Astilba é uma planta herbácea perene, com inflorescências surpreendentemente bonitas e felpudas. Eles podem atingir um terço da altura de toda a planta e formar grandes velas brancas como a neve, roxas ou rosa. A planta pertence à família Saxifragidae. Na natureza, pode ser encontrada em terras úmidas e pantanosas, sob a coroa de florestas de folhas largas ou ao largo da costa de um riacho na vastidão da América do Norte e do Extremo Oriente. Ele tolera o inverno e a geada até -37 ° C; portanto, é usado ativamente em climas temperados e regiões mais frias para decorar jardins e parques.
Aparência
Astilba é uma planta perene com brotos eretos e altamente ramificados. Dependendo da espécie, sua altura é de 8 a 200 cm, e as raízes lenhosas podem crescer mais de perto ou se espalhar na espessura da terra. No outono, todos os brotos terrestres morrem, e novos brotos na primavera aparecem nos pontos de crescimento do rizoma. Astilbe tende a aumentar a altura do rizoma lenhoso; assim, gradualmente, um monte alto é formado no local da aterrissagem.
A maior parte da folhagem está concentrada nas rosetas basais, mas várias folhas menores e inteiras crescem no próprio ramo. A folha de folhas longas, dissecada por cirros é pintada de verde escuro. Às vezes há manchas avermelhadas na superfície. Nas principais espécies, folhas e flores têm uma superfície fosca. O nome pode ser traduzido como "sem brilho". Cada segmento da folha tem uma forma oval com bordas esculpidas. As veias convexas são claramente visíveis no folheto.
O período de floração começa em junho-julho e dura 2-3 semanas (às vezes por mês). Neste momento, uma grande panícula ou escova exuberante cresce na parte superior do caule. É densamente pontilhada com flores muito pequenas. O comprimento da inflorescência é de 10 a 60 cm, e as corolas da forma correta consistem em pétalas alongadas e estames curtos com um ovário. A coloração das flores pode ser coral, branca, lilás ou vermelha. Um aroma agradável e delicado se espalha ao redor da floração.
No lugar das flores polinizadas, amadurecem pequenos grupos de sementes com sementes marrons escuras muito pequenas.
Tipos e variedades de astilbe
No gênero Astilba, foram registradas 25 espécies de plantas. Cerca de 10 deles são comuns na cultura. Como esta planta ornamental é muito popular entre os jardineiros, o número de variedades excede 200 unidades.
Astilbe Arends (A. Arendsii). A planta é um arbusto grande e extenso de até 1 m de altura, que rapidamente assume uma forma esférica ou piramidal e é coberta com folhagem verde-escura dissecada por cirros. O início da floração ocorre em meados de julho e dura até 40 dias. Neste momento, longas flores racemose com botões brancos como a neve, vermelho, lilás ou rosa florescem no topo dos brotos. Por causa das pétalas curtas, a inflorescência parece mais elegante e delicada. Vários galhos curtos, também cravejados de botões, se estendem do caule principal. Variedades:
- Ametista - em um arbusto esférico de até 1 m de altura, panículas lilás exuberantes florescem acima da folhagem verde;
- Pirulito - uma planta de até 50 cm de altura, com folhas verdes esverdeadas e brilhantes, floresce flores em coral vermelho escuro;
- Bumalda - um arbusto de 40 a 60 cm de altura é coberto por folhagem verde-avermelhada e dissolve inflorescências brancas com borda de framboesa nas pétalas;
- Gloria Weiss - um arbusto esférico com um diâmetro de 1 m, com folhas verde-escuras e brilhantes, floresce em inflorescências exuberantes de creme branco ou creme claro;
- América - caules de até 70 cm de altura com folhas verdes esculpidas em julho são cobertas com flores rosa pálidas;
- Diamante (astilbe branco) - grandes folhas verdes claras em caules de até 70 cm de altura são destacadas por largas panículas brancas de 14 a 20 cm de comprimento.
Astilba chinês (A. chinensis). Uma planta fracamente ramificada atinge uma altura de 50 a 110 cm, e seus brotos eretos na base são cobertos com folhas pecíolos maiores e a folhagem do caule é menor. As folhas verde-escuras têm um brilho metálico. No topo, há inflorescências piramidais de 30 a 35 cm de comprimento, sombreadas por lilás ou púrpura. Variedades:
- A visão em vermelho - caules de 40 a 50 cm de altura é coberta por folhas verdes e, no topo, há uma inflorescência de framboesa escura e fofa;
- Purkurts - a vegetação piramidal de até 1 m de altura cresce, semelhante às velas de inflorescência rosa-púrpura.
Astilba Thunberg (A. thunbergii). Uma planta muito ornamental forma um arbusto denso e delgado, com até 80 cm de altura.Na base do caule e ao longo de todo o seu comprimento, crescem folhas irregulares de arco longo e de cor verde brilhante. Inflorescências de racemos a céu aberto que florescem até 20 cm de comprimento e cerca de 10 cm de largura abertas em meados de julho.A variedade Straussendefer é muito popular com panículas compridas penduradas sob seu peso, pintadas em uma sombra clara rosa coral.
Astilba japonês (A. japonica). Uma planta compacta não excede 80 cm de altura e é coberta com pequenas folhas verde-escuras. Um ornamento de prata é visível em sua superfície brilhante. As inflorescências-panículas de cor branca ou rosa florescem antes do resto e permanecem decorativas mesmo após a secagem. A variedade Montgomery cresce apenas 50-60 cm de altura. Sua parte superior é decorada com inflorescências vermelhas brilhantes e macias.
Folhas de Astilbe (A. simplicifolia). Arvoredos de folhas verde-escuras de 20 a 50 cm de altura são decorados com hastes longas e finas com inflorescências estreitas em forma de vela. Sob o peso das flores, os brotos dobram lindamente. Afrodite é distinguida por belas flores corais vermelhas.
Métodos de criação
Astilba se propaga semeando sementes, dividindo o mato e os botões. Para a semeadura, são utilizadas as sementes coletadas no ano anterior. Em março, eles são enterrados de 5 a 7 mm em solo de areia e turfa e depois cobertos com uma capa de neve para estratificação. Em seguida, as panelas, cobertas com um filme, colocam na geladeira por mais 2-3 semanas. Em seguida, a panela é movida para uma sala quente (cerca de + 20 ° C). As sessões aparecem dentro de 7 a 10 dias. No início, eles são muito finos e fracos, então você precisa regar o solo com cuidado. Você pode borrifar a superfície da pistola e adicionar um pouco de água à panela. Mudas com 2-3 folhas mergulham em vasos separados de turfa, com os quais são posteriormente plantados.
Dividir o mato é considerado a maneira mais fácil e eficaz de propagar o astilbe, especialmente porque o astilbe não deve ser cultivado por mais de 5 a 7 anos sem transplante, a planta é muito espessa e forma uma colina alta. É melhor realizar a manipulação no meio da primavera. Primeiro, um arbusto com um grande pedaço de terra é completamente desenterrado, sacudido do solo e as raízes são liberadas. Usando uma lâmina afiada, as brotações subterrâneas são cortadas para que pelo menos 4 pontos de crescimento permaneçam em cada dividendo. As mudas são distribuídas em covas frescas com distância de 30 cm e cuidadosamente regadas.
A reprodução pelos rins produz um bom efeito. Eles são separados no início da primavera, até os brotos começarem a crescer. É necessário cortar o rim com o calcanhar do rizoma. Coloque as seções polvilhadas com carvão picado. Os brotos são plantados em vasos com uma mistura de turfa e cascalho. Logo brotos jovens aparecerão. À medida que se desenvolvem, o abrigo pode ser removido. A rega é realizada com cuidado. No outono ou na próxima primavera, as plantas maduras são plantadas em um local permanente.
Regras de desembarque
No jardim para astilbe, é melhor escolher lugares ligeiramente sombreados. O lado norte da cerca ou parede de qualquer prédio, a sombra das árvores serve. Bem, se estiver perto da superfície do solo, as águas subterrâneas permanecerão, o que alimenta as raízes com umidade. Você também pode pousar um astilbe perto de um reservatório. A Terra deve ter uma reação neutra ou levemente ácida.
Antes do plantio, o solo é completamente afrouxado, pedaços grandes são quebrados e raízes secas são removidas. Para tornar o solo mais nutritivo, faça turfa e estrume podre. Pontas de aterrissagem de até 30 cm de profundidade são colocadas a uma distância de 30 a 50 cm uma da outra. Fertilizantes minerais e cinzas são derramados no fundo de cada um. Os pontos de crescimento nas raízes são colocados 4-5 cm mais profundos que o nível do solo. À medida que cresce e se desenvolve, o rizoma aumenta levemente e terá que ser polvilhado com ele. Após o plantio, a terra é compactada e depois adubada com húmus ou turfa com uma camada de 3-5 cm de espessura.
Cuidados com as plantas
Astilba é uma planta não caprichosa. Se o local for escolhido suficientemente sombreado e úmido, a planta não causará problemas. Os cuidados básicos se resumem à rega regular. Como as flores da natureza crescem em florestas úmidas, quando o solo seca, as folhas murcham rapidamente e as inflorescências começam a secar. No início do verão, quando os botões de flores se formam, a rega é realizada até duas vezes por dia. Não borrife os arbustos para que, através das gotas de água, o sol não queime as folhas.
A cobertura morta ajudará a economizar umidade e também protegerá contra muitas ervas daninhas irritantes. De tempos em tempos, você ainda precisa eliminar os arbustos de astilbe para torná-los mais bem-arrumados. Isso deve ser feito com cautela, para não danificar as raízes.
No meio da primavera, o canteiro é fertilizado com uma composição mineral com alto teor de nitrogênio. Vai acelerar o desenvolvimento da vegetação. Em junho, é preferível a cobertura com potássio e fósforo, o que contribui para uma floração mais abundante.
Após a conclusão da floração, os pincéis multicoloridos são deixados na planta por um tempo, pois são muito decorativos. Eles são posteriormente cortados. Arvoredos verdes agradarão sua beleza por muito tempo. Em meados do outono, eles também começarão a secar, depois todos os brotos no chão serão cortados e cobrirá a área com folhas caídas. Protegerá as raízes da geada. As plantas plantadas apenas no outono também são cobertas com ramos de abeto.
Astilba tem excelente imunidade e resistência a parasitas. Entre as pragas, os centavos e nemátodes incomodam a flor. Se você pode se livrar dos centavos pulverizando inseticidas ("Confidor", "Aktara"), os nematóides que vivem dentro da planta são praticamente invulneráveis. Para se livrar deles, é necessário podar ou remover plantas infectadas junto com as raízes. Como medida preventiva, pulverizar os brotos e cultivar o solo com Fitoverm ajuda.
Astilba em paisagismo
Astilba é ideal para o design da trama. É plantada em grupos ou em um tipo de fita ao longo das bordas, perto de arbustos e árvores sempre verdes, e também como a camada inferior sob árvores de folha caduca. Uma variedade de tons de inflorescências e altura das plantas permite criar uma composição brilhante e exclusiva nos cantos sombreados do jardim. Em áreas ensolaradas, recomenda-se combinar astilbe com samambaia, hosta ou íris, o que criará uma sombra adicional e evitará o superaquecimento das raízes.
Perto do astilbe, geralmente são plantadas Iberis, uma malha de malha, doronicum, saxifrages, clementina e pedregulhos. Inflorescências exuberantes e brilhantes, que mantêm sua beleza mesmo após a secagem, são frequentemente usadas pelos floristas para compor buquês vivos e secos.