Actinidia é uma planta dois em um. Combina com muito sucesso espetacularidade e apelo externo com a presença de frutas saborosas e saudáveis. Esta liana não é a cultura mais difundida nos locais de jardineiros russos, mas está ganhando popularidade com confiança devido à sua aparência incomum, despretensiosidade geral na partida e capacidade de se adaptar a condições climáticas nem sempre favoráveis, muito diferentes de seus subtrópicos nativos.
O que é actinídia
Actinidia é uma liana muito incomum, capaz de se tornar uma verdadeira decoração de um enredo pessoal. Também é conhecido pelos jardineiros sob os apelidos "uvas do norte", "kiwi", "groselha Amur", "passas do Extremo Oriente". Esta planta não é apenas espetacular e decorativa, mas também muito útil. Traz regularmente uma colheita de bagas contendo muitas vitaminas, macro e microelementos vitais para o corpo.
No jardim, os actinídios são amplamente utilizados. Esta trepadeira tem um tronco de árvore poderoso, os brotos são literalmente pontilhados com folhas grandes de uma forma bonita. Os mandris e varandas torcidos por ela parecem muito impressionantes. E você pode mascarar alguma estrutura desagradável ou criar uma cobertura. Actinidia atrai a atenção mesmo no inverno - suas sessões intricadamente entrelaçadas são semelhantes ao trabalho de um talentoso artista gráfico.
Vídeo: que tipo de planta de actinídios
Distribuição
Na natureza, existem muitas variedades de actinídios. A pátria da maioria deles são os subtrópicos asiáticos. Mas também há actinidia colomictus, que é comum na natureza no norte da China. Ele sobrevive com sucesso não apenas na parte européia da Rússia, mas também em regiões com um clima mais severo, justamente classificado como "zonas de risco agrícola" - na Sibéria, Extremo Oriente e Urais. Liana é resistente ao gelo, temperaturas de até -45ºС não a prejudicam. O principal perigo para isso são as geadas de primavera de retorno, que nesses territórios não são algo fora do comum. Quando a temperatura cai para -2ºС, as folhas sofrem, mas se recuperam rapidamente, a -4ºС e elas e as flores ficam pretas e caem, -8ºС - um mínimo crítico no qual os brotos podem não sobreviver.
A planta tem sido e utilizada com sucesso na medicina tradicional. Todas as suas partes são usadas - folhas, raízes, cascas, flores. Decocções e infusões cozidas servem como uma prevenção eficaz da aterosclerose, ajudam a combater outras doenças vasculares e são usadas quando há problemas de digestão e respiração. É também uma ferramenta indispensável para o tratamento da deficiência de vitaminas.
Em geral, os actinídios são uma das plantas mais antigas que sobreviveram até hoje. Os botânicos afirmam que essa liana existia no planeta ao mesmo tempo que os dinossauros, mas, ao contrário deles, foi capaz de sobreviver à era do gelo. Consequentemente, ela tem a capacidade de se adaptar às condições mais extremas.
Descrição e especificações
Actinidia pertence à categoria de plantas dióicas. Se você o plantar não apenas para decoração, mas também para a frutificação, é necessário ter um arbusto "macho" que servirá como polinizador. Os criadores criaram várias novas variedades que são comercializadas como auto-férteis, mas a prática mostra que elas não podem ser chamadas de pleno direito como tais. Distinga plantas "masculinas" de plantas "femininas" por flores. No primeiro, eles têm muitos estames, mas são desprovidos de um pilão.
Para o inverno, a liana deixa cair as folhas. Mas antes disso, eles adquirem uma sombra muito brilhante - amarelo ensolarado, vermelho-carmesim, vermelho-sangue. A forma da placa da folha se assemelha a um coração ligeiramente alongado. Na maioria das variedades, é verde escuro, mas também são encontradas variedades com a ponta da folha pintada em branco, rosado ou creme.
O período de floração é curto (2-2,5 semanas), mas é muito abundante. As flores brancas como a neve ou o rosa pastel são pequenas, mas os botões abertos espalham um aroma incrível, semelhante ao cheiro de flor de laranjeira ou lírio do vale.
Os frutos de Actinidia parecem groselhas muito grandes ou pequenos frutos de kiwi. Seu sabor é muito agradável, agridoce, refrescante. A polpa contém mais vitamina C do que limões e groselhas. Sua taxa diária é de apenas duas frutas. É melhor comer frutas frescas, por isso os jardineiros experientes recomendam deixá-los na videira até a primeira geada - para que a vida útil aumente significativamente.
Roedores, principalmente ratos, brotos de actinídios não estão interessados. Eles só podem construir um ninho no espaço entre as raízes. Mas em gatos, a planta tem o mesmo efeito intoxicante que a tintura de valeriana. Eles não comem folhas, mas, para chegar ao suco, roem as bases de brotos e raízes.
Vídeo: actinidia and cat
Actinidia é caracterizada por rápido crescimento e maturidade precoce. Ao longo do ano, os rebentos são prolongados em média de 1,5 a 2 m. Os primeiros frutos podem ser provados 3-4 anos após o plantio das mudas no solo. O rendimento médio é de 5 a 10 kg de bagas de uma planta adulta.
Vídeo: caracterização de actinídios
Variedades adequadas ao clima Ural
Para crescer nos Urais, os colinict actinidia são os mais adequados. Tem a necessária resistência ao gelo, tolera bem qualquer capricho e mudanças repentinas no clima. A seleção moderna oferece uma grande variedade de variedades criadas na Rússia e no exterior.
Dr. Shimanovsky
Uma das variedades mais populares da seleção polonesa. O comprimento médio das filmagens é de cerca de 2 M. É caracterizado por boa resistência ao frio (até -40ºС). Os criadores da variedade estão posicionados como auto-férteis, mas a prática mostra que isso não é totalmente verdade. As fotos são brilhantes, brilhantes, marrom chocolate. As folhas são variadas, verde-claras com manchas brancas como a neve, creme, rosadas e borradas. No outono, eles mudam de cor para amarelo, vermelho, roxo-escarlate. A intensidade da cor depende do local de plantio da videira - quanto mais sol, mais brilhante é. A variegação se manifesta após dois a três anos em campo aberto.
Pode-se esperar a floração de plantas com mais de cinco anos. As flores são pequenas, brancas como a neve, com estames amarelos pálidos, espalhando um agradável aroma a limão. Duração da floração - até três semanas. O período de maturação do fruto é de 4-4,5 meses. Geralmente colhido no início de agosto. As bagas são pequenas, pesando cerca de 2,5-3 ge comprimento de 2-2,5 cm.A pele é verde salada, a carne é suculenta, tem um gosto bom, agridoce. O aroma lembra um abacaxi ou maçã. Frutos maduros desmoronam rapidamente. O rendimento médio é de 12 a 15 kg por planta adulta.
Rainha do Jardim
Uma variedade de seleção russa incluída no Registro Estatal da Rússia em 1999. Pertence à categoria de sobremesas. Espetacular videira trepadeira, cujo comprimento de broto atinge 7-9 m. Resistência ao inverno dentro de -35ºС. A produtividade não é muito alta - 1-2 kg de uma planta adulta. Muito raramente sofre de doenças e pragas. As folhas são brilhantes, cor de limão. As frutas são caracterizadas por um teor muito alto de vitamina C (1700 mg por 100 g de frutas). Amadurece nos primeiros dez dias de agosto. As bagas têm uma forma cilíndrica ou em forma de barril regular, com um topo cortado, atingindo um peso de 3,5 a 4,5 g e um comprimento de cerca de 3,5 cm, e a pele é verde-oliva, com uma tonalidade cinza. No lado de frente para o sol, um blush vermelho-rosado pode aparecer. O sabor é refrescante, agridoce, aroma intenso, semelhante ao cheiro de maçãs. Profissionais avaliam o sabor muito alto - em 4,8 pontos em cinco.
Waffle
Realização de criadores de Moscou. Uma variedade de maturação média, os especialistas são considerados um dos melhores. Suporta geadas de até -30ºС. As vantagens indubitáveis são a excelente resistência a doenças e pragas, a alta produtividade consistentemente (até 7 a 8 kg de uma videira adulta) e o grande tamanho de bagas (mais de 8 g). A fruta é elíptica com uma base plana, como se estivesse cortada. A pele é opaca, marrom-esverdeada. À distância, pode parecer sujo. Gosto com ligeira acidez, a polpa é muito delicada, o aroma de banana. Provadores ele é avaliado em 4,75 pontos em cinco. Frutos maduros desmoronam rapidamente. Portanto, é melhor remover frutas verdes - elas amadurecem dentro de 2-3 dias. O comprimento dos brotos é de 6-8 m, a espessura é de 3-4 cm. Em plantas antigas, atinge 8-10 cm. O rendimento máximo é alcançado quando o cultivo de videiras é feito com sombra parcial leve. As flores são solitárias, com pétalas brancas como a neve.
Folk
Actinídios de maturidade média. Os brotos crescem mais lentamente que a maioria das videiras. Os frutos são pequenos, pesando até 4-4,5 g, na forma de uma elipse quase regular. O sabor é agridoce, a polpa possui um aroma rico de maçã (para alguns parece mais com morangos). Pele de limão. Pontuação de degustação - 4,5 pontos. Os brotos são encaracolados, lisos, de cor marrom. As folhas na frente são verdes brilhantes, ao sol podem adquirir um tom amarelado. O interior é quase branco. A borda é esculpida com pequenos dentes. Raramente sofre de doenças, mas, em comparação com outros actinídios, goza de maior atenção das pragas.
Esperança
Variedade bielorrussa de maturidade média. Recomendado para cultivo em todas as regiões da Rússia. Suas principais vantagens incluem um bom rendimento (4-5 kg por videira adulta), alto (1250 mg por 100 g) de conteúdo de vitamina C e o fato de não sofrer de doenças e pragas. Uma desvantagem significativa é a sensibilidade à seca. O comprimento dos brotos é de 5,5 a 6 m. A primeira colheita da liana leva 4-5 anos após o plantio no solo. Difere no grande tamanho das flores, atingindo 2,8-3 cm de diâmetro. As folhas são muito alongadas, na forma de uma cunha, com uma ponta bem afiada. O peso médio da baga é de 3 g ou um pouco menos. Para o topo, gradualmente se estreita. Mesmo os frutos totalmente maduros não se desfazem. Casca verde brilhante é coberta com faixas longitudinais de cor de salada. A polpa é muito doce, a acidez é quase imperceptível. Pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Magpie
Uma das variedades mais antigas, os frutos amadurecem na primeira década de agosto. A doença raramente afeta. Os rebentos são encaracolados, com cerca de 3 m de comprimento, e as folhas são macias, com um tom incomum de oliva escuro. Os frutos são alongados, elipsóides, levemente achatados lateralmente, bastante pequenos (peso - 2,2-2,5 g, comprimento - 2,5-2,8 cm). A pele é fina, limão, suave, brilhante. A polpa é muito doce, com aroma de maçã e alto teor de vitamina C. (2200 mg por 100 g). O sabor obteve a classificação mais alta possível dos provadores profissionais - 5 pontos. Infelizmente, o rendimento é baixo - 1-1,5 kg por arbusto.
Uva
É considerada uma das novidades de criação mais promissoras, mas, juntamente com excelente resistência ao inverno e boa imunidade contra doenças, também há uma desvantagem significativa - baixa produtividade (não mais que 1 kg de um arbusto). Os frutos amadurecem no início de agosto. A variedade pertence à categoria de sobremesas. Os frutos são grandes, pesando 6-7 g e comprimento de 2,2-2,5 cm, muito alongados, ligeiramente com nervuras. A carne é levemente ácida, tem um aroma pronunciado de morango, que para alguns parece marmelada. A pele é de cor azeitona escura, muito fina, quase transparente. Listras leves longitudinais e um leve rubor desfocado encaixam-se na norma.
Homestead
Uma variedade de amadurecimento precoce, os frutos amadurecem na primeira década de agosto. O peso médio das bagas é de 4,5 a 5 g, o comprimento é de 3,5 a 4 cm e a pele é colorida em vários tons de azeitona. A forma é um cilindro alongado com nervuras bem sentidas. O sabor é mais azedo do que doce, mas os provadores têm uma classificação alta de 4,7 pontos. Polpa com um aroma rico que lembra abacaxi e maçã. Os brotos atingem um comprimento de 3-4 cm, enrolam intensamente. Mesmo em adultos, a casca trepadeira mantém uma tonalidade verde. As plantas raramente sofrem de geada. Produtividade - até 2 kg por arbusto.
Gourmet
Os frutos amadurecem na segunda década de agosto. A taxa de crescimento de cipós não é diferente. O suporte, que é interessante, envolve estritamente no sentido anti-horário. Os brotos são muito finos, mas as folhas são grandes, com veias proeminentes. As flores são únicas, em aparência que lembra os lírios do vale. A floração dura quase um mês. Resistência ao gelo - dentro de -40ºС. Frutas na forma de um cilindro levemente achatado. A pele é muito fina, de cor verde azeitona, pode ser coberta com faixas longitudinais desfocadas. As bagas são bastante grandes - 4,5-5,5 g.O sabor é equilibrado, doce e azedo. A polpa cheira levemente a abacaxi. O rendimento médio de 5-7 kg de uma trepadeira adulta.
Moma
Uma variedade de amadurecimento tardio, pertencente à categoria de sobremesa. É caracterizada pela resistência ao gelo, raramente sofre de doenças e pragas. Brotos jovens mudam de cor de esverdeado para marrom chocolate durante a temporada. As folhas são lisas do lado de fora, do lado errado ao longo das veias há uma franja. Frutas em forma de cone arredondado. O comprimento médio é de pouco mais de 2 cm, o peso é de 2,5 a 3 g e a polpa é muito doce, com um rico aroma de abacaxi. Frutos maduros não se desfazem. A pele é verde-acastanhada, com faixas longitudinais mais escuras, finas. O sabor é estimado em 4,5 pontos. A produtividade é baixa - 0,5-1 kg de uma planta adulta.
Adam
Planta "macho", não produz frutos em princípio. Pode ser usado como um polinizador "universal" para qualquer uma das espécies descritas de actinídios. A altura média da liana é de 3,5 a 4 m. As folhas são muito decorativas - quando a planta atinge 3-5 anos de idade durante a estação, elas mudam gradualmente a cor verde brilhante da primavera para a cor quase branca do verão, que se torna rosa-avermelhada no início do outono. Quanto mais antiga a liana, mais intenso é o tom da placa da folha. As flores são pequenas, brancas, coletadas em uma inflorescência de três. O aroma é quase imperceptível, semelhante ao cheiro de limão.
Em geral, a coloração brilhante é uma característica distintiva das plantas de actinídios "masculinos". Suas folhas são muito maiores e mais brilhantes que a "fêmea". A floração ocorre no final da primavera ou início do verão.
Vídeo: como distinguir um arbusto actinídeo "masculino" de um "feminino"
Como plantar uma planta
Actinidia é uma planta de vida longa. Ela vai decorar o jardim por pelo menos meio século. Ao mesmo tempo, o cipó não gosta muito de transplantes, então você precisa abordar o procedimento de plantio com muita responsabilidade.
Seleção de assento
Ao escolher um local para actinídios, antes de tudo, vale a pena considerar a vida útil da planta. Como é bastante longo, a liana cresce fortemente em altura e largura. É recomendável que você se familiarize primeiro com a descrição de uma variedade específica e se concentre nas dimensões declaradas de uma planta adulta.
Actinidia não impõe requisitos especiais à qualidade do solo, embora cresça melhor em solos leves, ricos em húmus e nutrientes. O equilíbrio ácido-base do substrato é neutro ou ligeiramente ácido. Alcalina não é absolutamente adequada. Mas você pode "acidificá-lo" com a ajuda da serragem de coníferas, ácido cítrico ou acético, turfa.
Como o local de nascimento dos actinídios são as florestas subtropicais, ela adora a umidade. Mas não tolera quando a água estagna nas raízes. A água subterrânea não deve chegar mais perto da superfície do que um metro. Se não for esse o caso, você terá que derramar material de drenagem no fundo do poço de aterrissagem ou construir uma colina com pelo menos meio metro de altura.
Tudo isso nos Urais é bastante viável. A coisa mais difícil é fornecer luz solar e calor suficientes. Actinidia colinict é tolerante à sombra, mas não tenaz. A deficiência de luz afeta negativamente a quantidade e o sabor da fruta. Parece liana muito interessante, plantada sob uma árvore na sombra "aberta". Ela pode usar o tronco dele como suporte natural. Mas a árvore não deve ser frutífera, caso contrário, sua produtividade diminuirá drasticamente. Talvez a liana até o estrangule.
Boas leguminosas para os actinídios são quaisquer leguminosas. Eles saturam o solo com nitrogênio e o soltam, melhorando a permeabilidade ao ar do solo. Ao mesmo tempo, formam um tapete contínuo, impedindo a secagem do substrato. Groselha e avelã também são adequados - como vizinhos e como culturas anteriores. Actinidia parece espetacular cercada por cores vivas - petúnias, ásteres, viols, gérberas, malmequeres. Eles não são "concorrentes" na luta por nutrientes contidos no solo. O "companheiro" mais infeliz dos actinídios é a macieira.
Preparação para o pouso
O clima nos Urais é tal que o único tempo possível para os actinídios pousarem é a primavera. O plantio no outono é a melhor opção para regiões localizadas mais próximas aos subtropicais. O inverno nos Urais nem sempre está de acordo com o calendário, e uma planta precisa de pelo menos dois meses antes das geadas para se adaptar às novas condições de vida e sobreviver com segurança ao frio. A liana plantada no final de maio é garantida para ficar forte o suficiente antes do inverno. Neste momento, a probabilidade de geadas de retorno da primavera e saltos repentinos de temperatura é significativamente menor do que em abril, e o solo consegue se aquecer. Actinidia é plantado antes que brotos de folhas "acordem" na videira.
Como escolher uma muda
A escolha de uma muda é um procedimento muito responsável. Os jardineiros iniciantes são aconselhados a comprar plantas exclusivamente em lojas ou viveiros especializados. Esta é a única maneira de garantir que são precisamente os actinídios da variedade desejada. Comprar na mão ou em feiras agrícolas é um grande risco. Ao mesmo tempo, é desejável que o viveiro onde a planta foi cultivada também esteja localizado nos Urais. Essas mudas já estão adaptadas às características climáticas da região.
O que mais você deve orientar ao escolher:
- As raízes dos actinídios são bastante frágeis, por isso é melhor dar preferência a uma planta com um sistema radicular fechado. Portanto, você pode garantir que eles não sofrerão durante o transporte e não secarão antes do pouso. Cinco a dez minutos ao ar livre são suficientes para que as raízes sofram irreversivelmente.
- As plantas anuais criam raízes bem em um novo local. Além disso, eles raramente têm um pedaço de terra. Uma muda grande (três anos ou mais) não é a melhor escolha.
- Se os actinídios são comprados com a expectativa de uma safra futura, a presença de um polinizador é obrigatória. Para cada três arbustos "femininos", um "macho" da mesma espécie é adquirido (às vezes é recomendável uma proporção de 5: 2). A polinização inespecífica não é possível para esta planta.
- Mudas cultivadas a partir de sementes nem sempre herdam os traços varietais do "progenitor". Isso é relevante apenas para actinídios obtidos a partir de estacas. Eles podem ser distinguidos pela presença de um tronco semelhante a um "toco" e botões laterais, a partir dos quais brotos finos crescem. Uma planta anual de sementes é o único broto liso.
- Nas colônias de actinídios, ao contrário de outras variedades, a sessão é pintada em uma cor bastante escura - verde-marrom, vermelho-marrom, chocolate. Pequenos crescimentos arredondados de uma tonalidade mais clara são claramente visíveis. Os demais brotos de actinídios são muito mais claros - areia, bege, cor de salada.
Preparação do poço de aterrissagem
O poço de desembarque para actinídios é preparado no outono ou pelo menos algumas semanas antes da data programada. Vários arbustos são melhor organizados de norte a sul. Deixe pelo menos um metro e meio entre as vinhas vizinhas e entre suas fileiras - pelo menos 3,5-4 m. A profundidade ideal do poço é de cerca de meio metro, o diâmetro é de 50 a 60 cm.
No fundo do poço, com uma camada de pelo menos 10 cm de espessura, migalhas de tijolos, argila expandida, seixos e fragmentos de cerâmica são sempre derramados. Outros materiais também podem ser usados como drenagem.
A camada superior do solo extraído do poço é misturada com húmus (10-12 l), superfosfato simples (180-200 g), sulfato de potássio (70-90 g) e uréia (40-50 g). Com a mistura pronta, você precisa preencher cerca de um terço do volume do poço, formando um monte.
Ao plantar actinídios, é necessário fornecer um local para colocar a treliça. É desejável que seja dobrável. Nesse caso, os brotos podem ser removidos e abrigados no inverno. Nos Urais, pode muito bem ser extremamente frio e com muita neve, por isso é melhor jogar com segurança. Se for planejado escalar uma parede ou uma cerca, as mudas são colocadas a cerca de um metro delas. As trepadeiras não possuem raízes aéreas, portanto são absolutamente seguras para qualquer edifício. A altura do suporte deve ser tal que a planta seja conveniente para cuidar e colher. Suficiente 3-3,5 m.
Procedimento de desembarque
O processo de plantio de actinídios no solo leva várias etapas.
- Uma panela com uma planta é imersa em um recipiente adequado com água por cerca de meia hora. Você pode adicionar permanganato de potássio a uma cor rosa pálido (para desinfecção) ou a qualquer bioestimulante (para fortalecer a imunidade da planta).
- O solo no poço de aterrissagem é bem regado.
- Eles fazem um aprofundamento, enchendo o fundo com uma camada de solo limpo e nutritivo, sem fertilizantes. Isso ajudará a proteger as raízes quebradiças das queimaduras.
- Os actinídios são removidos da panela, tentando causar o menor dano possível no coma de terra. Ele é colocado em um recesso feito no topo da colina no poço e o solo é adicionado em pequenas porções, periodicamente batendo-o suavemente. Certifique-se de garantir que o pescoço da raiz não seja aprofundado.
- A planta plantada é abundantemente regada, gastando pelo menos 25 a 30 litros de água. Você não precisa cavar buracos para irrigação, para que a chuva e a água derretida não se acumulem neles.
- Quando a umidade é absorvida, o círculo do tronco com um diâmetro de 50 a 70 cm é coberto com grama recém cortada, miolo de turfa, húmus (camada com 10 a 12 cm de espessura). Se houver gatos nas áreas próximas ou nas proximidades, é recomendável cercar a planta com uma malha de metal ou construir outra barreira. Esses animais podem roer brotos e raízes.
- No verão, um material de cobertura branca ou gaze dobrada em várias camadas é puxada sobre a liana. Isso a ajudará a sobreviver com sucesso ao "estresse" e a proteger o solo da secagem. Plantas imaturas não toleram luz solar direta.
Vídeo: como plantar actinídios
Recomendações sobre cuidados com as culturas
Actinidia colomicta é merecidamente considerado um cuidado despretensioso das plantas. Possui certa "plasticidade", adaptando-se com sucesso às condições climáticas e climáticas. Portanto, seu cultivo nos Urais é praticamente diferente do cultivo em outras áreas.
Rega
A rega abundante e / ou freqüente transformará o solo no círculo próximo ao caule em um pântano, e esses actinídios não toleram nada. Se o verão estiver fresco, a planta poderá sofrer chuvas naturais. No calor, o procedimento é realizado a cada 6-9 dias, gastando 50-70 litros de água por videira adulta. Se não chover por um longo período, é aconselhável borrifar adicionalmente as folhas de manhã cedo ou tarde da noite.
Para reter a umidade no solo, o círculo do tronco deve ser coberto. Isso também economizará tempo na remoção de ervas daninhas. Cada vez após a rega, o solo é afrouxado, mas com muito cuidado - o sistema radicular dos actinídios é superficial, as raízes não ficam mais profundas do que 10 a 15 cm.
Aplicação de fertilizantes
Actinidia responde muito positivamente a fertilizantes, minerais ou orgânicos. No início do período de vegetação ativa, são necessários fertilizantes contendo nitrogênio para criar massa verde. 15-20 g de uréia, nitrato de amônio, sulfato de amônio por metro quadrado ou 20-25 l de húmus, composto apodrecido, são distribuídos sobre a área do círculo do tronco durante o afrouxamento.
O segundo curativo é o fertilizante natural. A cinza de madeira é uma fonte natural de fósforo e potássio. Sua infusão (uma lata de três litros de 10 litros de água fervente) é regada por uma liana no início do verão. Se o estado dos actinídios ou a taxa de crescimento não lhe agrada, durante a estação pode ser pulverizado 3-4 vezes com uma solução de qualquer fertilizante mineral complexo universal (Kemira-Lux, Agricola, Zdrazen ou outros são adequados).
No início do outono, os actinídios são regados com uma solução de sulfato de potássio (10-15 g) e superfosfato (30-35 g) em 10 l de água. Se o outono estiver chuvoso, você pode distribuir o curativo superior no círculo do tronco próximo de forma seca. Uma alternativa é um fertilizante complexo que contém fósforo e potássio (ABA, outono). O nitrogênio não pode ser introduzido no momento - ele impede que a planta se prepare adequadamente para o inverno.
Categoricamente não tolera cloro e cal actinidium. Portanto, para neutralizar a acidez excessiva do solo, use farinha de dolomita, giz triturado e casca de ovo em pó. E o cloreto de potássio como fertilizante é completamente eliminado.
Cortar e moldar a coroa
Como uma das principais funções dos actinídios é decorativa, a formação de uma coroa para ela é um procedimento estritamente obrigatório. Tal liana parece bem-arrumada, cresce mais exuberantemente, forma novos brotos laterais mais rapidamente.
As regras e termos para aparar são os seguintes:
- Se a condição da planta for satisfatória, foram acrescentados brotos com cerca de um metro de comprimento para a primeira temporada, a poda já pode ser feita no segundo ano de estar em campo aberto. Caso contrário, o procedimento é adiado para outra temporada. O momento certo é logo após a floração ou já no outono, quando as folhas caem (o mais tardar um mês antes da primeira geada). Na primavera, a poda não é recomendada devido a fluxo intenso de seiva.
- Pela primeira vez, todos os rebentos são removidos até o ponto de crescimento, deixando 3-4 dos mais fortes e mais desenvolvidos. Eles estão amarrados à treliça, dando uma posição estritamente vertical. Durante o verão, a liana forma ativamente brotos laterais. Cinco ou seis deles também estão fixos no suporte, mas já na horizontal. A configuração resultante deve se parecer com um ventilador. Além disso, esses brotos precisarão ser cortados todo outono, removendo 2-3 brotos de folhas superiores.
- No terceiro ou quarto ano de vida, brotos são formados, a partir dos quais serão colhidos. Eles são feitos muito mais curtos, aparando cerca de metade. Posicione-os, como descrito acima, alternadamente na vertical e na horizontal.
- Não se esqueça da poda sanitária. Todos os anos, na primavera e no outono, todos os congelados, secos e afetados por doenças e pragas são removidos. Além disso, a liana é gradualmente rejuvenescida, eliminando brotos com mais de 12 a 15 anos.
Vídeo: aparar actinídios
Preparações de inverno
Variedades de actinídios, adequadas para o cultivo nos Urais, são caracterizadas por alta resistência ao gelo. Mas é melhor estar seguro e cobrir a planta.
- Limpe previamente o círculo do tronco dos detritos da planta existentes.
- Depois disso, a camada de cobertura é atualizada, elevando sua espessura na base do tronco para 20-25 cm.
- Os brotos de actinídios são cuidadosamente desacopla- dos da treliça e dispostos no chão, polvilhando com folhas, feno, lascas de madeira, ramos de abeto e apertando várias camadas de material de cobertura respirável.
- Assim que a neve cai, eles jogam a estrutura resultante, construindo um monte de neve. Durante o inverno, é renovado 2-3 vezes, enquanto quebra a crosta dura formada na superfície.
Doenças comuns e pragas
O fato de os actinídios serem extremamente raros e, com o devido cuidado, quase nunca sofre com fungos patogênicos, bactérias, vírus, não pode deixar de alegrar os jardineiros. As pragas também não têm um amor especial por esta planta.
Mas há exceções à regra geral:
- Filosticos. Doença fúngica que pode ser facilmente identificada por manchas marrons escuras com uma borda marrom nas folhas. Gradualmente, os tecidos nesses locais secam, aparecem buracos. Na maioria das vezes, a filosticose afeta actinídios antigos ou plantas cujas raízes estão danificadas.
- Ramulariose A chapa em ambos os lados é coberta com manchas esbranquiçadas, com uma larga borda escura.
Tendo descoberto os primeiros sinais alarmantes, devem ser tomadas medidas para tratar e prevenir a re-doença:
- folhas doentes precisam ser removidas e queimadas;
- pulverize a planta várias vezes com um intervalo de 7 a 12 dias com uma solução a 2% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux.
Esses são os meios mais comuns, mas você pode usar outros fungicidas mais modernos - Abiga Peak, Skor, Topaz, Horus e assim por diante.
Dentre as pragas, lagartas, besouros de folha e lacewing prestam atenção aos actinídios. Eles podem causar sérios danos à planta comendo brotos de folhas e flores por dentro. Para lidar com eles, a videira é pulverizada 2-3 vezes com o preparado de acordo com a solução de instruções de qualquer inseticida geral - Inta-Vir, Mospilan, Iskra-Bio, Tanrek e outros.
Colheita e armazenamento
Actinidia traz os primeiros frutos 3-4 anos após o plantio em campo aberto. Na maioria das variedades, a frutificação começa em agosto e dura pelo menos 1,5 meses. Bagas verdes durante o armazenamento podem amadurecer, ficando mais doces.
Os frutos frescos dos actinídios são armazenados em uma sala fresca (10-12ºС), com boa ventilação e umidade no nível de 60 a 75%. Certifique-se de que não haja alimentos ou substâncias com cheiro por perto. Bagas absorvem facilmente odores.
Durante o tratamento térmico, os benefícios dos actinídios não são perdidos. Portanto, é bem possível cozinhar geléia, compota, fazer outras preparações caseiras. Bagas congeladas, secas e secas são armazenadas por mais tempo.
Gardeners comentários
A variedade de actinídeos colomitados Dr. Shimanovsky é muito popular, pois não difere de outras variedades desta espécie. Ainda não verifiquei minha fertilidade, meu crescimento é muito bom, no ano de plantio da liana saímos cerca de 2 m.A julgar pela descrição, é tarde para esta espécie, começa a dar frutos no quarto ou quinto ano.A resistência do inverno é alta. Não sei como é Szymanowski, mas outra variedade de Issai autopolinizada, quando polinizada cruzada, aumenta o rendimento e o peso da fruta. Preciso de proteção contra gatos, para mim, este é um cilindro de malha de arame galvanizado (quadrados), com 1,5 m de altura e 0,6 m de diâmetro.Ela gosta de solos úmidos, mas não nadadores, não gosta de estagnação da água, é aconselhável organizar a drenagem. Eles não cavam o solo ao redor das videiras, não gostam de fertilizantes contendo cloro, os solos carbonáticos não são adequados, precisam de apoio, crescem bem à sombra parcial e em locais claros.
Andrii//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=360&start=45
Antes de tudo, recomendo a actinidia Gourmand. Variedade muito produtiva, com frutos grandes e comprovada. No ano passado, ele colecionou 4 kg, e esse aparentemente não é o limite para uma videira formada em uma treliça espaçosa. As folhas têm manchas brancas e rosa. A variedade Universitetskaya é interessante na cor das folhas (produz frutos mesmo em Novosibirsk). Suas folhas são de verde claro a amarelo brilhante com uma borda bordô brilhante; seu rendimento, no entanto, é instável (ainda não dei essa variedade perto de Lakomka, embora sua videira seja mais antiga). É improvável que você tenha que remover qualquer colomito da treliça, mas ainda assim esteja seguro. E leve também Adam.
Sorokin//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2182&start=930
Um conjunto de "jovens jardineiros" para a primavera: Adam, Gourmand e Leningradskaya (se não, então Waffle), bem, o que os amigos podem fazer.
Musya//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2182&start=930
Estou crescendo no Colomics de setembro e no Dr. Shimanovsky (mais o "homem" Adam entre eles). Todos do berçário polonês, não houve problemas com eles, apesar de eu ter uma planície gelada. Ambos os actinídios, na minha opinião, são muito semelhantes na aparência e no sabor das frutas, e na aparência das trepadeiras, não faço distinção entre elas. Diversidade Shimanovsky e Adam, e setembro - como não ("como" - porque são plantados comigo densamente, e nem sempre é possível distinguir onde de quem ramo). Ambos os actinídios são frutíferos e deliciosos. Os frutos amadureceram na segunda quinzena de agosto. Mas este ano houve algo estranho: o de setembro venceu quase um mês antes do previsto - em julho! Embora o verão não estivesse quente. E gostei ainda mais - comemos Actinidia por mais um mês: em julho - setembro, em agosto - Shimanovsky.
Lucy2011//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2182&start=930
Experimentei o gourmet com Waffle, o primeiro é mais doce, mas não há nada pelo qual valha a pena elogiá-lo intensamente, o sabor é chato em comparação com outras frutas.
Lateral//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=3667&st=40
Eu tive dois actinídios crescendo por sete anos - Dr. Shimanovsky e Adam. Szymanowski parece ser bissexual, mas de qualquer maneira, quando ela comprou, ela levou Adam por confiabilidade. E daí? Nunca houve frutos! Em 2015, pela primeira vez vi flores, mas as bagas não começaram. No ano passado, não houve flores. A arbustos como folhas normais e bonitas desde agosto. Cresça ao ar livre. Quase em pleno sol.
Liliya//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=360&start=225
Este ano, pela primeira vez, experimentei os frutos das variedades actinidia Lakomka (também conhecido como Lasunka), a primeira impressão é muito positiva. Este outono estava frio e chuvoso, e as frutas Argut não adquiriam o sabor e o aroma inerentes a cada variedade. Em tamanho, Gourmand é maior que setembro.
Sergey Lazurchenko//forum.vinograd.info/showthread.php?t=396&page=211
É bem possível cultivar actinídios (especialmente sua variedade de colônias) nos Urais, apesar de essa região pertencer merecidamente à categoria de "zonas agrícolas de risco". Entre as muitas variedades de seleção russa e estrangeira, cada jardineiro encontrará uma que combina com ele. As principais vantagens dessa cultura são decoratividade, resistência ao frio, boa produtividade e despretensão geral. São eles que contribuem para o fato de que os actinídios estão se tornando mais difundidos na Rússia.