A nêspera é uma planta de fruta sempre-verde ou decídua da família Pink. Pertence à subfamília Yablonevye e também é encontrado sob os nomes lokva, sheses e eriobotria. As plantas vivem em regiões subtropicais no sudeste e sul da Ásia (do Japão à Abkházia). Na terra natal, os frutos do nêspera são conhecidos por todos. Eles são muito apreciados por seu sabor e propriedades curativas. Mas nas regiões mais ao norte, poucas pessoas conhecem essa planta, pois os frutos são praticamente inadequados para o transporte. De fato, não é tão difícil cultivar nêspera no jardim e até em casa.
Descrição botânica
O nêspera é uma árvore perene ou arbusto grande, com 4 a 8 m de altura, e o crescimento anual é mais intenso aos 7 anos de idade. A expectativa de vida chega aos 50 anos. O sistema radicular é altamente ramificado, está localizado próximo à superfície do solo. Os galhos são cobertos com uma casca marrom escura, quase preta. Brotos jovens têm uma cor cinza-avermelhada e sentiram pubescência.
Folhas inteiras grandes, de forma alongada ou oval, são pubescentes ou glabras. A superfície de couro é bastante difícil de tocar. Entre as veias folhagem enrugada, inchada. O comprimento do prato atinge 30 cm e a largura é 8 cm, as folhas apresentam uma cor verde escura uniforme.
A floração começa na primavera (abril-maio) ou no outono (outubro-novembro). Nas axilas das folhas dos galhos jovens ou do ano passado, panículas densas florescem com creme ou flores brancas, com 1-2 cm de diâmetro. Cada corola tem 5 pétalas grátis, 2-3 ovários e até 40 estames. As flores exalam um agradável aroma doce com notas de amêndoa.
Algumas semanas após a floração, os frutos carnudos de forma oval, em forma de pêra ou arredondada amadurecem. Seu diâmetro é de cerca de 6 a 8 cm, e no centro existem de 1 a 5 sementes bastante grandes, com uma casca marrom dura. Frutas contêm polpa suculenta amarela ou laranja. A nêspera é comestível. Tem um sabor agridoce e ao mesmo tempo parece uma maçã, pêra e morango. A casca da fruta é fina e é facilmente danificada, portanto, muitas vezes são consumidas frescas, não são armazenadas e não são transportadas.
Tipos de nêspera
Um clã muito modesto de nêspera tem apenas 3 espécies. Destes, 2 são utilizados na jardinagem.
Nêspera japonês. A planta em forma de uma árvore de até 8 m de altura possui galhos bastante finos cobertos de casca escura. Folhagem oval de até 25 cm de comprimento e 7-8 cm de largura tem uma superfície de couro pubescente. Folhetos crescem em pequenos pecíolos. Inflorescências paniculadas florescem em setembro-outubro no final das sessões. São flores brancas ou amareladas, com um diâmetro de 1-2 cm, e a variedade termofílica não tolera temperaturas negativas. No final da primavera, os frutos de forma arredondada ou em forma de pêra amadurecem. Eles estão localizados em grupos de até 12 peças. As bagas têm uma carne suculenta e perfumada e uma pele amarela brilhante. Variedades:
- Tanaka - frutas amarelo-alaranjadas em forma de pêra com polpa rosada e sabor agridoce;
- Champanhe - frutos amarelos com pele felpuda e polpa delicada;
- Sayles - frutas parecidas com damascos, pesando até 80 g;
- Frost - uma variedade para casa e estufa, que produz grandes frutos marrom-avermelhados sem adstringência.
Nêspera AlemãoCaucasiano ou da Criméia. As plantas decíduas nos trópicos podem crescer até 8 m de altura. Suas folhas macias e altamente ramificadas são cobertas com folhas ovais verde-escuras com 8-15 cm de comprimento e 3-4 cm de largura.No outono, a folhagem fica vermelha. Em maio, flores brancas florescem. Os frutos amadurecem no outono. Eles têm uma forma arredondada e uma cor marrom avermelhado. No interior, há uma pequena quantidade de sementes. Antes do início da geada, a polpa é azeda, azeda e dura, e depois se torna macia e doce. A espécie é resistente ao inverno e adequada para áreas abertas em clima temperado.
Métodos de criação
A nêspera pode ser cultivada de duas maneiras:
- do osso;
- vegetativamente.
Nas regiões sul, o plantio é realizado imediatamente em campo aberto, caso contrário, as mudas devem ser cultivadas anteriormente. Antes do plantio, eles tentam não extrair as sementes do fruto, pois as sementes secas perdem rapidamente a germinação. Eles devem primeiro ser escarificados e depois embebidos por 2-3 dias em água morna. Depois disso, eles são distribuídos em caixas de areia molhada ou serragem. Por 2 semanas, o recipiente é colocado na geladeira e depois retornado à sala quente pelo mesmo período. A alternância é repetida por três meses. Em seguida, as sementes são plantadas em vasos com solo de turfa arenosa a uma profundidade de 3 cm. Sem essa preparação, a germinação pode continuar por até um ano.
As fotos aparecem após 30 a 40 dias. Plantas com 3-4 folhas mergulham, podando a raiz. As mudas de nêspera se desenvolvem rapidamente e não requerem cuidados adicionais. A aterrissagem é preferencialmente realizada mantendo um pedaço de terra, para não danificar as raízes frágeis. Se, em vez de uma árvore, você precisar de um arbusto, aperte o topo. A floração e a frutificação começam dos 4-5 anos de vida.
O nêspera caucasiano pode ser propagado por camadas. Para fazer isso, no galho mais baixo no outono, eles danificam a casca e pressionam a parte aérea no chão. É fixo e polvilhado com o solo. As camadas são regadas regularmente. O processo de enraizamento não é rápido, um rizoma completo se desenvolverá somente após 2 anos. A separação de camadas e transplantes é realizada após a queda das folhas.
Nêspera japonesa propagada vegetativamente melhor por estacas. Para fazer isso, use brotos do ano passado com 2 nós de 12 a 15 cm de comprimento e as placas das folhas são reduzidas pela metade. A fatia é tratada com cinza de madeira e plantada em vasos com solo fértil a uma profundidade de 4-5 cm estritamente vertical. A alça é regada e coberta com um filme. A temperatura ambiente deve ser mantida em + 25 ... + 27 ° C. O enraizamento dura cerca de um mês.
As plantas varietais também são propagadas por vacinação. Como estoque, você pode usar ameixa, pêra, espinheiro, marmelo. O enxerto é fixado na fenda ou atrás da casca.
Plantio e cuidado ao ar livre
Na maioria das vezes, fora dos subtropicais, a nêspera alemã e suas variedades são cultivadas no jardim. A planta está tentando pegar o lugar mais ensolarado e aberto. Os solos devem ser leves, soltos e nutritivos (chernozem, terra de relva, areia). Um solo levemente ácido com teor de água profunda é o mais adequado.
Como o nêspera tem um rizoma superficial, uma fossa de aterrissagem com profundidade de 50 a 70 cm será suficiente. Deve ser um terço a mais que o sistema radicular da planta. O espaço livre é preenchido com material de drenagem (argila expandida, pedra britada, cascalho). O espaço entre as raízes é preenchido com terra misturada com areia e composto.
Imediatamente após o plantio, as plantas são fertilizadas com nitrofosfato ou superfosfato. O chão perto do tronco é coberto de turfa ou húmus. Embora a nêspera seja uma planta dióica, para uma colheita melhor, 2-3 árvores são plantadas nas proximidades para garantir a polinização cruzada. Mas plantar um damasco ou nozes nas proximidades não vale a pena. Cada cópia precisa de 3-4 m de espaço livre.
A nêspera gosta de regar regularmente, mas uma parte do líquido deve ser tal que seja rapidamente absorvida pelo solo. Além disso, afrouxe o solo com mais frequência.
A planta tem um longo período de vegetação, portanto, permanece o perigo de brotos jovens não amadurecerem e congelarem. Para acelerar o processo, faça fertilizantes. As mudas jovens são alimentadas a cada 20 a 25 dias, a partir do momento em que os frutos aparecem. Plantas mais maduras - a cada 1,5-2 meses. Como cobertura, é utilizada uma solução de verbasco, bem como complexos de fósforo e potássio.
Para formar a coroa e estimular a colheita, a poda é realizada regularmente, uma vez que flores e frutos são formados nos brotos de 1-2 anos de vida. Você deve remover regularmente 1-2 galhos velhos e afinar os locais espessados. Geralmente corte 25-50% dos galhos.
Nêspera quase não sofre de doenças de plantas. Às vezes, afeta um fungo de fuligem ou ferrugem marrom. Como profilaxia no início da primavera (antes do aparecimento das folhas), é realizado o tratamento com líquido Bordeaux (3%). Às vezes, nas folhas, você pode notar uma crosta ou pulgão. Os bioinseticidas ajudam com eles. Eles são suficientemente inofensivos e não se acumulam nos frutos.
Crescendo em casa
O nêspera japonês é há muito utilizado como planta ornamental em estufas, conservatórios e outras instalações. É chamado winterflower. A planta pode ser plantada em vaso ou rolo grande. Espécimes jovens são transplantados a cada 2-4 anos e, eventualmente, substituem apenas o solo superficial.
O nêspera ama muito a luz, por isso deve ser colocada no local mais iluminado, sob a luz direta do sol. Variedades que florescem no inverno precisam de iluminação adicional; caso contrário, os frutos podem não começar.
A temperatura ideal do ar é + 18 ... + 25 ° C. No verão, a panela é exposta ao ar fresco. É aconselhável proteger a planta de correntes de ar e trazê-la durante a pressão a frio. No inverno, recomenda-se baixar a temperatura para + 2 ... + 5 ° C.
Regue o nêspera interior com freqüência e abundância. É aconselhável que o solo não seque. No inverno, a rega é reduzida para evitar a umidade e o desenvolvimento da podridão. Entre a irrigação, o solo é afrouxado.
Como as plantas vivem nos trópicos, a alta umidade é importante para elas. No entanto, a pulverização frequente é indesejável para folhas pubescentes. É melhor colocar bandejas com água e argila expandida molhada nas proximidades. Um banho quente é permitido de tempos em tempos.
De abril a setembro, os arbustos são alimentados duas vezes por mês com fertilizante orgânico. É bem produzido e derramado no solo.
As plantas de interior são frequentemente formadas sob a forma de um arbusto, uma árvore ou um bonsai. Para fazer isso, aperte e remova os brotos extras. Os ramos laterais são formados fracamente e somente a partir dos seios do par superior de folhas. O período após o amadurecimento e a colheita é mais adequado para poda.
Propriedades úteis
A nêspera é uma planta rara na qual absolutamente tudo é útil. Os frutos contêm uma grande quantidade de sacarose, frutose, pectinas. Em todas as partes existem vitaminas, micro e macro elementos, além de taninos e produtos voláteis.
As frutas podem ser consumidas frescas, usadas para fazer geléia, compota e álcool. Decocções e infusões são preparadas a partir de folhas e casca. Os medicamentos normalizam a digestão, combatem infecções intestinais e cólicas. Durante a gravidez, o uso de frutas silvestres permite que o corpo feminino obtenha tudo o necessário para o desenvolvimento do feto. Eles têm propriedades curativas, calmantes e desinfetantes. Recentemente, cientistas descobriram em nêspera substâncias que podem retardar o desenvolvimento de células cancerígenas.
No entanto, em tudo que você precisa conhecer a medida. A planta contém uma pequena quantidade de cianetos, que podem se acumular no corpo e levar ao envenenamento. O consumo excessivo de frutas, especialmente verde, tem um efeito laxante. Outro nêspera é contra-indicado para pessoas que sofrem de alta acidez do estômago, gastrite e alergias.