Uvas de mesa Kesha: descrição, nuances de plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

As uvas Kesha merecem consideração especial entre as variedades de mesa desta cultura devido ao açúcar e às bagas grandes e aos altos rendimentos. Para ele, não se pretende usar nenhuma técnica especial no plantio e cultivo, basta seguir os requisitos gerais da tecnologia agrícola das uvas.

A história do cultivo de uvas Kesha

As uvas Kesha foram obtidas por procriação. Duas variedades de uvas, Vostorg e Frumoasa Albe, foram atraídas como um par parental. Os autores do método de cruzamento de duas variedades varietais de uvas obtidas são os criadores do Instituto de Pesquisa Ya.I. Todo Russo da Viticultura e Vinificação Potapenko. O novo híbrido adquiriu outros nomes - Delight aprimorado, FV-6-5.

Descrição da nota

O arbusto em Kesha é vigoroso, durante a estação de crescimento pode crescer até 5-6 metros de altura, com bom amadurecimento da videira. As flores estão presentes nos tipos feminino e masculino (com exceção de Kesha 1 - ele só tem um tipo feminino). Os aglomerados vêm em uma variedade de estruturas - de cônica a cilíndrica, mais raramente ocorrem de forma indefinida. O peso do cacho é de cerca de 600-1000 g.

Um cacho de uvas de mesa Kesha pesa 600-1000 g e uma baga pesa 12 g

As características do paladar são avaliadas pelos especialistas muito bem, bem como pelos critérios de frutificação. Avaliação do grau de degustação - 8 pontos, o que é bastante para uvas de mesa. As uvas Kesha têm as seguintes características:

  • o tamanho é grande, a cor é âmbar clara, o peso médio de uma baga é de 10 a 12 g, sua forma é mais redonda ou oval;
  • graças à casca densa da fruta, esta uva pode ser transportada sem problemas por longas distâncias, mantendo suas características de mercadoria;
  • em polpa carnuda e suculenta de sementes um pouco - aproximadamente 2 ou 3;
  • a concentração de açúcares na polpa é alta, corresponde a 18-25% (a doçura das bagas de Keshi foi obtida graças à variedade parental raptor), mas a acidez é média e igual a 6-8 g / l.

Vídeo: o aparecimento das uvas Kesha com cachos amadurecidos

Características da classe

Bagas de uvas Kesha amadurecem cedo - após 120-130 dias. Esse tempo cai na segunda quinzena de agosto (dependendo da região). Os arbustos são frutíferos, a porcentagem de brotos de frutificação é de 75 a 80%, o número de cachos neles é de 1,2 a 1,5.

A única desvantagem da variedade Kesha é chamada de esmagamento de frutos durante as colheitas subsequentes, ou seja, quanto mais frutos são colhidos em uma planta, menos o cacho começa a pesar - de 600 a 700 g.

Os arbustos Keshi são capazes de tolerar com segurança o inverno com temperaturas de até -23 ° C. Resistência a doenças bacterianas e oídio, eles mostram uma média, em relação à qual é recomendado 3 vezes por estação para tratar plantas com drogas e fungicidas especiais. Maior imunidade As uvas Kesha mostram mofo derrotado.

As uvas de mesa de uva Kesha são melhor consumidas frescas ou refrigeradas. Portanto, na geladeira (a + 2-5 ° C), ele pode ser armazenado até o final do outono.

Descrição e características das variedades de uvas Kesha

As vantagens da variedade Kesha foram fixadas e modificadas em duas variedades: Kesha 1 e Kesha 2. Apesar de esses híbridos terem um sabor ligeiramente inferior ao seu antecessor, eles apresentam melhor resistência a doenças. Os jardineiros sem experiência geralmente não vêem a diferença entre eles, considerando uma única variedade. No entanto, não é assim: eles têm diferenças.

Se existem nomes de uvas como Super Kesha, Talismã, deve-se entender que estamos falando da variedade varietal Kesha 1. Os frutos de Kesha 1 amadurecem mais tarde que o original, já em setembro (o fruto amadurece de 135 dias). As bagas no pincel e o próprio pincel são maiores e mais pesados. O peso de uma baga é de 12 a 15 g, e o pincel é de 800 a 1100 g.

As bagas da variedade Kesha 1 (talismã) amadurecem em setembro, são maiores (até 15 g) que a variedade principal

É difícil para um viticultor iniciante distinguir Kesha de sua variedade Kesha 1. É melhor confiar na opinião de um especialista experiente nesse assunto. No entanto, a diferença entre as variedades de uma variedade não afeta os princípios de tecnologia agrícola e plantio.

Kesha tem 2 itens, há ainda mais - Tamerlan, Kesha Muscat, Zlatogor. Kesha 2 é o resultado do cruzamento das variedades Kesha 1 com kishmish radiante. Nesta variedade, pelo contrário, o amadurecimento dos frutos é muito precoce, correspondendo a 105-115 dias. A forma cônica do cacho pode crescer até 1200 g de peso, e são coletados de bagas maiores que Kesha 1. Quando maduros, os frutos adquirem um tom âmbar, a polpa fica açucarada e suculenta com a presença de uma nota almiscarada. A partir daqui, um dos nomes nasceu - noz-moscada Kesha.

As formas originais de Kesha 2 são Kesha 1 e Radiant Sultana

Características do plantio e cultivo de uvas Kesha

A opção mais confiável para a aquisição de mudas é através de um viveiro. Portanto, há confiança de que o material de plantio é saudável e possui as qualidades varietais apropriadas.

É necessário abordar a aquisição de mudas com sabedoria, uma vez que a taxa de sobrevivência em um novo local depende disso. Ao comprar, a primeira coisa que você deve prestar atenção ao estado do sistema radicular é inspecionar as raízes quanto a danos. Todos os processos devem ter uma cor uniforme, no lugar do corte - olhe através da polpa de uma tonalidade esverdeada.

Melhor comprar mudas de uva com um sistema radicular fechado

Não é recomendável armazenar as mudas adquiridas por um longo período sem água. É aconselhável mergulhar o rizoma em uma solução estimulante por um dia e depois plantá-lo. As mudas devem ser transportadas com raízes umedecidas, não deixe secar.

Regras básicas de pouso

Existem certas regras que um produtor iniciante precisa conhecer:

  • plantar mudas na primavera é possível quando o ar aquece até pelo menos + 15 ° C. No outono, brotações crescerão nas mudas plantadas na primavera, e os primeiros frutos serão apenas para a próxima temporada;
  • a videira jovem deve ser plantada antes que as primeiras folhas apareçam;
  • o lote de uvas é escolhido o mais iluminado, não pantanoso e fechado dos ventos;
  • o solo deve estar bem aquecido (até 10 ° C);
  • covas para plantio são preparadas no outono, preenchendo-as com um terço da composição do substrato fértil e com húmus qualitativamente maduros; os intervalos entre os caroços são mantidos dentro de 1-1,5 m.

Vídeo: pré-requisitos para o sucesso do plantio de uvas

Na verdade, o processo de plantio ocorre na primavera e consiste nas seguintes etapas:

  1. No local fertilizado no outono, eles fazem recessos espaçosos de 80 cm de profundidade e largura, para que seja possível endireitar os rizomas e livremente colocá-los no poço. No fundo, a drenagem é organizada.
  2. O colo da raiz da muda ou da área de enxerto está localizado 5 cm acima da superfície do solo.

    A muda de uva é colocada de modo que o colo da raiz fique 5 cm acima da superfície

  3. Um pino é colocado próximo à planta, na qual é fixado, a fim de permitir que a futura videira cresça corretamente.
  4. O tiro aéreo é encurtado a uma altura de 2-3 rins.
  5. Os arbustos plantados são regados, gastando cerca de 25 litros de água por planta.
  6. A cobertura morta (húmus, turfa, capim) é distribuída uniformemente nas raízes. A cobertura do solo na região basal é uma etapa necessária do plantio. O abrigo da raiz ajuda a manter a umidade, é uma fonte adicional de nutrição ao longo do ano.

Vídeo: plantando uvas

No outono, as mudas plantadas são cuidadosamente protegidas, ajudando-as a suportar fortes geadas no inverno. O inimigo dos brotos e raízes é o gelo, formado no inverno sob condições climáticas adequadas.

Um poço de aterrissagem escavado em um local com uma localização próxima das águas subterrâneas é complementado por uma camada de drenagem. A drenagem evita o alagamento do solo e protege contra o aparecimento de processos putrefativos nas raízes, fungos e outras doenças.

As principais nuances do crescimento

A variedade Kesha e suas variedades não têm requisitos especiais de atendimento. Após o pouso, Kesha rapidamente cria raízes, no desenvolvimento ele é despretensioso. Mas existem armadilhas em seu cultivo, que devem ser consideradas.

A irrigação intensiva é realizada em clima seco e quente, e é necessário regar abundantemente as uvas antes de entrar na fase de floração. Como fertilizante, aditivos de potássio e fósforo são usados ​​(na primavera). Porém, recomenda-se que os fertilizantes nitrogenados (incluindo a uréia) sejam tratados com cautela, usando em pequenas doses.

Fertilizantes de nitrogênio excessivamente aplicados provocam um rápido crescimento de massa verde, enquanto enormes danos são causados ​​ao rendimento da planta. Além disso, o crescimento excessivo de brotações tem um efeito negativo no inverno do mato, causando sua doença e morte.

A poda de uvas é diferente da poda de outros arbustos.

  1. No primeiro ano após o plantio, os olhos são deixados em uma videira madura deste ano (uma formação que une os brotos no seio das folhas). No inverno, eles estão em estado adormecido, mas no próximo ano brotos frutíferos crescerão a partir deles. A sessão é cortada no outono, deixando 2-3 olhos do nível do solo.
  2. No segundo ano, também no outono, duas sessões anuais cultivadas a partir desses olhos são cortadas para:
    • curto (tiro de substituição) com 2-3 olhos,
    • long (videira para a formação de frutas).
  3. No terceiro ano, o procedimento é repetido. A videira frutífera traz uma colheita, após a qual é podada, e a partir da substituição, no ano seguinte, uma nova videira frutificante e um nó de reposição são formados.

    No segundo ano, os rebentos anuais de uvas são cortados em um substituto e em frutificação da videira

Além de formar a poda, no outono, eles realizam uma auditoria e cortam os brotos em excesso encontrados. Um arbusto compacto tolera melhor o inverno e, para a próxima temporada, começa a se desenvolver melhor. Os galhos que restam para o inverno são amarrados, dobrados no chão e cobertos com um aquecedor de maneira confiável.

A prevenção de doenças das uvas Kesha (míldio, oídio) é realizada três vezes ao ano:

  • na primavera antes do inchaço dos rins com uma solução a 3% de sulfato de cobre;
  • no verão, com uma solução a 3% de sulfato de cobre, Azophos de mofo; enxofre coloidal, cúmulo, quadríceps de oídio; fungicidas contra doenças fúngicas;
  • outono solução a 3% de sulfato de ferro de doenças fúngicas.

    No verão, as uvas são pulverizadas com uma solução de enxofre coloidal de oídio

Se no primeiro ano de vida o arbusto da uva recebeu os devidos cuidados, não faltou umidade e nutrição, começará a colher no segundo ano após o plantio. Se os brotos forem muito alongados, recomenda-se encurtá-los apertando a ponta. Portanto, os cachos deixados na planta têm a chance de amadurecer completamente.

Comentários de produtores experientes sobre a variedade Kesha

Ao cultivar uvas Kesha no lote, aconselha-se aos produtores experientes que realizem uma formação forte com um estoque de madeira perene. Entre as variedades de Kesha, a variedade mais reconhecida é a Kesha 1, popularmente chamada de Talismã. Esse aumento do interesse se deve ao fato de as bagas do Talismã serem maiores e a planta em si ser muito mais resistente a várias doenças e pragas.

As uvas Kesha são uma das minhas variedades favoritas. Os amigos também gostam dele por causa de sua fecundidade e resistência à geada. As bagas desta uva são grandes, arredondadas e resistentes. O sabor das uvas é doce com uma acidez sutil. O sabor é muito agradável. Os pincéis desta uva são de tamanho médio, como disseram nossos amigos. Mas para mim, esse pincel parece enorme.

Nadejda2001

//irecommend.ru/content/rannii-stolovyi-sort-belogo-vinograda

Sim, o mato na rua deu um aumento de 50 cm, e na estufa cerca de cinco metros. Keshe é claramente frio nos subúrbios, mas em meu campo aberto existem belos arbustos e variedades e, para mim, minha amada, decidi plantar vários arbustos de uvas antigas e grandes.

Michurinka

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=584&start=435

As primeiras tentativas de cultivar uvas foram há cerca de 20 anos, as variedades Damask Rose e Pearls Saba. Havia Rusven, Kesha, Cosmonauta, Cardeal, Kishmish russo (?), Aleshenkin, Agat Donskoy, Moscow Sustainable, Zilga, Isabella (real), Amursky e outra coisa de reclassificar e sem nome inicialmente (alterado por recortes). Kesha, é claro, é o campeão em termos de tamanho de baga, mas a videira era muito poderosa, até 8 m por temporada, amadureceu pouco.

Michurinka

//dachniiotvet.galaktikalife.ru/viewtopic.php?t=801&start=60

As uvas de mesa Kesha merecem ser plantadas em uma parcela. Alta produtividade, despretensiosidade no cultivo, cuidados mínimos - esses são os principais trunfos de Keshi, aos quais ele foi alocado por viticultores experientes.

Pin
Send
Share
Send