Como plantar cereja em uma ameixa

Pin
Send
Share
Send

Se tocarmos no assunto dos frutos de caroço, então a ameixa e a cereja imediatamente se lembrarão de uma das culturas mais comuns dessa família. A cereja é boa à sua maneira e a ameixa à sua maneira. Cada fruta de caroço tem sua própria vantagem. Mas e se você combinar as duas culturas e obter uma planta melhorada? Porque não Que qualidades uma cereja adquirirá se for colocada em um galho de ameixa? Para não fantasiar sobre as propriedades cósmicas da cereja, vamos analisar metodicamente o que e como. E isso é possível?

É possível plantar cerejas em uma ameixa

Obviamente, para um jardineiro inexperiente, surge a pergunta - é possível plantar cerejas em uma ameixeira? Essa vacina é possível e qual será o resultado? E estas são perguntas justas. A resposta será inequivocamente positiva: é possível plantar cerejas em ameixas. E até vice-versa. Ambas as árvores pertencem à família dos frutos de caroço, ou seja, são semelhantes uma à outra.

Parece um híbrido de ameixa e cereja

Você pode plantar cerejas com cerejas, ameixas, cerejas e espinhos. A ameixa de cereja também é chamada de ameixa russa, tolera bem as geadas e pode dar boas qualidades à cereja. Infelizmente, porém, as mudas de cerejas e cerejas raramente se enraízam. Se você quiser misturar cereja e cereja de pássaro - escolha as espécies de Antipka, é o parente mais próximo da cereja. O turn aceita bem o enxerto, e não é de surpreender, porque essa ameixa espinhosa também é cereja.

De acordo com a aparência do híbrido, pode-se notar uma cor mista escura e tamanho médio entre ameixa e cereja.

Há várias nuances que você deve conhecer antes de executar o procedimento.

Você pode plantar plantas da mesma família para dar novas propriedades

Vídeo: como obter um bom resultado com a vacinação

Informações gerais sobre o enxerto de ameixas de cereja

Antes de tudo, vale a pena notar que o enxerto de duas plantas é feito para obter uma árvore mais saudável e mais forte (por exemplo, mais resistente ao inverno ou mais resistente a doenças). Por exemplo, se você decidir plantar parte da cereja na ameixa, a última deverá ser dividida em zonas. Assim, o descendente adquirirá propriedades (adaptadas) ao clima da região.

Scion - uma planta (neste caso, cereja), parte da qual é enxertada em outra planta para obter novas qualidades. Um estoque é uma planta na qual eles são enxertados (neste caso, ameixa).

A propósito, dessa maneira (enxertia), você pode propagar não apenas árvores, mas também pequenos arbustos.

Vejamos as opções que podem ser obtidas como resultado do cruzamento:

  • nova variedade;
  • uma árvore com dois tipos de frutas;
  • obter uma colheita precoce;
  • conservação de espécies e variedades.

Você precisa saber que, nesse caso, a cereja enxertada é responsável pela qualidade da variedade e futuras frutas e ameixa - pela adaptabilidade, nutrição e crescimento.

Como partes das árvores crescem juntas? Cambium é o tecido que “conectará” o caule da cereja e da brotação de ameixa. No curso da vacinação, o enxerto é aplicado ao porta-enxerto por seções nas quais o câmbio é exposto. O suco de madeira escorre, o que ajudará a emenda e a formação de novo tecido conjuntivo.

Vantagens e desvantagens de enxertar cereja em uma ameixa

Obviamente, há mais vantagens do que desvantagens. Caso contrário, esses experimentos não teriam acontecido, já no estágio inicial, as pessoas teriam percebido a falta de sentido da ação. No entanto, enxertar cerejas em ameixas é muito comum.

Vantagens de tal travessia:

  • O sabor é extraordinário: o aroma e a suculência das cerejas intercalam com a doçura e a ternura das ameixas;
  • Propriedades aprimoradas da cereja enxertada na ameixa zoneada;
  • A capacidade de salvar uma variedade ou espécie que, na maioria das vezes (exceto estacas), morre, seca, não cria raízes e assim por diante.
  • Uma colheita precoce de bagas incomuns e saborosas. Você obterá a colheita muito mais cedo do que quando plantar uma muda de cereja no chão.

Entre as deficiências, apenas a complexidade do procedimento e a alta porcentagem de não sobrevivência das estacas podem ser distinguidas. E mais tarde, é claro, essa árvore requer cuidados e cuidados pessoais consideráveis.

Os cuidados envolvem o tratamento completo de insetos nocivos: pulgões, moscas de cereja, mariposas, etc. E também das doenças inerentes à cereja e à ameixa, porque agora você tem um híbrido. Além disso, não se esqueça de fertilizantes e poda.

Vale a pena observar a árvore, pois ela pode surpreendê-lo muito com suas novas propriedades. Se será alto, espalhado, ramificado - depende das propriedades adquiridas da ameixa. E, claro, o caráter das cerejas faz sua contribuição. Tudo isso junto afetará a nova variedade. Como lidar com isso, provavelmente você entenderá no processo. Os recursos da árvore criarão seu sistema de atendimento exclusivo.

A experiência de jardineiros amadores e criadores experientes nos ajuda a entender quais podem ser os prós e os contras da técnica de vacinação.

Vídeo: comprei uma muda - plantou duas!

Melhor época para vacinação

Na maioria das vezes, vacinação na primavera ou verão Embora ultimamente, é surpreendente, mas é verdade, os cultivadores começaram a praticar o inverno também. É difícil dizer quão eficaz ou não, pois existem poucos resultados confiáveis ​​até o momento.

Mas desde os tempos antigos, principalmente os criadores usam o método de vacinação na primavera. Como pegar o melhor horário para o procedimento? O mais importante é não perder o suco de seiva. Observe que ela começa quando a neve descongelada repousa, mas a terra já apareceu e os brotos das árvores e arbustos estão visivelmente inchados.

Os primeiros pontos descongelados apareceram e os botões das árvores estavam inchados - você pode ser vacinado

Maneiras de vacinar cerejas em uma ameixa

É importante lembrar que todos os métodos de vacinação são mais eficazes na primavera.

Jardineiros experientes podem executar o procedimento na bunda (ou seja, aplicar um descendente a uma incisão na lateral da ameixa ou atrás da casca).

Sobre a casca

O porta-enxerto deve ter cerca de 5 gomos e o comprimento do enxerto deve ser de cerca de 25 a 30 cm, idealmente não mais que 4 cm de diâmetro, e a brotação do porta-enxerto não deve ser áspera, danificada ou com crescimentos. No ralo, faça um corte limpo no lado (como se estivesse cortando um pouco de casca para dentro). Neste corte, você precisa inserir cuidadosamente o corte com um entalhe. Na cereja, é feita uma incisão lateral para que os tecidos de ambas as árvores entrem em contato facilmente nas incisões. Este é um método bastante complicado, pois requer mão e conhecimento sólidos, portanto é adequado principalmente para jardineiros experientes.

Uma amostra aproximada de como plantar plantas por casca

Este método é idealmente aplicado no início da primavera, no início do fluxo de seiva nas árvores.

Vídeo: como se vacinar para latir na primavera

Coroando e copiando

  • Okulirovanie implica enxertar um enxerto com um rim no local da incisão no estoque. Uma cutícula com um rim é inserida sob a casca na incisão em uma muda de cereja. Uma ação bastante difícil, pois existe uma alta probabilidade de não enraizar as estacas.

    A oculação é semelhante à implantação de um rim (feto) dentro de uma planta (uma mãe de aluguel)

  • A cópia é feita sem cortar a casca na pia. Um corte lateral é feito simplesmente onde o pedúnculo de cereja é inserido com o mesmo corte lateral. A taxa de sobrevivência é alta.

    Copiar é uma ação bastante simples.

  • Há também uma replicação aprimorada. Nesse caso, uma incisão no descendente e no estoque é feita com uma etapa, ou seja, em zigue-zague. Para o procedimento, você precisa selecionar brotos necessariamente correspondentes de ameixa e cereja com diâmetro idêntico. Está provado que este método oferece mais chances de sobrevivência e fusão dos tecidos das árvores.

    Comparando os dois tipos de cópia, é claro, o melhorado fornece mais resultados

Após cada procedimento, independentemente do método de vacinação, é necessário tratar os locais de introdução com variedades de jardins, bem como nos locais de ligação ou inserção do descendente, fixar com um pano ou fita adesiva.

Vídeo: treinamento prático no jardim

Vacina dividida

Talvez essa seja uma das técnicas mais comuns usadas pelos jardineiros, experientes e não muito. A divisão envolve a criação de uma incisão vertical no tronco da ameixa, onde o caule da cereja é colocado.

Técnica de enxertia passo a passo

Vejamos as instruções para vacinação no decote. Qual é a vantagem desse método? Em primeiro lugar, esta é uma maneira bastante simples. Em segundo lugar, fornece uma alta porcentagem de cereja brotando em uma ameixa.

Instruções passo a passo para vacinação na divisão

A obtenção de cerejas melhoradas com qualidades de estoque é o resultado de um algoritmo competente de ações.

  1. Cultive uma jovem ameixa como estoque. A melhor idade para o procedimento é de 1 a 2 anos, o tronco da árvore tem cerca de 6 a 8 cm. Pode não ser uma ameixa especialmente cultivada, mas sim uma muda jovem viva e florida, plantada há um ou dois anos e que se sente ótima. Lembre-se, a vacinação não é realizada em uma árvore doente!

    A vacina é feita apenas em uma árvore saudável, de preferência com não mais de 2 anos de idade.

  2. É melhor vacinar na primavera. Porque As árvores começam o fluxo de seiva; é nesse momento que a sobrevivência do descendente produz altos resultados. Os sucos passam facilmente para um caule plantado em uma fenda e o alimentam como um rebento nativo. Os tecidos das árvores estão em bom contato e fundidos. Importante! Estacas para enxertia de primavera precisam ser preparadas no outono! Corte os galhos com duas ou três gemas a cerca de 10 cm da cereja e, antes do procedimento, corte cuidadosamente os cortes após o inverno.

    As estacas de cerejeira são preparadas com antecedência - no outono

  3. Há também uma vacinação de verão. Você não deve tentar plantar mudas de enxerto no final do verão, pois os tecidos, ameixas e cerejas já mudaram e se tornaram mais fibrosos. O enxerto provavelmente não vai acontecer. No auge do verão, ainda é possível plantar, o principal é fazê-lo com estacas verdes frescas. Não faça cortes muito apertados, pois a vacinação no verão já é difícil. Acredita-se geralmente que o enxerto com estacas frescas produz menos resultados. Principalmente devido ao fato de que, no estágio de floração, o caule não pode nutrir simultaneamente brotos e reparar feridas.

    Vacinação de verão envolve estacas verdes

  4. A vacinação na divisão é feita com estacas verdes frescas no verão e outono no início da primavera. O principal é seguir as instruções. Prepare a fita adesiva com antecedência (fita adesiva, gaze ou pano) e a var. Se o tronco central for selecionado como material, afaste-se do chão cerca de 30 cm. Se um tiro lateral for selecionado, a distância do tronco será de 20 a 25 cm.

    A divisão é uma maneira mais vantajosa para as duas partes e menos complicada de se vacinar

  5. A clivagem deve ser feita em galhos de porta-enxerto com diâmetro de cerca de 5-7 cm. É feita uma incisão profunda no meio (10-12 cm) usando uma faca afiada ou um machado pequeno. As manipulações com ameixa são concluídas.

    O corte do ramo do porta-enxerto deve estar limpo e arrumado, bem como rachar nele

  6. Pegue estacas de cerejeira pré-cozidas e faça alguns cortes laterais de madeira. Isso resultará em uma certa cunha. As fatias devem ter comprimento igual à profundidade da ameixa.

    Dois cortes devem ser feitos de um lado para que o talo fique em forma de cunha

  7. Insira o rebento na divisão para que as camadas (textura) da madeira correspondam. Se seu material for várias vezes mais espesso que o descendente, coloque duas ou três estacas na seção.

    Coloque cuidadosamente o talo na fenda para que as camadas cambiais da madeira coincidam e cresçam juntas

  8. Depois de colocar cuidadosamente as mudas no porta-enxerto, amarre o dreno com fita ou tecido forte ao longo do comprimento da lasca. E os lugares onde eles colocaram o descendente e fizeram uma cobertura com var.

    Amarrar os pontos de corte e tratá-los com variedades de jardins é importante, pois isso ajudará o excesso de suco a não vazar, e os tecidos se enraizarão mais rapidamente

Para que a divisão não se feche enquanto você estiver fazendo cortes laterais nas estacas - deixe uma machadinha nela ou coloque uma chave de fenda, uma varinha forte, etc.

Vídeo: dividir a tecnologia de vacinação de um jardineiro experiente

Recomendações

Especialistas dizem que em todo o procedimento de vacinação, a maior parte de sua atenção e cuidado deve ser dada ao estoque, ou seja, a ameixa. Você precisa escolher uma árvore saudável e forte, com um bom sistema radicular e imunidade a doenças comuns. Por exemplo, pode até ser uma ameixa selvagem.

Freqüentemente, são árvores e arbustos de crescimento selvagem que têm excelentes propriedades que são tão difíceis de obter com a criação cultivada em cativeiro.

Em dois ou três anos, o "jogo selvagem" foi transplantado para o seu site. Quando a árvore finalmente enraíza e enraíza, ela o servirá como um excelente doador para uma nova variedade.

No enxerto de cerejas para ameixas (e geralmente de árvores frutíferas), é importante colher adequadamente as mudas de enxerto.

Vídeo: colheita de estacas de acordo com as regras

Em conclusão, deve-se notar que a ameixa é uma das melhores ações para cerejas. Apesar de o procedimento em si parecer complicado, escrupuloso, exigindo habilidades, certo conhecimento, você deve tentar fazê-lo! É a prática que dá experiência, bem como os maravilhosos frutos dos híbridos. O Registro Estadual não teria conhecido tantas variedades novas, se não fosse pela curiosidade e desenvoltura dos cientistas. A vacinação de cerejas em uma ameixa ocupa um lugar de honra na seleção experimental, pois é muito eficaz.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: COMO FAZER MUDA DE CEREJA - COMO PLANTAR E CULTIVAR CEREJA - GRUMIXAMA, A CEREJA BRASILEIRA (Pode 2024).