Colocasia é uma beleza comestível gigante

Pin
Send
Share
Send

A colocasia é uma erva muito incomum para nossas latitudes, com um choque de folhas grandes em pecíolos longos saindo diretamente do chão. Ele vive em florestas tropicais, principalmente na Ásia, mas também é encontrado em outros continentes. A colocasia é considerada uma grande exótica entre nós e ainda não alcançou grande popularidade. Muitas vezes, a colocasia na foto é mostrada ao lado de uma pessoa, e o lençol pode chegar do chão ao queixo. Em casa, a planta é mais valorizada por tubérculos nutritivos do que por sua aparência atraente.

Descrição da planta

A colocasia é uma erva perene que pertence à família Aroid. Tem um rizoma fino ramificado com muitos tubérculos. Tubérculos oblongos com curvas em forma de anel são pintados na cor marrom claro e são muito apreciados na culinária. Eles contêm muito amido e microelementos úteis. Só é possível comer após o tratamento térmico.

A colocasia não tem caule; uma roseta grossa de folhas em pecíolos carnudos sobressai diretamente do chão. As folhas têm uma forma de coração ou tireóide e uma superfície lisa. As veias de alívio são claramente visíveis na placa da folha. Às vezes eles têm uma cor contrastante. A folhagem pode ser pintada em todos os tons de verde e também possui um tom azulado ou azulado. O tamanho do pecíolo e da folha aumenta à medida que a colocasia cresce. Em uma planta adulta, o pecíolo pode atingir 1 metro, com uma espessura de 1-2 cm, com 80 cm de comprimento e 70 cm de largura.







Flores quando cultivadas em casa raramente são formadas e não são atraentes. A planta lança uma inflorescência na forma de uma espiga, localizada em um pedúnculo baixo e forte. A cor da inflorescência é areia ou mais brilhante, amarelo. Após a polinização, formam-se pequenas bagas vermelhas ou alaranjadas. Dentro da fruta há muitas sementes pequenas.

Tipos de colocasia

No gênero colocasia registrou apenas 8 espécies. Basicamente, essas são plantas de tamanho grande, adequadas para cultivo em estufas e salas grandes. O verdadeiro campeão é colocasia gigante. Suas hastes podem atingir uma altura de 3 m. Folhas ovais fortes com nervuras são pintadas em verde escuro. Cada folha atinge 80 cm de comprimento e 70 cm de largura, a orelha em um pedúnculo espesso mede 20 cm de altura e tubérculos em forma de nabo nas raízes.

Colocasia comestível (também é "antiga", "dashin" e "taro") forma muitos tubérculos grandes e é cultivada como uma cultura de forragem. O peso dos maiores tubérculos é de 4 kg. Folhas e caules tratados também são consumidos. Em um pecíolo carnudo de um metro de comprimento, há uma folha em forma de coração com 70 cm de comprimento e 50 cm de largura.As bordas da folhagem verde-clara são levemente onduladas.

Colocasia comestível (folhagem)
Colocasia comestível (tubérculos)

Com base nessa visão, o formulário é derivado "colocasia de magia negra", distingue-se por uma coloração escura e marrom-escura de brotos terrestres.

colocasia magia negra

Colocasia de água vive nas margens de massas de água doce e normalmente percebe a inundação de rizomas. Os pecíolos são de cor avermelhada e atingem um comprimento de 1,5 m. As folhas verdes claras em forma de coração têm 40 cm de comprimento e 20 cm de largura.

Colocasia de água

Colocasia está enganando - Uma planta mais compacta, também chamada de "colocasia interna". A altura máxima dos rebentos é de 50 cm e as dimensões da folha são 30 cm de comprimento e 20 cm de largura.

Colocasia está enganando

Métodos de criação

A colocasia é propagada dividindo as raízes e plantando tubérculos. Ao trabalhar com uma planta, é importante ter cuidado, porque o suco fresco é muito irritante para a pele. É melhor realizar todas as manipulações com luvas.

A propagação de sementes na faixa do meio é um processo bastante complexo e ineficaz. Pequenas sementes são plantadas em uma panela com solo de turfa úmida a uma profundidade de cerca de 5 mm. O recipiente é coberto com um filme e armazenado em um local claro e quente. A temperatura ideal é + 22 ... + 24 ° C. As sessões aparecem dentro de 1-3 semanas.

Quando transplantados de uma planta adulta, vários tubérculos são separados. Eles estão completamente enterrados em solo úmido e leve e cobertos com vidro ou filme. Dentro de 2-4 semanas, os primeiros brotos aparecerão e depois de mais 10 dias você poderá remover o abrigo.

Uma planta adulta pode ser cortada em vários pedaços. Em cada site raiz, 1-2 brotos de crescimento devem permanecer. A colocasia é cortada com uma lâmina afiada e polvilhada com bastante carvão. Delenka é imediatamente plantado em uma mistura úmida de areia e turfa e deixado em um local quente. O enraizamento ocorre com bastante facilidade, após 1-2 semanas a planta começa a produzir novas folhas.

Regras de cuidados

O atendimento domiciliar à colocasia é bastante simples. Basta escolher um local confortável e regá-lo periodicamente. Quando cultivada em ambiente interno, não precisa de um período de descanso e é igualmente bonita o ano todo. Essa grande beleza precisa alocar pelo menos 1 m² de espaço livre. Colocasia precisa de uma longa luz do dia. Dentro de casa, não tolera luz solar direta, mas em campo aberto tolera facilmente até calor extremo. No jardim, a colocasia se sente bem ao sol ou em uma pequena sombra. A temperatura ideal é + 22 ... + 26 ° C.

Como a colocasia está constantemente em contato com a umidade da natureza, ela deve ser regada com frequência. Para irrigação, use água morna depositada. Recomenda-se que a parte do solo da planta seja pulverizada periodicamente. Também é útil organizar vasos com pedras molhadas ou argila expandida.

A colocasia é alimentada regularmente durante toda a estação de crescimento. As plantas de interior são fertilizadas duas vezes por mês com compostos minerais complexos. As amostras externas precisam de apenas um fertilizante em 25 a 30 dias.

Mesmo grandes colocasia podem ser levadas para o jardim na primavera. São deixados em banheiras ou transplantados para áreas abertas, onde se sentem bem antes do início do tempo frio. Quando a temperatura externa começa a cair para + 12 ° C, a planta é desenterrada novamente. Você pode cortar completamente a folhagem e armazenar apenas tubérculos usados ​​em novas plantações na primavera.

A colocasia é transplantada com pouca frequência, à medida que o rizoma cresce. O vaso é escolhido imediatamente grande, com diâmetro e profundidade de 50 cm. Para o plantio, use uma mistura de partes iguais:

  • terra de relva;
  • húmus;
  • turfa;
  • areia.

Precauções de segurança

A colocasia é muito tóxica. O suco fresco da pele pode causar queimaduras graves. Ao comer pelo menos um pequeno pedaço de folha ou outra parte da planta, começa o inchaço da garganta, queimação intensa e dor. Em caso de perigo, consulte um médico imediatamente. Deve-se tomar cuidado para que animais e crianças não cheguem perto de uma vegetação tão bonita, mas extremamente perigosa. Mesmo as variedades comestíveis são comestíveis após frituras ou cozimento prolongado.

Possíveis dificuldades

A maioria das dificuldades está associada a cuidados inadequados para colocasia:

  • se as folhas começam a ficar amarelas e se tornam menos elásticas, a planta recebe umidade insuficiente;
  • o aparecimento de manchas secas pode indicar queimaduras em amostras internas;
  • se formas variadas perdem seu brilho, a planta não tem luz suficiente.

É muito raro encontrar vestígios de ácaro, escutelo ou pulgão na colocasia. É mais conveniente usar imediatamente inseticidas. Após 1-2 semanas, você definitivamente deve processar novamente.

Pin
Send
Share
Send