Ardizia - arbustos com contas de coral

Pin
Send
Share
Send

Ardizia é uma planta exótica com uma luxuosa coroa verde. O nome pode ser traduzido como "seta". Suas dicas lembram núcleos de flores em miniatura. Ardizia pertence à família Mirsinovy. Cresce no Japão, sul da Ásia e nas ilhas do Pacífico. Em campo aberto, os arbustos só podem ser cultivados nos trópicos. Mas essas plantas de crescimento lento são ótimas em ambientes fechados. Ardizia abundantemente dá frutos, cobertos de cachos de frutas vermelhas. As "contas de coral" aparecem para o inverno e servem como decoração natural para as férias.

Descrição da planta

Ardizia é um arbusto perene perene com bela folhagem densa. No ambiente natural, sua altura é de 2 a 8 m, mas o crescimento anual não é superior a 10 cm, e os ramos ramificados são cobertos com uma casca marrom áspera. A partir da base, gradualmente se lignificam e são caracterizadas por alta resistência e flexibilidade.

Folhas verdes escuras oblongas em pecíolos curtos são dispostas alternadamente ou em três voltas. A chapa de couro brilhante tem bordas serrilhadas ou onduladas. Seu comprimento é em média de 11 cm, geralmente nas bordas do inchaço das folhas. Esta não é uma doença de planta, mas uma formação natural contendo bactérias úteis para a ardisia. Os cientistas também descobriram que as raízes da planta existem em simbiose com alguns tipos de cogumelos.











Com mais de três anos, a ardisia floresce. Flores em forma de estrela em miniatura com pétalas brancas ou rosa claro florescem em maio-junho. O diâmetro da corola aberta não excede 1,5 cm e consiste em 5 pétalas estreitas. As flores são coletadas em inflorescências soltas racemose ou paniculadas. Eles exalam um aroma delicado e agradável. Cada planta tem flores masculinas e femininas, portanto, mesmo uma única cópia dará frutos. A polinização ocorre com a ajuda de insetos e vento.

Como resultado da polinização, as bagas esféricas de laranja ou vermelhas (drupas) amadurecem. Hoje existem variedades com bagas brancas e creme. Seu diâmetro é de 8 a 13 mm. As inflorescências e, subsequentemente, os frutos, são agrupados abaixo da maior parte das folhas, razão pela qual são chamadas de "contas".

Tipos de Ardisia

O gênero Ardisia é muito numeroso. Possui várias centenas de espécies. Mais populares:

Ardisia é uma cidade. Essa variedade é mais frequentemente usada na cultura. Pode ser encontrado nas encostas das montanhas da Coréia e China. A altura de uma planta de casa geralmente não excede 90-120 cm, embora arbustos de cinco metros sejam encontrados na natureza. A decoração principal é densa folhas brilhantes de cor malaquita. Eles são cobertos com tubérculos ao longo da borda e crescem até 10 cm de comprimento e 2-4 cm de largura. As inflorescências das raízes são formadas na parte superior dos brotos sob as folhas. Mais tarde, bagas esféricas vermelhas brilhantes amadurecem.

Ardizia angustica

Ardiziy Malouyan. Variedade de baixo crescimento, com folhas longas (até 25 cm) e estreitas. As faixas longitudinais esbranquiçadas são visíveis na superfície da folha e a parte inferior é pintada de rosa.

Ardiziy Malouyan

Ardizia é encaracolada. A planta cresce a uma altura de 80 cm e forma uma coroa espessa e espalhada. As folhas são mais estreitas e têm uma borda afiada. Em junho, as flores cremosas florescem sob um título de folhagem e, em novembro, as bagas começam a ficar avermelhadas. Panículas grossas de flores exalam um aroma particularmente intenso e agradável.

Ardizia curly

Ardizia é japonês. Os arbustos anões com até 40 cm de altura são cobertos com folhas ovais verde-escuras. A folha mede 5 cm de comprimento e 1-4 cm de largura e inflorescências pálidas atraem pouca atenção. Após a polinização, as bagas roxas e pretas amadurecem. A planta pode ser usada para fazer uma composição de bonsai.

Ardizia japanese

Ardizia é baixa. Um arbusto com até 60 cm de altura é coberto com grandes folhas verdes brilhantes. O comprimento da placa oval pode chegar a 18 cm, e minúsculas flores rosa se juntam em inflorescências racemose. As bagas são de cor marrom-avermelhada, mas quando maduras ficam pretas.

Ardizia baixo

Reprodução

Ardisia é propagada por estacas e semeadura. Embora o enxerto seja difícil, ele permite obter rapidamente um arbusto florido e preservar as características das variedades. As estacas são cortadas das partes superiores dos brotos em abril-maio. Antes de enraizar no solo, eles são embebidos por 2-3 dias em uma preparação hormonal ("Kornevine"). A terra de areia e turfa é usada para o plantio. As mudas devem ser regadas com cuidado. Coloque-os em um local bem iluminado e quente. Para que as raízes apareçam mais cedo, recomenda-se aquecer o solo a 25-28 ° C. A formação das raízes pode levar vários meses. A conclusão bem sucedida do processo é indicada pelo surgimento de novos rebentos. Depois disso, os brotos são transplantados para pequenos vasos com solo solto e fértil.

Em janeiro, quando as bagas estiverem totalmente maduras, você precisará escolher algumas das maiores. Os ossos são libertados da polpa, lavados e plantados no solo a uma profundidade de 10 mm. O recipiente com sementes é coberto com um filme e mantido em local iluminado a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. Os tiros aparecem após 4-5 semanas. Mudas com 3-4 folhas são plantadas sem mergulhar em vasos separados. Você não precisa beliscá-los, a ardizia se ramifica perfeitamente sem ela. A floração é esperada em 2-3 anos após o plantio.

Regras de desembarque

O transplante de Ardisia é realizado quando as raízes cobrem completamente o caroço de terra e começam a ficar visíveis na superfície. Na primavera, um vaso maior é procurado para a planta, no fundo do qual um material de drenagem é necessariamente derramado. O plantio do solo deve ter acidez neutra. Pode ser composto de terra de jardim, areia e pedaços de carvão.

O transplante é realizado por transbordo. É importante não danificar as raízes e preservar pelo menos parte do antigo coma de terra. Para que a flor cresça melhor, anualmente a camada superior da terra na panela é substituída.

Home Care

Apesar de sua beleza incrível, a ardizia não é caprichosa. Cuidar dela em casa é bastante simples.

Iluminação A planta adora luz brilhante, mas difusa. É melhor colocá-lo no peitoril da janela oriental ou ocidental. No verão, recomenda-se levar a flor para a rua, mas protegendo-a da luz solar direta e protegendo-a de correntes de ar.

Temperatura A temperatura ideal do ar é + 20 ... + 22 ° C. Para que a ardísia tolere melhor o calor do verão, ela deve ser frequentemente regada e pulverizada. No inverno, a planta é mantida em um local fresco (+ 14 ... + 16 ° C, mas não inferior a + 10 ° C). Está esfriando no período adormecido que proporcionará florescimento abundante na nova estação. Ardizia não tolera a proximidade de aparelhos de aquecimento e pode deixar cair as folhas inferiores.

Umidade. Um morador dos trópicos prefere alta umidade. Ele precisa ser pulverizado várias vezes por semana e colocado em bandejas com pedras molhadas. Nesse caso, o solo não deve entrar em contato com a água. Devido à secura do ar, manchas marrons podem aparecer nas folhas. Durante o período de floração, a umidade deve ser aumentada para que os frutos sejam amarrados. Se a ardisia estiver na sala, é necessária a polinização artificial com uma escova macia. Ela se revezam em todas as cores.

Rega. Muitas folhas grandes evaporam intensamente a umidade, portanto regam abundantemente o ardisium. O solo deve estar levemente úmido constantemente. No inverno, a superfície do solo pode secar de 1 a 1,5 cm Se a flor for mantida em uma sala fria, o solo poderá secar pela metade, caso contrário, a podridão das raízes não poderá ser evitada.

Adubo. Em março-novembro, Ardizia é fertilizada com compostos minerais complexos. O curativo superior diluído é derramado no solo. Os fertilizantes são realizados duas vezes por mês.

Doenças e pragas. A Ardisia é extremamente raramente afetada por doenças de plantas. Na maioria das vezes, essas são doenças fúngicas devido a cuidados inadequados. As pragas de plantas mais comuns são ácaros, insetos e cochonilhas. Ao primeiro sinal de parasitas, é necessário borrifar a planta com um inseticida e gravar o solo.

Pin
Send
Share
Send