavera, jardineiros experientes cobrem framboesas com um filme preto que atrai os raios do sol. A neve sob o filme derreterá mais rapidamente, a terra se aquecerá melhor, portanto, o crescimento dos brotos começará mais cedo e o rendimento será maior.
Vídeo: maneiras de plantar framboesas remont
Framboesas Agrotécnicas
As framboesas reparadas são mais exigentes em alimentos, umidade e luz do que as variedades comuns.
Rega e afrouxamento
A framboesa é uma cultura que ama a umidade, mas sofre de estagnação da água. Portanto, em clima quente, você deve regar os arbustos com mais frequência e, com chuvas prolongadas, pare de regar. Eles hidratam framboesas uma vez por semana, o consumo de água por arbusto - 10 litros.
Geralmente aplique a rega através de ranhuras ou aspersão. Ao regar o primeiro método, a água é introduzida a partir de um regador ou mangueira em recessos circulares feitos ao redor da bucha. Após absorver a umidade, os sulcos certamente adormecerão.
A aspersão com pulverizadores é melhor usada em clima quente e seco para umedecer o solo, as folhas e aumentar a umidade do ar. Isso deve ser feito de manhã ou à noite, para menor evaporação da umidade. Durante o período de maturação, este método de umedecer a baga não é recomendado.
Em grandes plantações de framboesa, é conveniente usar a irrigação por gotejamento usando fitas com dispensadores dispostos ao longo das fileiras. Essa irrigação é totalmente automatizada, a água sob pressão flui uniformemente diretamente para as raízes das plantas. Antes do início do tempo frio na ausência de chuva, a rega pré-inverno (20 l / arbusto) é obrigatória.
Após cada rega ou chuva, o solo é afrouxado, enquanto a crosta do solo é removida, a permeabilidade ao ar do solo é melhorada. O afrouxamento na zona radicular é realizado a uma profundidade não superior a 7 cm, tomando cuidado para não danificar as raízes localizadas na camada superficial. Então eles colocam cobertura morta - feno, palha, húmus. A camada de cobertura morta enriquece a composição do solo, retém a umidade e aquece as raízes durante o frio do inverno. A cobertura morta também impede que muitas pragas da cultura se multipliquem. As fêmeas do inseto de maio, danificando as raízes das framboesas, não conseguem passar por uma camada de húmus ou palha e colocar larvas.
Top vestir
Na primavera, durante um período de crescimento intensivo da parte aérea, a planta precisa de nitrogênio. A cada 10 dias, a uréia é espalhada sob os arbustos (30 g / m2) Em julho, uma solução de nitrofoska (60 g / m2), no final da temporada, as framboesas são alimentadas com superfosfato (50 g) e sal de potássio (40 g / m2). Para uma cobertura regular, você pode usar o fertilizante complexo Kemir (50 g / 10 l) à taxa de 500 g de solução por arbusto. Garante uma colheita saborosa e abundante e um molho especial para as culturas. O fertilizante (50 g / m) é uniformemente polvilhado em um orifício circular feito ao redor do arbusto2), é incorporado no solo e regado abundantemente.
Os fertilizantes orgânicos em sua composição não são inferiores aos aditivos minerais. Biohumus - o produto do isolamento de minhocas - é aplicado sob o mato 2 vezes por mês (60 ml / 10 l) ou de acordo com a folha durante o período de amadurecimento dos frutos na forma de uma solução (1: 200). Essa reposição orgânica cura o solo, restaura a fertilidade, aumenta a resistência das plantas a desastres climáticos e micróbios e doenças patogênicas, como o oídio, acelera o amadurecimento das frutas, melhora as características de sabor.
Com uma frequência de uma vez a cada 2 semanas, a baga é fertilizada com verbasco líquido (1:10) ou infusão de frango (1:20), gastando 500 g de solução em um arbusto. A fonte de cálcio, potássio, magnésio e outros elementos necessários para a planta são cinzas (500 g / m2).
A infusão de cebola é um bom alimento para as framboesas. 500 g de casca de cebola despeje 10 l de água e deixe descansar por 2 semanas. Este fluido aromatizante não apenas aumenta a frutificação, mas também repele insetos nocivos.
O molho foliar fracionado é muito eficaz. O preenchimento rápido da deficiência de oligoelementos permite a introdução de uma folha de fertilizante líquido com uma frequência de uma vez a cada 10 dias.
- Saúde (15 g / 10 L),
- Baga (20 g / 10 L),
- Cristal (30 g / 10 L).
Treliça de cultivo
O verão indiano da framboesa forma um arbusto vertical que pode ser cultivado sem apoio. No entanto, os galhos carregados com a colheita podem quebrar. Portanto, é melhor amarrar os rebentos à treliça. Além disso, esses arbustos são muito mais fáceis de cuidar, são bem ventilados e uniformemente aquecidos pelo sol.
A tapeçaria pode ser feita de qualquer material: vigas de madeira, tubos de metal, ripas de plástico. Ao longo da fileira, a cada 3 m de escavação, apoie os pilares e puxe um fio em 2 fileiras. Brotos amarrados a uma altura de 50 cm e 1,2 m.
Os arbustos em um suporte também podem ser formados de maneira semelhante a um leque. Entre os arbustos, estacas de 2 m de altura, às quais atam em diferentes alturas, metade dos brotos de um arbusto e parte dos galhos do vizinho. Os brotos amarrados se tornam como um fã. A maneira mais fácil de usar o suporte para arbustos simples é fixá-lo a um pino cavado no chão ao lado da fábrica.
Com a ajuda de um abrigo de estrutura de filme instalado acima dos arbustos, os jardineiros conseguiram obter 200 g a mais de bagas de cada arbusto e prolongar a frutificação por 2 semanas. No entanto, as plantas podem ser cobertas somente a partir do final de agosto, após a polinização pelas abelhas.
Poda
A poda das framboesas é cortada dependendo da formação de um ciclo de frutificação de um ou dois anos. Se a baga é cultivada para produzir uma safra, no outono todos os brotos são cortados. A poda é realizada em outubro, em regiões com clima quente - até o final de novembro, mesmo quando a camada superficial da terra já está congelando. Até esse momento, as raízes, recebendo nutrientes da folhagem e caules, ficarão saturadas com elas, o que terá um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas. Se eles planejam obter 2 colheitas por temporada, apenas as hastes sangradas de dois anos são removidas, as anuais são encurtadas em 15 cm.
Na primavera, o arbusto é libertado de caules quebrados e secos; no verão, os descendentes de raízes e caules extras são necessariamente cortados, deixando não mais que 6 galhos fortes. Com essa poda de desbaste, o arbusto recebe energia suficiente, é bem iluminado e ventilado.
Vídeo: como aparar framboesas de reparo
Preparações de inverno
Com o estabelecimento do clima frio e o fim da frutificação, as framboesas removem completamente todos os brotos, deixando apenas a raiz para o inverno. Eles coletam folhas caídas, tiram o lixo do local e o queimam. Se o outono estiver seco, faça a irrigação com carregamento de água.O sistema radicular da framboesa, coberto com uma camada de neve com uma espessura de pelo menos 30 cm, pode suportar fortes geadas. Mas nos invernos sem neve, especialmente quando o aquecimento ocorre acentuadamente após as geadas, os rizomas podem congelar. Portanto, a zona da raiz deve ser coberta com húmus, que não apenas criará um travesseiro protetor confiável para as plantas, mas também melhorará o meio nutriente.
Se você planeja fazer duas colheitas, apenas brotos de dois anos são cortados. Os ramos anuais esquerdos após a rega e a cobertura morta são isolados. Perto dos arbustos, arcos de arame são instalados, nos quais os galhos dobrados são presos. De cima, eles são cobertos com agrofibra.
Os criadores do verão de framboesa Babye recomendaram cultivá-lo com a remoção das partes aéreas e consideraram permitido colher duas vezes por temporada apenas nas regiões sul. O fato é que a frutificação dupla enfraquece bastante as plantas, como resultado, a resistência do inverno diminui. Portanto, nas condições da Sibéria e dos Urais, é mais produtivo o cultivo de uma colheita de final de verão com brotos de corte. Nesse caso, o isolamento não é necessário.
Vídeo: como conectar corretamente as hastes
Métodos de criação
Reparar o verão indiano de framboesa se propaga bem vegetativamente. Existem várias maneiras eficazes:
- Estacas verdes. Em junho, brotos jovens com cerca de 5 cm de altura são cortados no subsolo e plantados em recipientes preparados em um ângulo de 45 graus. Em seguida, hidrate e cubra com um filme. A temperatura ideal de enraizamento é de 25 ° C. Regado regularmente, abra a estufa para ventilação. Após 2 semanas, as raízes aparecerão. Neste momento, as plantas precisam ser alimentadas com fertilizante complexo Ryazanochka (2 g / 5 l) e, após uma semana, plantadas em uma cama de acordo com um padrão de 10x30 cm, e no outono são transplantadas para um local preparado.
- Estacas de raiz. Após o término da temporada, eles desenterram as raízes e as dividem em pedaços de 10 cm de comprimento.Estacas são plantadas em uma área fertilizada, regada, coberta com uma camada de cobertura morta, com galhos de coníferas no topo. Na primavera, depois de liberar o desembarque de galhos de abeto, eles os cobrem com um filme. Com o advento dos brotos verdes, o filme é removido, regado, fertilizado e plantado no outono em um local permanente.
- Dividindo o mato. O arbusto cavado é dividido em 4-5 partes com raízes e brotos. As hastes são encurtadas para 45 cm, plantadas divisórias em locais permanentes e regadas.
Vídeo: cuidar de framboesas remont
Controle de Pragas e Doenças
A variedade é resistente à podridão encaracolada e cinza, mas é suscetível a manchas roxas e oídio. Nos verões secos, os ácaros geralmente se instalam nos arbustos. Portanto, é necessária prevenção.
Tabela: Doença, prevenção e tratamento de framboesa
Doença | Como eles se manifestam | Medidas preventivas | Tratamento |
Anracnose | Manchas marrons aparecem na folhagem e caules, os caules apodrecem e quebram. A doença se desenvolve rapidamente em umidade e nevoeiro. |
| Antes da floração, pulverize com Nitrafen (300 g / 10 l). |
Septoria | A doença se manifesta fortemente em alta umidade. Pontos de luz com uma borda marrom são formados na folhagem, as folhas secam. |
|
|
Mancha roxa | As hastes são cobertas com manchas escuras. Os brotos afetados secam. A propagação de esporos de cogumelos é facilitada pelo plantio espessado e alta umidade. |
| Antes de brotar, trate com Nitrafen (200 g / 10 L), 1% de DNOC. |
Oídio | A doença de cogumelo ataca framboesas em uma seca. Manchas esbranquiçadas aparecem primeiro na folhagem e depois nos brotos. O desembarque em uma área sombreada também contribui para o desenvolvimento da doença. |
|
|
Galeria de fotos: Doença da framboesa
- As folhas afetadas pela antracnose ficam manchadas e secas
- Septoria afeta caules e folhagens
- A mancha roxa está crescendo nos verões úmidos.
- Sinal de oídio - placa branca em folhas
Tabela: Pragas de Framboesa, Prevenção e Controle
Pragas | Sinais | Prevenção | Medidas de controle |
Ácaro aranha | O parasita se deposita na parte de trás da folha, enredando-a com uma teia de aranha. Comer suco de folhas, causa sua deformação, os arbustos crescem mal. |
|
|
Pulgões | Os pulgões sugam sucos das folhas e brotos. As plantas enfraquecem, a resistência a infecções virais diminui. |
|
|
Besouro de framboesa | O besouro se delicia com a folhagem, os brotos, as larvas se alimentam da polpa dos frutos maduros. |
|
|
Galeria de fotos: Pragas de framboesa
- Um ácaro geralmente se instala em arbustos de framboesa em tempo seco
- Colônias de pulgões sugam sucos de plantas, enfraquecendo-os
- Besouro de framboesa - uma praga perigosa que danifica folhas e brotos
Inimigos naturais dos pulgões - insetos-entomófagos: joaninha, lacewing, cavaleiro, vespa. Você pode aumentar o número plantando endro, anis, coentro no jardim.
Comentários de Grade
E gostei do verão indiano. Sim, a baga não é grande, média e um pouco maior que a média, e foi bastante. O sabor é agradável, o aroma também está lá. O verão estava chuvoso, a baga não azedava e a doçura era. Concordo plenamente que comer variedades é muito melhor, mas o verão indiano também não é ruim. Um arbusto alto exige liga.
Elena V.A.//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4109.html
Reuniu uma colheita de verão indiano de framboesa remont. Eu o comprei acidentalmente no canil VIR há 2 anos, porque não havia outra framboesa. Obrigado a Stefan pelas dicas de cuidados. As bagas tinham entre 2 e 2,5 cm de diâmetro, saborosas e perfumadas. Quando amadureceu, o SAT havia acumulado cerca de 2000, este é o sul da região de Leningrado.
Inquisitivo//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=308&start=720
Entendo que essa é uma variedade antiga e a maior parte não é interessante ... Os brotos são muito altos, os topos dobrados sob o peso das bagas, portanto, coletar, em princípio, é conveniente. A zona de frutificação é de cerca de 30 a 50 cm, resultando em 1/5 a 1/7 da altura da parte aérea. Não chega. Portanto, o pensamento surgiu e pode sair para a frutificação do verão. No ano anterior, esse plantio jovem era menor, a baga era menor e desmoronou. Ela não se importava muito. E nisso - tudo está completo, exceto a cobertura morta (lesma). A variedade é exigente no molho e rega, a baga é muito diferente. Ou talvez o fato de que o segundo ano só dê à luz.
Christina//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4109.html
Eu tenho duas variedades: verão indiano e verão indiano-2. Crescer no terceiro ou quarto ano. Dois anos seguidos, ela cortou o inverno ao nível do solo. Uma variedade (infelizmente, esqueci, não sei qual delas) no final de agosto começa a dar frutos. E o outro cresce alto, muitos ovários, mas agora ainda é verde, e logo a geada chegará à nossa região, então terei tempo para experimentar apenas algumas bagas. Então aqui. Vou cortar a primeira série novamente neste inverno "para zero". E eu não vou cortar a segunda, vou tentar tirar uma colheita cedo, já que ele não tem pressa de me dar a de outono.
Maria Ivanovna//otvet.mail.ru/question/94280372
O verão indiano de framboesa é uma das variedades de reparo favoritas. Deixe suas bagas não serem tão grandes quanto as novas espécies modernas. No entanto, os jardineiros são atraídos pela oportunidade de desfrutar de frutas bonitas e saborosas quase todo o verão até a neve, quando o jardim está vazio e apenas framboesas maduras crescem vermelhas no mato.