A samambaia Pteris é uma planta decídua da grande família Pterisov. É comum em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo, encontradas no Japão, EUA, África e Nova Zelândia. O nome da planta é traduzido como "asa". Muitos botânicos vêem uma semelhança entre folhagem e asas de pássaros. Os floristas ficam felizes em adquirir essas plantas verdes luxuriantes, que também são muito pouco exigentes em termos de cuidados.
Descrição da planta
Pteris é uma planta terrestre com um rizoma superficial e rastejante. Na concha de raízes macias existem pêlos castanhos curtos. A planta tem um caule subterrâneo, que pode ser tomado como uma continuação da raiz. As folhas são mostradas diretamente do chão. No ambiente natural, o mato pode atingir uma altura de 2,5 m e também são encontradas formas rasteiras, localizadas verticalmente nas rochas e falésias rochosas.
A planta forma densos cachos de vegetação verde. As folhas dissecadas têm uma forma emplumada ou tabular. Eles estão localizados em pecíolos longos e densos. As placas das folhas são pintadas de verde brilhante. Variedades com coloração variada das folhas são encontradas. Folhetos são macios, com couro. Os soruses estão localizados na parte de trás da folha e têm a forma de uma linha contínua localizada na borda.
Espécies de pteris
A família pteris é muito numerosa, cerca de 250 espécies estão registradas nela. Além das variedades principais, existem também variedades decorativas. Na foto, o pteris é muito diversificado, o que permite que os jardineiros criem uma composição completa de várias samambaias.
Pteris longifolia. Folhagem exuberante está localizada em um rizoma marrom claro rastejante. É coberto com pequenas escamas de bege e laranja. O comprimento das folhas verde-escuras é de 40 a 50 cm e a largura é de 8 a 25 cm.O pecíolo longo e escamoso é coberto por folhas estreitas e longas com uma superfície brilhante.
Pteris está tremendo. A planta é um arbusto grande com folhas verdes claras. Pecíolos eretos são bastante frágeis e quebram facilmente. A planta está crescendo rapidamente a massa verde.
Pteris Cretan. Uma variedade popular com formato de folha incomum. Nos pecíolos bege de até 30 cm de comprimento, existem folhas lanceoladas maiores. Seu comprimento é de 15 a 50 cm e a placa foliar de cor verde escura apresenta bordas levemente onduladas. Variedades populares:
- Albo-lineata - ao longo da veia central da folha, há uma faixa larga prateada;
- Rivertoniana - as folhas são agrupadas no topo do pecíolo em forma de estrela de cinco pontas;
- Whimsettii - a planta consiste em muitas folhas verdes brilhantes a céu aberto.
Pteris xifóide. Nesta espécie, as folhas são divididas em estéreis (caídas e mais largas) e férteis (na vertical, estreitamente lineares). Os esporângios longos estão localizados ao longo da borda na parte inferior da folha. Variedades decorativas:
- Victoriae - uma faixa branca estreita está localizada ao longo do centro da folha estéril;
- Evergemiensis - as bordas das folhas são desenhadas em branco.
Pteris está dividido. A planta tem muitas folhas verdes escuras muito estreitas. O pecíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e, no final, cinco folhas estreitas de lanceolados com até 45 cm de comprimento.
- Variegata - na parte superior de cada folha há uma faixa branca dupla;
- Cristata - cada folha na parte superior é mais larga e penteada;
- Tenuifolia - uma faixa cinza é desenhada no centro das folhas.
Pteris é fita. A planta forma um broto alto e amplo. O Wii de 70 a 100 cm de comprimento tem uma forma caída. As folhas longas dissecadas com cirros são dispostas alternadamente e pintadas na cor verde escuro.
Engrenagem Pteris. Uma planta verde-clara delicada consiste em cirros e folhas dobradas. O comprimento da folha é de 30 a 80 cm e a largura de 20 a 40 cm, as lâminas são perpendiculares ao pecíolo. A samambaia cresce rapidamente e é altamente decorativa.
Métodos de criação
A reprodução do pteris é feita semeando esporos ou dividindo o rizoma. Para as culturas, use uma panela larga e plana com uma mistura de areia e turfa. O solo é umedecido, os esporos são colocados na superfície e cobrem o recipiente com vidro ou filme. Até que os brotos apareçam, a estufa é mantida em um quarto escuro com uma temperatura do ar de + 15 ... +20 ° C. Quando os esporos germinam, são transferidos para a luz. Ventilar e pulverizar as mudas diariamente. Lugares grossos afinam e deixam as samambaias mais fortes. Os pteris cultivados são transplantados em pequenos vasos separados com terra para samambaias adultas.
Ao transplantar um arbusto adulto, ele pode ser dividido em várias partes. É importante determinar corretamente o ponto de crescimento, porque ele pode não estar na saída do Wii. A fatia é realizada com uma lâmina afiada e polvilhada com carvão picado. Delenki plantou imediatamente no solo para que o rizoma não seque.
Transplante
Pteris precisam de transplante regular. Para as plantas, pequenos vasos são selecionados, proporcionalmente ao rizoma. Não é necessário um recipiente profundo, pois as raízes estão localizadas na superfície. Ao plantar, o rizoma é aprofundado não mais que 7 cm.
Para plantar samambaia, você pode fazer a seguinte mistura de solo:
- areia de rio;
- turfa;
- terra de relva;
- húmus;
- terra de folha.
Você pode comprar na loja um substrato pronto para samambaias. A reação do solo deve ser neutra ou levemente ácida. No fundo da panela deve ser derramado seixos, argila expandida ou lascas de tijolos.
Regras de cuidados
A assistência domiciliar ao pteris não é difícil, mesmo para os cultivadores iniciantes. Uma panela com samambaia é colocada em sombra parcial ou em local sombreado. Formas variadas precisam de um pouco mais de luz. A planta é colocada na parte de trás da sala ou nos peitoris das janelas leste e oeste.
A temperatura do ar para pteris deve ser constante ao longo do ano e deve estar na faixa de + 17 ... +20 ° C. Nos dias mais quentes, recomenda-se pulverizar os brotos diariamente. No inverno, é permitido baixar a temperatura para + 14 ... +15 ° C.
Pteris é regada com freqüência e abundantemente. O solo deve estar sempre um pouco úmido, mas a estagnação da água é inaceitável. O excesso de líquido deve deixar a panela livremente. O palete também deve ser esvaziado regularmente. Isso ajudará a proteger as raízes do desenvolvimento da podridão.
Samambaia precisa de alta umidade. Em uma sala seca, as bordas das folhas começam a secar. As folhas são pulverizadas regularmente com água macia e sedimentada. Colocar plantas perto de aquários e fontes é bem-vinda. As folhas são lavadas periodicamente sob um banho quente fraco para remover a poeira.
No verão, recomenda-se alimentar pteris com complexos especiais para samambaias. Duas vezes por mês, metade do fertilizante recomendado nas instruções é adicionada à água para irrigação.
À medida que a folhagem seca, é aparada. Com os devidos cuidados, as folhas mantêm sua atratividade por um longo tempo e a poda é extremamente rara. Pecíolos secos são cortados na própria base. É conveniente realizar o procedimento ao transplantar, no início da primavera.
Possíveis dificuldades
Pteris não é propenso a doenças frequentes. A maioria dos problemas se deve a cuidados inadequados. As dificuldades mais comuns são as seguintes:
- as folhas ficam amarelas e secas - ar muito seco ou rega insuficiente;
- as folhas empalidecem e tornam-se transparentes - uma queimadura solar;
- as folhas ficam marrons, murcham ou enrolam - uma sala muito fria, com a presença de um calado.
Pteris freqüentemente sofre ataques de insetos e tripes. Se forem encontrados parasitas, trate imediatamente as folhas e a superfície do solo com um inseticida. O tratamento é repetido 2-3 vezes com um intervalo de 5-7 dias para se livrar das novas gerações de insetos.