Enotera - uma planta com delicadas flores noturnas

Pin
Send
Share
Send

Enotera é uma planta herbácea da família cipriota. O gênero numeroso inclui colheitas anuais e perenes com brotos ramificados ou eretos. As xícaras de inflorescências lembram sinos largos que se abrem à noite. A planta é comum na América e na Europa, mas cresce com sucesso nos jardins do clima temperado da Rússia. Para muitos jardineiros, a prímula é mais conhecida sob o nome "oslinnik", "vela noturna" ou "prímula". Os arbustos pequenos crescem rapidamente e requerem pouca manutenção. Eles formam cortinas exuberantes com flores perfumadas.

Características botânicas

A prímula é uma planta herbácea ou arbusto com uma altura de 30 cm a 1,2 m. As hastes suculentas e macias com rostos são cobertas por uma pele marrom-esverdeada com vilosidades curtas e duras. Eles crescem retos ou caem no chão. As folhas no caule são organizadas a seguir. Sua forma depende do tipo de planta. Há folhas inteiras, ovais ou lanceoladas, bem como folhas dissecadas por cirros com uma borda serrilhada.

O período de floração cai em junho-setembro. Na parte superior do caule, florescem flores racemose soltas com xícaras grandes de branco, rosa, amarelo ou roxo. Consistem em 4 pétalas largas com superfície ondulada, 8 estames e um pilão. As flores abrem muito rapidamente, dentro de 1-2 minutos, com um clique característico.









Após a polinização, uma caixa com várias sementes é formada, dividida por partições internas em 4 ninhos. Eles contêm as menores sementes. Em 1 g de semente, existem aproximadamente 3.000 unidades.

Prímula

O gênero Primrose inclui cerca de 150 espécies de plantas anuais, bienais e perenes.

Prímula representado pelos seguintes tipos:

  • Prímula é sem haste. Uma planta herbácea com até 15 cm de altura dissolve densas rosetas de folhas na base do caule. Consistem em folhas verdes escuras fortemente dissecadas que emolduram pequenas flores brancas em pedicelos curtos. Os botões abrem à noite e em tempo nublado. O diâmetro da corola é de 7 cm e é popular a variedade "Aurea", com flores amarelas claras.
  • Prímula
  • Prímula é linda. Um arbusto de 40 cm de altura consiste em caules suculentos e ramificados e folhas oblongas verdes brilhantes. Flores em forma de xícara de cor branca e rosa são coletadas em orelhas soltas. A planta floresce em meados de junho-agosto, não tolera geadas.
  • Prímula
  • Enotera do Missouri. Uma planta herbácea com caules crescentes cresce 30-40 cm de altura. É coberto com folhas estreitas e lanceoladas densas. Entre junho e agosto, abrem-se flores amarelas douradas com um aroma agradável. O diâmetro da flor não excede 10 cm.
  • Enotera do Missouri
  • Prímula é arbustiva. Uma planta com hastes ramificadas densas atinge 0,9-1,2 m de altura. As hastes são cobertas com folhas ovais de cor verde escuro. No início do verão, o arbusto é coberto com um denso chapéu de flores amarelas brilhantes com um diâmetro de até 5 cm.
  • Prímula arbusto

Prímula tem dois anos de idade. No primeiro ano, a planta forma um ramo verde ramificado, coberto com folhas lanceoladas com bordas serrilhadas. Seu comprimento chega a 20 cm. No segundo ano, caules fracamente ramificados formam um arbusto de até 1,2 m de altura. Na parte superior, inflorescências em forma de espigão com flores amarelo-limão sésseis com até 5 cm de diâmetro. A floração ocorre em junho-outubro. A variedade "Evening Dawn" parece espetacular - arbustos finos com 80-90 cm de altura são cobertos com flores vermelhas douradas com um aroma delicado.

Prímula

Enoter Drummond. Uma planta herbácea anual com 30 a 80 cm de altura consiste em brotos ramificados. Eles são cobertos com folhas lanceoladas verdes claras opostas. Desde junho, abundantemente coberto com sinos amarelos bem abertos, com um diâmetro de até 7 cm.

Enoter Drummond

Plantas em crescimento

Na maioria das vezes produzem prímula a partir de sementes. A planta produz facilmente semeadura. As sementes colhidas podem ser armazenadas por 2-3 anos. Anteriormente, mudas são cultivadas a partir deles. Primeiro, essas pequenas sementes são misturadas com areia ou serragem e plantadas em vasos ou caixas com areia e turfa. As culturas são produzidas em março a uma profundidade de 5 mm. A terra é cuidadosamente umedecida e coberta com um filme. Manter os potes a uma temperatura de + 21 ... + 23 ° C. Os tiros aparecem após 1-2 semanas. Depois disso, o abrigo é removido e as mudas são transferidas para um local bem iluminado. Em meados de abril ou início de maio, você pode plantar em campo aberto.

Grandes arbustos de plantas perenes a cada 3-4 anos devem ser divididos, pois em plantações negligenciadas, a decoratividade é perdida e as doenças fúngicas se desenvolvem. Para fazer isso, em outubro ou março, o mato é completamente desenterrado, libertado de parte da terra e cortado em várias partes. Às vezes eles praticam cortar parte do mato sem cavar. Delenka é imediatamente plantado em um novo local em solo fértil e cuidadosamente regado.

Aterragem e cuidados

A prímula é plantada em áreas abertas e bem iluminadas. Pode crescer em sombra parcial, mas, com a falta de iluminação, não floresce e descarta brotos que já apareceram. A planta prefere substratos soltos e bem drenados com acidez neutra ou fraca. Antes do plantio, o solo é desenterrado com fertilizantes minerais e composto. Para cada planta, um buraco raso individual é cavado com uma distância de 30 a 40 cm.

A prímula deve ser regada com cuidado para que o solo tenha tempo de secar, pois as raízes são muito sensíveis à podridão. Na seca, as flores são regadas à noite, 2-3 vezes por semana. Se as plantas são plantadas em solo fértil, no primeiro ano, não é necessária fertilização adicional. Na primavera seguinte, assim como após a floração, as plantas são alimentadas com composto, uma solução de cinza de madeira ou sulfato de potássio.

Várias vezes durante a estação é necessário remover ervas daninhas e soltar o solo. Isso pode se livrar das ervas daninhas e impedir a formação de crostas no chão. As plantas altas precisam de uma liga, pois podem se deitar com ventos fortes e chuva. Não é necessário podar inflorescências murchas, o florescimento repetido disso não virá. No entanto, esse procedimento ajudará a evitar a auto-propagação descontrolada.

A maioria das espécies é resistente à geada e pode invernar sem abrigo. No outono, brotos aéreos são cortados quase no chão, e o solo é coberto com húmus e turfa e depois coberto com ramos de abeto ou folhas caídas.

A prímula é resistente à maioria das doenças de plantas, mas sofre de doenças fúngicas se mantida de forma inadequada. Todos os processos danificados devem ser cortados e destruídos. Se o pulgão se estabelecer no mato, um inseticida é pulverizado.

Usando prímula

Os arbustos de prímula abundantemente florescendo são bons em plantações de grupo e composições paisagísticas ao criar pontos multicoloridos com flores brilhantes no gramado. Variedades de baixo crescimento são usadas no design de jardins e jardins ornamentais. Plantas de tamanho médio podem ser usadas em mixborders e no anel externo do jardim. Para sombrear a prímula, ela é plantada ao lado de sinos, Veronica, astilbe, ageratum e lobelia.

Em alguns países, a prímula é usada na culinária. Rizomas espessados ​​de anuários são cozidos e comidos como acompanhamento. Brotos finos jovens de plantas perenes são usados ​​na preparação de saladas.

Sementes, óleo e grama seca têm propriedades curativas. Eles são usados ​​na medicina e na cosmetologia para reduzir alergias, combater a irritação na pele e coceira. Devido ao alto teor de vitamina E, o óleo é usado para aplicação na pele, pois reduz o teor de gordura, melhora o tônus ​​e suaviza as rugas finas. Tinturas e decocções de folhas são usadas internamente. Eles aliviam os ataques de asma, tossem com tosse convulsa e também têm uma ação reparadora e diurética.

Pin
Send
Share
Send