Shepherdia é um extenso arbusto perene da família Sucker. Cresce na América do Norte, mas é cultivada com sucesso na Europa. Shepherdia também é conhecido como "búfalo" ou "baga de sabão". Na aparência, o pastor é muito semelhante ao espinheiro, mas os frutos da planta contêm muito mais nutrientes e um sabor agradável. Não é difícil cuidar do arbusto, ele apresentará regularmente ao proprietário uma colheita abundante e se deleitará com uma aparência bonita. Basta observar algumas regras simples nos cuidados, para que a pastora decore o jardim há várias décadas.
Descrição da planta
Shepherdia é uma planta arbustiva perene, com 3 a 7 m de altura, e as formas perenes e decíduas são encontradas no gênero. Os galhos finos são cobertos com uma casca cinza-amarelada áspera. Eles são altamente ramificados ao longo de todo o comprimento e cobertos por longos espinhos. Os galhos estão densamente entrelaçados e se curvam no chão, formando uma cerca espinhosa impenetrável.
As fotos são cobertas com folhas verdes lanceoladas ou ovais brilhantes. A folhagem em pecíolos curtos é oposta. O comprimento da placa densa é de 4-7 cm. Em ambos os lados ou apenas a partir de baixo, há um revestimento prateado na forma de vilosidades escamosas curtas.
A partir do final de março, flores em miniatura axil florescem, reunidas em inflorescências em forma de espigões. A floração ocorre antes das folhas. Os brotos são presos aos brotos com pedicelos curtos, cobrindo densamente os galhos. Shepherdia é uma planta dióica, ou seja, existem casos exclusivamente com flores masculinas ou femininas. Para conseguir a frutificação, é necessário plantar pelo menos uma planta masculina no jardim para 7 a 10 indivíduos do sexo feminino. Os botões das mulheres abrem um pouco mais cedo que os dos homens. A polinização ocorre com a ajuda de insetos, após o que amadurecem pequenas bagas arredondadas.
Na superfície da pele vermelha das drupas existem muitos pequenos pontos brancos. A carne comestível delicada tem um sabor agridoce. Devido à adstringência pronunciada, os frutos dos pastores são frequentemente consumidos não na forma bruta, mas como parte de compotas, geleias e compotas. As frutas são armazenadas nos galhos até a geada. Baixas temperaturas os tornam mais macios e doces. Dentro contém a única semente achatada. A floração e a frutificação ocorrem 2-3 anos após o plantio. Drupas maduras são facilmente esmagadas a partir dos galhos, o que facilita a colheita. Uma planta pode produzir até 15 kg de frutas por estação.
Espécies comuns
O pequeno gênero Shepherdia possui apenas 3 espécies.
Pastor é prata. A espécie recebeu o nome de pubescência esbranquiçada, presente em galhos e folhas jovens dos dois lados. Este arbusto espinhoso pode crescer até 6 m de altura. A floração começa em meados de abril. Nas plantas masculinas, as flores são coletadas em espiguetas em miniatura. Os botões das mulheres estão localizados individualmente. Em setembro, os frutos amadurecem - frutas vermelhas ou amarelo-alaranjadas. A variedade decorativa Goldeneye é muito popular. Frutos maduros são pintados de amarelo brilhante.
Pastor canadense. Este formulário se assemelha a uma árvore extensa. Os ramos são cobertos com casca marrom. A parte superior das folhas é lisa, verde escura. Folhetos de fundo são cobertos com uma pilha de prata e escamas amarelas. Em meados de abril, pequenas flores verde-amarelas florescem. Em setembro, as bagas oblongas vermelhas escuras crescem de 4 a 8 mm.
Pastor é de folhas redondas. A espécie forma um arbusto alto e amplo. Os galhos estão bem entrelaçados. Eles são densamente cobertos com folhas arredondadas de verde escuro. Na superfície de uma placa densa, são visíveis numerosos crescimentos verrugos. A espécie é caracterizada por florescimento e frutificação muito abundantes. Sob o peso da fruta, os galhos caem no chão. O pastor de folhas redondas quase nunca ocorre fora do platô do Colorado.
Reprodução
Shepherdia pode ser propagado de várias maneiras.
- Semeando sementes. As sementes devem ser semeadas em novembro em campo aberto. Eles são incorporados no solo a uma profundidade de 1,5 a 3 cm. No inverno, recomenda-se cobrir a área de semeadura com neve. Em meados de abril, as primeiras filmagens começarão a aparecer. Em setembro, o comprimento das mudas será de 10 a 15 cm e, se necessário, serão transplantadas para um local permanente. A floração e a frutificação são esperadas em 4-6 anos.
- Enraizamento de estacas. Esse método é bom porque permite determinar imediatamente a planta masculina e feminina. Para fazer o enraizamento, escolha estacas verdes com 2-3 brotos. Seu comprimento é geralmente de 8 a 12 cm. Durante o primeiro dia, os galhos são mantidos em Kornevin e depois plantados em areia e turfa. A parte aérea deve ser aprofundada de 3 a 4 cm e, no final de setembro, as estacas desenvolvem raízes fortes e podem ser plantadas em um jardim em local permanente.
- Departamento de processos raiz. Todos os anos, várias crianças são formadas nas raízes de Shepherdia. Em março-abril, plantas fortes podem ser plantadas do mato principal para um novo local. Um transplante também pode ser agendado para o início do outono.
Cuidados com o pastor
Shepherdia é despretensiosa e se adapta bem às condições de vida. Pode crescer em qualquer solo, mas recomenda-se adicionar areia ou cascalho em solos pesados para melhor drenagem. Para frutificar era abundante, e as bagas mais doces, você deveria escolher um local aberto e ensolarado. Todos os tipos de pastores são resistentes ao frio e não precisam de abrigo adicional para o inverno. Rascunhos também não têm medo de plantas.
Shepherdia é resistente à seca e não gosta de inundar o solo. Geralmente ela tem chuvas naturais suficientes. Somente em clima longo, quente e seco, especialmente durante o período de maturação, os arbustos podem ser regados com uma porção média de água.
Para o desenvolvimento normal, a planta precisa de capina e afrouxamento regulares do solo. Este procedimento permitirá que o ar penetre nas raízes. Deve-se tomar cuidado para remover as ervas daninhas e soltar o solo, pois as raízes ficam bem próximas da superfície do solo.
Para manter uma aparência atraente, o pastor deve ser cortado. No jardim, a altura das plantas geralmente é limitada a dois metros. Isso facilita o cuidado e a colheita. Você também deve afinar a coroa, caso contrário, os galhos se enroscarão e se inclinarão em direção ao chão.
Planta em paisagismo
Os densos matagais de pastor são atraídos por folhagem prateada e frutas escarlate. Ficam bem no fundo das coníferas, bem como nos arbustos com folhagem vermelha (bérberis, floco de neve, weigela). A planta é convenientemente usada para criar coberturas verdes ao redor do perímetro do jardim. Os formulários baixos são adequados para criar um plano de fundo no jardim.
Propriedades úteis
Bagas de pastor estão na liderança na quantidade de ácido ascórbico. Além disso, os frutos contêm:
- taninos;
- vitaminas A, P, E;
- pectina;
- ácidos orgânicos.
O uso dos frutos da shepherdia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a cuidar do estado dos vasos sanguíneos e a normalizar a pressão sanguínea. As bagas podem ser consumidas cruas, feitas a partir delas tinturas de álcool e cozinhar todos os tipos de molhos, compotas e conservas. Eles são mais um produto alimentar do que um medicamento, portanto, não têm contra-indicações. O cuidado deve ser exercido apenas por pessoas propensas a reações alérgicas.