Plantamos uvas: princípios básicos para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

A viticultura nos territórios mais setentrionais do que aqueles que são tradicionalmente vinícolas, tem cerca de duas décadas. Duas décadas não são nada comparadas às tradições de séculos e até milênios de cultivo de videira no sul da Europa, no Mediterrâneo ou no Cáucaso; portanto, os iniciantes têm uma série de perguntas, uma das quais é a enxertia.

Justificação para enxertia

Nas feiras de jardinagem, em viveiros e lojas, muitas variedades de raízes com excelentes características são agora apresentadas; as estacas são enraizadas perfeitamente: então, por que usar enxerto? Suponha que, na Europa, fosse possível interromper a invasão de pulgões da uva - filoxera, importados da América, vacinando variedades locais em estoques americanos resistentes a essa praga. Tal flagelo não tem medo de nossas latitudes, então que benefício pode ser obtido?

A vacina ajuda o produtor a vencer nos seguintes pontos:

  • evite o desenraizamento do mato, que perdeu completamente os brotos (devido à geada, envelhecimento, danos causados ​​por ratos etc.) e restaure a coroa em algumas temporadas;
  • propagar rapidamente variedades inacessíveis, raras ou caras;
  • substituir uma variedade entediada ou desapontada por uma nova, usando um sistema raiz já desenvolvido;
  • reduzir a exposição a doenças;
  • aumentar a resistência do inverno da vinha usando estoques resistentes ao frio;
  • aumentar a tolerância de algumas variedades a solos inadequados - excessivamente ácidos, calcários, áridos ou, inversamente, com um alto nível de água subterrânea;
  • obter colheitas anteriores, plantando estoques de variedades de maturação precoce e precoce - isso é especialmente verdade nas regiões do norte;
  • crie arbustos familiares combinando brotos de variedades diferentes em uma raiz - isso não apenas economiza espaço, mas também parece muito decorativo;
  • até certo ponto, melhoram as características comuns das bagas: certas combinações de estoque e descendente podem afetar o sabor e o tamanho das uvas.

Pulgões de uva que levam ao enxerto de vinhedos na Europa

Depois de ler uma lista tão impressionante de benefícios, muitos viticultores provavelmente terão a emoção de começar a enxertar imediatamente, mas a enxertia de uva é um pouco mais complicada do que as árvores frutíferas. Antes de tudo, não se esqueça de um conceito tão importante como afinidade ou compatibilidade de estoque e produto:

  • O estoque é a base da árvore frutífera, depois o que é plantado. O tipo de sistema radicular, a resistência das plantas a doenças e a adaptabilidade a fatores externos (frio, seca, solos não favoráveis), bem como algumas qualidades de frutos (tamanho, velocidade de amadurecimento, etc.) dependem de suas características. Rootstock organiza nutrição e crescimento.
  • Prioya - um caule ou rim, que é enxertado em um porta-enxerto, determina a qualidade varietal da fruta e a produtividade.

Nas latitudes há pouco tempo cobertas pela viticultura, o tema da afinidade pelas variedades locais tem sido pouco estudado; recomendações inequívocas são dadas para grupos individuais de variedades; para a maioria, existem muitas dúvidas e disputas. Portanto, vale a pena estar preparado para experimentos que envolvam falhas e descobertas alegres.

Métodos de inoculação de uva

As tecnologias usadas para enxertar uvas são as mesmas que para outras árvores frutíferas:

  • split / half split,
  • cópia simples
  • cópula melhorada,
  • brotamento do olho,
  • em espiga omegoobrazny e outros.

Essas são as maneiras pelas quais partes do material e do material são cortadas e aplicadas uma à outra. Muitos jardineiros usam constantemente os mais leves - copiando e dividindo e estão satisfeitos com o resultado: é com esses métodos que vale a pena começar a aprender a vacinar. Portanto, uma cópula simples está disponível para quem sabe como lidar com uma faca afiada:

Tudo é extremamente simples: cortamos, conectamos, consertamos

Existem três segredos para o sucesso:

  • diâmetro igual de descendente e estoque;
  • faca afiada e limpa (até esterilidade) - todas as ferramentas de vacinação devem estar limpas para evitar a infecção das fatias por bactérias ou fungos;
  • coincidência das camadas cambiais na junção da vacina.

O último parágrafo precisa de esclarecimentos. Considere a estrutura do identificador:

Cambium - uma fina camada transparente sob a casca de uma árvore

O câmbio, que também é a camada cambial, é uma estrutura fina e escorregadia para o toque que podemos detectar removendo a casca da árvore. É ele quem é responsável pelo crescimento das mudas na espessura e na formação de vasos que alimentam a planta. O câmbio é especialmente ativo na primavera, durante o período do fluxo de seiva, o que explica as vacinas mais populares da primavera. Em contato, as camadas cambiais do material e do descendente crescem juntas em um único todo (formam uma comissura), e a formação de vasos comuns começa: a nutrição é estabelecida na planta enxertada e os brotos começam a crescer. Portanto, o contato do câmbio pelo menos em um lado da junção é um pré-requisito.

Cópula aprimorada - um método que fornece fixação mais confiável de estacas. Na fatia, o chamado a língua que impede o descendente de deslizar ao menor movimento da articulação:

Um pouco mais de esforço - e o descendente é corrigido com muito mais segurança

A junção de qualquer vacina é sempre fixada com um filme (às vezes também com fita isolante), e a seção superior do descendente é coberta com verniz de jardim ou encerada.

A enxertia dividida também é popular. Ao mesmo tempo, um é inserido no porta-enxerto dividido a uma profundidade de 3-5 cm, e se o diâmetro do porta-enxerto permitir duas estacas de dois olhos (isto é, com duas ou três gemas), afiadas por uma cunha. As camadas cambiais aqui devem tocar ao longo da borda da lasca. O decote é puxado com barbante, envolvido com um filme encerado ou revestido com argila:

Se o diâmetro do material permitir, dois enxertos serão enxertados ao mesmo tempo

É com esse método que as uvas são re-enxertadas com mais freqüência - é o enxerto de uma planta adulta para rejuvenescer ou alterar completamente a variedade. Suas principais vantagens são o recebimento acelerado de uma nova safra e a ausência da necessidade de se desalojar a raiz antiga, no local em que, além disso, é indesejável plantar a mesma safra por vários anos depois (a chamada fadiga do solo). Ao mesmo tempo, são inoculados no caule ou na raiz.

Não se pode deixar de mencionar um método como brotar os olhos - também um método popular, mas mais meticuloso, que requer habilidade. Ao mesmo tempo, um rim com uma parte da casca e do câmbio é cortado do enxerto e colocado em uma incisão em forma de T na casca do porta-enxerto. Após o crescimento, o porta-enxerto acima do rim enxertado é cortado:

É necessário cortar cuidadosamente o botão do descendente e colocá-lo sob a casca sobre o caldo

Tendo adquirido a experiência de vacinas bem-sucedidas com esses métodos, você pode começar a dominar as vacinas mais complexas que são prontamente descritas por produtores experientes nos fóruns.

No entanto, a simplicidade e os bons resultados também são prometidos pelo anúncio de tesouras de podar, permitindo que os enxertos sejam enxertados nos chamados. ponto omegoobrazny. No entanto, opiniões negativas prevalecem sobre eles:

Este dispositivo é um brinquedo para fãs que, para qualquer necessidade, precisam fazer várias centenas de vacinas "de fábrica" ​​- exatamente com o mesmo estoque e aparência. Se tocar em enxertos, então todos são diferentes ... E densidade, espessura e corcova ... Afiar tal podador é um problema. As arestas de corte retas ainda podem ser afiadas, e o ferro dobrado é impossível em princípio, sem mencionar o acabamento da edição em um cinto de couro com pasta GOI.

Nikolajvse-o-vinogradnoy-loze-koroleve-sada-3987.html

... e a força da vacina também é aparentemente baixa. Temos vacinas normais com um corte longo e uma língua, isso vai acabar com o vento, o pássaro gad se senta, mas aqui não podemos nem falar sobre força de ruptura. IMHO, mimando isso. Embora o assunto seja obviamente o mestre.

Não vou dizer//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=16379

À direita, uma amostra de estacas tratadas com tesouras de podar

Assim, os métodos clássicos ainda parecem mais confiáveis ​​e eficazes.

Preparação do material da vacina

A maioria dos enxertos de uva, que serão descritos abaixo, requer cortes de estacas de brotações anuais lignificadas. Aquisição do chamado Exercício Chubuk no outono. Escolha brotos fortes e dourados com um diâmetro de 6 a 12 mm. Para os Chubuk, eles pegam a parte do meio da filmagem, fazendo cortes ao longo dos entrenós a poucos centímetros dos olhos. O comprimento ideal é de 35 a 55 cm e o caule é limpo de folhas, antenas, preservando os rins. As seções podem ser enceradas para impedir a secagem. Armazene os espaços em branco até enxertar em uma cova com areia a 60 cm de profundidade na área, cobrindo-a com o início do gelo, ou em uma adega ou geladeira - em uma caixa de areia ou em uma garrafa de plástico entalhada. A melhor temperatura é de cerca de 0 ° C.

Uma maneira interessante e fácil de guardar mudas na geladeira - em uma garrafa de plástico

Poucos dias antes da vacinação, as estacas são removidas do depósito, classificadas e embebidas em água por 2 dias, aumentando gradualmente a temperatura de 10-15 ° C para 25-28 ° C. Mel (1 colher de sopa. L. por 10 l. De água) ou heteroauxina (0,2-0,5 g por 10 l.) É frequentemente adicionado à água; pode ser realizada a desinfecção em uma solução de permanganato de potássio (0,15-0,2 g / l). Em seguida, eles cortam em enxertos de dois olhos, fazendo as seções superiores a 1-2 cm do rim, e as inferiores a 4-5 cm nos entrenós.

Vacinação de uvas em diferentes épocas do ano: datas, tipos e métodos

Você pode plantar uvas durante todo o ano - mesmo no inverno. Mas em cada uma das estações, os tipos e métodos de vacinação serão diferentes. Em primeiro lugar, as vacinas são divididas em verde e de mesa: a primeira inclui procedimentos realizados em uma planta enraizada desde o momento do despertar até as folhas caírem, a vacinação de mesa é realizada no inverno removendo artificialmente as estacas do período adormecido para plantar o enxerto já enxertado.

Existem vários tipos de enxertos verdes de uvas, dependendo das características do estoque e do descendente e do local do enxerto. Destacam-se:

  • enxertia em uvas;
  • enxerto na raiz;
  • enxertar uvas de preto para preto;
  • enxertia de uvas verde a verde;
  • enxertando uvas de preto a verde.

Considere por quais épocas elas são ótimas e quais são as regras para sua implementação.

Enxerto de uva na primavera

O enxerto de primavera é o mais popular. As datas recomendadas são de abril a primeira década de maio. Essa é uma faixa bastante ampla, porque, em primeiro lugar, você deve se concentrar não no calendário, mas nas condições de temperatura e condição do arbusto:

  • a temperatura do ar não deve ser inferior a 15 ° C e o solo não deve ser inferior a 10 ° C; no entanto, deve-se evitar calor e sol forte;
  • na videira deve começar o fluxo de seiva, ou a expiração do apiário - isso acontece antes que os botões inchem no estoque.

Na primavera, eles usam a vacina em preto e preto com estacas preparadas a partir do outono. Você pode inocular brotações individuais lignificadas de um arbusto adulto, mudas de porta-enxertos cultivadas, bem como re-enxertar no caule; no entanto, o último é realizado com mais frequência no outono, portanto descreveremos a seguir.

As peculiaridades do procedimento durante esse período é a necessidade de um abrigo fácil do local da vacinação contra o sol e o frio, especialmente se o enxerto começar a crescer antes do estoque. Além disso, para melhorar o fluxo de seiva, é recomendável regar abundantemente o mato alguns dias antes da vacinação.

Vacinação de primavera em preto para preto subiu com sucesso

Vídeo: Enxertia de uvas de preto para preto na primavera

Vacinação de verão em vinhedo

No período de verão (junho-início de julho), são permitidas vacinas em clima ameno e úmido. Inocule principalmente verde para verde ou preto para verde. Os sculls, respectivamente, são utilizados colhidos no outono ou cortados na hora. Você pode seguir a recomendação de não usar a embalagem de polietileno nas vacinas de verão, mas envolver a área de junção com um pano úmido e cobri-la com uma bolsa e uma sombra por cima para manter a alta umidade. Isso não é muito conveniente, mas pode ser aplicado se o método tradicional com um filme não der resultados em clima seco.

Vacinação popular de verão verde para verde

A enxertia verde a verde é um enxerto de uva básico, muito simples e rápido no verão, que não requer preparação prévia. As estacas do enxerto são cortadas e imediatamente enxertadas no arbusto do porta-enxerto da maneira usual, geralmente copiando. O principal é agir rapidamente e evitar a secagem das fatias. Além disso, para minimizar a evaporação da umidade, as folhas das estacas conectadas são cortadas pela metade.

Vídeo: Enxertia de uvas de verde a verde

A enxertia de uvas de preto a verde é realizada em junho ou maio, em maio, e as estacas que foram preservadas do outono em brotos de uvas que cresceram em crescimento são preservadas do outono. Não é considerada a vacinação mais eficaz, uma vez que os estados vegetativos do descendente e do estoque são diferentes, no entanto, esse método também possui apoiadores.

Vídeo: Enxertia de uvas de preto para verde

Vacinação de uvas no outono na norma e raiz

O método mais popular de vacinação contra queda é a vacinação com enxerto, usando o método de divisão, a fim de renovar o antigo arbusto. Requer uma preparação cuidadosa do caule e um bom abrigo para o inverno. É realizado em outubro-novembro, a temperaturas em torno de 15 ° C, com uma margem de 2-3 semanas antes das geadas.

Falando sobre esses tipos de vacinação, deve-se notar, em primeiro lugar, que em muitos artigos da Internet os conceitos de vacinação no stamb e no rootstamp são usados ​​de forma intercambiável, enquanto em outros o caule significa a parte aérea (até 10-15 cm acima da raiz) e sob o rootstamp escondido debaixo do solo a uma profundidade de 5-7 cm parte do tronco. De fato, a técnica de vacinação nesses casos difere apenas na altura em que o descendente está preso.

Vacinação no padrão

A vacinação no padrão é usada se a transição para o alimento da raiz é indesejável, isto é, formação de raiz do descendente em caso de contato com o solo ou distância mínima dele.

A vacinação é realizada no método de clivagem.

O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. Prepare um shtamb cortando-o a uma altura de cerca de 10 cm do chão e limpando cuidadosamente o local de corte da serra.
  2. Com uma ferramenta limpa, faça uma divisão até uma profundidade de cerca de 3 cm.
  3. Na divisão de lados opostos, insira dois chubuk de três olhos afiados por uma cunha.
  4. Estique o cordão com barbante, envolva-o com um filme e cubra-o com argila ou verniz de jardim, bem como proteja-o do sol ou cubra-o de geada, dependendo de a vacinação ser realizada na primavera ou no outono.

Vídeo: Vacinação de uvas no padrão

Vacinação radicular

Para plantar uvas na parte subterrânea (amido de milho), execute a seguinte sequência de ações:

  1. A terra ao redor do caule é cavada a uma profundidade de 20 cm, a casca velha, as raízes nuas são removidas e o caule é cortado de 6 a 8 cm acima do nó superior.
  2. Uma divisão de 5-6 cm de profundidade é realizada, na qual dois scions preparados do mesmo diâmetro com o rim externo são inseridos na cunha.
  3. A junção é fixada com um filme, massa de vidraceiro e cuidadosamente inoculada com a vacina com terra de 5 a 6 cm acima dos brotos do rebento, e depois bem regada.
  4. Após um mês e meio, o aterro é afrouxado, as raízes superficiais do rebento e brotos do estoque são removidas.
  5. Mais perto da queda, o aterro é recolhido, o material de curativo é removido e as raízes e brotos indesejados são removidos repetidamente.

Em caso de falha, o enxerto de uva na raiz pode ser repetido após um ano, cortando um nó abaixo.

Vídeo: Enxerto de videira em Cornstamb

Inverno "mesa" enxertia de uvas

É realizada em mudas ou estacas de um e dois anos de idade (com enraizamento subsequente) de janeiro a março, dividindo-se, copulação simples / melhorada, brotamento dos olhos, espiga em forma de ômega, etc. A preparação dos materiais começa no outono de acordo com o esquema descrito e, por enquanto, são armazenados em geladeira ou adega.O seguinte atua da seguinte maneira:

  1. Cerca de dez dias antes da vacinação, eles começam a preparar um estoque: eles examinam, retiram o crescimento, deixam vários olhos, as raízes apodrecidas são removidas e as boas são encurtadas para 12 a 15 cm. Em seguida, é necessário um banho de água por dois dias. Os materiais preparados são colocados em uma caixa com areia úmida ou serragem, cobertos com um saco e levados a uma temperatura média de 22-24 ° C por 5-7 dias.

    Após a imersão, o material está aguardando na caixa com serragem úmida por horas, os olhos já incharam visivelmente

  2. Após 3-5 dias, quando o estoque já está amadurecendo em caixas com serragem, uma série de descendentes chega. Chubuki sai do frio, colocado por 2-3 dias em um ambiente úmido e fresco (serragem ou musgo). Em seguida, um quarto do comprimento é imerso em água a uma temperatura de 15 a 17 ° C por dois dias. Recomenda-se adicionar mel (1 colher de sopa por 10 litros de água) ou heteroauxina (0,2-0,5 g por 10 litros); as estacas fracas são fortalecidas por imersão em uma solução de permanganato de potássio (0,15-0,2 g / l). A temperatura neste momento é aumentada para 25-28 ° C.

    Chubuki embebido em água com a adição de bioativos ou desinfetantes

  3. O estoque e o descendente estão prontos quando os olhos estão inchados entre 1 e 1,5 cm, os brotos que não são despertados são removidos e a parte anterior do corpo é encurtada por dois rins. Conecte estacas do mesmo diâmetro, geralmente copiando. Em seguida, a junção é envolvida em polietileno e a parte superior da alça é coberta com verniz de jardim, a depilação é permitida.

    Estas estacas foram bem enroladas nas articulações

  4. As estacas enxertadas são colocadas em uma caixa com serragem ou embalagens com mistura de turfa e deixadas em um local quente e claro (25-28 ° C) por 2-3 semanas. Se após esse período as estacas ainda não chegaram, os espaços em branco enxertados são novamente colocados em um local fresco para evitar o crescimento excessivo. Quando a temperatura é ajustada em cerca de + 15 ° C, as estacas são aquecidas por dois a três dias ao ar livre, brotos e raízes mortos são removidos e plantados no solo.

    As estacas começaram a crescer e estão esperando o pouso no chão

A vantagem da vacinação de mesa é um resultado rápido: após duas semanas você pode avaliar o sucesso do evento e, em caso de falha, tentar novamente. Os contras podem ser considerados uma quantidade bastante grande de trabalho na preparação do material, a necessidade de alocar espaço sob o recipiente com estacas na sala.

Vídeo: Enxerto de uva de mesa no inverno

Enxerto de Uva

As recomendações para o cuidado de uvas enxertadas estão resumidas a seguir:

  • O local da vacinação, como já foi mencionado várias vezes, deve ser coberto com um filme, a depilação também é possível e, no verão, em clima seco, a estufa da bolsa não será supérflua.
  • As uvas na fase de inoculação do enxerto precisam de rega para manter o fluxo ativo de seiva.
  • O tratamento antifúngico é aceitável para prevenir a infecção de seções.
  • Na primavera e no verão, a junção é protegida do sol escaldante e, no caso da vacinação no outono, é protegida pelo inverno, mas de maneira que o abrigo não rompa o descendente.
  • As vacinas verdes de verão são especialmente frágeis, devem ser protegidas contra avarias acidentais.

A vacinação de uvas pode ser problemática, exceto talvez por opções rápidas de verão. Será preciso paciência e um grande desejo de dominar os meandros dessa ciência, para não desistir no início do caminho e ganhar experiência que permita a aplicação bem-sucedida de enxerto em sua vinha. Mas o resultado pode ser desenvolvimentos e descobertas que, devido à ainda jovem tradição de enxerto de uva em nossas latitudes, serão especialmente interessantes e valiosas para a comunidade de viticultores iniciantes.

Pin
Send
Share
Send