Streptocarpus - um buquê de cores brilhantes

Pin
Send
Share
Send

Streptocarpus é uma bela planta compacta com flores da família Gesneriaceae. Forma uma grande roseta de folhas perto do chão e dissolve inflorescências brilhantes e densas, o que, é claro, atrai muita atenção. A pátria da flor são os trópicos do sul da África, Madagascar e leste da Ásia. Geralmente ele prefere florestas sombrias e úmidas, mas pode crescer nas encostas das montanhas perto da costa do mar. Embora o streptocarpus seja uma planta rara e exótica para jardineiros, está gradualmente ganhando popularidade. Freqüentemente é chamado de violeta falsa, mas com um caráter mais robusto e despretensioso.

Descrição da planta

Streptocarpus é uma planta herbácea perene com um rizoma fibroso ramificado, localizado na camada superior do solo. A planta não tem talo. O pescoço da raiz tem um espessamento e pode lignificar. Uma roseta de folhas de um pequeno número de folhas grandes se desenvolve diretamente a partir dela. As folhas enrugadas com uma borda sólida têm uma superfície cor de couro verde levemente peluda. Eles têm uma forma oval e crescem cerca de 30 cm de comprimento e 5-7 cm de largura.

A partir do seio de cada folha é formado um pedúnculo pubescente nu. No topo, há vários botões, pressionados um contra o outro. O comprimento do pedúnculo é de 5 a 25 cm e a inflorescência pode consistir em um número arbitrário de flores. A forma da corola lembra um sino com seis pétalas fundidas. Os três primeiros são geralmente um pouco mais curtos que o inferior. O diâmetro da corola é de 2 a 9 cm e pode ser muito diversificado (liso ou colorido): rosa, lavanda, branco, azul, vermelho, roxo, amarelo. O período de floração começa na primavera e dura até setembro, mas sob condições favoráveis ​​em uma panela, o streptocarpus pode florescer durante todo o ano. Como resultado da polinização, os frutos amadurecem na forma de vagens retorcidas. No interior, existem muitas sementes escuras muito pequenas.











Tipos e variedades de streptocarpus

No gênero streptocarpus, mais de 130 espécies de plantas foram registradas. Muitos deles são adequados para o cultivo em casa, mas as variedades decorativas, que se distinguem por uma grande variedade de cores de pétalas e pelo tamanho da própria saída, são mais populares.

O streptocarpus é rochoso. As plantas vivem nas encostas das montanhas e montes rochosos perto da costa do mar. Eles são resistentes à seca e ao sol brilhante. Na base, o rizoma se torna rígido e representa um crescimento torcido. São formadas pequenas folhas verdes de forma oval com uma pilha esparsa. Nos pedúnculos nus diretos de cor verde-lilás, apenas algumas flores violeta-lilás florescem.

Streptocarpus rochoso

Streptocarpus Rex (Royal). A planta possui longas folhas pubescentes (até 25 cm) e grandes flores lilás com cílios roxos. Essa variedade pertence à floresta. Cresce melhor em sombra parcial e em alta umidade.

Streptocarpus Rex (Royal)

Vendland Streptocarpus. Aparência incomum difere estrutura exótica. Cada espécime cresce uma única folha oblonga com até 90 cm de comprimento, sua superfície é pintada de verde escuro e as veias são mais claras. No verso da folha, prevalece uma tonalidade vermelha ou roxa. No início do verão, aparece um longo pedúnculo, cuja parte superior é decorada com 15 a 20 cm de flores tubulares violeta-azul com cerca de 5 cm de largura.Depois da polinização, os frutos são amarrados e a planta mãe gradualmente murcha e morre.

Wendland Streptocarpus

Streptocarpus híbrido. Este grupo combina muitas variedades decorativas e grupos varietais. O mais interessante deles:

  • ds Mozart - cercado por folhas pubescentes e enrugadas em um pedúnculo longo, grandes flores (10 a 11 cm de diâmetro) florescem com a parte superior azul e amarelo creme, cobertas com uma rede e pétalas inferiores;
  • ds 1290 - flor semi-dupla com pétalas superiores brancas e um padrão amarelo-violeta na parte inferior;
  • vistoso - grandes flores semi-duplas com um padrão de malha rosa-laranja;
  • renda de cristal - uma flor com um diâmetro de 5-7 cm com pétalas felpudas de cor branca é coberta com um padrão púrpura arejado;
  • drako - pétalas onduladas acidentadas na parte superior têm uma cor rosa pálido e, abaixo, são cobertas com uma malha amarelo-bordô;
  • camisa bordada - malha grossa de framboesa sobre uma base branca;
  • uau - as pétalas superiores vermelhas e framboesas são combinadas com as inferiores amarelas;
  • cartão tute - uma inflorescência de várias corolas vermelho-sangue com uma mancha amarela nas pétalas inferiores;
  • avalanche - forma uma inflorescência densa de flores semi-duplas brancas como a neve.
Streptocarpus hybrid

Métodos de criação

Streptocarpus pode ser propagado por sementes e métodos vegetativos. A propagação de sementes geralmente é usada para trabalhos seletivos, porque as crianças não são como a planta mãe, mas podem ter seus próprios caracteres únicos, dignos de uma nova variedade. As sementes sem preparação preliminar são semeadas em um recipiente raso com uma mistura de vermiculita, turfa e perlita. O material de plantio pequeno é convenientemente misturado à areia do rio. Ele é distribuído na superfície e, em seguida, o solo é pulverizado da pistola e coberto com um material transparente. A estufa deve ser mantida à luz ambiente e a uma temperatura de + 21 ... + 25 ° C. É importante ventilar regularmente e remover a condensação.

As fotos aparecem juntas após 1,5 a 2 semanas. À medida que as plantas crescem, elas se acostumam à falta de abrigo, mas mantêm alta umidade. Com o advento de duas folhas verdadeiras, as mudas mergulham com maior distância na mistura do solo de turfa, musgo-esfagno, solo foliar e vermiculita.

Para propagar uma variedade decorativa com a preservação das características maternas, use os seguintes métodos de propagação vegetativa:

  • Divisão do mato. Uma planta com 2-3 anos de idade durante o transplante de primavera é libertada do solo e cuidadosamente dividida em partes. Normalmente, as crianças (soquetes menores) são separadas por mãos, basta desembaraçar as raízes. Se necessário, o bigode é cortado com uma lâmina estéril. Locais cortados tratados com carvão ativado. As crianças são plantadas imediatamente em solo novo e cobertas com uma tampa transparente por vários dias para aumentar a umidade.
  • Enraizamento de estacas. Como alça, você pode usar quase qualquer parte da planta. Uma criança sem raízes, uma folha inteira ou um pedaço separado no ponto de corte é tratada com carvão vegetal e depois levemente enterrada em musgo úmido. O pouso é coberto com uma tampa transparente. É necessário remover o condensado em tempo hábil e pulverizar o solo. Com o advento das raízes, as plantas jovens, juntamente com um pedaço de musgo antigo, são transplantadas para uma nova panela com solo para plantas adultas.

Plantio de Streptocarpus

Embora os estreptocarpos sejam perenes, em casa eles precisam ser transplantados e rejuvenescidos regularmente. Sem esse procedimento, muitas variedades do terceiro ano de vida quase não florescem e perdem seu efeito decorativo.

Para plantar, você deve escolher uma panela rasa, mas larga o suficiente, com orifícios de drenagem. É melhor usar recipientes de plástico, pois na argila as raízes mais finas crescem nas paredes, o que no futuro interferirá na extração livre da planta. Uma panela nova deve ter 2 a 3 cm de largura que a anterior: argila expandida, tijolo vermelho quebrado ou outro material de drenagem com 1-2 cm de espessura.

O solo da planta deve ser leve e nutritivo, com altas propriedades de drenagem. Você pode comprar um substrato pronto para violetas ou santos na loja. Ao compor a mistura do solo, você deve usar os seguintes componentes:

  • turfa;
  • vermiculite;
  • perlita;
  • musgo esfagno picado;
  • terra de folha.

Home Care

Os estreptocarpos são considerados plantas menos caprichosas do que, por exemplo, as violetas, portanto são adequadas para jardineiros ocupados.

Iluminação A flor adora luz difusa e longas horas de luz do dia. Da luz do sol do meio-dia, especialmente no clima quente do verão, você precisa criar proteção. De abril a outubro, as plantas são colocadas no peitoril da janela ocidental ou oriental; você pode levá-las para o terraço. No inverno, é melhor reorganizar a panela na janela sul e usar a luz de fundo para que as horas de luz do dia durem pelo menos 14 horas.

Temperatura Streptocarpus desenvolve-se melhor a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. No inverno, salas mais frias (+ 14 ° C) serão suficientes. Em dias muito quentes, recomenda-se pulverizar as plantas e ventilar a sala com mais frequência.

Umidade. Esta flor precisa de alta umidade, cerca de 50-70%, embora também possa se adaptar ao ar mais seco. Para a pulverização, devem ser utilizadas plantas de neblina, porque gotas em flores e folhas levam ao desenvolvimento de mofo e à diminuição da decoratividade. No inverno, é necessário afastar o estreptocarpo dos aparelhos de aquecimento.

Rega. A planta tolera uma leve seca melhor do que inundar o solo. Entre a rega, o solo deve secar 2-4 cm, dependendo da profundidade total da panela. A irrigação deve ser realizada ao longo da borda da panela ou através da panela. O contato prolongado de folhas e brotos com a água é altamente indesejável. O líquido deve ter uma temperatura acima da temperatura ambiente e estar bem limpo.

Adubo. Para dar força aos estreptocarpos para uma floração longa e abundante, é necessário adicionar fertilização ao solo. Faça isso durante o período de brotação e floração 3-4 vezes por mês. Uma solução do complexo mineral para plantas com flores ou violetas é introduzida no solo. A dosagem recomendada na embalagem é reduzida em 20%.

Possíveis dificuldades

Streptocarpus é uma planta bastante sensível que muitas vezes sofre de várias doenças. Pode ser fúngica (oídio, podridão cinzenta, ferrugem das folhas) ou infecções bacterianas. Normalmente, uma doença se desenvolve quando o equilíbrio de umidade e temperatura do ar é perturbado ou quando partes da planta estão em constante contato com a água. Nos primeiros sinais da doença, a planta deve ser pulverizada com fungicida ou uma solução suave com sabão e as condições de detenção devem ser alteradas. Certifique-se de aparar as áreas danificadas.

O ar muito seco nas folhas e flores suculentas pode causar tripes, pulgões, cochonilhas e insetos. A presença de parasitas reduz o período de floração ou leva à secagem de gemas não queimadas. O tratamento com inseticida deve ser realizado em várias etapas. Os produtos químicos são pulverizados não apenas na coroa, mas também trazidos ao solo. Em caso de infecção grave, é realizado um transplante com reposição do solo.

Se a saída do streptocarpus parecer completamente saudável, mas não quiser agradar o proprietário com flores, vale a pena pensar em encontrar um lugar melhor. É importante não apenas a intensidade da iluminação, mas também a sua duração (14 a 16 horas). Sem esses parâmetros, será impossível apreciar as cores suculentas das inflorescências grandes e brilhantes.

Pin
Send
Share
Send