Mekonopsis (Meconopsis) ou papoula tibetana pertence à família das papoulas e tem uma forma e cor incomuns de flores delicadas. Um morador dos planaltos e terras altas da Índia, China, Barma, Butão e Nepal conquistou o coração dos jardineiros, por isso se espalhou por toda a Europa e continentes vizinhos.
Descrição do produto
No gênero meconopsis, existem mais de quatro dezenas de variedades que diferem no tamanho do caule e na cor das pétalas. Existem variedades anuais, perenes e perenes. Os brotos gramados são diferenciados por vários tamanhos, você pode encontrar criaturas em miniatura de até 15 cm de altura e uma enorme filmagem de dois metros. Os habitats preferidos são colinas arborizadas e sombreadas e terreno rochoso.
O sistema radicular da papoula tibetana tem uma haste e uma estrutura fibrosa. Distingue-se por fortes brotos subterrâneos e pela presença de botões para dormir. Deles, na primavera, uma nova sessão começa a se formar.
Na parte inferior da planta, há uma roseta basal de folhas arredondadas, cada uma com uma haste longa. A cor da folhagem é verde claro, as bordas são sólidas e suaves. As folhas superiores são mais alongadas. Uma haste longa e comprida, com 10 a 25 cm de altura, se eleva acima da roseta basal; uma flor está localizada em sua extremidade. Existem variedades nas quais em um pedúnculo há uma inflorescência racemose ou paniculada inteira com vários gomos.
Toda a parte verde da meconopsia é densamente coberta por vilosidades de tonalidade azulada ou marrom. Os primeiros brotos aparecem no meio da primavera, e a floração começa em junho e dura mais de um mês. Gradualmente, a planta aumenta seu tamanho e após 2-3 anos se transforma em um arbusto volumétrico. Todos os anos, com o início do tempo frio, toda a parte terrestre morre, apenas o sistema radicular é preservado. Na primavera, novos brotos aparecem nos brotos das raízes e a meconopsis renasce novamente em um grande arbusto.
Variedades
Mekonopsis é muito diversificada em suas variedades e híbridos, devido a vários habitats e ao trabalho de criadores. A maioria das variedades é adequada para o cultivo em climas temperados. Observe as instâncias mais interessantes.
Mekonopsis é literal. O habitante herbáceo perene do Himalaia, portanto, é freqüentemente chamado de papoula do Himalaia. Frondosa, não apenas na base, mas ao longo de todo o comprimento dos caules das flores, atinge uma altura de 90 cm, coroada com a inflorescência de 10 botões. As pétalas abertas de diâmetro atingem de 4 a 10 cm. Em cada uma delas existem 4-8 pétalas. A cor da inflorescência é brilhante - pétalas azuis emolduram o núcleo amarelo. Folhagem e caule densamente pubescentes com vilosidades esbranquiçadas. Os botões abrem gradualmente e mantêm sua beleza por cerca de uma semana. A floração completa leva cerca de 3 semanas.
A planta é resistente a rajadas de vento, chuva forte e seca, mas no calor de mais de 35 graus começa a murchar, sem terminar a floração. Em agosto, as sementes amadurecem. Antes do início do tempo frio, novas rosetas de folhas sem pedúnculos podem se formar. Vários híbridos dessa variedade são conhecidos:
- Alba com inflorescências brancas como a neve;
- Crewson Hybrid com folhagem mais escura e pétalas azuis profundas.
Mekonopsis Large. Difere na altura média das mudas (até 80 cm) e nas flores maiores, seu tamanho é de 10 a 12 cm de diâmetro. A cor das pétalas é azul escuro, rosa, roxo ou branco. A floração continua de meados de junho ao final de agosto.
Mekonopsis Cambrian. As únicas espécies que vieram da Europa, ou melhor, da Inglaterra. Esta miniatura perene raramente cresce até 50 cm de altura e segura uma única flor no caule, mais semelhante a uma papoula comum. O tamanho da flor é 6 cm de diâmetro. Pétalas de laranja, amarelo ou vermelho às vezes têm uma superfície felpuda. Esta é a única planta que se sente confortável sob a luz direta do sol, enquanto a floração dura o verão inteiro.
Mekonopsis Sheldon. Este híbrido distingue-se por cavidades ocas e hastes finas com flores azuis únicas. A altura da planta atinge 1 m.
Mekonopsis Caravel. Ao contrário de todas as variedades anteriores, possui inflorescências de terry exuberantes de um tom amarelo, laranja ou terracota. Este híbrido encanta jardineiros com flores do final da primavera a setembro.
Reprodução
As plantas se propagam por sementes ou por divisão do rizoma. Vale ressaltar que as variedades de espécies transmitem propriedades de alguma forma, mas as mudas híbridas não preservam as características das variedades, portanto, recomenda-se que elas sejam propagadas exclusivamente por divisão.
As sementes de Mekonopsis são colhidas no outono, após a floração e armazenadas em local fresco até fevereiro. A semeadura é feita em banheiras ou vasos individuais. Para obter melhores resultados, você pode mergulhar os manequins em um algodão ou guardanapo e colocar no solo após o aparecimento de uma pequena coluna vertebral. As mudas podem ser estimuladas pelo endurecimento. Para fazer isso, as sementes umedecidas são colocadas na geladeira durante a noite e à tarde voltam a colocá-las no parapeito da janela quente sob o sol.
Após o aparecimento de duas folhas verdadeiras, a meconopsia mergulha e é transplantada em vasos separados. As mudas são muito temperamentais e sensíveis a qualquer alteração. Eles precisam fornecer solo constantemente úmido e calor moderado. Eles são transplantados para um jardim de flores aberto em maio, quando a temperatura é estabelecida em torno de 18 a 22 ° C.
Bem tolerado pelas plantas e propagação vegetativa. O procedimento é realizado no início de março, assim que a neve derreter ou no final de agosto, se não estiver quente. O rizoma é cuidadosamente desenterrado, endireitado e dividido, de modo que cada nova planta tenha vários botões para dormir. Em seguida, a meconopsia é colocada em um novo local e cuidadosamente instilada.
No primeiro ano, brotos jovens requerem manuseio cuidadoso. Você precisará de uma liga, rega regular, abrigo da luz solar direta.
Cultivo e cuidado
Para meconopsia, solos leves e bem drenados são selecionados. São preferidos substratos neutros ou levemente ácidos. Para o crescimento da parte aérea interna, é adequada uma mistura especial de solo para coníferas ou azáleas.
Uma característica de algumas variedades de papoula, especialmente com pétalas azuis, é que elas não podem florescer no primeiro ano de vida. Tais flores podem destruir a planta, de modo que todos os pedúnculos são cortados quando aparecem.
A planta prefere manchas sombrias ou mistas do jardim, sob o sol forte e o clima quente, elas começam a desaparecer. Você também precisará umedecer regularmente o solo para evitar ressecamento das raízes. Para um melhor crescimento, é necessário produzir 2-3 fertilizantes com sulfato de amônio por estação.
No outono, é necessário cortar toda a parte do solo da planta até o nível do solo. Mekonopsis tolera bem as geadas sem abrigo; mesmo geadas prolongadas de -20-23 ° C não a danificam. Em áreas com invernos quentes, é necessário cobrir a terra com papel alumínio para proteger as raízes da umidade excessiva.
As folhas da base podem ser afetadas pelo oídio, expresso na aparência de manchas redondas marrons nas placas foliares.
Use
Mekonopsis é usado para decorar bordas e canteiros de flores como uma tênia. Suas flores brilhantes não requerem acréscimos e raramente são usadas em composições. Mas, como a floração é de curto prazo, você pode usar o bairro com colheitas de cereais. Eles vão mascarar os soquetes das folhas pouco atraentes até o final do verão. Os vizinhos mais adequados são Brunner macrophylla, samambaia, hortênsia e uma variedade de gramíneas.