Como lidar com phytophthora em tomates: instrução passo a passo

Pin
Send
Share
Send

A fitoferose é uma doença causada por um fungo de phytophthora. Ambiente úmido e calor - ajude ativamente os phytophthora a se reproduzir. A doença se espalha mais na segunda metade do verão. Como se parecem as plantas que sofreram uma phytophthora: nas folhas do lado superior se formam manchas castanhas borradas, no lado de baixo da folha há um revestimento esbranquiçado - este é o esporo de phytophthora.

Nas hastes e pecíolos aparecem listras marrons escuras. As frutas são cobertas com manchas vagas marrom-marrons. Em tomates, rasgados para dosagem, também a praga tardia pode se manifestar, se começar a se desenvolver no momento da colheita.

Na Europa e depois na Rússia, os tomates foram importados no final dos anos 30 do século XIX. E já em 1845 a colheita inteira de tomates foi perdida por causa da requeima. Houve a necessidade de encontrar métodos para combater esta doença. No artigo, você lerá uma descrição detalhada de como lidar com esse fungo, a fim de salvar os tomates e se livrar de phytophthora para sempre, se você precisa de tratamento para plantas e fotos e quais medidas devem ser tomadas para proteger os vegetais no futuro.

Visão geral dos meios mais populares para controlar fungos em plantas

Considere fungicidas - drogas eficazes no combate a doenças fúngicas.

  1. A preparação de fitosporina.

    Seu custo em 2018 flutua dentro de 30 rublos 10 gr. É usado principalmente para prevenção. 5 g de fitosporina são diluídos em 10 litros de água e polvilhados com o plantio.

    Mas em caso de chuva em campo aberto, esta profilaxia é ineficaz, uma vez que a água vai lavar a preparação das plantas para o solo.

    Após 7-10 dias, o procedimento deve ser repetido.

  2. Próximo Hom.

    É eficaz não só em relação à requeima, mas também ajuda a lidar com outros infortúnios de jardinagem.

    O custo em 2018 é de 65 rublos por 40 gramas.

    É necessário tomar 40 g do medicamento diluído em 10 litros de água. Este montante é suficiente para processar 10 metros quadrados.

    O período de espera é de 5 dias.

  3. Próton extra - uma droga que protege contra a requeima.

    O custo é de 49 rublos por 20 UAH.

    O Proton Extra é um fungicida eficaz. Não tem apenas propriedades protetoras, o que é bom para prevenção, mas também para propriedades curativas.

    A solução é preparada como se segue: 20 g do fármaco são diluídos em 10 litros de água. Esta quantidade é suficiente para processar 1 trama. As substâncias ativas da preparação são facilmente absorvidas nas folhas, penetram no interior e permanecem na planta. O período de ação do medicamento é de aproximadamente 12 dias.Então o procedimento deve ser repetido. Quantas vezes? Até você coletar a colheita.

É necessário começar uma luta durante a semeadura de sementes no solo. As sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos, seguida de lavagem em água.

Hoje existe uma enorme quantidade de métodos folclóricos e meios de combater a phytophthora. Vamos considerar alguns deles.

  • O primeiro assistente em caminhoneiros é a casca de cebola. Metade de um balde de casca de água fervente. Assim que o líquido esfriar, drene e adicione água a 10 litros de volume. Pulverize as folhas da planta a partir do fundo.
  • O segundo é o soro de leite, que contém ácido láctico. Protege o tomate e bloqueia o desenvolvimento de phytophthora. Para 10 litros de água, tome 1 litro de soro de leite e 20 gotas de iodo. Se o tomate florescer neste momento, adicione 5 g de ácido bórico. Também polvilhe as folhas primeiro na parte inferior.
  • Também é possível preparar outras soluções de pulverização, que podem conter os seguintes componentes:
    1. tintura de própolis;
    2. extrair de madeira de freixo;
    3. bicarbonato de sódio;
    4. infusão de dentes-de-leão;
    5. infusão de feno;
    6. infusão de levedura (100g por balde de água);
    7. solução de alho.

Instruções para o processamento de vegetais

Pulverize a planta a partir do fundo da folha usando uma pistola. É lá que os esporos do agente causador da requeima são escondidos. A planta está infectada de baixo para cima. Se você não vir o dano externo na planta, você ainda pulveriza a planta de acordo com o mesmo esquema.

Mas e se você tiver 20 acres de tomates. Você não pode subir debaixo de cada arbusto. Então pegue uma vassoura, abaixe-a em um balde e pulverize o plantio. A eficiência é várias vezes menor. Mas se houver uma força de trabalho adicional, você envolverá todos no processo.

Fotos

Na foto você pode ver como é a praga do tomate:





Prevenção

Em terreno aberto

  1. Prefiro na escolha de variedades de variedades de tomate que são resistentes a phytophthora. Por exemplo, "Rich Hut F1", "Pomba do Destino", "Beta".
    Ao escolher variedades de tomate, você pode se concentrar em indicadores: baixa estatura, maturação precoce.
  2. Observe a rotação de culturas. Depois do pretinha planta alho ou cebola.
  3. Plantas suscetíveis à queima tardia, você precisa se sentar bem longe. Batatas e tomates não são amigos.
  4. O intervalo entre os poços é 30-50 cm, a distância entre as linhas é de 70 cm.
  5. Tomates da planta à terra aberta longe das estufas.
  6. Use apenas uma semente saudável.
  7. Se você encontrar os primeiros sinais de infecção com phytophthora - tratar todos os fungicidas de nightshade.
  8. Com o tempo, retire as ervas daninhas, as folhas mais baixas. Não permita espessamento.
  9. Não exagere com fertilizantes nitrogenados. A resistência a phytophthora diminui várias vezes.
  10. Rega de manhã, estritamente nos buracos. Não deixe qualquer umidade nas folhas.
  11. Adicione fertilizantes contendo fósforo, potássio para aumentar a resistência dos tomates à doença.

Na estufa

A maioria das medidas para o processamento de tomate a partir de phytophthora na estufa é o mesmo que em campo aberto, mas considere as nuances.

  1. Ventile as estufas. Não permita que a umidade suba, remova o excesso de brotos, abaixe as folhas a tempo.
  2. Escolha variedades de tomates com efeito de estufa resistentes à requeima:
    • "Tatiana".
    • "De Barao é preto."
    • Carlson.

    Os mais resistentes aos phytophthora são os híbridos:

    • "La-la-F1 F1".
    • "Skylark F1".

Um vídeo sobre o tratamento preventivo de tomates da requeima:

É seguro comer frutas afetadas por um fungo?

Uma resposta clara para a pergunta pode ou não comer tomates, afetados por phytophthora, não.Se a fruta é toda atingida, então provavelmente você não quer comê-lo sozinho. Deve ser lembrado que a phytophthora é um fungo, por isso seu micélio esticou suas redes dentro de todo o produto. A fruta, com certeza, é completamente atingida. Tire conclusões.

Melhor alimenta frutas duvidosas ao gado.

Caminhos de cultivo da terra

Esporos de fitóforos não têm medo do inverno, neve, baixas temperaturas. Eles estão seguramente escondidos no solo até a próxima temporada. E esse "fogo" que comeu seus tomates este ano, pode ser repetido na próxima temporada. Além de todas as medidas preventivas acima, é necessário tratar o solo.

Agrotécnico

No outono, desenterre as camas de um jeito meio sujo. Após esta manipulação dos esporos, a fittopthora estará na superfície. Quando cavar, a pá deve ser imersa no solo em toda a baioneta. Não deixe tudo, mas muitas disputas podem perecer durante o inverno. Na primavera, antes de plantar tomates, o solo é escaldado com uma solução de permanganato de potássio. Você processará o solo na estufa, fechará todas as janelas e portas e cobrirá a cama no campo aberto com um filme no topo. As chuvas não interferem no processo de desinfecção.

Biológico

As preparações Baikal EM-1 e Baikal EM-5 tratam o solo em frente à câmara de escavação e duas semanas antes do congelamento. Com preparações Bactofit, Trichodermin, Phytoflavin, Phytosporin, o solo é tratado no outono depois de cavar. No início da primavera, o tratamento é repetido. Como a terra é tratada com fungicidas: dissolver a quantidade necessária de material na água e derramar o solo a uma profundidade de 10 cm É nesta profundidade que os esporos de fito-escoros se escondem.

Químico

Depois de cavar o solo deve ser tratado com fluido de Bordeaux. Repita este procedimento na primavera. A composição do líquido inclui sulfato de cobre. Desinfecta o solo e reabastece a necessidade de enxofre e cobre. O solo de Bordeaux só pode ser tratado uma vez a cada 5 anos.

Deve sempre ser lembrado que Para processar a terra é necessário em 10 sm profundo. Caso contrário, tudo em vão. As disputas permanecerão no site. A fitoferose é uma doença perigosa e desagradável do tomate.

Ele não pode ser curado completamente dele. Pode ser evitado, você pode retardar o seu desenvolvimento. Observando tecnologia agrícola e conduzindo medidas preventivas, você sempre estará com uma colheita rica.

Pin
Send
Share
Send