Gymenokallis é uma constante perene gramada com belas flores graciosas. Esta planta bulbosa é chamada trompetes angelicais, cesta de noiva, lírio-aranha, narciso peruano ou traição precoce.
Descrição da planta
Hymenokallis se destaca como um gênero separado da família Amaryllis. Mais de 60 espécies são divididas em grupos por habitat. A planta prefere os trópicos e subtropicais das Américas, África e Índia. Esta flor incrível é encontrada em colinas ao longo de rios ou lagos, às vezes subindo até uma altura de 2,5 km.
O sistema radicular é representado por um bulbo ovóide ou esférico com finas cordas de raízes. O diâmetro de um bulbo adulto é capaz de atingir 10 cm e sua parte superior é frequentemente alongada e possui um istmo sólido. Ele cobre a folhagem basal coletada em um soquete. As folhas são xifóides, densas, localizadas no mesmo plano e atingem um comprimento de 50 a 100 cm.O tom das folhas varia de verde brilhante a verde-acinzentado. A pastagem de brotos verdes começa em abril e murcha até o final de agosto, embora variedades sempre-verdes também sejam encontradas.
As flores têm uma forma decorativa muito incomum. Um núcleo na forma de um guarda-chuva aberto está localizado em um tubo longo, com suas pétalas muito estreitas e longas emoldurando-o. Existem seis pétalas dobradas para fora, cujo comprimento máximo chega a 20 cm, e a corola central consiste em seis pétalas fundidas, lisas ou serrilhadas nas bordas. O funil com estames aderidos tem 5 cm de diâmetro.
Nas extremidades dos estames estão grandes anteras ovais de cores laranja ou amarelo. As flores são coletadas em inflorescências grandes de guarda-chuva ou panícula em uma quantidade de 2 a 16 peças. Um caule de flor espessa e carnuda sobe do meio da roseta das folhas até uma altura de cerca de 50 cm e termina com a formação de sementes ovais cobertas de polpa.
Variedades e representantes vibrantes
Gimenokallis agradável ou adorável vive nas florestas secas dos subtrópicos do Caribe. Esta variedade sempre-verde atinge uma altura de 35 a 45 cm, o bulbo em forma de pêra de diâmetro mede 7,5 a 10 cm e, em uma estação, a planta produz 7-8 folhas. Folhagem peciolada, oval ou lanceolada. O tamanho da folha varia de 25 a 40 cm, com uma largura de 8 a 13 cm.
Do pedúnculo verde-acinzentado, 30-40 cm de altura cresce gradualmente de 7 a 12 flores. Cada um deles é montado em um pedúnculo curto. A flor branca de neve tem a forma de um guarda-chuva aberto com pétalas longas. O tubo central mede 7 a 9 cm de comprimento e as pétalas finas atingem 9 a 11 cm As flores têm um rico aroma lilás.
Jimenokallis Caribbean vive na Jamaica e no Caribe. Este perene perene não tem um pescoço tão pronunciado no final da lâmpada. O tamanho das folhas lanceoladas é de 30-60 cm de comprimento e 5-7 cm de largura.Os topos das folhas são arredondados e têm uma extremidade pontiaguda. As placas das folhas assentam firmemente na base do caule. Um pedúnculo carnudo largo, com até 60 cm de comprimento, termina com uma inflorescência paniculada de 8 a 10 brotos. Floresce todos os anos durante o inverno.
Hymenokallis broadleaf distribuídos nas áreas arenosas de Cuba e Jamaica. Esta é uma planta alta e gramada, com folhas alongadas e um pouco oblongas. Uma veia central côncava é visível em uma placa de folha. O comprimento das folhas varia de 45 a 70 cm e o caule pode atingir 60 cm ou mais. As flores ficam bem infladas em um tubo longo (8-12 cm). A coroa da flor tem a forma de um funil estreito com até 35 mm de diâmetro, suas bordas são sólidas e onduladas. Pétalas longas se projetam do guarda-chuva de 9 a 14 cm.
Gimenokallis Coastal prefere as florestas pantanosas do Peru, Brasil ou México. A base da planta está oculta por folhas de até 75 cm de comprimento e, no centro, um pedúnculo coberto abundantemente por grandes flores brancas. As bordas da coroa são lisas, fundidas, o comprimento das pétalas estreitas é de 12 cm e a largura de 5 mm.
Como planta de casa, uma variedade variada dessa variedade é frequentemente usada. Distingue-se pela coloração heterogênea das folhas, com bordas amareladas ou creme.
Métodos de criação
Hymenokallis pode ser propagado por divisão de sementes ou bulbos. As sementes germinam mal. Eles são plantados em substratos úmidos de areia e turfa. A germinação leva de 3 semanas a 2 meses. Plantas jovens fornecem boa iluminação e rega regular, o solo não deve secar. No clima quente, as mudas protegem do sol do meio-dia para que as folhas não se queimem.
Uma maneira mais conveniente de propagar hymenocallis é dividir as lâmpadas. Com 3-4 anos de idade, as crianças com seus rebentos começam a se formar perto da lâmpada principal. A planta é desenterrada com muito cuidado e pequenas lâmpadas são separadas. Eles são imediatamente transplantados para o solo, para não secar demais.
Recursos crescentes
Gimenokallis precisa fornecer um local ensolarado ou um leve sombreamento. Uma mistura de solo é preparada para o lírio a partir de partes iguais de turfa, areia, relva e húmus decíduo. Deve ser assegurada uma boa drenagem. Jovens perenes são transplantados a cada 2 anos e plantas adultas - a cada 4 anos. O transplante é realizado durante o período dormente, preferindo vasos pequenos. A capacidade próxima estimula a floração ativa.
A planta precisa de rega regular, responde imediatamente à seca com folhas secas. Durante o período de crescimento ativo, recomenda-se pulverizar as folhas e caules de hymenocallis, mas você não pode umedecer os brotos. 3-4 vezes por mês durante a floração e a vegetação, ele precisa de um complexo complexo de cobertura mineral. Durante o período de dormência, os fertilizantes são aplicados não mais que uma vez durante um mês. A planta não tolera fertilizantes orgânicos na forma de esterco ou húmus decíduo.
Após a floração ativa e os botões murchados, o lírio-aranha precisa de um período de descanso. Algumas espécies caem folhagem neste momento. A panela é transferida para um local escuro com uma temperatura do ar de + 10 ... + 12 ° C por um período de pelo menos 3 meses. Molhar o solo deve ser muito raro. Após esse período, a panela é exposta e eu começo a regar com mais frequência, em um mês aparecem brotos jovens e o ciclo se repete.
As plantas cultivadas no jardim não podem suportar as geadas de um clima temperado; portanto, no outono, as lâmpadas são desenterradas e armazenadas em local fresco até a primavera.
O suco leitoso de Gimenokallis é venenoso, embora nos tempos antigos fosse usado como medicamento. Portanto, animais e crianças restringem o acesso aos lírios.
Doenças e parasitas
Devido à umidade do solo, o hymenocallis pode sofrer uma invasão de parasitas (ácaros ou pulgões). A partir deles, os inseticidas são tratados.
Talvez a doença seja uma podridão cinzenta e uma queimadura vermelha. Nesse caso, as partes afetadas do bulbo são cortadas e polvilhadas com cinzas; o tratamento com baseazol pode ser realizado. Quando manchas marrons aparecem nas folhas, suspeita-se de infecção por antracnose. Toda a vegetação afetada é cortada e queimada.
A maioria dos problemas de hymenocallis é causada por umidade excessiva e suprimento insuficiente de ar; portanto, a rega reduz, afrouxa o solo com mais frequência e aumenta a distância entre as plantas no jardim.
Use
Gymenokallis é muito bonito como uma planta única e em plantações de grupo. Pode ser cultivada como planta de casa e, se possível, levada para o jardim durante o verão, onde recebe os raios solares necessários e fica mais forte.
No jardim, fica bem em primeiro plano, entre garras de pedra ou em jardins de pedra. Pode ser usado para decorar pequenos lagos.