Métodos de propagação de framboesas remont

Pin
Send
Share
Send

Uma das diferenças entre as framboesas remont e as framboesas comuns é a fraca formação da prole das raízes. Praticamente não há crescimento excessivo ou poucos deles. Os brotos de substituição geralmente crescem 5-7, todos eles são necessários para obter uma colheita. No entanto, framboesas continuam a mesma cultura. E embora a propagação por brotos seja a maneira mais simples e mais comum, existem outras.

Variedade de métodos de propagação de framboesa

Os jardineiros modernos já experimentaram muitas maneiras de propagar framboesas remont: estacas verdes e lignificadas, camadas horizontais, parte do rizoma, divisão do mato, "urtiga". No entanto, para cada caso, você precisa escolher sua própria opção efetiva. Por exemplo, existem variedades cujas estacas são muito mal enraizadas. Ao dividir o mato, é melhor propagar plantas velhas e cobertas de vegetação. O material de plantio na forma de uma parte da raiz com o broto acessório pode ser separado da muda recém-adquirida. O método de propagação de suas framboesas depende de muitos fatores: idade do mato, variedade, época de reprodução, capacidade de criar condições especiais para o enraizamento, etc..

É uma amostra de framboesas comuns, o remontante não dá e, portanto, há dificuldades com sua propagação

Propagação por "urtiga"

Para o enraizamento, ainda são tomadas plantas jovens, que na primavera só apareceram do chão. Nesta fase, as framboesas são muito semelhantes às urtigas jovens. Os rebentos devem ter no máximo 10 cm de altura, duas folhas bem desenvolvidas.

Os brotos de framboesa, emergindo do chão, se assemelham fortemente a urtigas

O que você precisa fazer:

  1. Raspe o chão a partir da base da parte aérea e corte-a com uma parte subterrânea branca, seu comprimento pode chegar a 3-5 cm.

    O material de plantio consiste em uma parte verde aérea e um branco subterrâneo

  2. Trate a seção com um estimulante radicular (Kornevin, Heteroauxin, Epin, etc.).
  3. Prepare um substrato solto de turfa e areia (1: 1) ou turfa, terra de relva e areia (1: 1: 0,5).
  4. Plante a planta em um substrato úmido. Toda a parte branca e outro verde de 1 cm devem estar no chão.

    Raiz "urtigas" em uma cama ou em copos

  5. Forneça um efeito estufa: cubra com uma lata, meia garrafa, um filme, etc. Em escala industrial, o enraizamento ocorre em estufas com usinas de nebulização. Nesta fase, a planta não tem raízes e não pode comer do solo, por isso é importante que gotas de condensado caiam nas folhas e evitem que sequem.

    O efeito estufa pode ser criado com garrafas de plástico.

Se você criar raízes no jardim, coloque estufas de arcos e filmes à sombra de árvores, arbustos e cercas. No sol, sob um filme, as plantas serão soldadas. Temperatura ideal para o enraizamento: + 20 ... +26 ⁰C. Após cerca de um mês, você pode julgar os resultados. Os filhotes começarão a crescer, ficarão mais altos, novas folhas aparecerão sobre eles.

Para enraizar em campo aberto, construa uma mini-estufa

Estacas verdes

Dessa forma, os jardineiros enraízam os galhos laterais que crescem no caule principal e os caules, cortando-os em partes com 2-3 entrenós. Existe experiência em fazer o enraizamento mesmo nos topos deixados após beliscar brotos muito altos. Mas a probabilidade de eles se enraizarem é muito pequena. Assim, uma jardineira-Amur conseguiu enraizar um dos 8 topos. Mas este também é um resultado que agrada.

Vídeo: enraizamento de estacas retiradas de diferentes variedades e de diferentes partes da planta

Regras para a preparação de material de plantio:

  • Corte as estacas verdes de junho a julho, quando os brotos de framboesas remont já cresceram, mas ainda não floresceram.
  • Ao enraizar os galhos laterais dos frutos, remova o ponto de crescimento (em cima) e os brotos, se houver.
  • Cada caule deve ter no mínimo 2 folhas, no máximo 3-5. Quanto menos folhas, menos elas evaporam a umidade, mas não podem ser removidas, pois é nas folhas que ocorre a fotossíntese necessária para a nutrição das plantas.
  • Faça o corte inferior em ângulo agudo e não paralelo ao pecíolo da folha inferior.
  • Retire a folha de baixo.
  • Trate as estacas com um estimulante de enraizamento e plante-as em um substrato solto, imergindo o local de rebrota da folha inferior em 1 cm.

O caule verde deve consistir de 2 a 5 folhas, o ponto de crescimento (em cima) deve ser removido

O enraizamento em si ocorre, como no caso das "urtigas", nas mesmas condições de efeito estufa. Em estacas enraizadas, os brotos devem crescer a partir das axilas das folhas e também podem aparecer do chão.

Enraizamento por estacas lignificadas

O material de plantio é preparado no outono, de outubro a novembro. Como material de partida, faça sessões prolíficas anuais. No final da temporada, eles já estão cobertos de madeira. Corte-os em estacas de acordo com as mesmas regras que as verdes. Só que desta vez, você precisa remover todas as folhas, se elas ainda permanecerem. Afinal, a vegetação acabou, os botões são depositados e, a partir deles, folhas jovens aparecerão na próxima primavera.

As estacas de outono, em vez de folhas, devem ter botões bem desenvolvidos

Em seguida, você pode escolher um dos métodos ou experimentar os dois ao mesmo tempo:

  1. Plantio na primavera após o armazenamento no inverno. No outono, colha as mudas preparadas em feixes, assine os nomes das variedades. Empilhe em caixas e polvilhe com serragem úmida ou areia. Outra opção é envolvê-lo em um pano úmido e depois em polietileno, perfurando-o em vários locais para ventilação. Armazenar em um porão, geladeira ou outro local a uma temperatura de -2 ... +2 ⁰C e umidade de 65-70%. Em março, comece a enraizar no parapeito da janela, na estufa ou estufa usando a tecnologia para estacas verdes e “urtigas”.
  2. Aterragem no outono, imediatamente após o corte. Plante as mudas em uma cama com solo solto, aprofundado para que apenas dois botões permaneçam na superfície. Cobrir para o inverno da maneira usual para a sua região: ramos de abeto, juncos, fibras têxteis, etc. O material deve deixar o ar passar, portanto, não use filme ou materiais similares.

Estacas lignificadas, esquema de plantio

Os céticos afirmam que esta é a maneira mais confiável de propagar framboesas. Mesmo que as folhas brotem dos brotos na primavera, isso não significa que as mudas tenham originado raízes. Os botões florescem devido à vitalidade deixada dentro das estacas. No entanto, os entusiastas não recusam esse método, porque no outono após o corte há muitos brotos que são jogados fora ou queimados. Por que não tentar torcer? Há resultados positivos: 2-3 de 10 mudas se transformam em mudas.

Vídeo: propagação por estacas lignificadas obtida como resultado da poda de outono

Divisão Bush

O método é muito semelhante à propagação por brotos. A única diferença é que os brotos de substituição nas framboesas remont estão muito próximos um do outro, eles precisam ser desenterrados com muito cuidado. Prossiga com essa propagação na primavera, quando brotos jovens não crescerem mais do que 15 a 20 cm. Geralmente, restam 5-7 brotos para frutificação no mato, e os excessos são cortados. Encontre um arbusto bem cultivado no qual esses brotos estejam localizados longe do resto, para que você possa separá-los com uma pá.

Como separar a raiz do mato:

  1. Regue bem a planta, para que a terra não se desintegre e as mudas sejam capazes de desenterrar com um pedaço de terra.
  2. Coloque uma pá entre o arbusto-mãe e o broto que deseja separar e afunde-o com uma baioneta.

    Se houver mais brotos no mato do que o necessário, use os extremos para propagação.

  3. Faça tais escavações em todos os lados da parte aérea e retire cuidadosamente as raízes, sem escová-las do chão.
  4. Plante as mudas em um local permanente.

Se as hastes crescerem próximas umas das outras, é possível aplicar outra maneira:

  1. Desenterrar o arbusto inteiro.
  2. Sacuda o chão.

    Para entender melhor o entrelaçamento das raízes, você pode baixá-las em uma bacia com água e, lavar, desembaraçar suavemente.

  3. Em seguida, divida a planta inteira em partes com uma faca afiada, de modo que cada uma contenha 2-3 hastes com raízes.

    Você pode dividir o arbusto em várias divisões

  4. Plante as mudas nos caroços de plantio preparados.

Lembre-se de que, com esse método, você corre o risco de perder a variedade se compartilhar o único arbusto que possui. Pode acontecer que nem uma única divisão crie raízes. Use este método se você tiver outros arbustos de framboesa que deseja propagar.

Propagação por estacas radiculares

As framboesas têm um sistema radicular fibroso, é constituído por muitas raízes e têm botões acessórios para dormir. Eles acordam e dão brotos jovens. Isso acontece quando as hastes antigas morrem, elas precisam ser substituídas por novas. Esse recurso é usado para propagar framboesas. Se a raiz ou parte da raiz for separada da planta, os brotos acessórios acordam para compensar a ausência de brotos.

Onde posso obter mudas de raiz:

  • cortada de uma muda com um sistema radicular bem desenvolvido;
  • corte de um arbusto em crescimento, cavando cuidadosamente o chão sob ele;
  • compre de criadores, encomende online.

Não há padrões para este material de plantio. O tamanho máximo é pelo menos a raiz inteira do arbusto, o mínimo é de 8 a 10 cm, e talvez você não consiga encontrar os gomos anexos; no estado de sono, eles são muito pequenos e pintados na mesma cor da raiz.

Galeria de fotos: como são as estacas de raiz de framboesa

Esta é a maneira mais fácil e eficaz de reprodução, em comparação com as já descritas.. Procedimento

  1. Prepare um substrato solto e fértil, misturando turfa, solo encharcado e húmus em proporções iguais.
  2. Despeje a mistura resultante em uma caixa ou panelas, recipientes, para que 5 cm ainda sejam deixados nas bordas. Selecione o recipiente de acordo com o tamanho das estacas, que devem estar localizadas horizontalmente nele. Você pode plantar e imediatamente nas camas no jardim.
  3. Despeje o substrato e espalhe as estacas por cima.

    Organizar as estacas de raiz horizontalmente

  4. Despeje sobre a terra solta com uma camada de 2-3 cm.
  5. Mantenha em um peitoril da janela ou ao ar livre, dependendo da estação. Temperatura ideal - + 18 ... +26 ⁰C. Molhe o solo enquanto seca. Você pode cobrir com filme ou vidro, mas isso não é necessário.
  6. Quando brotos jovens, com uma altura de 5-7 cm, aparecer, cave a muda resultante e transplante-a para um local permanente. Se houver 2-3 brotações no cabo, cada uma com raízes, você pode cortar a raiz comum em pedaços. Às vezes, esses brotos são facilmente separados da raiz antiga, juntamente com suas raízes.

Este método é frequentemente combinado com a reprodução "urtiga". Mas para isso você precisa de uma raiz grande e fibrosa. É utilizado na sua totalidade: estão espalhados horizontalmente na superfície do canteiro ou caixa grande e cobertos com terra. À medida que as mudas crescem, elas são cortadas com a parte branca e plantadas para enraizamento. Na raiz, tendo perdido brotos, mais e mais novos brotos vão acordar.

Vídeo: método combinado de propagação: mudas de raiz e "urtiga"

Propagação por camadas horizontais

A implementação deste método em framboesas comuns começa no início da primavera. As sessões anuais de inverno são dobradas no chão. No entanto, na maioria dos casos, as framboesas reparadas são completamente cortadas no outono; portanto, não há nada para dobrar e enraizar na primavera. No outono, as sessões anuais são cobertas com frutos maduros. Teremos que colher todos os galhos de frutas com eles e deixar o caule nu. Isso se tornará muito estressante. A fuga, em vez de torcer, pode morrer.

Portanto, para propagar reparos de framboesas com camadas horizontais, é necessário deixar a sessão anual selecionada no inverno e enraizá-los, como framboesas comuns, na primavera. Outra opção é realizar um experimento no verão com uma jovem, já crescida, mas que não floresceu. Uma vez que as estacas verdes criam raízes, elas podem formar raízes e um rebento inteiro. De qualquer forma, escolha uma camada horizontal de acordo com os seguintes critérios:

  • Está localizado no lado norte da framboesa, à sombra. Ao sol, a terra secará rapidamente, as folhas desaparecerão, as raízes não aparecerão ou serão fracas.
  • A haste é poderosa, mas flexível, curva-se bem e fica no chão.
  • Existem ramos laterais, que depois de colocar o tronco no chão serão direcionados para cima.

Escolha uma foto forte, mas flexível, de preferência com os galhos laterais voltados para cima

Como cavar uma sessão de framboesa para fazer o enraizamento:

  1. Dobre a fuga, mas não corrija ainda. Apenas tente e faça anotações no local onde ele estará localizado.
  2. Prepare o local marcado: solte o chão, adicione turfa e areia, misture.
  3. Faça um sulco para colocar a parte de 10 a 15 cm de profundidade, encha com água e deixe de molho.
  4. Dobre a parte aérea e corte todos os galhos e folhas laterais que repousam no chão ou são direcionados para o lado. Deixe apenas aqueles que crescerão.
  5. Na base de cada ramo esquerdo, arranhe a haste, fazendo cortes oblíquos ou longitudinais até 2 mm de profundidade. Você pode pulverizar esses locais com pó Kornevin.
  6. Agora coloque o broto no sulco, prenda com suportes de arame e polvilhe com terra. Ao mesmo tempo, não adormeça permanecendo no caule e nos ramos laterais, eles devem estar acima do solo. Deixe a parte superior da filmagem com cerca de 20 cm de comprimento, aponte-a na vertical e amarre-a no pino.
  7. Cubra o local da escavação com cobertura morta, mantenha o solo sempre úmido.

Se a brotação foi feita na primavera, as mudas podem ser desenterradas, separadas do caule geral e transplantadas no outono. Ao fazer o enraizamento no verão, é melhor não perturbar a planta até o próximo outono.

Vídeo: reprodução por camadas horizontais no exemplo de framboesas comuns (sem remontantes)

Existem muitas maneiras de propagar framboesas. Quase todos são programados para uma determinada temporada. No verão, aplique estacas verdes, propague na primavera com "urtigas" e divida o mato, no outono e na primavera - com enraizamento de brotações lignificadas, no verão e no outono - com camadas horizontais. A maneira mais fácil é cultivar framboesas a partir de pedaços de raízes. Jogamos fora muito material de plantio após a poda, e tudo isso pode se transformar em novas plantas. É interessante experimentar cada método e escolher o mais aceitável e eficaz para a sua variedade e estilo de agricultura.

Pin
Send
Share
Send