Couve de Bruxelas - uma variedade popular mundial de repolho. Foi criada pelos jardineiros belgas de maneira seletiva por um longo tempo, no final do século XVII. Foi em homenagem aos criadores da cultura e foi nomeado. Seu "pai" na natureza cresce no Mediterrâneo, ou seja, em um clima subtropical. Couve de Bruxelas herdou amor calor, e, portanto, não é particularmente popular na Europa Oriental e na Rússia. No entanto, é bem possível obter uma colheita mesmo em um clima temperado, se você se familiarizar primeiro com as recomendações para cuidar da colheita.
Informações gerais sobre couve de Bruxelas
Couve de Bruxelas parece muito incomum. As hastes retas grossas, com cerca de 0,5-1 m de altura, são densamente cobertas com cabeças pequenas, com no máximo 3-4 cm de diâmetro, semelhantes ao repolho em miniatura. Eles são comparáveis em tamanho às nozes. Em uma planta, eles podem ter de 30 a 50 a 100 a 120 peças. Essas cabeças são formadas nas axilas de folhas estreitas com pecíolos longos. Na maioria das variedades, elas são pintadas de verde com um tom de violeta sizol, a superfície é "borbulhante". No topo do caule, as folhas formam uma pequena roseta, que persiste mesmo durante a frutificação. Cabeças de repolho, dependendo da variedade, podem ser muito densas ou bastante soltas.
De todas as variedades de repolho, Bruxelas tem o período vegetativo mais longo. Demora pelo menos quatro meses para formar cabeças, e em média 150-180 dias. Durante todo esse tempo deve ser bastante quente - 20-24ºС. É por isso que na parte européia da Rússia e em outras regiões com clima temperado, a cultura não é generalizada entre os jardineiros amadores. A colheita simplesmente não tem tempo para amadurecer nas condições de um verão curto e longe de ser sempre quente.
Nos Urais e na Sibéria, a cultura é cultivada exclusivamente em mudas, transferindo-se para os canteiros até meados de maio. As sementes são plantadas pelo menos dois meses antes. Na região de Moscou e na parte européia da Rússia, é aconselhável escolher variedades e híbridos precoces ou intermediários para o plantio. Então, mesmo se você plantar sementes no solo na primeira quinzena de maio, a colheita poderá ser colhida em algum lugar em meados de outubro. E nas regiões do sul já está quente o suficiente em abril.
Ao mesmo tempo, a cultura mediterrânea termofílica é bastante resistente ao gelo. Isso não pode ser dito sobre mudas recém plantadas no solo, mas as plantas adultas são capazes de suportar uma queda de temperatura de curto prazo para -8 ° C.
O sistema radicular das couves de Bruxelas é bastante poderoso. Portanto, é menor do que outras variedades que sofrem com o calor e com pouca água.
Couve de Bruxelas entre os "parentes" - campeões no conteúdo de vitaminas e minerais. Também é rico em aminoácidos (praticamente não inferiores em termos deste indicador à carne e produtos lácteos) e proteínas (existem apenas um pouco menos do que nas leguminosas). É quase indispensável para quem adere aos princípios vegetarianos da nutrição.
Cabeças de repolho são extremamente saudáveis. O alto teor de iodo, potássio, fósforo e ferro causa os benefícios do couve de Bruxelas para aumentar a imunidade e restaurá-la após uma doença ou cirurgia grave. Além disso, seu uso regular é uma prevenção eficaz de doenças do coração, vasos sanguíneos e glândula tireóide. Um sabor amargo característico das cabeças de couve é adquirido devido à presença de glucosinolatos. Está cientificamente comprovado que eles inibem o desenvolvimento de tumores malignos.
Os benefícios da couve de Bruxelas são totalmente preservados durante o congelamento. As qualidades gustativas também não sofrem. Outra maneira de manter a colheita por muito tempo é a secagem.
Existem contra-indicações. Não é recomendado que a couve de Bruxelas seja incluída na dieta para aqueles que sofrem de doenças articulares, na presença de pedras nos rins ou na vesícula biliar, bem como com exacerbação de doenças crônicas do trato gastrointestinal.
Como qualquer tipo de repolho, é uma planta com um ciclo de desenvolvimento de dois anos. Se você deixá-lo no jardim durante o próximo ano, grandes frutos parecidos com vagens com muitas sementes negras dentro se formarão no lugar das cabeças de repolho no próximo ano. Eles podem muito bem ser coletados e utilizados para plantio no futuro. Eles mantêm a germinação por um longo tempo, por cinco anos.
Vídeo: Couve de Bruxelas, benefícios para a saúde
Cultivo de mudas e plantio no chão
Jardineiros que cultivam couve de Bruxelas no território da Rússia, na grande maioria dos casos, cultivam-na em mudas, para não arriscar uma colheita futura. As sementes são semeadas na primeira quinzena de março.
Certifique-se de pré-plantar a preparação das sementes. Primeiro, eles são colocados por meia hora em uma garrafa térmica cheia de água quente (45-50ºС), depois, literalmente, por um minuto ou dois, são cheios de água fria. Ao mesmo tempo, a rejeição também é realizada. Sementes flutuantes podem ser imediatamente jogadas fora. Definitivamente, eles não germinam.
Em seguida, as sementes são embebidas por meio dia em uma solução de qualquer bioestimulante. Tanto o medicamento comprado em uma loja (Epin, Zircon, humato de potássio) quanto os remédios populares (suco de aloe, ácido succínico, mel diluído em água) são adequados. Depois disso, eles são lavados e mantidos na geladeira por um dia, em uma caixa especial para armazenar legumes e frutas.
A etapa final é condicionada por 15 a 20 minutos em uma solução de qualquer biofungicida (Ridomil Gold, Bayleton, Topaz). Você pode substituí-lo por uma solução de permanganato de potássio e framboesa. Isso é necessário para a prevenção de doenças fúngicas, às quais qualquer variedade de repolho é muito suscetível. Depois disso, as sementes são lavadas novamente, secas a um estado de fluidez e podem ser plantadas.
As mudas de couve de Bruxelas são cultivadas de acordo com o seguinte algoritmo:
- De qualquer transplante e colheita, a cultura parte longa e dura o suficiente, de modo que as sementes são semeadas imediatamente em vasos de pequeno diâmetro. Os recipientes são preenchidos com uma mistura de terra fértil ou húmus, migalhas de turfa e areia grossa, levando todos os ingredientes aproximadamente igualmente. Adicionam-se 3-5 g de fertilizantes de fósforo e potássio e uma colher de sopa de cinza de madeira peneirada ou giz triturado por litro da mistura pronta. O solo deve ser esterilizado. Cerca de meia hora antes do plantio, o substrato é bem derramado com água.
- São plantadas 2-3 sementes em cada recipiente, aprofundando-as em um máximo de 1 a 1,5 cm, depois o vidro é colocado em cima ou um filme é puxado para criar um "efeito estufa" e os vasos são transferidos para um local escuro, onde precisam ser mantidos a uma temperatura de 18 a 20º. antes da germinação. Geralmente isso acontece muito rapidamente, após 4-5 dias.
- Para o desenvolvimento adequado, as mudas precisam de horas de luz do dia de pelo menos 12 horas (de preferência de 14 a 16 horas) e de uma temperatura relativamente baixa. À noite, deve ser de 8 a 10º, durante o dia - 14 a 16º. É bastante difícil criar essas condições em um apartamento sem prejudicar seus habitantes; portanto, é aconselhável levar as mudas para uma varanda envidraçada à noite e mantê-las no peitoril da janela durante o dia, geralmente ventilando a sala. Necessariamente precisa de uma luz de fundo. Para isso, são adequadas lâmpadas especiais, lâmpadas LED e até lâmpadas fluorescentes comuns. Eles são colocados de 25 a 30 cm acima dos vasos em um leve ângulo.
- O substrato é constantemente mantido em um estado moderadamente úmido. É muito importante não ir muito longe com a rega para evitar o desenvolvimento da "perna negra". Na primeira vez em que as couves de Bruxelas são regadas duas semanas após o plantio das sementes, a cada 2-3 dias. Quando as mudas formam 2-3 folhas reais, elas são alimentadas. Uma solução nutritiva é preparada diluindo em um litro de água 4-5 g de superfosfato simples, 2-3 g de uréia e 1-2 g de sulfato de potássio. Você pode usar fertilizantes complexos para mudas de couve (Rostock, Agricola, Orton, WMD). O procedimento é repetido após mais 12 a 15 dias. Cada vez, cerca de meia hora após a alimentação, as mudas precisam ser regadas.
- As mudas de endurecimento das couves de Bruxelas começam cerca de duas semanas antes do plantio. A duração da estadia ao ar livre é gradualmente estendida de 2 a 3 horas para 12 a 14 horas. Nos últimos 2-3 dias, os tanques geralmente são deixados para "passar a noite" na rua.
Vídeo: semear mudas de couve de Bruxelas para mudas
Mudas de dois meses são plantadas no chão. A essa altura, as mudas já devem ter de 5 a 6 folhas verdadeiras. Sua altura média é de 18 a 20 cm, a espessura da haste é de cerca de 5 mm. Dependendo do clima e do clima da região, um período de pouso específico é de meados de maio até o final da primeira década de junho. Uma semana antes, as mudas param de regar, o substrato em vasos é bem umedecido apenas cerca de uma hora antes do procedimento.
Para transplantar mudas, escolha um dia nublado e não quente. Ou você precisa esperar a noite quando o sol se põe. Entre as plantas, mantenha um intervalo de 55 a 60 cm, o mesmo espaço é deixado entre as fileiras de plantações.
A profundidade do buraco para o plantio de couve de Bruxelas é de 12 a 15 cm e um pouco de húmus, uma colher de sopa de cinza de madeira é derramada no fundo. Para repelir pragas - casca de cebola. Os poços derramam bem com água morna. Couves de Bruxelas são plantadas "na lama". As mudas são enterradas no chão para as folhas mais baixas. O solo no caule é bem compactado para que as mudas não "vire" para fora do solo à medida que cresce. Em seguida, as plantas são regadas abundantemente, gastando cerca de um litro de água para cada uma e cobrindo o solo quando a umidade é absorvida. Nos primeiros 7 a 10 dias, arcos são instalados sobre as mudas de couve de Bruxelas e qualquer material de cobertura branco é puxado sobre eles, protegendo-o da luz solar direta, até que as plantas se enraízem em um novo local.
A área das couves de Bruxelas é bastante grande e amadurece lentamente. Para economizar espaço no local, ervas picantes são plantadas nos corredores. Outra opção é calêndula, calêndula, lavanda e camomila. Eles assustam muitas pragas da cultura.
Plantio e preparação de sementes para couves de Bruxelas
Diretamente no jardim, as sementes da couve de Bruxelas com a expectativa de obter uma colheita na Rússia só podem ser semeadas na região do Mar Negro. Às vezes, as variedades precoces podem ser cultivadas nos subúrbios, mas apenas se a primavera e o verão tiverem muita sorte com o clima. E os jardineiros tentam não arriscar uma colheita futura.
A cultura reage negativamente mesmo a um leve sombreamento, as cabeças de repolho não se formam de todo ou são muito soltas. Portanto, sob a cama com couve de Bruxelas, uma área aberta é alocada, bem iluminada e aquecida pelo sol.
Esta cultura prefere um substrato fértil, mas bastante solto, com uma reação ácido-base neutra. Ideal para isso é barro. Como mostra a prática, esse solo na primavera libera mais rapidamente da neve e aquece até a temperatura desejada.
A couve de Bruxelas é menos exigente em termos de qualidade do solo do que o repolho branco, mas em um substrato "pesado" não cresce e se desenvolve devido à aeração insuficiente das raízes, e plantas altas e maciças simplesmente saem do solo arenoso claro, apesar de um sistema radicular bem desenvolvido.
Bons antecessores do couve-de-bruxelas são plantas leguminosas, vegetais de raiz (exceto beterrabas), cebola e alho e ervas. Os sideratos também são adequados, afrouxando o solo e saturando-o com nitrogênio. Mas depois de outros representantes da família Crucífero (repolho, rabanete, rabanete, daikon) e Paslyonovy (tomate, pimentão, berinjela, batata), ele pode ser plantado antes de 4-5 anos.
Uma cama de couve de Bruxelas foi preparada desde o outono. Eles o cavam a uma profundidade de uma pá de baioneta, enquanto simultaneamente introduzem 8 a 10 litros de húmus por 1 m². Dos fertilizantes, apenas potássio e fósforo são necessários (15 a 20 g / m² e 30 a 40 g / m², respectivamente). Em vez de cobertura mineral (superfosfato, sulfato de potássio), você pode usar cinza de madeira (0,5 l / m²). A acidez excessiva é neutralizada com farinha de dolomita ou pó de casca de ovo triturado. Eles saturam o solo com cálcio, cuja necessidade de couve de Bruxelas é muito alta.
Na primavera, cerca de 7 a 10 dias antes do plantio das sementes, o solo da cama deve ser bem afrouxado e derramado com uma solução brilhante de permanganato de potássio cor de framboesa ou com qualquer fungicida para desinfecção. Depois disso, é apertado com um filme preto, que é removido apenas antes do pouso. É estritamente proibido fazer estrume fresco na primavera. Isso inibe muito o processo de sair.
As sementes são semeadas no solo na segunda década de abril. A temperatura da noite a essa hora não deve cair abaixo de 5ºС. Indicador diário - pelo menos 18ºС. Para eles, exatamente a mesma preparação de pré-implante é realizada como descrito acima. São solo semeado, aprofundando no máximo 1-2 cm, com o mesmo intervalo que as mudas. Em cada buraco, coloque 2-3 peças. Polvilhe as sementes por cima com migalhas de turfa ou húmus, até que as mudas apareçam, a cama fique coberta com um filme. Geralmente, leva de 7 a 10 dias.
Cuidar de mudas em campo aberto difere pouco do que são necessárias mudas de couve de Bruxelas. Mas existem algumas diferenças. O solo na cama deve ser removido regularmente. Para protegê-los da luz solar direta, eles mantêm o repolho por cerca de um mês e meio sob um dossel ou o cobrem com galhos de pinheiro, baldes velhos. Regue com moderação, a cada 5-7 dias. Duas semanas após o surgimento, a cama é polvilhada com pó de tabaco ou pimenta vermelha moída para protegê-los da pulga crucífera. Ou você pode tratar as plantas e o solo com qualquer medicamento recomendado para combatê-lo.
Na fase da segunda ou terceira folha verdadeira, as mudas são afinadas, deixando apenas uma planta, a mais poderosa e desenvolvida, em cada buraco. Corte desnecessário com tesoura ou pitada perto do solo. Eles não podem ser puxados para não danificar as raízes da amostra selecionada.
Recomendações sobre cuidados com as culturas
A tecnologia agrícola para o cultivo da couve de Bruxelas não é muito diferente das atividades de tratamento do repolho branco.Mas existem algumas nuances importantes que você deve aprender com antecedência. A diferença mais importante é que, nas couves de Bruxelas, 3-4 semanas antes da colheita esperada, é necessário beliscar o caule e cortar todas as folhas do alvéolo, para que os nutrientes e a umidade das raízes passem principalmente para as cabeças de repolho, que nesse momento devem atingir o tamanho de uma ervilha. Como resultado deste procedimento, seu número e tamanho aumentam. É especialmente importante para variedades de amadurecimento tardio.
Naturalmente, você precisa remover ervas daninhas e soltar regularmente a cama. Não é recomendável espalhar a couve de Bruxelas - as cabeças de repolho (e as maiores) são amarradas mesmo na base do caule. O afrouxamento é realizado com cuidado, a uma profundidade máxima de 8 a 10 cm, idealmente após cada rega. A camada de cobertura é atualizada conforme necessário. A cobertura morta ajuda o jardineiro a economizar tempo com a remoção de ervas daninhas; além disso, turfa, húmus e grama recém-cortada retêm a umidade do solo. As plantas terão que ser regadas com menos frequência. Isto é especialmente verdade para os jardineiros que não moram no site permanentemente.
Como todas as variedades de repolho, Bruxelas é higrófila. Dependendo de como o verão é quente e chuvoso, ele é regado a cada 2-3 dias (em clima normal para a cultura) ou duas vezes por dia (se houver calor intenso e não chover por muito tempo). A umidade também é alta desejável (70% ou mais), para que outras plantas possam ser pulverizadas à noite.
A taxa de consumo de água é de cerca de 35-40 l / m² até a formação do repolho e 45-50 l / m² depois disso. É melhor irrigar a couve de Bruxelas para umedecer uniformemente o solo. A rega com gotas também é adequada para ela, mas é indesejável derramar água diretamente sob as raízes. O sistema radicular da planta é superficial, eles são rapidamente expostos e secos.
Dos fertilizantes, a cultura prefere produtos orgânicos naturais. A primeira vez que couves de Bruxelas são alimentadas 15 a 20 dias após o plantio de mudas no solo ou um mês e meio após o surgimento de mudas.
As plantas jovens precisam de nitrogênio para estimular o crescimento da massa verde. Eles são regados com uma solução de Azofoski, Nitroammofoski, Diammofoski (25-30 g por 10 litros de água). No futuro, com fertilizantes contendo nitrogênio, você precisa ter cuidado - o excesso deles afeta negativamente a imunidade da planta, promove o acúmulo de nitratos nas cabeças de repolho e inibe o processo de formação.
A partir do final de julho, com uma frequência de uma vez a cada 1,5-2 semanas, as couves de Bruxelas são regadas com infusão de esterco fresco, fezes de pássaros, folhas de urtiga verde ou dente de leão. Prepare por 3-4 dias, colocando as matérias-primas no tanque e despejando água. Em seguida, o recipiente deve ser fechado com uma tampa e deixado ao sol. Antes do uso, o fertilizante é filtrado e diluído na proporção de 1:10 ou 1:15, se houver excremento. Você pode alternar esses curativos com fertilizantes complexos comprados na loja para couve.
Cabeças emergentes de repolho precisam de fósforo e potássio. Em meados de setembro, 25-30 g de sulfato de potássio e 50-60 g de superfosfato simples são distribuídos no leito em uma forma seca ou as plantas são regadas com uma solução, diluindo a quantidade indicada em 10 l de água. De fertilizantes naturais, neste momento, você pode usar uma infusão de cinzas de madeira (0,5 litros por 3 litros de água fervente). Também são adequados os preparativos ABA para o outono.
Vídeo: crescendo e cuidando da couve de Bruxelas
Doenças, pragas e seu controle
Doenças e pragas são o "calcanhar de Aquiles" da maioria das variedades de repolho. Bruxelas a este respeito não é excepção. Portanto, o preparo de sementes antes do plantio é obrigatório, eles seguem o esquema de plantio e não esquecem a rotação de culturas.
Das pragas, o maior perigo para a cultura é:
- Pulga crucífera. Indivíduos adultos e suas larvas se alimentam de tecidos vegetais, transformando folhas de couve em uma peneira em questão de dias. Depois disso, secam rapidamente, a planta morre. Aos primeiros sinais de uma praga, o repolho é pulverizado com água diluída com essência de vinagre (15 ml por 10 l). Se não houver efeito, use drogas Actellik, Aktara, Foxim. A prática mostra que qualquer tipo de alface plantada nos corredores repele a praga.
- Mosca de repolho. As larvas da praga se depositam nas raízes da planta, devorando-as por dentro. Então eles passam para as hastes, nas quais também fazem longos "túneis". Para prevenção, o solo é polvilhado com uma mistura de pó de tabaco, cinzas peneiradas e pimenta moída, tomadas em proporções aproximadamente iguais, uma semana e meia após o plantio de mudas no solo. Para assustar os desembarques de adultos, eles são pulverizados com infusão de tansy ou celandine. Em caso de invasão em massa, emboscada, Rovikurt, Corsair são usadas.
- Lagarta de colheres de repolho. Grandes lagartas acinzentadas-bege comem folhas, começando pelas bordas. Literalmente em 2-3 dias, apenas as faixas permanecem nelas. A planta seca e morre. Para prevenção, o solo da cama é regularmente afrouxado, o repolho é pulverizado com espuma de potássio verde ou sabão em pó, infusão de cinzas de madeira. Os indivíduos adultos são destruídos atraindo feromônios ou armadilhas caseiras (recipientes profundos diluídos em água com mel, geléia, xarope de açúcar). Suas drogas são assustadas pelo lepidocida, a Bitoxibacilina. Para combater as larvas, as plantas e o solo do jardim são pulverizados com uma solução de Fufanon, Actellik, Belofos, Talkord.
- Pulgões. Quase todas as culturas de jardins sofrem dessa praga em um grau ou outro. Os pulgões atacam as plantas em colônias inteiras, literalmente grudando na parte inferior das folhas, na parte superior do caule e nos ovários das cabeças de repolho. Ela se alimenta de sucos de plantas. O tecido afetado é coberto com pequenos pontos que são claramente visíveis no lúmen, as folhas são deformadas e secas. A praga é afugentada das couves de Bruxelas, pulverizando-a com infusões de verduras de quaisquer plantas com um odor acentuado e picante. A casca de uma laranja, folhas de tabaco seco, pimenta vermelha moída, mostarda em pó tem um efeito semelhante. O processamento é realizado a cada 5-7 dias, se o pulgão já apareceu na planta - 3-4 vezes ao dia. No caso de uma invasão em massa da praga, são utilizados quaisquer inseticidas gerais - Inta-Vir, Calypso, Fury, Iskra-Bio, Komandor.
- Caracóis e lesmas. Eles se alimentam de tecidos vegetais, comendo grandes buracos nas folhas e nas cabeças de repolho. Na superfície, há uma camada de revestimento prateado pegajoso. Mudas jovens podem ser completamente destruídas. A vida útil das couves de Bruxelas danificadas é bastante reduzida e eu realmente não quero comê-las. Uma invasão maciça de lesmas é uma ocorrência rara. Somente neste caso é necessário o uso de produtos químicos (Meta, Trovoada, Comedor de Lodo), em todo o resto é bem possível fazer remédios populares. Os decks são atraídos usando armadilhas, cavando garrafas de plástico cortadas no chão ou outros recipientes profundos, enchendo-os de cerveja, kvass fermentado, fatias de repolho ou toranja. Pragas individuais podem ser coletadas manualmente - elas não têm a capacidade de camuflar, em princípio, também não diferem na velocidade do movimento. Os caules das plantas são cercados por "barreiras" de areia grossa, agulhas de abeto, casca de ovo moída ou casca de noz.
Galeria de fotos: como são as pragas perigosas para a couve de Bruxelas
- A pulga crucífera afeta não apenas todas as variedades de couve, mas em geral todas as plantas da família Cruciferous
- É quase impossível detectar larvas de moscas de repolho, mas elas causam danos significativos às plantas
- O principal dano ao repolho é causado pelas lagartas da colher de repolho, mas também é preciso combater os adultos
- Pulgões - uma das pragas mais "onívoras" que afetam as plantações do jardim, o repolho também é sujeito a seus ataques
- Lesmas estragam muito a aparência de cabeças de repolho, os danos causados por eles também não afetam sua durabilidade
Das doenças, as couves de Bruxelas costumam sofrer de fungos. As sementes antes do plantio devem ser gravadas em uma solução fungicida. Mas isso não garante cem por cento de proteção contra infecções, especialmente se o cuidado com as plantações não puder ser chamado de ideal. Na maioria das vezes, as couves de Bruxelas são atacadas pelas seguintes doenças:
- Kila. Crescimentos feios semelhantes a tumores aparecem nas raízes. Na parte aérea da planta, o fungo não aparece de forma alguma. Parece que o repolho para no desenvolvimento e morre sem motivo. Para prevenir a doença, é muito importante observar a rotação de culturas. A quilha afetada só pode ser arrancada e queimada o mais rápido possível, eliminando assim a fonte de infecção. O solo neste local para desinfecção é derramado com uma solução de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux (0,5 l por 0 l de água).
- Podridão branca. O fungo se desenvolve especialmente bem em solo ácido ou saturado com nitrogênio. Folhas e cabeças de repolho são cobertas com uma camada de placa branca, semelhante à tinta descascada. Gradualmente, escurece, as partes afetadas deixam de crescer e deformar, os tecidos ficam marrons e apodrecem. Numa fase tardia do desenvolvimento, a doença não é passível de tratamento. Se até agora afetou apenas folhas individuais, os tecidos infectados são cortados, as “feridas” são lavadas com 2% de sulfato de cobre, polvilhadas com carvão ativado triturado em pó. O solo é derramado com uma solução de qualquer fungicida.
- Podridão seca. Folhas e cabeças de repolho são cobertas com manchas bege-acinzentadas claras com pequenas manchas pretas. A parte inferior da folha adquire uma cor lilás não natural. O tecido afetado é cortado com uma faca afiada, a planta é tratada com Tiram, Fitosporin-M.
- A perna preta. A doença afeta as mudas e se desenvolve muito rapidamente. Se você não fizer nada, poderá perder a colheita já nesta fase. A base do caule escurece e amolece, a planta murcha e seca. Para proteger as mudas, giz ou cinza de madeira devem ser adicionados ao solo das mudas. Aos primeiros sinais do desenvolvimento do fungo, a rega é reduzida ao mínimo necessário, a água é substituída por uma solução de permanganato de potássio rosa claro. As mudas e o substrato são pulverizados com Fitosporin-M, Fitolavin, Bactofit. Ao transplantar repolho no canteiro do jardim, Trichodermin ou Gliocladin em grânulos são adicionados ao buraco.
- Peronosporose (míldio). A parte da frente da folha é coberta com manchas borradas amareladas, o lado errado é apertado com uma camada contínua de placa de cinza. Os tecidos afetados ficam pretos e apodrecem. Para evitar danos por fungos, o solo da cama é polvilhado com cinzas de madeira, enxofre coloidal e lascas de tabaco. Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, é bem possível lidar com remédios populares - carbonato de sódio diluído em água, espuma de sabão em pó, uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio. Se não foi notado a tempo, são usados fungicidas - Alirin-B, Topázio, Horus, Baikal-EM e assim por diante. Existem também ferramentas que foram testadas por mais de uma geração de jardineiros e comprovaram sua eficácia - o líquido e sulfato de cobre de Bordeaux.
- Alternariose (manchas pretas). As folhas são cobertas com pequenas manchas cinza-preto, transformando-se gradualmente em anéis concêntricos. Então eles murcham e secam rapidamente. As medidas de prevenção e controle são as mesmas da peronosporiose.
Galeria de fotos: sintomas típicos das doenças da couve de Bruxelas
- Uma quilha de repolho não pode ser detectada até que uma planta seja escavada no chão.
- O desenvolvimento da podridão branca contribui para a superalimentação do repolho com nitrogênio, e o fungo também se sente muito bem em solo ácido
- A podridão seca geralmente se desenvolve durante o armazenamento, mas o repolho no jardim também não é imune a ele.
- A "perna preta" afeta não apenas o repolho, mas também todas as mudas em geral, a doença se desenvolve rapidamente, portanto, medidas devem ser tomadas imediatamente
- A placa que aparece nas folhas com o desenvolvimento da peronosporiose parece inofensiva, mas na verdade é um sintoma de uma doença perigosa
- Quaisquer fungicidas são usados para combater a alternariose - o fungo não tolera compostos de cobre
Colheita e armazenamento
Não se apresse para colher couve de Bruxelas se o frio estiver se aproximando. A prática mostra que as qualidades de sabor das cabeças de repolho só melhoram com a exposição a baixas temperaturas (dentro de -6-7 ° C). Mas se é esperado que esfrie para -10º e inferior, essa cultura não tolerará isso. O caule é cortado na base, a roseta de folhas é cortada no topo. Nesta forma, as cabeças de repolho podem ser armazenadas por cerca de um mês.
E se você retirar a planta inteira do solo, cortar as folhas e cavar no porão ou na adega, cobrindo as raízes com turfa ou areia molhadas, o período aumenta para 3-4 meses. Couves de Bruxelas não ocupam muito espaço - até 30 plantas podem ser colocadas em 1 m². Os nutrientes do caule continuam a fluir para as cabeças do repolho; portanto, durante o armazenamento, aumentam um pouco mais de volume.
Para a colheita, escolha um dia seco, nublado e fresco. Normalmente, as cabeças são cortadas, subindo gradualmente a haste da planta a partir do fundo. O sinal de que a próxima cabeça amadureceu é uma folha seca ou caída no seio da qual está localizada. Por via de regra, as primeiras couves de Bruxelas cortam-se de cada vez, tarde - para 2-3 "aproximação".
O prazo de validade máximo é de 3-4 meses. Cabeças de repolho são cortadas juntamente com um "toco", com o qual estão presas ao caule, e selecionadas aquelas onde não há o menor traço de dano por insetos, podridão, mofo e assim por diante. Eles são dispostos em pequenas caixas ou caixas de papelão, polvilhadas com serragem, areia, lascas de madeira, pedaços de papel de jornal. Você pode embrulhar cada um em um filme plástico, mas isso levará muito tempo. As caixas são armazenadas no porão, adega, outro local escuro e com boa ventilação, mantendo uma temperatura constante de 2-4ºС e umidade do ar entre 70 e 80%.
Na geladeira, em um compartimento especial para frutas e legumes, a couve de Bruxelas fica por não mais que 4-6 semanas. Manter a colheita o maior tempo possível ajudará a congelar. Como mostra a prática, os benefícios e o gosto das cabeças não sofrem por um ano e meio.
As cabeças de repolho destinadas ao congelamento são lavadas, as folhas superiores são removidas se estiverem secas ou danificadas. Em seguida, são imersos em água fria por 15 minutos, após o que são branqueados em água fervente por 2-3 minutos. É permitido que o excesso de líquido seja drenado, o repolho é enviado por alguns minutos para o freezer, que opera no modo de choque "choque", espalhando as cabeças em assadeiras cobertas com toalhas de papel. Depois disso, eles são imediatamente colocados em sacos com fechos selados e enviados para armazenamento. Cozido de couve de Bruxelas congelada antes de servir por um período muito curto, literalmente, 2-3 minutos.
Vídeo: Procedimento de congelamento das couves de Bruxelas
O cultivo de couve de Bruxelas, que não é apenas muito saboroso, mas também bom para a saúde, não é particularmente difícil. O principal obstáculo para o jardineiro é o clima. Mas se você plantar com mudas e cuidar das plantas com competência, é bem possível obter uma boa colheita. E nas regiões do sul com clima subtropical, uma cultura termofílica também é cultivada a partir de sementes plantadas diretamente no jardim.