A groselha é um dos arbustos de jardim mais comuns na Rússia. Essa cultura é cultivada em todos os lugares: do Extremo Oriente a Kaliningrado. Infelizmente, a variedade de pragas que parasitam também é incontável. Um dos métodos mais simples e eficazes de lidar com eles é o tratamento por mola de brotos de groselha em ebulição.
Por que você precisa regar galhos de groselha com água fervente
Para expor uma planta que está se preparando para o despertar da primavera a esses efeitos estressantes, é necessária uma boa razão. E esse motivo é o combate aos ácaros dos rins (Cecidophyopsis ribis). Essas pragas, apesar de seu pequeno tamanho (0,2 mm), sugam sucos de brotos verdes, flores e folhas de groselha durante toda a estação de crescimento. Como resultado, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas, a planta para em desenvolvimento, não dá frutos (a maioria das bagas não sobrevive até a maturação) e, com o tempo, o arbusto pode até morrer.
Galeria de fotos: infecção de groselha com carrapato renal
- Os rins aumentados indicam infecção de groselha com um carrapato
- O carrapato da groselha se alimenta de sucos de brotos, flores e folhas jovens
- Ácaro de groselha é ativado no início da primavera
Uma característica distintiva de uma planta infectada com esse carrapato são os botões aumentados e não naturais que se formam no outono.
O dono favorito do carrapato renal é a groselha preta, mas não despreza seus parentes mais próximos: groselha branca, amarela, vermelha e até groselha. Portanto, as conseqüências dessa praga podem ser desastrosas para todo o jardim.
A propósito, as famosas vassouras de bruxa e galhas nas folhas das plantas formam os parentes mais próximos dos ácaros dos rins.
Os carrapatos nos rins têm simplesmente uma taxa de reprodução única. Mesmo antes que as primeiras flores apareçam nos arbustos, elas terão tempo para cultivar duas gerações de parasitas jovens e, assim, aumentar o número exponencialmente.
Os carrapatos nos rins não toleram flutuações acentuadas de temperatura e baixa umidade; portanto, durante o inverno eles se refugiam nos rins de groselha, protegidos com segurança, onde são destruídos com a ajuda de água quente na primavera.
Além da destruição de pragas, o derramamento de água fervente tempera a groselha, aumentando sua resistência a doenças.
Períodos de processamento para diferentes regiões
As groselhas da primavera devem ser irrigadas com água fervente no início da primavera, quando a neve já começa a derreter e sua altura é de apenas 5 a 10 cm. Para diferentes regiões de nossa imensa terra natal, esse período começa em diferentes momentos:
- Moscou e região de Moscou: 10 a 15 de março;
- Regiões centrais (Pskov, Yaroslavl, Tula, Vladimir, etc.): 12 a 17 de março;
- Sibéria Ocidental (território de Altai, Novosibirsk, Omsk, regiões de Tomsk, etc.): 5 a 10 de abril;
- Sibéria Central (Krasnoyarsk, Território de Transbaikal, Região de Irkutsk, etc.): 8 a 12 de abril;
- Sibéria Oriental (região de Amur, Khabarovsk, Krai de Primorsky, etc.): 1-10 de abril;
- Regiões do sul (região de Rostov, Calmúquia, região de Astracã): 1 a 10 de março.
Infelizmente, apenas o tratamento no início da primavera com água fervente é eficaz. No outono e inverno, os brotos de groselha ainda são cobertos por uma crosta densa, que protege não apenas o início das folhas jovens, mas também os parasitas que se escondem nelas. Bem, a rega no verão com água quente se tornará uma lesão muito grave para folhas verdes e brotos jovens.
Como processar groselhas com água fervente
Primeiro, você precisa decidir sobre os arbustos que planeja processar. Isso é importante, pois a água fervente esfria gradualmente e, sem um plano de ação claro, a eficácia do procedimento diminui.
Caso sua groselha tenha raízes próximas à superfície do solo, é recomendável uma proteção adicional do sistema radicular com qualquer material disponível: madeira compensada, chapas de ferro, tábuas etc.
Como ferramenta de irrigação, um regador comum de metal com um filtro é o mais adequado. É melhor não usar seu análogo plástico, pois sua deformação pode resultar de uma diferença de temperatura.
Você pode ferver água no fogo, no fogão ou no fogão, bem como no banho - ao mesmo tempo, combina negócios com prazer. Quando a água ferver, você deve começar a regar imediatamente. A rega deve ser uniforme, portanto, não fique em um local por mais de cinco segundos. Lembre-se de que você não precisa cultivar o solo, mas atira!
Para aumentar a eficiência do tratamento com água fervente, são adicionados à água agentes tradicionais de controle de pragas: sulfato de cobre, sal, permanganato de potássio. Eles devem ser criados nas seguintes proporções:
- permanganato de potássio: 1 g por 100 litros de água;
- sulfato de cobre: 3 g por 10 litros de água;
- sal: 10 g por 20 litros de água.
Uma vez que todas essas substâncias são simples sais na composição, a alta temperatura da água não prejudica suas propriedades terapêuticas.
Vídeo: derramando groselhas sobre a água fervente no início da primavera
Precauções de segurança
Ao executar o procedimento, é importante não esquecer a segurança. Uma rega de metal pode aquecer rapidamente a partir da água fervente, portanto, o procedimento deve ser realizado com luvas grossas de tecido. Você também deve verificar se o filtro está firmemente fixado no regador, caso contrário, é muito provável que ele se queime do primeiro ou do segundo grau. Além disso, aproxime-se corretamente da escolha de seus próprios sapatos para este trabalho, para que a água fervente que acidentalmente se põe em seus pés durante a rega não os possa escaldar.
O tratamento de primavera de arbustos de groselha com água fervente é um método tradicional e altamente eficaz de controle de pragas. O procedimento não requer custos financeiros, é ecológico e extremamente simples. Não é de admirar que esse método tenha sido usado pelos jardineiros da Rússia desde tempos imemoriais.