Indigofera (lat. Indigofera) é um arbusto decíduo perene com um longo período de floração. O habitat da planta é o Himalaia. Ele sobrevive bem em climas temperados. O gênero indigophera é muito numeroso e possui mais de 300 espécies.
Descrição botânica
A planta pertence à família das leguminosas. No gênero existem espécies gramíneas, semi-arbustivas e arbustivas. A parte do solo é coberta por vilosidades raras que lhe dão uma sensação sedosa. As folhas são fixadas em hastes longas, de até 30 cm de tamanho, em pares de 3-31 peças por haste. As folhas pequenas da borda inteira no caule são dispostas alternadamente e atingem um comprimento de 3-5 cm.O formato da folha é oval com uma borda pontiaguda. As folhas começam a florescer entre meados de maio e início de junho.
Nos seios, formam-se inflorescências longas, exuberantes e pontiagudas, com até 15 cm de tamanho, e cada flor se assemelha a uma pequena mariposa de cor rosa, púrpura ou branca. O cálice é em forma de sino e consiste em cinco pétalas serrilhadas do mesmo tamanho. Em algumas variedades, a pétala inferior é um pouco mais longa que as demais. No núcleo de cada flor existem até uma dúzia de estames filiformes e um ovário séssil. A floração começa em julho e continua até a geada.
Depois que as flores desbotam, os frutos se formam. Bob tem uma forma esférica ou alongada. As vagens são escuras, com uma leve pubescência esbranquiçada, abertas independentemente à medida que amadurecem. Cada vagem tem 4-6 sementes.
Variedades
- Indigofer Gerard atinge uma altura de 1,8 m. Este arbusto decíduo começa a florescer em agosto e desaparece apenas em outubro. As folhas não pareadas são coletadas em pecíolos longos e têm a propriedade de fechar à noite. As inflorescências são densas, rosa-púrpura, inodoras. O comprimento médio de cada um deles é de 15 cm. Em clima temperado, a planta não tem tempo para formar frutos, por isso apenas se propaga vegetativamente. Os arbustos são cuidados muito pouco exigentes e crescem rapidamente. Portanto, sensíveis a geadas severas exigem um bom abrigo para o inverno.Indigofer Gerard
- Indigofer South - Um arbusto alto e amplo, com galhos arqueados. Em largura e altura, atinge 1,8 m. Desde o início do verão, é abundantemente coberto por verde escuro, folhagem cinza e flores rosa-lilás. Com o início da geada, as folhas caem primeiro, o que leva à transição da planta para a fase adormecida. Mas mesmo neste momento é bastante decorativo devido ao feijão escuro em arco. A resistência ao gelo é média, precisa de abrigo.Indigofer South
- Tingimento Indigofer - uma planta semi-arbustiva ou herbácea com 1,2 a 1,5 m de altura.As folhas não emparelhadas com até 15 cm de comprimento consistem em 7-13 folhas. Cada um deles é dobrado ao meio à noite. Em julho, pedúnculos axilares de até 20 cm de comprimento com flores de traça rosa se formam. A variedade é caracterizada por a folhagem seca e em pó ser usada para obter um corante azul.Tingimento Indigofer
- Indigofer com tingimento falso amplamente distribuído na China. Um arbusto de folha caduca cresce rapidamente para 1,8-2 m de altura e 1,5-1,7 m de largura. Tem uma floração longa e abundante de julho a novembro. As flores são brilhantes, roxas e rosa. A planta não tolera geadas e requer poda significativa. Caso contrário, os brotos são congelados. A variedade tem uma variedade interessante - Eldorado com flores rosa brilhantes. Cada pétala é torcida para fora, o que dá às inflorescências uma aparência aberta.Indigofer com tingimento falso
- Indigofer decorativo generalizada no Japão e na China. Difere de outros tipos de compacidade. Os arbustos em altura não excedem 60 cm e em largura - 1 M. Uma coroa densa consiste em muitos brotos anuais em arco. Ela é capaz de se curvar ao chão sem nenhum dano e restaurar completamente sua forma. As folhas são pequenas, ovóides, com uma borda pontiaguda. Localizado em pecíolos de até 25 cm de comprimento, na quantidade de 7-13 peças. O lado superior das folhas é liso e tem uma cor verde escura. A parte inferior da folha é azulada, com uma rara pubescência esbranquiçada. As flores são rosa com uma base roxa mais escura. Coletadas em inflorescências de até 15 cm de comprimento, deliciam-se com sua beleza desde junho até o outono. A variedade tem uma variedade de flores brancas como a neve - Alba.Indigofer decorativo
- Indigofer Kirillov vive no norte da China e na Coréia. É mais resistente ao gelo. Suporta temperaturas de até -29 ° C. As hastes verticais deste arbusto decíduo crescem de 60 a 100 cm e a coroa tem a forma de um hemisfério. Hastes e pecíolos são cobertos com vilosidades esbranquiçadas. As folhas não emparelhadas estão localizadas no pecíolo de 8 a 15 cm de comprimento, com uma quantidade de 7-13 peças. O tamanho de cada um deles é de 1 a 3 cm. Em uma inflorescência em forma de espiga de até 15 cm de comprimento, são coletados 20 a 30 botões cor-de-rosa com uma base mais escura. O comprimento da corola de cada flor é de até 2 cm, e os feijões que amadurecem no outono têm uma forma curva alongada e atingem 3-5,5 cm.Indigofer Kirillov
Métodos de criação
Indigofer bem propagado por sementes. O único inconveniente é que nas regiões do norte os ovários não têm tempo para se formar e amadurecer. Mas os grãos colhidos no sul criam raízes perfeitamente em terrenos mais frios. As sementes são semeadas para mudas em janeiro, previamente embebidas em um estimulador de crescimento. Em vasos com solo arenoso de turfa, os grãos são colocados na superfície, pressionando levemente. Polvilhe por cima não é necessário. Os recipientes são armazenados em local iluminado a uma temperatura de + 10 ... + 18 ° C. Os brotos começam a aparecer no dia 8.
As plantas cultivadas são transplantadas em vasos separados com 3-4 semanas de idade. As mudas são transplantadas para áreas abertas em junho, mantendo uma distância de 1,5 a 2 m. No sul do país, um procedimento simplificado pode ser dispensado. As sementes são imediatamente semeadas em campo aberto em meados de abril. Depois que 4 pares de folhas verdadeiras aparecem, as mudas são transplantadas para um local permanente. Não se espera floração imediata nas mudas, nos primeiros anos elas aumentam a massa das raízes. Bloom por 3-4 anos.
No verão, o indigofer se reproduz bem por estacas. Para fazer isso, em junho-julho, brotos jovens com 2-3 brotos são cortados e cavados em solo fértil e leve. Para preservar a umidade o máximo possível, o caule da raiz é coberto com vidro ou filme antes de fazer o enraizamento.
Recursos de Cuidados
Este arbusto prefere manchas ensolaradas do jardim ou sombreamento leve. Neste caso, a floração será especialmente abundante. Brotos que amam o calor precisam de proteção contra o vento frio.
O solo é preferencialmente neutro ou levemente ácido. É importante garantir uma boa drenagem e uma cobertura oportuna. Os fertilizantes são aplicados 1-2 vezes por mês. Os fertilizantes minerais orgânicos e complexos são os preferidos. Em tempo seco, regue periodicamente os arbustos.
Com o início do tempo frio, o arbusto é quase completamente cortado, até serrar brotos duros. As variedades instáveis à geada deixam um pequeno tronco com 15 cm de altura.No inverno, as raízes e brotos do solo são cobertos por folhagem e galhos. No inverno, este lugar é jogado com neve. Na primavera, o indigofer começa a crescer ativamente e consegue aumentar até 3 m de copa por estação.
Use
O Indigofer é usado como decoração independente do jardim; em grandes áreas, é possível plantar um beco a partir dessas plantas. Adequado para mascarar anexos pouco atraentes e criar sombras em gazebos.
Algumas variedades de indigofer são ativamente usadas na indústria da beleza e na indústria. O pó índigo, que é um corante azul natural, é feito de folhas. É adequado para tingir tecidos e móveis. As mulheres orientais há muito tempo usam a planta para a preparação de basma - um corante natural e um produto para cuidados.
Na medicina popular, a tintura de indigofer ajuda a curar abrasões, feridas e outros problemas de pele. Tem efeitos bactericidas e curativos. Também usado no tratamento complexo de leucemia.