Ambulância e prevenção de morango: Como obter uma baga saudável

Pin
Send
Share
Send

Os morangos de jardim (tradicionalmente chamados de morangos) são um deleite favorito não apenas para nossos filhos e netos, mas também para inúmeros insetos que vivem em abundância em uma casa de veraneio. A destruição mecânica dessas pragas nem sempre é possível; muitas vezes é necessário solicitar meios químicos de proteção. Além disso, a cultura é suscetível a doenças que levam a uma diminuição no rendimento ou até a morte das plantas. Seguro para os seres humanos, mas muitas vezes meios eficazes de luta podem ser feitos a partir de substâncias conhecidas.

A necessidade de processamento de morango

Infelizmente, existem tantas pragas e doenças nos morangos que você não pode prescindir do tratamento periódico com certos medicamentos. Obviamente, a manutenção cuidadosa das plantações (capina, rega, cultivo, remoção de plantas doentes e bigode extra) reduz significativamente a necessidade de "química", mas, de tempos em tempos, outras substâncias devem ser adicionadas ao solo e pulverizadas com inseticidas ou "remédios caseiros".

As principais pragas e doenças dos morangos

Pragas de morango comuns incluem:

  • O gorgulho da framboesa-morango é uma praga generalizada de morango. Besouros pretos acinzentados, com tamanho de 2-3 mm no inverno, sob folhas velhas e podres. Na primavera, os besouros se alimentam primeiro das folhas, depois as fêmeas começam a botar ovos. As larvas permanecem dentro dos botões. No verão, jovens besouros aparecem;
  • O ácaro do morango (transparente) é uma praga de morango muito grave. Invernos na base das folhas. Carrapatos adultos com até 0,25 mm de comprimento, amarelo vítreo. Na primavera, as fêmeas depositam seus ovos em folhas jovens, enrugadas, amareladas e muitas vezes ressecadas. A alta umidade favorece a multiplicação da praga;
  • nemátodo da haste é comum. Causa perdas de colheita de até 70%. Tamanho não superior a 1,5 mm, vive e se multiplica nos tecidos do arbusto de morango. As plantas infectadas ficam para trás no crescimento, tornam-se feias. Os pedúnculos engrossam e dobram. Arbustos fortemente infectados produzem frutos muito pobres. O nematoide do caule é resistente a condições climáticas adversas;
  • O nematóide de morango difere do nemátodo do caule em tamanhos menores (até 1 mm). Por uma temporada, ele se desenvolve em 6-8 gerações. É inferior ao nematoide do caule em resistência a condições ambientais adversas. Plantas infectadas com nematóides de morango mostram um espessamento e ramificação de algumas partes do caule, bem como a formação de um grande número de novos brotos. Os pecíolos das lâminas perdem a pubescência e adquirem uma cor vermelho-púrpura. Com infecção grave, as perdas de colheita chegam a 30-50%;
  • gorgulhos de raiz. Besouros de cor preta, tamanho 4-5 mm, antenas e pernas marrom-avermelhadas; a larva é branca, com uma cabeça marrom. Gorgulhos danificam as folhas de morango, roendo-as pelas bordas. Hibernar no solo. Na primavera, eles retomam a alimentação, estudando em junho;
  • lesmas. Eles amam muito os morangos e podem destruir completamente uma baga suculenta.

Galeria de fotos: insetos nocivos aos morangos

As doenças de morango mais perigosas:

  • a podridão cinzenta é uma doença muito prejudicial. Manchas escuras de forma indefinida se formam nas folhas. Manchas marrons aparecem primeiro nas bagas, depois crescem, ficam cobertas com um revestimento cinza de cogumelo, apodrecem e secam. Bagas maduras são mais afetadas, principalmente deitadas no chão, sem lixo. A doença se manifesta em um clima frio e úmido, especialmente em áreas espessadas e mal cuidadas;
  • oídio é uma doença fúngica generalizada que afeta todo o arbusto de morango. Um revestimento em pó branco se forma na parte inferior das folhas. As plantas doentes tornam-se bronze, pouco desenvolvidas. As tomadas pesadamente atingidas assumem uma forma feia. Bagas afetadas também são cobertas com revestimento branco e se tornam mofadas. A doença se desenvolve durante todo o verão, atingindo seu clímax no início do outono. Contribui para a doença aumento da umidade;
  • manchas brancas afetam folhas, caules, caules. Em maio, pequenas manchas arredondadas em marrom avermelhado aparecem nas folhas. As folhas jovens fortemente afetadas morrem. Nas folhas velhas, as manchas aumentam com o tempo, ficando brancas com uma borda avermelhada. A fase mais alta da doença ocorre com o início da floração. As plantações espessadas e a operação de longo prazo da plantação contribuem para o desenvolvimento da doença;
  • podridão da raiz. A partir do meio do verão, observa-se a morte em massa das folhas da camada inferior. Após 2-3 anos, os arbustos doentes morrem. Todo o sistema raiz é afetado;
  • A vassoura de bruxa é caracterizada pela formação de um grande número de folhas, que dão aos morangos a aparência de um arbusto anormalmente espessado. As folhas são pequenas, em pecíolos finos, dispostas extraordinariamente retas, verde claro. Os pedúnculos geralmente não se formam ou ficam sem frutos. O bigode é curto, existem poucas saídas.

Galeria de fotos: Doença do Morango

Quando processar morangos

Em princípio, a jardinagem deve ser realizada o ano todo. Isso também se aplica aos morangos. Pelo menos, durante todo o verão (do início da primavera ao final do outono), é necessário monitorar o estado das plantações, limpar as plantas doentes com o tempo, retirar as ervas daninhas e impedir a secagem e a formação de crostas no solo. O processamento de morangos com medicamentos não é necessário com tanta frequência. Isso não deve ser feito imediatamente antes do plantio e durante a colheita. E no início da primavera e especialmente no outono, vale a pena fazer alguma coisa.

Tratamentos de primavera

O processamento de morangos na primavera consiste, em primeiro lugar, na limpeza completa de resíduos de plantas, folhas congeladas e secas, plantas mortas da plantação. Após uma limpeza completa, o solo ao redor de cada arbusto deve ser afrouxado e fertilizado. Na primavera, é bastante lógico introduzir (de acordo com as instruções) fertilizantes nitrogenados, bem como cobrir os arbustos com húmus. O tratamento de pragas na primavera nem sempre é realizado, é melhor deixar esse trabalho para o outono.

Se no outono, por algum motivo, não foi possível processar os morangos, isso pode ser feito antes da floração (contra pulgões - Karbofos, contra carrapatos - com preparações de enxofre coloidal).

Tarefas de outono

Após a colheita, você deve examinar cuidadosamente os arbustos de morango. Aqueles dos quais haverá pouco sentido (folhas deformadas visíveis, caules espessados, buracos e manchas significativos nas folhas) devem ser imediatamente retirados e queimados.

Se a plantação for severamente afetada pelo nematóide, é melhor destruí-lo completamente: queime os arbustos e derrame bem os canteiros com uma solução de sulfato de ferro. A concentração da solução é de cerca de 5% e o vazamento deve estar muito úmido.

Em uma cama infectada, você pode plantar sementes de calêndula ou calêndula. Estes não são maus inseticidas naturais. No outono, é provável que tenham tempo para florescer. Nesse ponto, eles precisarão ser cortados, picados e desenterrados, juntamente com o "medicamento" recebido.

A calêndula é um bom inseticida para os morangos

Você não pode sair no inverno e carrapato de morango. Se você quiser ficar sem química, pode derramar uma cama várias vezes por semana com uma infusão de casca de cebola. Para fazer isso, despeje cerca de 200 g de casca com um balde de água, insista 3-4 dias, tensão.

Se houver muitas pragas diferentes, mas a situação não for crítica, logo após a última colheita de frutas, você pode tentar cortar todas as folhas e queimá-las. Muitos fazem isso com plantações de morango de 3 a 4 anos de qualquer maneira. É bom que, depois de cortar a grama, o sol frite o resto dos arbustos por vários dias. Depois disso, é necessário regar bem o jardim, de preferência com a adição de fertilizantes: fósforo e potássio. A folhagem crescerá rapidamente e será significativamente mais saudável.

Se houver muitas bagas podres, os arbustos após a colheita podem ser tratados com infusão de mostarda (100 g por balde de água, deixe por 2 dias, filtre e dilua ao meio). Se você não tem muito medo da "química", em vez da mostarda, pode tomar oxicloreto de cobre e seguir as instruções do medicamento.

No caso da doença do oídio, uma das melhores maneiras é pulverizar com uma solução de Topázio. No combate às doenças fúngicas, o líquido de Bordeaux é muito eficaz.

Como processar morangos

A gama de produtos para controle de pragas e doenças nas plantações de morango é enorme. Com o tempo, novos produtos químicos aparecem e os antigos multiplicam seus nomes: muitos empresários produzem medicamentos conhecidos sob seu nome. Compreender o que está à venda está se tornando cada vez mais difícil. Felizmente, na maioria das situações, é bem possível fazer uso de medicamentos conhecidos ou até remédios "caseiros".

Amoníaco

A amônia é uma solução aquosa de amônia e possui um forte odor pungente. A amônia é dissolvida em água à temperatura ambiente em uma concentração de cerca de 25%, o que é bastante, e ainda é perigoso usar essa solução na vida cotidiana e na casa de verão. Se entrar em contato com a pele, lave-a imediatamente com água em abundância. Mas, como regra, soluções menos concentradas são vendidas em lojas de ferragens.

Na maioria das vezes, uma solução a 10% de amônia é colocada à venda.

Sabe-se que a água de amônia (uma solução altamente diluída de amônia) é um excelente fertilizante nitrogenado. Mas a amônia também pode ser usada para prevenir muitas doenças das plantas de jardim. A maioria das culturas pode ser pulverizada com elas após a floração. Após o processamento de morangos com amônia, formigas, pulgões, nematóides e outras pragas não aparecem nas camas por um longo tempo. Com a pulverização regular, você também pode se livrar do gorgulho, nemátodo da raiz, pode bug.

Acredita-se que durante a estação seja necessário tratar três morangos com amônia três vezes:

  • o primeiro tratamento - no início da primavera, com o crescimento de folhas verdes. 40 ml de amônia (uma solução aquosa de amônia com uma concentração de 10%) são tomados em um balde de água. Regou abundantemente uma cama de regador. Ao mesmo tempo, a solução deve cair nos arbustos e no solo abaixo deles. Ao mesmo tempo, além do fertilizante, eles se livram de doenças fúngicas nas folhas e pragas que passam o inverno no solo;
  • segundo tratamento - após a floração. Em um balde de água, tome um pouco de amônia, apenas 2-3 colheres de sopa. eu Após a rega abundante, uma cama com morangos é regada com uma solução preparada usando um regador. Esta é uma proteção contra a maioria das doenças. Além disso, o segundo tratamento é uma cobertura oportuna de nitrogênio;
  • a terceira vez - após a colheita. A solução é usada na mesma composição que na primavera. Isso é cobrança e prevenção para a próxima temporada.

Iodo

O iodo é um agente oxidante fraco, desinfecta perfeitamente na maioria dos casos, devido às suas propriedades anti-sépticas, pode impedir o aparecimento de várias doenças bacterianas.

O iodo pode ser usado para prevenir doenças bacterianas.

Derramando morangos com solução de iodo no início da primavera, você pode se livrar dos gorgulhos, que podem destruir quase toda a safra. É necessário preparar uma solução de apenas 0,5 colher de chá. solução de álcool de iodo de farmácia em um balde de água. Primeiro, os arbustos são abundantemente regados com água e depois tratados com a solução preparada.

O iodo nas camas de morango também é usado para combater a podridão cinzenta e manchas vermelhas. Os morangos são pulverizados 3 vezes por estação: no início da primavera, antes da floração e no início do outono. Você pode adicionar um pouco de sabão líquido (cerca de 1 colher de chá) à solução descrita acima, para que grude melhor nas folhas.

Acredita-se que o iodo seja um imunomodulador eficaz: após seu uso, deve-se observar não apenas o aumento da produtividade, mas também a melhoria dos arbustos, bem como o aumento da manutenção da qualidade das bagas cultivadas.

Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio (anteriormente chamado de peróxido) tem propriedades únicas. No combate às pragas e doenças dos morangos, sua capacidade oxidante (desinfetante) é mais importante.

Provavelmente, você só pode obter uma solução de peróxido a 3%. Uma solução a 30% ("peridrol") é bastante perigosa de manusear.

O peróxido de hidrogênio consiste em apenas dois elementos, mas possui propriedades únicas.

O peróxido de hidrogênio no país é usado no processamento de estufas, vários recipientes, ferramentas. A droga mata bactérias, vírus, fungos patogênicos. Então, o que é melhor escolher para processar a partir de peróxido de podridão ou iodo? Na verdade, a escolha é sua. Dependendo do que está à mão. O peróxido deixa para trás água e oxigênio, iodo - iodetos de potássio ou sódio. Mas o número deles, formado após a introdução desses medicamentos, é tão pequeno que prestar atenção a esse aspecto não faz muito sentido. E ambos os medicamentos se dão muito bem com sua tarefa de desinfecção.

O peróxido de hidrogênio é provavelmente a maneira mais fácil e segura de evitar que os morangos apodreçam. Deve ser dissolvido em 1 litro de água 2 colheres de sopa. eu peróxido de hidrogênio (em casos graves - até 3 colheres de sopa. l.). A solução resultante é abundantemente pulverizada com todas as plantações de morango de manhã cedo ou à noite. O tratamento é repetido após 1 semana. Este medicamento nas quantidades utilizadas é completamente não tóxico para seres humanos e abelhas. Portanto, você pode escolher e comer frutas já algumas horas após o processamento.

Fluido de Bordeaux

Bordeaux líquido é uma suspensão preparada a partir de sulfato de cobre e cal (óxido ou hidróxido de cálcio). Quando eles interagem, formam-se hidróxido de cobre e sulfato de cálcio pouco solúveis; portanto, o manuseio da suspensão final é um pouco mais difícil do que o manuseio da solução: agite periodicamente o conteúdo do pulverizador. Como regra, é vendido um kit que contém os dois componentes da mistura e, frequentemente, papel indicador para controlar a preparação correta do líquido. Primeiro, de acordo com as instruções, duas soluções são preparadas separadamente e, em seguida, são cuidadosamente misturadas, controlando a acidez do meio pelo indicador. Para criar um ambiente neutro ou levemente alcalino, adicione a quantidade necessária de cal (na forma de "leite de cal").

Fluido de Bordeaux sem aparência apetitosa e realmente bastante venenoso

O líquido de Bordeaux, ao contrário do sulfato de cobre puro, adere bem às plantas, age mais suavemente e por um longo tempo. No entanto, a mistura deve ser preparada rigorosamente antes do uso.

O líquido de Bordeaux tem baixa toxicidade para pessoas, animais de sangue quente e abelhas. No entanto, sabe-se que o cobre, como qualquer metal pesado, não aumenta a saúde humana em altas doses, para dizer o mínimo. Portanto, nos últimos anos, surgiu um conceito segundo o qual a pulverização anual com uma mistura de Bordeaux leva ao acúmulo excessivo de cobre no solo. Portanto, o uso de preparações de cobre na casa de verão é recomendado apenas em caso de necessidade urgente, não mais que uma vez a cada poucos anos.

Uma solução a 3% de líquido de Bordeaux para o processamento de morangos no início da primavera é usada para evitar manchas nas folhas. Mais tarde (mais perto da floração e no outono), uma solução a 1% já é usada para esse fim. Dosagem - aproximadamente 1,5 litros de mistura líquida por 10 m2 plantação de morango. É melhor realizar o processamento após a colheita e a limpeza dos canteiros de ervas daninhas e folhas em excesso. A pulverização com este medicamento é realizada não mais de 2 vezes por temporada.

Ácido bórico

O ácido bórico é fraco, praticamente seguro de usar e não pode causar grandes danos aos seres humanos. Este é um pó branco, dissolvendo-se lentamente na água, uma fonte valiosa de boro - um importante oligoelemento, portanto, no jardim desempenha um papel, antes de tudo, nos fertilizantes. Isso é especialmente importante no cultivo de morangos em solos pododólicos e leves. Pulverizar os arbustos no início da primavera com uma solução de ácido bórico é muito favorável. Observa-se um aumento no número de ovários, o boro estimula o aparecimento de novos pontos de crescimento, as bagas ficam mais doces. A introdução do ácido bórico pode aumentar a produtividade, melhorar o teor de açúcar das bagas e ajudar a proteger as plantas dos micróbios patogênicos.

O ácido bórico é comumente usado com permanganato de potássio (o conhecido permanganato de potássio).

O permanganato de potássio é o agente oxidante mais forte e deve ser usado nas menores quantidades possíveis.

Assim, no início da primavera, os morangos são derramados com uma solução de ácido bórico e permanganato de potássio - 1 g por balde de água. Este volume é para alimentar 30-40 arbustos de morango.

Para a alimentação foliar de morangos na primavera, use a seguinte composição: tome 2 g de permanganato de potássio e ácido bórico, 1 colher de sopa. cinzas de fornos. A partir das cinzas, apenas um "capuz" útil é necessário. Portanto, é insistido dia em um recipiente separado com água, não esquecendo de misturar de tempos em tempos. Antes de usar a infusão de cinzas deve ser filtrada.

Ash

A cinza é amplamente utilizada como uma droga "improvisada" individual. Um "extrato" de água das cinzas obtidas pela queima de lenha no fogão ou no fogo é adequado para fertilizar os morangos.

Como fertilizante, é necessário usar cinzas de madeira, e não aquela que é formada após a queima de vários resíduos domésticos.

As cinzas contêm a maioria dos elementos necessários para o desenvolvimento dos morangos (talvez, não exista apenas nitrogênio). Isso é fósforo, potássio, cálcio, muitos oligoelementos. Além disso, a cinza de madeira é famosa por suas propriedades antibacteriana e anti-séptica. Graças às cinzas, as bagas tornam-se mais doces, aumentando sua qualidade de manutenção. As cinzas podem ser espalhadas entre as linhas do jardim. O melhor momento para isso é o período pré-chuva. Após a chuva, o mais valioso presente nas cinzas passará para o solo. É bom cobrir imediatamente as camas.

Água quente

Se você não quiser lidar com o processamento químico das plantações de morango, tente limitar-se ao físico. A primeira coisa que vem à mente é, obviamente, a desinfecção térmica. Sabe-se que os arbustos de groselha e groselha no início da primavera são regados com água fervente quase íngreme. Isso destrói a maioria das pragas e bactérias patogênicas. É claro que, com os morangos, esse número é perigoso: sai do inverno com folhas verdes! Portanto, eles não tomam água fervente, mas simplesmente água quente.

Na primeira década de abril, a água quente (temperatura 60-65sobreC, é melhor verificar com um termômetro) a água das plantações de morango. É claro que aquecem a água, não muito longe das camas, pegam qualquer prato conveniente e despejam rapidamente no centro do mato, capturando todas as folhas, se possível. O processamento a quente destrói as larvas do carrapato transparente, gorgulho das framboesas e morangos, moscas, carrapatos e nemátodes. A água, passando pelo solo a uma profundidade de vários centímetros, esfria até cerca de 30sobreC, não tenha medo de danificar as raízes dos morangos.

A água quente também ajuda no plantio de morangos. Com sua ajuda, as mudas (bigodes) podem ser desinfetadas com uma finalidade preventiva. Para isso, mergulhe as mudas em água aquecida a 45 ° sobreC e mantenha por 15 minutos.

Fogo

Parece barbárie, mas também existem métodos de luta na rede.

10 dias após a colheita, os bigodes começam a crescer ativamente. Vou esperar mais 4 dias quando a terra secar em fileiras e espaçamentos, cortar todas as folhas, bigodes e remover ervas daninhas com tesouras de podar. Na mesma hora, queimo o chão com um maçarico poderoso e queimo completamente os caules das folhas restantes depois de cortados em cinzas. Retiro a folha cortada e as ervas daninhas no adubo. Eu também queimo corações de morango, eles não têm medo de serem tratados com fogo por 10 a 20 s se crescerem no nível do solo ou próximo a ele. Somente aqueles que se arrastaram para fora do chão desaparecerão, de modo que as raízes sejam visíveis.

Postnikov P. //chudo-ogorod.ru/zemlyanika-obrabotka-i-udobreniya

Remédios para gorgulhos

O gorgulho do morango é uma praga extremamente perigosa. Observe que não é fácil, porque o tamanho é muito pequeno (até 3 mm). Parasita desde o início da primavera, se alimenta de todas as partes da planta.

Eles começam a luta na primavera, pela qual todos os fragmentos danificados da sarça devem ser cuidadosamente coletados e destruídos. No início de maio, a plantação é tratada com preparações biológicas de ação prolongada (Spark, Askarin). A proteção das plantas contra pragas dura várias semanas. Em caso de infecção grave, o segundo tratamento é realizado no outono. Nesse caso, já estão sendo usados ​​inseticidas poderosos, como Karbofos, Corsair.

Se você não usa química, é muito mais difícil lutar com um gorgulho. As principais técnicas:

  • tratamento de arbustos com água quente no início da primavera;
  • durante a brotação - pulverização com uma solução de sabão em pó com mostarda;
  • coleta manual de insetos;
  • pulverização com infusão de tansy ou capsicum vermelho;
  • o uso de bons "vizinhos" no jardim: cebola, alho;
  • processamento de infusão de tabaco-alho ou infusão de celandine e casca de cebola.

Vídeo: como e como processar morangos

Durante todo o inverno, esperamos até que finalmente uma colheita de plantas vitamínicas apareça em nosso jardim. E em junho chega um feriado: os morangos amadurecem - baga suculenta, doce e perfumada. Mas além de nós, os concorrentes estão esperando por ela - pragas de jardim. O que significa escolher na luta contra eles, você decide. Na maioria dos casos, você pode obter o direito a uma linda colheita de morango sem usar drogas tóxicas.

Pin
Send
Share
Send