A humanidade cultiva beterraba há mais de dois mil anos. A cultura da raiz é caracterizada por seu cuidado despretensioso e uma certa “plasticidade”, devido à qual produz culturas de maneira estável tanto em regiões com clima quente quanto em “zonas de agricultura de risco”. Além disso, beterraba é extremamente saudável. Os criadores criaram muitas variedades que diferem em termos de amadurecimento, aparência e sabor das raízes. Cada um deles não está isento de certas vantagens e desvantagens. É aconselhável que o jardineiro se familiarize com eles com antecedência e escolha a variedade mais adequada para ele.
Como escolher uma variedade de beterraba para uma região específica
O clima na região é a primeira coisa a considerar ao escolher uma variedade ou um híbrido de beterraba. A criação não fica parada: por um longo tempo surgiram variedades especialmente adaptadas para os Urais, a Sibéria e outras áreas com um clima acentuadamente continental, inadequado para a jardinagem. Quem mora nas regiões subtropicais do sul tem mais sorte. Na escolha, eles podem se concentrar apenas na qualidade gustativa, produtividade, manutenção da qualidade e presença de imunidade a certas doenças.
Na zona central da Rússia, você também pode plantar quase qualquer beterraba. O verão é bastante quente, o clima é temperado. Não apenas as variedades precoces têm tempo para amadurecer, mas também o amadurecimento tardio (as culturas de raízes são formadas em setembro ou mesmo em outubro). Os invernos aqui na maioria das vezes não diferem em severidade, portanto, a semeadura no outono também é possível. As sementes de beterraba são plantadas no final do outono e dão mudas no início da primavera.
Entre as variedades de amadurecimento precoce entre os jardineiros que vivem na parte européia da Rússia, as mais populares são Pablo e Bordeaux. O cilindro, testado pelo tempo, também não perde terreno. Para quem gosta de beterraba, Regala fará. Das variedades do período médio de maturidade, o apartamento egípcio e o Podzimnaya são premiados com avaliações consistentemente positivas; a variedade tardia odnorostkovaya é apreciada pela excelente qualidade de manutenção.
No território de Krasnodar, no território de Stavropol, na região do Mar Negro e na Crimeia, as variedades distinguidas pela alta produtividade são plantadas com mais frequência. O clima ameno e quente permite alcançar o desempenho indicado. Jardineiros orientados e bom gosto. Aqui as variedades mais populares são Nosovskaya flat, Gribovskaya flat, Mulato.
O verão nos Urais é imprevisível em termos de clima. Muitas vezes sai bem legal. Portanto, é melhor jogar com segurança e plantar variedades precoces, por exemplo, Smuglyanka, apartamento egípcio. Eles amadurecem em julho-agosto, mas as raízes são formadas bastante grandes. Das variedades de maturação média e tardia, apenas as resistentes ao frio são adequadas para o cultivo nos Urais, que não serão afetadas por geadas precoces muito prováveis. Os melhores entre eles são Slavyanka, Barynya, Detroit.
Beterrabas resistentes ao frio também são plantadas na Sibéria e no Extremo Oriente. O verão é curto e bastante fresco. Existem variedades especialmente adaptadas para essas regiões. Por exemplo, plano siberiano, bola do norte. Com os devidos cuidados, eles não são inferiores em rendimento e sabor a outras variedades. Uma característica distintiva é uma qualidade de manutenção muito boa.
Variedades escuras sem anéis de luz
A saúde das beterrabas depende da intensidade de sua cor. Borgonha profunda saturada ou cor violeta escura é devida à presença de uma alta concentração de antocianinas. Essas substâncias são antioxidantes naturais. Sua capacidade de fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a presença de propriedades anti-sépticas também foram comprovadas cientificamente. Por conseguinte, as variedades e híbridos são especialmente apreciados, cujas pastas não apresentam anéis rosados ou esbranquiçados.
Broto simples
A variedade foi criada na URSS. Recomendado para cultivo na parte européia da Rússia, incluindo as regiões norte.
A variedade é considerada madura, mas o período de amadurecimento das raízes pode ser de 80 a 130 dias. Depende do clima na área. Uma característica do Odnorostkovaya são os frutos de uma ou duas sementes. Outras variedades de beterraba costumam dar 4-6 brotos de cada semente. Por causa disso, você precisa mergulhar ou afinar, cuja cultura não gosta muito.
As colheitas de raiz são arredondadas ou ligeiramente achatadas. O peso varia de 300 a 600 G. O sabor não é ruim, mas não excepcional. A variedade é adequada para armazenamento a longo prazo.
Apartamento egípcio
Uma variedade testada por mais de uma geração de jardineiros e ainda resistindo à concorrência de novas criações. Dá rendimentos consistentemente altos nos Urais, na Sibéria Oriental, no Extremo Oriente.
Até o vencimento, pertence à categoria de médio-tardio. A colheita amadurece em 94-120 dias. A variedade é apreciada pela excelente qualidade de manutenção. Se as culturas de raízes forem criadas com condições ótimas ou próximas de armazenamento, 88-90% da cultura durará até março do próximo ano, sem perder sua capacidade de apresentação, suculência e sabor.
Culturas de raízes marcadamente achatadas (isso se reflete no nome), tamanhos diferentes (300-500 g). A propósito, essa forma é frequentemente considerada uma vantagem pelos jardineiros - as colheitas de raízes são fáceis de cortar, podem ser dobradas de forma mais compacta em uma panela durante o cozimento e em caixas de armazenamento. A polpa é bastante suculenta e agradável ao paladar: consistência adocicada e uniforme. A produtividade não é ruim, mas não é um recorde (5-8 kg / m²).
Entre as vantagens indubitáveis da variedade está a tolerância à seca. Como desvantagem, observa-se frequentemente uma baixa germinação das sementes (no nível de 50%). Mas isso depende muito do fabricante.
Boltardi
Variedade de beterraba holandesa. O registro estadual reconheceu essa variedade como adequada para o cultivo na região Central. Mas a experiência do cultivo indica que ele dá uma boa colheita em toda a parte européia da Rússia. A variedade é cedo, no entanto, excelente para armazenamento a longo prazo.
Os vegetais são de forma esférica quase regular, não particularmente grandes (160-370 g). A variedade é apreciada pelos jardineiros pela estabilidade da frutificação, pouco dependente dos caprichos do clima, apresentabilidade e unidimensionalidade das culturas de raízes. A vantagem indubitável é a presença de imunidade "inata" ao flare. Como desvantagem, nota-se uma produtividade não muito alta, devido ao tamanho das beterrabas (2,7-3,1 kg / m²).
Libero
Outra variedade de beterraba da Holanda. O registro estadual é recomendado para cultivo na região Central, e não apenas para jardineiros amadores, mas também para agricultores profissionais.
Uma variedade da categoria meio-cedo. A colheita das raízes é escarlate muito escuro, a característica “cortiça” na base está praticamente ausente, a pele é lisa. O peso médio de uma beterraba é de 125 a 225 g e a variedade Libero raramente sofre tiro.
Entre as vantagens indubitáveis dessa variedade estão o amadurecimento em massa das culturas de raízes, a sua apresentabilidade e bom gosto. Também se pode observar mantendo a qualidade e a alta produtividade.
Bohemia
Uma conquista relativamente recente de criadores russos. A variedade é distinguida pelo excelente sabor. A região mais adequada para o seu cultivo é considerada o Volga-Vyatka.
Boêmia - beterraba no meio da temporada. A colheita da raiz é oblata, com amostragem pronunciada na base. A polpa é marrom. Uma beterraba pesa 210-350 g. A variedade possui boa imunidade a todas as doenças fúngicas típicas da cultura e é bem armazenada, sem perder o sabor e a aparência.
Bordeaux 237
Variedade "antiga e merecida", cuja competitividade foi testada pelo tempo. Ainda é um dos mais populares.
Uma variedade da categoria inicial, as culturas de raízes são formadas em apenas 85 a 95 dias. Além disso, esse período não depende muito de como está o tempo. Os vegetais são arredondados. O peso varia de 250 a 500 G. Em diâmetro, atingem cerca de 15 cm. As colheitas de raízes sobressaem do solo em cerca de metade, isso é normal.
Como as vantagens das beterrabas Bordeaux 237, nota-se um sabor muito bom que não se perde durante o armazenamento e uma boa qualidade de conservação. O curto período de maturação das culturas de raízes permite que seja plantada várias vezes com um intervalo de 8 a 15 dias, prolongando assim o período de frutificação. A variedade tolera tanto o calor quanto o frio, não muito suscetível a temperaturas extremas. Produtividade ao nível de 7-8 kg / m².
Vídeo: como é a beterraba Bordeaux
Detroit
Apesar do nome, esta beterraba vem da Itália. O registro estadual é recomendado para cultivo na região Central. Mas a experiência dos jardineiros indica que essa variedade é muito adequada para o Extremo Oriente.
Detroit é caracterizada pela maturidade média das culturas. Desde o surgimento de mudas leva cerca de 110 dias. As colheitas de raízes parecem muito apresentáveis - quase perfeitamente redondas, com uma raiz curta e fina e uma pele lisa. A polpa é lisa, bordô. O peso médio de uma beterraba é de 110 a 215 g e o teor de açúcar é de 12,3 a 14,2%.
A variedade é apreciada pela estabilidade da frutificação, pela aparência atraente das culturas de raízes. Esta beterraba é adequada para conservas e armazenamento a longo prazo. Além disso, Detroit é caracterizada por boa tolerância ao frio, durabilidade e presença de imunidade à floração.
Vídeo: Detroit Beets
Larka
A variedade holandesa popular em todo o mundo. O Registro Estatal Russo é reconhecido como adequado para cultivo na região Central e nos Urais. Larka é uma beterraba no meio da temporada, mas também é adequada para armazenamento a longo prazo. A variedade também é boa para o processamento, razão pela qual é procurada não apenas pelos jardineiros amadores, mas também pelos agricultores.
Culturas de raízes de tamanho médio (140-310 g), quase esféricas, a polpa é rica em escarlate. O teste é mal expresso. A porcentagem de “casamento” não comercial é extremamente baixa - 6%.
Entre os méritos da variedade, estão consistentemente alto rendimento, unidimensionalidade e atratividade externa das raízes, boa qualidade de conservação. Larka é resistente à floração, é possível a colheita mecanizada. O autor afirma que a variedade tem uma capacidade aumentada de remover sais de metais pesados e produtos de meia-vida de substâncias radioativas do corpo.
Bona
Restrições à região do registro estatal russo de cultivo não são estabelecidas. Adequado para consumo fresco, bem como para conservas. Qualidade característica e muito boa manutenção.
Beterrabas da categoria meia temporada. As colheitas de raízes são quase esféricas, com polpa muito suculenta, macia e adocicada (teor de açúcar - 12%). A verificação é insignificante. Eles são unidimensionais (peso - 250-280 g), o sabor é muito bom.
O rendimento médio é de 5,5 a 6,8 kg / m². Vantagens da variedade - apresentação e uniformidade das culturas de raízes, adequação para armazenamento a longo prazo.
Renova
Uma variedade de beterraba média tardia. A colheita amadurece 100-110 dias após a emergência. Renova é adequado para armazenamento a longo prazo, apresentabilidade e benefícios, os frutos não perdem por 6-7 meses.
Culturas de raízes de forma cilíndrica, com até 5 cm de diâmetro. Quase nenhum aroma característico, que nem todo mundo gosta. O peso médio de uma beterraba é de 180 a 350 g e o rendimento total é de 7 a 9 kg / m².
Cilindro
Realização de criadores há vinte anos. A variedade é reconhecida como adequada para o cultivo em todas as regiões. Popular entre jardineiros e agricultores amadores.
O cilindro pertence às variedades de beterraba de média maturidade. Cerca de 120 dias decorrem desde a germinação até a colheita. Mais adequado para conservas e armazenamento a longo prazo.
As culturas de raízes, como o nome indica, são de forma cilíndrica. O diâmetro médio é de 4 a 7 cm, o comprimento é de 12 a 16 cm. O peso varia de 250 a 600 g e depende das condições de cultivo. O sabor é excelente. Outras vantagens - alto rendimento (8-10 kg / m²), baixa porcentagem de culturas de raízes rejeitadas. A forma inerente da beterraba torna possível selar as plantações. Uma desvantagem significativa é a sensibilidade a baixas temperaturas. Se as mudas caírem sob geadas de retorno na primavera, é muito provável que ocorra uma floração em massa.
Vídeo: descrição da variedade de beterraba
Cardial F1
Uma conquista recente de criadores franceses. Recomenda-se plantar um híbrido na parte européia da Rússia.
Híbrido de maturação média. As colheitas de raiz são próximas em forma de uma bola. O teste é moderado. O peso varia de 210 a 350 G. Teor de açúcar - 10,3-12,6%. A porcentagem de produtos que não são de commodities é de 3 a 12%.
Kestrel F1
Híbrido francês, recomendado para cultivo na Rússia na região do Volga, no Cáucaso e no noroeste. Adequado para armazenamento a longo prazo. A colheita amadurece em cerca de 120 dias. O híbrido é classificado como meio da temporada.
As colheitas de raízes são quase redondas, a amostragem na base é moderada. Uma beterraba pesa 205-375 G. O teor de açúcar é relativamente baixo - 5,7-10%. A porcentagem de casamento se encaixa na norma - 4-16%. A vantagem indubitável da variedade é a presença de alta imunidade. Beterraba muito raramente sofrem de doenças típicas da cultura. Ela também, ao contrário da grande maioria de outras variedades, sem muito estresse tolera a colheita e o transplante.
Sangue de touro
Outra conquista recente de criadores russos. O objetivo é universal. Além disso, esta beterraba é caracterizada por uma boa qualidade de manutenção. Uma variedade da categoria de meia temporada.
As colheitas de raiz são arredondadas. A amostragem no solo é moderada. O peso de uma beterraba varia de 145 a 240 G. O sabor é maravilhoso. O teor de açúcar é baixo - 8-10,5%.
A variedade é valorizada pela alta produtividade consistente, adequação ao armazenamento a longo prazo, boa resistência ao gelo e resistência à floração. As culturas de raízes amadurecem em 110-120 dias.
Vídeo: uma revisão das variedades de beterraba sem anéis de luz
Beterrabas de maturidade diferente
Um dos principais critérios pelos quais o jardineiro é orientado na escolha é o período de maturidade das beterrabas.
Beterraba precoce
As primeiras variedades, quando plantadas no início de abril, produzem culturas já em julho e algumas até no final de junho. Eles não diferem no prazo de validade, o sabor não pode ser considerado excelente. As colheitas de raízes são menores que as outras variedades, o peso varia de 200 a 500 G. Essas beterrabas são mais adequadas para saladas e sucos.
Modana
A região recomendada para o cultivo desta beterraba é o norte do Cáucaso. Produtividade - 5-7 kg / m².
As colheitas de raízes são achatadas, a rolha é moderadamente pronunciada, como anéis na polpa. O peso de uma beterraba é de 250 a 370 g, o sabor é bom, a polpa é suculenta e macia. O teor médio de açúcar é de 8,1%.
Vinagrete
Uma das novidades da seleção russa. As regiões preferidas para o cultivo são as regiões Central e Volga.
A colheita da raiz é próxima em forma da bola. A verificação está quase ausente. O peso médio de uma beterraba é de 180 a 240 g e o teor de açúcar é bastante alto - 11,5 a 12%.
Bola vermelha
Uma das primeiras variedades de beterraba. A colheita pode ser colhida já dois meses após o surgimento das mudas. Valorizado pelo bom rendimento, resistência ao calor e à seca. Raramente é atingido pela cor.
As colheitas de raiz são esféricas, com pele e polpa escarlate escuras, sem anéis. Peso médio - 300-500 g. A polpa é muito suculenta, macia, adequada para consumo fresco.
Nohowski
Beterrabas vêm da Polônia. Entrei no Registro Estadual da Federação Russa há vinte anos. É aconselhável cultivá-lo nas regiões do Volga e do Mar Negro. A adequação da variedade para a preparação de sucos e alimentos para bebês é especialmente notada.
O arredondamento das culturas de raízes arredondadas é moderado. O peso de uma beterraba é de 150 a 375 g e a variedade não sofre com a floração. O rendimento médio é de 2,5 a 4,5 kg / m². Armazenado para beterrabas muito bem.
Bolivar
A variedade holandesa, a região de cultivo preferida é o norte do Cáucaso. Apesar do vencimento antecipado, é recomendado para armazenamento a longo prazo.
As colheitas de raízes em forma se assemelham a uma bola, pesam em média 230-380 G. A polpa não perde cor após tratamento térmico. A variedade é valorizada pela resistência ao frio e ao bom rendimento.
Acção
Variedade da Holanda. Não há restrições para a região em crescimento. Ele tolera a seca.
As colheitas de raízes são quase redondas, a amostragem é insignificante. O peso de uma beterraba é de 240 a 350 g e o teor de açúcar é de 11%.
Beterrabas no meio da temporada
Beterrabas de maturação média, como regra, são plantadas nos primeiros dez dias de maio. Colhido no final de agosto ou setembro. Amadurece dentro de 100-110 dias. A maioria dessas variedades é apreciada por sua palatabilidade. As colheitas de raízes são bastante grandes - 350-550 g. O prazo de validade é em média de 5 a 7 meses. O objetivo dessas variedades, em regra, é universal.
Borshcheva Don
Está incluído no Registro Estadual mais recentemente, em 2017. Seu cultivo no norte do Cáucaso é recomendado.
As colheitas de raiz são esféricas, a moderação é moderada. Peso médio - 195-335 g A carne é vermelha rosada, com anéis de luz claramente visíveis. O teor de açúcar é bastante alto - 10,3-11,1%. A porcentagem de vegetais de raiz não comerciais é mínima - 3-7%.
Delicadeza
A variedade é adequada para conservas, bem armazenada. Culturas de raiz da forma correta, arredondada. O peso médio das beterrabas é de 230 a 515 g, em grande parte determinado pelas condições de cultivo. A polpa é muito macia e suculenta. É caracterizada pelo aumento do teor de açúcar.
Esta beterraba quase nunca sofre de podridão. Mas ela é muito exigente em termos de rega. A produtividade é altamente dependente da tecnologia agrícola, é de 3-8 kg / m².
Incomparável A463
No Registro Estadual desde 1943. Ela é aconselhada a pousar na região central e nos Urais. O nome da variedade é totalmente justificado por suas características, o que ocorre muito raramente. Esta é realmente uma das melhores variedades de beterraba - testada por várias gerações de jardineiros.
As colheitas de raiz são muito achatadas. A polpa é muito macia. O peso médio da colheita de raízes é -150-400 g.
A variedade nunca é afetada pela cercosporose, apresenta boa resistência à floração e caule. Ele tolera pressão fria, pode ser armazenado até a próxima primavera. A única desvantagem é que ele não tolera solos pesados.
Resistente ao frio 19
Realização de criadores bielorrussos. Na Rússia (do ponto de vista do Registro Estadual), ele pode ser cultivado em qualquer lugar, exceto na região do Volga.
As colheitas de raiz são bastante pequenas (145-220 g), achatadas. A polpa é muito suculenta, macia, tem um excelente sabor. Mas o rendimento não é muito alto - 3,3-4,2 kg / m². A imunidade a doenças típicas da cultura não é ruim, mas não absoluta.
Podzimnaya A 474
A variedade foi criada na URSS nos anos 50 do século XX. É valorizada por manter a qualidade, a aptidão para semear no inverno, a resistência absoluta à floração e a boa resistência a outras doenças comuns.
As colheitas de raiz são arredondadas. O peso médio é de 210 a 250 g e são adequados para processamento e conservas.
Globe F1
Além do excelente sabor, o híbrido tem um alto teor de açúcar e uma maior capacidade de remover radionuclídeos do corpo. Também é apreciado por sua boa qualidade de manutenção e consistentemente alta produtividade.
Culturas de raízes de forma esférica regular, casca fina. A polpa é muito macia. O peso médio de uma beterraba é 255-490 g.
Valenta
É cultivado principalmente na região noroeste. As beterrabas são principalmente de semente única, o que elimina a necessidade de afinar as plantações e mergulhar as mudas.
Culturas de raízes mal arrolhadas. Os vegetais pesam em média 170-330 G. O sabor não é ruim, o teor de açúcar é alto (13-14,1%).
Beterraba tardia
No dia 20 de maio, são plantadas variedades de amadurecimento tardio. As colheitas de raízes amadurecem no final de setembro ou outubro. A estação de crescimento é de 120 a 135 dias. Eles são os maiores de todos (400-600 g), excelente sabor. Essas variedades também são valorizadas por manter a qualidade; o prazo de validade normal para elas é de 7 a 9 meses. Na maioria das vezes eles são projetados para isso. Bom e em conservação.
Cidadela
Variedade de finalidade universal, criada na República Tcheca. Requer iluminação adequada e rega regular. Uma característica é um pequeno número de folhas na saída.
Culturas de raízes de forma cilíndrica, atingindo 20-25 cm de comprimento. Beterraba em média pesa 360-500 G. O sabor é excelente, assim como a apresentabilidade.
Red Cloud F1
Híbrido da Holanda. O Registro Estadual da Rússia está listado há mais de 20 anos. Não é recomendável aterrá-lo a leste dos Urais.
As colheitas de raízes são ligeiramente achatadas, pois as beterrabas tardias são pequenas (160-215 g). Polpa sem anéis brilhantes. O sabor é excelente, produtividade - 4,5-5 kg / m². O híbrido não sofre de besouro radicular, mas muitas vezes sofre de cercosporose.
Bicores
Variedade universal da Holanda. Na Rússia, não há restrições para a região em crescimento. Ele tolera calor e seca bem, é resistente a tsvetochnosti.
As colheitas de raiz são redondas, com rolha fraca. Beterraba pesa 160-320 G. A polpa tem um gosto muito bom. O teor de açúcar é alto - 11-18%.
Frona
A variedade foi criada na Dinamarca, não muito diferente do cilindro holandês descrito acima. O peso da colheita das raízes é de 250 a 600 g, o diâmetro é de 4 a 7 cm, adequado para armazenamento a longo prazo, bom em conservas.
Matrona Zedek
Variedade, aconselhada a cultivar na região do Volga e no Extremo Oriente. Valorizado por seu bom gosto e capacidade de tolerar o solo alagado.
Culturas de raízes achatadas, vermelho-bordô. Amostragem média. O peso de uma beterraba é de 160 a 300 g.
As melhores variedades para armazenamento
A prateleira não é inerente a todas as variedades de beterraba. Uma colheita abundante não é garantia de seu armazenamento a longo prazo. Como regra, as variedades tardias são melhor armazenadas, mas há exceções.
Nosovskaya flat
Uma variedade da categoria meio-cedo. Culturas de raízes achatadas. A polpa é muito suculenta. O peso médio de um vegetal é de 205 a 560 g, dependendo do clima da primavera e do verão.
A variedade tolera bem a seca, não sofre de floração. Produtividade - 4-10 kg / m².
Rocket F1
Híbrido holandês no meio da temporada. É aconselhável plantar esta beterraba na parte européia da Rússia e na Sibéria Ocidental. Apreciado pela resistência ao tsvetochnosti e à seca, a limpeza mecanizada é possível.
Culturas de raízes pequenas (220 g), na forma de um cilindro. A verificação é fraca. A porcentagem de culturas com raízes defeituosas é muito baixa - 1-7%. Produtividade - 5-7 kg / m². Teor de açúcar ao nível de 11,7%.
Madame Rougette F1
O amadurecimento precoce híbrido, no entanto, é perfeitamente armazenado. Recomenda-se que esta beterraba cresça na região do Volga.
As colheitas de raízes são quase redondas, com amostragem média. O peso de uma beterraba é de 130 a 250 g e o teor de açúcar não é muito alto - 10,3%. A variedade é resistente à floração; em geral, é caracterizada por boa imunidade. A produtividade é de 3,5 a 8,5 kg / m².
Crosby
Uma variedade da categoria de meia temporada. Tem resistência ao tsvetochnosti e geralmente boa imunidade. A produtividade depende muito dos cuidados com o plantio e do clima do verão (3,5-8,5 kg / m²).
Culturas de raízes achatadas de cor vermelho-vinho, com peso entre 500 e 600 g, com polpa muito suculenta e tenra.
Ternura
Uma variedade da categoria de meia temporada. Não há restrições nas regiões de cultivo.
As colheitas de raiz são alongadas, lisas, da forma correta, a amostragem é fracamente expressa. O peso médio das beterrabas é de 160 a 310 g e o teor de açúcar é relativamente baixo - 7,6 a 9,7%.
Menina cigana
Uma variedade de maturação média. Mostra-se da melhor maneira na região de Volga-Vyatka.
O teste é moderado. O peso da colheita das raízes é de 230 a 370 g e o teor de açúcar é de 10,5%.
As beterrabas mais doces
Alto teor de açúcar das culturas de raízes significa sua adequação ao processamento. Ainda assim, essas beterrabas são muito boas na forma fresca e para fazer suco. Você pode inseri-lo na dieta das crianças.
Milagre comum
Uma variedade da categoria de meia temporada. O sabor desta beterraba é muito equilibrado, a carne é macia. As colheitas de raízes são redondas ou ligeiramente achatadas, pesando em média 300-450 G. Teor de açúcar - 16,5-17,8%.
Bravo
Uma variedade popular no meio da temporada, especialmente criada para cultivo na Sibéria Ocidental e no Extremo Oriente. A variedade raramente sofre de cercosporose, mas por algum motivo a pulga de beterraba tem um amor especial por ela.
As colheitas de raiz são quase redondas. A polpa é densa, mas macia e suculenta. O peso varia de 200 a 780 G. O sabor é excelente, o teor de açúcar é muito alto (15,8-17,9%). A porcentagem de casamento de plantas com raízes não é superior a 2-8%. Produtividade - 6,5-9 kg / m².
Kozak
A variedade inicial, no entanto, também é adequada para armazenamento a longo prazo. Cultivar é recomendado na região central. As vantagens incluem resistência à cercosporose e flare.
As colheitas de raiz são peking alongado, moderado. O peso das beterrabas é 180-290 g, teor de açúcar - 15,7%. A produtividade não é ruim - cerca de 7 kg / m².
Mulato
As regiões mais adequadas para o cultivo são a região do Volga, a região do Mar Negro e o Extremo Oriente. A variedade é amplamente utilizada na culinária, mas também é adequada para armazenamento a longo prazo. Mulato - beterraba média-tardia. Colhidas 125-130 dias após a germinação das sementes.
As colheitas de raiz são quase redondas. A amostragem é geralmente ausente ou muito fraca. O peso médio é de 160 a 360 g e o teor de açúcar é muito alto - 14,2 a 14,6%. A porcentagem de casamento, dependendo do cuidado - 2-18%. A variedade é valorizada por manter a qualidade e a transportabilidade, e não apenas pelos jardineiros amadores, mas também pelos agricultores. Ele também não é muito suscetível a mudanças repentinas de temperatura.
Vídeo: como é a mulata de beterraba
Ataman
A variedade vem da Alemanha. Restrições na região de cultivo não são fornecidas. Resistente à floração. Ele tolera uma diminuição da temperatura, mas não gosta do aumento da umidade do ar e do solo.
Culturas de raízes na forma de um cilindro, com uma pele lisa. Beterraba pesa cerca de 280 g. Teor de açúcar - 14,8-17,7%.
Vídeo: as variedades mais doces de beterraba
As melhores variedades de beterraba
As melhores variedades de beterraba de mesa destacam-se pelo sabor equilibrado. Eles são adequados para consumo fresco.
Rival
Uma variedade de maturação média. Apreciado por seu alto rendimento e excelente sabor. Culturas de raízes vermelhas escuras de tamanho médio, com apenas 4-6 cm de diâmetro e pesando 200-300 g. A polpa é muito suculenta e macia. A variedade é exigente em termos de rega. O rendimento médio é de 4,5 a 7 kg / m².
Andromeda F1
Série inicial. O registro estadual é recomendado para cultivo no Mar Negro. O híbrido é germe único. As culturas de raízes são cilíndricas, com um diâmetro de até 6,5 cm, muito grandes - mais de 680 G. A polpa é muito suculenta, cozinha com facilidade e rapidez, não perde a cor durante o tratamento térmico. Como falta de variedade, observa-se suscetibilidade a doenças - comedor de raízes, oídio, cercosporose, todos os tipos de podridão. Além disso, esta espécie é sensível ao frio. Uma característica é a incapacidade de acumular nitratos.
Cedry
Uma variedade de maturação média que combina com muito sucesso o excelente sabor das plantas com raízes, mantendo qualidade e alta imunidade. As colheitas de raiz são cilíndricas, atingindo uma massa de 320 g. Quase dois terços das beterrabas caem do chão, tudo bem. Produtividade - aproximadamente 7 kg / m².
Opole
Realização de criadores poloneses. Série no meio da temporada. Na Rússia, é recomendado para cultivo na região do Mar Negro e na região Central. As raízes são alongadas, o peso varia de 160 a 440 g e estão meio imersos no solo. A variedade não sofre de fomose, mas pode ser infectada pela cercosporose. Produtividade - 2,5-5 kg / m².
Mulher negra
As regiões recomendadas para cultivo são a região do Volga e o Extremo Oriente. Uma variedade de maturação média. Culturas de raízes em forma de bola, amostragem fraca. O teor de açúcar está no nível de 9,7%, mas isso não afeta o excelente sabor.
Variedades de ração
As beterrabas forrageiras são cultivadas para fornecer aos animais alimentos para o inverno. Não apenas os vegetais vão para a comida, mas também os topos. Os maiores rendimentos para variedades com culturas de raízes na forma de cilindro, cone ou saco. E os mais doces são rosa, branco e amarelo.
Os mais populares são:
- Rosa de açúcar. Variedade do meio da tarde. No Registro Estadual desde 1985. As colheitas de raízes são cônicas, a pele é branca, mais perto da base fica rosa. A polpa é branca como a neve. A variedade é valorizada por manter a qualidade e a imunidade muito boa.
- Marshal. Série dinamarquesa tardia. Recomendado pelo Registro Estadual para cultivo na região do Mar Negro, na região do Volga, no norte do Cáucaso. As colheitas de raiz são cilíndricas, verde pálido, a parte saliente para a superfície com um tom avermelhado. O peso médio das beterrabas é de 765 g e é extremamente raro sofrer de um comedor de raízes, vírus da icterícia e mosaicos.
- Centaur Poly.Beterrabas do meio da tarde vêm da Polônia. O Registro Estadual da Rússia já tem 20 anos. Ela é aconselhada a cultivar na região do Mar Negro. As colheitas de raiz são ovais, brancas, esverdeadas na superfície. Das doenças típicas de uma cultura, na maioria das vezes sofre de flacidez;
- Ekkendorf amarelo. No Registro Estadual desde 1943. As colheitas de raiz são amareladas, na superfície verde-acinzentada. Eles se elevam acima do solo em quase dois terços. A roseta de folhas é muito poderosa. Apreciado por sua alta resistência ao frio e durabilidade.
- Esperança Atingindo criadores russos há quase 20 anos. Recomendado para cultivo na parte européia da Rússia e no Extremo Oriente. Culturas de raízes alongadas, vermelho opaco. A polpa é branca como a neve. Valorizado por seu alto rendimento. Propenso a oídio e cercosporose.
Galeria de fotos: variedades de beterraba generalizadas na Rússia
- A beterraba cor de rosa tem uma boa imunidade
- A beterraba Marshall é uma planta de raiz bastante grande
- Ao cultivar beterraba, a Centauri Poly deve prestar atenção especial à prevenção da floração
- Beterraba amarela Ekkendorf demonstra excelente qualidade de manutenção, não sofre com tempo frio
- A beterraba Hope pode sofrer de oídio e cercosporose
Crescer beterraba em uma trama pessoal não é tão difícil. Mesmo um jardineiro iniciante pode fazê-lo. Muitas vezes, a escolha da variedade é muito mais difícil. É muito difícil não se confundir entre as variedades existentes criadas pelos criadores. O fator determinante na escolha é o clima na região. E só então podemos proceder do sabor, mantendo qualidade, produtividade, resistência a doenças, outros critérios.