Framboesas são uma baga única. É valorizado não apenas pelo seu sabor doce e aroma brilhante. Devido às suas propriedades curativas, é usado na medicina para resfriados. Um medicamento tão saboroso promove uma rápida recuperação e satura o corpo com vitaminas. Um punhado de framboesas é um maravilhoso antidepressivo: o cobre em sua composição fortalece o sistema nervoso e melhora o humor. Framboesas são os favoritos de jardineiros e agricultores. Mas nem toda variedade pode suportar as duras condições da Sibéria, onde há geadas crepitantes no inverno, e na primavera e até junho, são observadas geadas de retorno. Para um clima acentuadamente continental, apenas framboesas com maior resistência a fatores ambientais adversos, como Shiny, são adequadas.
História das variedades de framboesa brilhantes
A variedade foi obtida por criadores domésticos no Instituto de Pesquisa Siberiano de Horticultura. M.A. Lisavenko de cruzar variedades de Cumberland e Molling Landmark. Das famosas framboesas pretas americanas, o híbrido herdou um sabor doce, boa transportabilidade, da variedade britânica de origem - frutas brilhantes e bonitas e a capacidade de colher sem medo de espinhos. Desde 1989, a Brilliant está em testes de variedades e, em 1993, foi introduzida no Registro Estadual das regiões da Sibéria Ocidental, Leste da Sibéria, Volga-Vyatka e Ural (Território de Altai e República de Altai, Território de Krasnoyarsk e Região de Khakassia, Novosibirsk e Omsk).
Descrição da nota
Arbusto perene é altamente resistente ao inverno, tolera geadas severas. Mesmo as mudas jovens congelam extremamente raramente - somente naqueles anos em que outras plantações morrem sob condições de severa formação de gelo no solo na ausência de cobertura de neve.
A variedade é dotada de imunidade persistente - não tem medo de secar em calor extremo, é resistente ao envelhecimento durante chuvas prolongadas, raramente adoece e quase não é afetada pelo mosquito framboesa e pelo ácaro.
Framboesas Amadurecimento brilhante no meio do início. Frutos maduros aparecem nos galhos no dia 10 de julho. A frutificação continua até o final de julho, o que torna possível desfrutar de framboesas frescas por um longo tempo. As bagas são colhidas em 5-6 recepções, quando maduras, elas não se desfazem. Os agricultores apreciaram a bela apresentação de bagas grandes com um sabor agradável.
Características das variedades de framboesa
Um arbusto de tamanho médio com 1,3 a 1,5 m de altura com galhos de espessura média. As hastes bienais são retas, marrom claro, as hastes anuais são verdes com uma flor azulada. Brotos elásticos com um top caído sob o peso das bagas tendem ao chão, então você precisa usar o suporte ao cultivar framboesas. Os espigões estão localizados apenas na parte inferior dos brotos, o que facilita muito a colheita. As folhas são ovais, de tamanho médio, verde escuro, brilhante. As framboesas não entopem a trama, pois o arbusto produz um pequeno número de brotos. Floresce com flores brancas de tamanho médio coletadas em inflorescências racemose.
Produtividade - 35 kg / ha. As bagas são grandes, com peso médio de 2,6 g, máximo - 5,6 g, formato esférico. A framboesa recebeu esse nome devido à superfície brilhante dos frutos de cor vermelho escuro. A polpa é densa, suculenta, aromática, com um agradável sabor agridoce. Eles contêm açúcar - 5,5%, ácido - 1,3%. As bagas não perdem a forma mesmo durante o tratamento térmico: durante o cozimento, elas não grudam e não fervem.
Framboesas vermelhas são mais saudáveis que amarelas. Mas o mais útil para a saúde - framboesas pretas, contém 3 vezes mais antioxidantes do que outras frutas.
A variedade é auto-fértil, não precisa de polinizadores adicionais. Mesmo ao cultivar um único arbusto, os ovários se formam. Mas o rendimento das culturas será significativamente maior se você plantar 2-3 outras espécies próximas.
Alta capacidade de adaptação, resistência a doenças e pragas, frutos grandes e qualidades de bom gosto distinguem a variedade de outras variedades de framboesas.
Recursos de desembarque
A produtividade de uma variedade depende não apenas das condições climáticas, mas também da localização das framboesas, da qualidade do material de plantio e do cumprimento das regras de plantio.
O melhor lugar para uma baga
Para as framboesas, uma área ensolarada aberta deve ser reservada, protegida do norte por uma cerca ou prédios. A cultura chegará a um acordo com a sombra parcial leve, mas cresce mal à sombra: brotos são arrancados, bagas são menores.
O solo deve ser enriquecido com húmus e ter boa permeabilidade à umidade e ao ar. Elevados rendimentos em arenitos podem ser alcançados se doses significativas de fertilizantes forem aplicadas e a rega regular for abundante. É melhor não plantar framboesas em solo argiloso pesado, em planícies úmidas, onde a água subterrânea sai perto da superfície. Inadequado para framboesas também são áreas elevadas, onde a neve é soprada pelo vento no inverno e os brotos congelam, e na estação quente a água da chuva não permanece, levando à secagem rápida do solo.
Ao escolher um local, é necessário levar em consideração o nível de acidez do solo. Em solos ácidos próximos a framboesas, especialmente em clima úmido e chuvoso com resfriamento, os sinais de falta de nitrogênio - clorose - rapidamente começam a aparecer, o crescimento das raízes piora e, como resultado, a absorção de nutrientes e água pelas plantas diminui. Para desoxidar o solo para escavação, cal (500 g m2).
Residentes experientes no verão devem observar a rotação de culturas e tentar não plantar a baga naquele canto do jardim onde morangos, tomates e batatas foram cultivados anteriormente. Bons antecessores de framboesas são siderata, abobrinha, abóbora, feijão. Após 7-8 anos, a framboesa deve ser transplantada para outro local.
O autor dessas linhas observou que a framboesa se sente bem ao lado de groselhas, pepinos e cenouras, cerejas e macieiras. Mas, ao mesmo tempo, as árvores frutíferas não devem obscurecer as plantações de frutas. Mas tento plantar espinheiro marítimo longe das framboesas - essas plantas concorrentes lutam por umidade e nutrição, como resultado, a colheita de ambas as culturas sofre.
Tempo de pouso
Framboesas podem ser plantadas na primavera e no outono. O período de plantio de arbustos na primavera com um sistema de raiz aberta é limitado - isso deve ser feito antes da abertura dos brotos. Nesse caso, as plantas têm tempo para criar raízes e passar por todas as fases de desenvolvimento durante a estação. Mas a frutificação não será muito abundante, uma vez que todas as forças visam fortalecer o sistema radicular e cultivar brotos. O plantio no outono é realizado 3 semanas antes do início do tempo frio, para que as mudas se adaptem em um novo local, criem raízes e se fortaleçam. As datas de desembarque específicas dependem do clima e das condições climáticas da região. Mudas cultivadas em recipientes podem ser plantadas durante toda a temporada.
Seleção de mudas
Não corra riscos e pegue uma planta no mercado, é melhor fazer uma compra em grandes viveiros ou centros de jardinagem. Somente uma empresa com boa reputação garantirá a sobrevivência do mato e a conformidade dos frutos com a variedade declarada. Ao escolher uma muda, considere-a cuidadosamente. A planta deve ter um sistema radicular ramificado, sem crescimentos e sinais de decadência e galhos flexíveis com uma espessura de 8 a 10 mm. A muda do recipiente deve ser removida da embalagem: o pedaço de terra deve estar intacto, não desintegrar-se e o todo é enredado em raízes finas.
Uma grande variedade de material de plantio geralmente ocorre após a conclusão da jardinagem, no final do outono. Para salvar as mudas até o plantio da primavera, elas são cavadas no jardim. Cavar uma vala a uma profundidade de 15 cm, inclinando um lado. As plantas são dispostas sobre ela, polvilhadas com raízes e galhos 2/3 do comprimento da terra e, depois de densificar bem o monte, cubram-no com patas de abeto. No inverno, polvilhadas com neve, as mudas não congelam e os galhos espinhosos protegem contra lebres.
Regras de desembarque
O local deve ser preparado com antecedência: cavar, eliminar, adubar com húmus (20 kg m2) com a adição de superfosfato (60 g) e sal de potássio (30 g) ou cinza (300 g). Com forte acidificação, a cal é adicionada ao solo (500 g m2).
Em áreas de agricultura de risco, é especialmente eficaz o uso do biohumus AgroProst (12 kg m2) O fertilizante orgânico devido ao alto teor de ácidos húmicos, potássio e fósforo aumenta a fertilidade do solo imediatamente após a aplicação. E a forma insolúvel de nitrogênio elimina o ataque de nitrogênio durante o plantio de outono no mato.
As framboesas são plantadas de forma linear ou arbusto. Arbustos únicos são plantados em poços de 60x45, deixando uma distância de 1 m entre eles.Em plantações de framboesa, é aconselhável usar fileiras em trincheiras em trincheiras de 50 cm de largura e 45 cm de profundidade, deixando um espaçamento de 1,5 m de largura. eles.
As mudas adquiridas 2 horas antes do plantio são mergulhadas com raízes na água, adicionando um estimulante de crescimento (Kornevin, Heteroauxin) e Fitosporin para impedir o desenvolvimento da podridão das raízes.
Processo passo a passo
- O fundo da vala ou poço é coberto de terra por um terço, com uma elevação no centro.
- Um rebento é colocado verticalmente na colina, espalhando as raízes em diferentes direções. As mudas de contêiner são manuseadas juntamente com um pedaço de terra.
- Despeje a terra no pescoço da raiz, deixando-a aberta.
- O solo é compactado para que não haja vazios de ar ao redor das raízes.
- 5 l de água são vertidos no sulco circular de irrigação formado.
- A planta plantada é cortada a uma altura de 30 cm do solo.
- A zona da raiz é coberta com palha, feno ou húmus.
Durante o plantio da primavera, protegendo as mudas dos raios brilhantes do sol, elas são sombreadas com fibras de fibra nos primeiros 2-3 dias.
Vídeo: plantando mudas de framboesa no outono
Tecnologia agrícola
Toda a estação de cultivo de framboesa precisa de cuidados e, após o término da estação, é necessário prepará-la para o inverno.
Rega e afrouxamento
A variedade resistente à seca tolera a luz do sol e a falta de umidade a curto prazo. Mas as bagas serão mais suculentas e doces se forem irrigadas regularmente. No entanto, a framboesa deve ser regada em uma dose, pois a estagnação da umidade no solo leva a uma aeração insuficiente, o que pode causar o desenvolvimento de raízes podres, o congelamento das plantas no inverno e até a morte.
Os arbustos são regados 1-2 vezes por semana, para que a água sature o solo a uma profundidade de 30 a 40 cm - é nessa camada que se localiza o sistema radicular da framboesa. Norma - 10 litros por planta. No verão chuvoso, a rega é interrompida e, no outono, se o tempo estiver seco, eles definitivamente realizarão a rega antes do inverno, aumentando o volume de água para 20 litros por arbusto.
Para hidratar as framboesas, use aspersão, irrigação ao longo dos sulcos e irrigação por gotejamento. A aspersão é realizada usando uma mangueira ou aspersor, enquanto a água é pulverizada no solo e nas plantas. Este tipo de irrigação permite criar as condições mais favoráveis para o crescimento das culturas, especialmente no período seco. Mas quando as bagas estão amadurecendo, a aspersão não é usada para que as frutas não se tornem seiva.
Durante esse período, é usada a irrigação ao longo das ranhuras, excluindo o contato da água com a coroa. As ranhuras para rega são feitas nos dois lados da fileira, recuando 40 cm das plantas até uma profundidade de 10 cm, a água é deixada nelas e, após absorver a umidade, elas são cobertas de terra. A irrigação dos sulcos é geralmente usada em pequenas casas de verão; em grandes plantações de framboesa, a irrigação por gotejamento é mais eficaz. O sistema de abastecimento de água para fitas dispostas ao longo das fileiras de plantas é totalmente automatizado e permite manter a umidade necessária no solo.
Após chuva ou irrigação, a zona radicular é afrouxada, melhorando assim a permeabilidade à água e ao ar do solo. O afrouxamento na zona basal é realizado a uma profundidade rasa (não mais de 7 cm), tentando não danificar o sistema radicular localizado superficialmente, nos corredores mais profundos, por 10 a 12 cm. Em seguida, é colocada uma espessa camada de cobertura morta de feno, palha e húmus. A cobertura morta ajuda a preservar a umidade, melhora a estrutura do solo, protege as raízes do superaquecimento no calor do verão e da hipotermia no frio do inverno.
Alimentação necessária
Alimentar framboesas é a chave para obter doces e grandes bagas. No início da primavera, estimulando o crescimento intensivo de arbustos jovens, eles são alimentados com fertilizantes nitrogenados. Verbasco diluído em água (1:10) ou fezes de frango (1:20) são aplicados sob os arbustos (normal - 200 ml / planta). Em vez de orgânicos, você pode usar ureia (30 g m2), nitrato de amónio (40 g m2) O fertilizante seco é espalhado ao longo da zona da raiz e deve ser irrigado. Após a aplicação de compostos contendo nitrogênio que aumentam o nível de acidez, o solo ao redor dos arbustos é polvilhado com cinza de madeira (1 xícara).
Quando os ovários aparecem, as framboesas precisam ser alimentadas com fertilizantes de fósforo-potássio. Uma mistura seca de sulfato de potássio (30 g m2) com superfosfato (60 g), Berry (50 g m2) Ou faça a irrigação do fertilizante com a adição de Ideal (30 ml 10 l) em água. Proporcionará um aumento de produtividade e a aplicação de Biohumus (60 ml 10 l) sob a raiz ou folhagem. O biofertilizante aumenta a quantidade de nutrientes e também ajuda a aumentar os microorganismos benéficos. Para melhorar o inverno das plantas, no final da temporada elas são alimentadas com superfosfato (60 g) e sal de potássio (30 g m2), AgroProstom (800 g por arbusto).
A cultura é sensível à falta de oligoelementos, perde seu sabor e aroma inerentes. Fraco crescimento da parte aérea, amarelecimento das folhas pode ser causado pela falta de nitrogênio. Com deficiência de ferro, as veias da placa foliar permanecem verde-escuras e o restante da folha se ilumina. Deformação e torção das folhas, o aparecimento de uma orla escura - um sinal de falta de potássio. Com a falta de fósforo, a chapa adquire uma tonalidade azulada ou roxa.
Alimentar framboesas com infusão de leveduras, que são um estimulador do crescimento e uma fonte de bactérias necessárias, produz um bom efeito. Eu dissolvo 10 g de fermento seco ou 500 g de fermento fresco em 10 l de água morna, adicione 5 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar e insistem 2 horas. Depois diluo o fermento com 1: 5 de água e adiciono um punhado de cinzas. Duas vezes durante a estação - em maio e no verão, quando os ovários se formam em clima quente após umedecer a zona radicular, despejo 500 ml de solução nutritiva sob o arbusto.
Como alimento orgânico, os residentes do verão usam remédios de ervas: infusões de urtiga, casca de cebola, casca de banana. O líquido nutriente, diluído 1:10 com água, é aplicado sob os arbustos de framboesa uma vez por mês.
Vídeo: o que é importante fazer com as framboesas na primavera
Suporte para arbustos de bagas
Galhos elásticos com um topo caído sob a carga da colheita podem ficar no chão. Como resultado, as bagas, especialmente em clima úmido, se molham e apodrecem. Fortes rajadas de vento podem quebrar completamente os brotos jovens e fracos. Portanto, jardineiros experientes preferem cultivar framboesas usando um suporte, o que facilita muito os cuidados. São utilizados vários métodos de liga - estaca, leque e treliça. Um único arbusto é simplesmente fixado a um pino, que é acionado pelo lado. Com uma aterrissagem linear, é mais conveniente treliçar o suporte de várias colunas instaladas ao longo de uma linha a uma distância de 3-5 m uma da outra. Fixam barbante ou fio a uma altura de 50 cm do chão e 1 m 20 cm e atam os brotos em posição inclinada.
Com uma liga de ventilador, o suporte é instalado nos dois lados da bucha. Dois arbustos adjacentes são amarrados a cada estaca em diferentes alturas: parte dos galhos de um e parte do outro.
A experiência de cultivar framboesas na estação de frutas e bagas de Moscou mostrou que o método da treliça é mais eficaz: o rendimento é maior em 25%, o tamanho das bagas aumenta em 4%. Os arbustos montados na treliça são bem aquecidos pelo sol e ventilados, é fácil abordá-los e colher.
Formação de Bush
A poda adequada e oportuna do mato contribui para o aumento da produtividade. No início da primavera, assim que a neve derrete, os galhos completamente congelados são removidos ou as partes congeladas dos galhos são cortadas e polvilhando os locais dos cortes com cinzas. 5 brotos são deixados no mato, o restante é descartado. Os galhos não quebram, mas são cortados com tesouras afiadas.
Jardineiros com experiência no início da temporada devem beliscar os topos dos galhos jovens, encurtando-os em 15 cm. Como resultado, a taxa de crescimento das brotações diminui um pouco, os nutrientes entram nos brotos, estimulando o desenvolvimento de brotos laterais e a formação de ovários.
Depois de colher as bagas, os galhos frutíferos são cortados. Eles são cortados na própria base, porque as pragas podem se depositar sob a casca durante o inverno. Ao mesmo tempo, é realizada a normalização dos brotos anuais, removendo fracos e quebrados para que a baga não gaste neles nutrientes e umidade. Toda a madeira morta cortada é removida do local e queimada.
Vídeo: como cortar framboesas (instruções para "manequins")
Propagação de framboesa
As framboesas são propagadas por sementes e vegetativamente. O método de semente é raramente usado: é bastante trabalhoso e não garante a preservação de caracteres varietais.
É muito mais fácil criar sua variedade favorita com brotos ou estacas. Irmãos-raiz cavam junto com um pedaço de terra e transplantam para um novo local. É aconselhável fazer isso em tempo nublado ou chuvoso, para que o sol brilhante não resseca os brotos. A taxa de sobrevivência dos filhos é quase 100%.
Fácil de propagar framboesas e estacas de raízes. No outono, são plantados pedaços de rizoma de 15 cm de comprimento no jardim, depois de regados e adubados, são cobertos com galhos de pinheiro e deixados para o inverno. Durante o aquecimento da primavera, depois de derreter a neve, a área é libertada dos galhos de abeto e coberta com uma película plástica. Com o advento dos brotos, o abrigo é removido e tratado, como na framboesa comum, gastando água e fertilizantes em quantidades menores. No final da temporada, as estacas radiculares são plantadas horizontalmente em trincheiras preparadas. A taxa de sobrevivência neste caso é de até 80%.
Ao enxertar, são utilizadas estacas verdes ou lignificadas. Estacas verdes são colhidas em junho de brotos anuais, cortando-as em pedaços de 5 centímetros. O oblíquo inferior corta estacas imersas por 2 horas em uma solução com um bioestimulador Kornevin. Em seguida, são plantadas em um canteiro em um ângulo de 45 graus e uma estufa temporária é construída para criar um efeito de estufa. Com rega e ventilação regulares, o enraizamento ocorre em 2 semanas. Três vezes por temporada, brotos jovens são alimentados, irrigados. No outono, transplante para um local permanente.
As estacas lignificadas são cortadas após o final da temporada e armazenadas no porão em serragem úmida. Na primavera, após o estabelecimento do clima quente, elas são plantadas em campo aberto, cobertas com um filme e depois tratadas, como estacas verdes.
Como proteger as framboesas da geada
Framboesa resistente ao gelo Invernos brilhantes bem em climas continentais e temperados, brotos jovens não congelam. Com alta cobertura de neve, a variedade suporta geadas até -34sobreCom e ainda mais. Os pulmões são bastante raros em invernos rigorosos com pouca neve. Portanto, em regiões com invernos amenos, é suficiente, após a poda do outono, realizar a irrigação e a cobertura morta da zona das raízes.
Em áreas com clima frio, será necessário amarrar os brotos em cachos e incliná-los ao chão para que no frio eles estejam completamente cobertos de neve. Para isolamento adicional, você pode polvilhar os galhos com uma pequena camada de solo (5-10 cm) ou cobrir com agrofibra. Os rebentos são cobertos com material não tecido, pelo menos uma semana antes das geadas, a fim de evitar o envelhecimento. No inverno, é necessário jogar neve nos arbustos - sob o casaco de neve, eles suportam facilmente o vento frio e penetrante. Na primavera, após o degelo da neve, os brotos são libertados do abrigo e amarrados a uma treliça.
Vídeo: como ajudar as framboesas com sucesso no inverno
Prevenção de doenças
Por mais resistente que seja a variedade Shiny a agentes infecciosos e pragas, fatores ambientais adversos podem levar a surtos de doenças e acúmulo em massa de insetos parasitas em framboesas. Portanto, durante a temporada é necessário realizar o tratamento preventivo de arbustos.
Tabela: Doenças comuns da framboesa
Doença | Sintomas | Prevenção | Tratamento |
Antracnose | Em brotos e folhas jovens, aparecem pequenas manchas roxas que, crescendo, adquirem uma cor cinza com bordas roxas. A casca está coberta de úlceras, rachaduras. As bagas ficam marrons e secas. A doença freqüentemente afeta arbustos negligenciados e desarrumados, especialmente plantados em planícies úmidas. O desenvolvimento maciço da doença contribui para a perda de grandes quantidades de chuva. |
|
|
Podridão cinzenta | O clima frio nos verões chuvosos pode causar o desenvolvimento da podridão cinzenta. As flores ficam marrons, os ovários secam, as bagas são cobertas com um revestimento cinza. |
|
|
Oídio | Oídio se espalha em clima quente e úmido. As folhas são cobertas com revestimento branco, os topos dos brotos são deformados, deixam de crescer. Rendimentos e comercialização de bagas são reduzidos. |
|
|
Galeria de fotos: Sinais de doença de framboesa
- Com antracnose, a casca dos brotos é coberta por úlceras e rachaduras
- Nos arbustos afetados pela podridão cinzenta, os ovários secam, as bagas são cobertas com um revestimento cinza
- Sinal de oídio - placa esbranquiçada nas folhas
Tabela: As principais pragas de framboesa
Pragas | Manifestações | Prevenção | Medidas |
Traça de framboesa | A praga hiberna nas folhas caídas e nos velhos galhos de framboesas, ativados no início da primavera, danificando os botões não desenvolvidos. Como resultado, o crescimento de brotos diminui, o volume das culturas diminui. |
|
|
Pulgões | Uma primavera quente, sem precipitação, contribui para o acúmulo de pulgões nas plantas, sugando sucos de folhas e brotos jovens e causando murcha. As flores secam, os ovários das frutas não se desenvolvem. |
|
|
Gorgulho de framboesa e morango | A presença da praga na framboesa pode ser detectada por pequenos orifícios nas folhas e brotos caídos. Os adultos se alimentam de uma exuberante folhagem verde e põem ovos dentro do broto. Os botões de secagem caem, as frutificações caem. Com um ataque em massa, os gorgulhos podem perder até 90% da colheita. |
|
|
Galeria de fotos: Pragas de framboesa
- Framboesa traça - uma borboleta prejudicial que põe ovos em plantações de framboesa
- Colônias de pulgões inteiras se agarram a folhas e brotos de framboesa, sugando sucos nutritivos
- Gorgulho de framboesa e morango come framboesas suculentas
Seus inimigos naturais - insetos entomófagos: lacas, moscas fantasmas, joaninhas ajudarão a lidar com os pulgões. O plantio de cravo-de-defunto, hortelã, legumes e hortaliças no jardim contribui para seu aumento em número. Durante 3 semanas, cada joaninha come de 7 a 10 mil pulgões e outros insetos.
Gardeners comentários
BRILHANTE. Atira com pontas inclinadas, elásticas, sem espigões nas partes superior e média da parte aérea. A capacidade de produção de brotos é média. Folhas de potência média, verde escuro, brilhante. Prazo intermediário. Amadurece em agosto. Colhidas em 5 ÷ 6 recepções, 74 ÷ 126ts / ha. A variedade tem alta fertilidade e auto-fertilidade. Altamente resistente ao inverno. Os tecidos danificados no inverno são facilmente restaurados, resistentes ao envelhecimento e à secagem fisiológica. Moderadamente tolerante à seca. Resistente ao mosquito de framboesa, outras pragas, doenças. Não precisa de pesticidas. Bagas quando totalmente maduras não se desfazem. As bagas são grandes (peso médio de 2,6 g), densas e de bom gosto. Degustação de 4,6 pontos, objetivo universal. Compota extraordinariamente deliciosa de frutas da variedade Shiny.
lkreklina//club.wcb.ru/index.php?showtopic=1274
As bagas são grandes (até 7,2 g) de cor rubi com uma superfície brilhante. O sabor é bom. Pontuação da prova 4,0-4,1 pontos. Colhido desde a primeira década de agosto até o final de setembro. Colheita (2,5-3 kg por arbusto). As bagas são grandes, unidimensionais, não se desfazem. Muito saboroso, grande e suculento.
Marina Pravdinagreenforum.com.ua ›archive / index.php / t-3305.html
Framboesa é uma planta muito saudável. O sabor das bagas é inesquecível, e também as frutas são saudáveis. Você pode fazer chá com a folhagem deste arbusto. Na loja, eles levaram um broto de framboesa brilhante. Anteriormente, framboesas dessa variedade eram colhidas, e elas se enraizaram bem, mas as mudas eram russas. Neste caso, Bielorrússia. Não é segredo que os bielorrussos agora têm muitos produtos da UE e estão fluindo para o nosso país em um fluxo interminável. Portanto, é muito cedo para falar pela qualidade dessa muda. As mudas estão bem embaladas. Na parte de trás há uma característica dos produtos. Somente o fabricante esqueceu de mencionar como plantar essas plantas. Mergulhe-os antes de plantar em água por 10-15 minutos. Apesar das folhas verdes, as raízes estão secas. Aparentemente, eles não foram regados da própria UE. Além disso, a terra é tão seca que o solo repele a água (como se fosse turfa que jaz ao sol há vários anos).
SergeyBo//irecommend.ru/content/belorusskii-sazhenets-yavno-ustupaet-rossiiskomu
Framboesa brilhante - um verdadeiro achado para jardineiros domésticos. Ela não tem medo de um frio de inverno, geadas na primavera, secas no verão ou chuvas fortes. Ela raramente está doente, resistente a pragas. Mas uma colheita generosa de frutas perfumadas só pode ser esperada quando o cultivo é feito em terras férteis e com os devidos cuidados.