Melaleuka - árvore do chá e curandeiro perfumado

Pin
Send
Share
Send

Melaleuka, também chamada de árvore do chá, é uma pequena árvore ou arbusto com um aroma agradável. A vegetação elegante e as inflorescências brilhantes tornam a planta muito atraente para os jardineiros. Melaleuka é difundida nas extensões do continente australiano e da Grã-Bretanha, e em climas temperados é cultivada com sucesso como uma grande planta interna e de jardim.

Descrição da planta

Melaleuka pertence a um grande gênero de plantas da família Myrtle. Pequenos arbustos ou árvores altas têm um aroma agradável e azedo. A altura máxima das árvores atinge 25 m. O rizoma da planta possui caráter ramificado. O tronco e os galhos são cobertos com uma fina casca marrom ou cinza clara. É facilmente danificado e descascado, formando uma aparência de uma embalagem de papel.







Folhas pecíolo regulares têm uma forma estreita lanceolada e uma cor verde brilhante. O comprimento da folha pode atingir 12 cm e a largura não excede 5 mm. À distância, essas folhas estreitas de folhas inteiras lembram agulhas. Ao longo da borda da placa da folha há pequenas glândulas que secretam óleo essencial. O óleo de Melaleuka tem uma propriedade bactericida e estimulante pronunciada. É amplamente utilizado em medicina e cosmetologia.

Pequenas flores se reúnem em uma grande inflorescência esférica ou oval. Botões amarelos, creme ou rosa com pétalas estreitas e longas à distância lembram um pincel ou pincel. As inflorescências são formadas em brotos jovens e podem alternar com a folhagem. Onde as flores terminam, o galho ainda pode continuar.

A mais antiga árvore de chá existente. Idade 3000 preguiça (China, Yunnan)

Cada botão consiste em cinco sépalas e tufos de estames. Sépalas desmoronam quase imediatamente, e estames longos atraem insetos, pequenos pássaros e até morcegos. Melaleuka é uma boa planta de mel.

Após o desbotamento das flores, cápsulas fortes com muitas sementes pequenas permanecem nos galhos. Eles permanecem bem fechados e não caem mesmo após o vencimento total. As sementes permanecem viáveis ​​por muito tempo, mas geralmente caem no solo somente após a morte da planta-mãe.

Visualizações populares

Hoje, existem 240 espécies de melaleuka, os seguintes representantes são os mais amplamente difundidos na cultura:

Melaleuka é uma árvore de madeira branca ou kayuputovy. A planta tem a forma de uma árvore alta (até 25 m) com uma coroa que se espalha. Casca muito fina é pintada em cinza claro. Folhas longas e estreitas cobrem densamente galhos jovens e são intercaladas com inflorescências cilíndricas brancas.

Melaleuka de madeira branco

Melaleuka forma uma bela árvore com até 8 m de altura e é nessa variedade que os óleos mais essenciais são encontrados, para que seja cultivada para fins industriais. Uma casca fina e escamosa cobre o tronco. Nos galhos jovens, folhas verdes brilhantes e flores brancas como a neve são coletadas.

Melaleuka

Melaleuka cinco-nervoso tem uma folhagem mais arredondada com cinco veias em relevo. A altura de uma árvore adulta é de 9 a 19 M. Nas extremidades dos galhos, escovas cilíndricas de tom branco ou bege. As folhas são usadas para decorar ruas, pintar corpos d'água e drenar pântanos.

Melaleuka cinco-nervoso

Melaleuka diosmifolia Adequado para cultivo em casa. A planta forma um arbusto baixo com folhagem fina de agulhas. Na primavera, inflorescências cremosas cilíndricas florescem.

Melaleuka diosmifolia

Melaleuk Preuss representa um rebento fracamente ramificado de 1,5 a 10 m de altura, coberto de folhas maiores ao longo de todo o comprimento. De maio a setembro, a planta agrada com pequenas flores de cor creme.

Melaleuk Preuss

Melaleuka de linhaça forma uma árvore curta. Seus galhos jovens são cobertos por outra folhagem verde-acinzentada semelhante às folhas de linho. O comprimento de cada folheto é de 2-4,5 cm e a largura é de 4 mm. No verão, inflorescências brancas e macias com até 4 cm de comprimento florescem nas bordas dos galhos.

Melaleuka de linhaça

Melaleuk nesofila tem a forma de um arbusto que se espalha com folhagem oval. O comprimento das folhas é de apenas 2 cm. No verão, a planta é coberta com muitas inflorescências esféricas de cor rosa saturada.

Melaleuk nesofila

Melaleuka Arminalis (pulseira) cresce na forma de uma árvore de até 9 m de altura A planta possui uma ampla coroa esférica de folhagem de agulha verde escura. Nos galhos, formam-se inflorescências oblongas de tom vermelho ou rosa com até 5 cm de comprimento.

Melaleuka Arminalis

Melaleuka bracteata. O tronco de uma árvore de até 9 m de altura é coberto com casca cinzenta com listras verticais e rachadas. As folhas são pintadas de verde escuro com um tom acinzentado. As inflorescências cilíndricas são compostas de flores creme.

Melaleuka bracteata

Métodos de criação

A reprodução de melaleuka ocorre com bastante facilidade por sementes e métodos vegetativos. As sementes são coletadas após a floração, arrancadas das caixas e armazenadas em um saco de papel. Para o melhor efeito, é recomendável colocá-los em tecido úmido por um dia. Para semear, use caixas largas com solo leve e fértil. As sementes são semeadas em buracos a uma profundidade de 2 a 4 cm e o recipiente é coberto com um filme e deixado em um local quente. As sessões começam a aparecer após 2-4 semanas. Mudas com 4 folhas reais mergulham em pequenos vasos de terra para plantas adultas.

Enraizamento de estacas também é fácil. Basta cortar brotos jovens com cerca de 15 cm de comprimento na primavera ou no início do Verão. Os galhos são tratados com uma solução radicular e plantados em solo úmido e fértil. O talo superior é coberto com um frasco.

Recursos de Cuidados

Melaleuka é cultivada como uma planta interna ou de jardim. Algumas variedades podem suportar geadas até -7 ° C. A planta adora longas horas de luz do dia e luz difusa. Na sala, deve ser protegido do sol do meio-dia. No jardim, uma árvore pode ser plantada em uma área aberta, pois fluxos de ar fresco protegem a folhagem das queimaduras.

De maio a outubro, é recomendável manter cópias internas na varanda ou no jardim. A temperatura ideal do ar para a planta é de + 22 ... + 24 ° C. No inverno, é aconselhável transferir melaleuka para um local fresco, com uma temperatura de + 7 ... + 9 ° C. O solo ao redor do jardim melaleuk para o inverno é coberto com folhas caídas.

Melaleuka vive perto de corpos d'água, portanto, precisa de rega abundante e frequente; no entanto, o excesso de fluido deve fluir livremente para que as raízes não apodreçam. Somente o solo superficial pode ser seco. No inverno, a rega pode ser reduzida se a temperatura do ar for reduzida.

De abril a outubro, duas vezes por mês, o melaleuka precisa ser alimentado. Adubo mineral é adicionado à água para irrigação, de acordo com as instruções. Você pode usar compostos para plantas com flores, murta ou árvores ornamentais.

A planta precisa fornecer alta umidade. Panelas no inverno não são recomendadas para serem deixadas perto de radiadores. A pulverização frequente de galhos e o uso de bandejas com seixos molhados ou argila expandida são bem-vindos.

Melaleuka está crescendo rapidamente, por isso terá que ser transplantada frequentemente. No fundo de vasos grandes e profundos, havia uma camada de drenagem e um solo leve. Você pode usar o substrato acabado ou preparar a mistura dos seguintes componentes:

  • turfa;
  • areia de rio;
  • terra do relvado.

Melaleuka precisa de poda regular, caso contrário, começará a crescer e a se esticar muito. Folhas e flores cobrem apenas brotos jovens. Para a poda, são usadas tesouras com lâmina afiada. A planta normalmente tolera o procedimento e permite que você se dê a forma mais complexa.

Possíveis dificuldades

Um problema comum com melaleuka é a podridão das raízes. Aos primeiros sinais de decadência, uma planta deve ser desenterrada, as raízes podres aparadas e tratadas com uma solução antifúngica. O solo é completamente substituído e a rega é ligeiramente reduzida. Para compensar a redução do rizoma, é recomendável remover parte da coroa.

Às vezes, uma árvore do chá sofre uma invasão de ácaro. Este inseto minúsculo pode danificar bastante a planta. Quando as menores perfurações e teias de aranha aparecerem na folhagem, um inseticida deve ser tratado imediatamente (Actelik, Masai, Akarin).

Pin
Send
Share
Send