Às vezes, parece que não será difícil cultivar uma vinha, porque é uma cultura bastante despretensiosa.
Mas, se você quiser obter arbustos de uvas fortes e saudáveis, você precisa se familiarizar com algumas condições de plantar e cuidar dela.
Uvas "Isabella" não é apenas saborosa, mas também extremamente bonita.
Às vezes eles são plantados até mesmo para plantar o local, porque, em um fundo verde claro das folhas, azul escuro, quase preto, as bagas parecem ótimas.
- Descrição da variedade
- Vantagens desta casta
- Desvantagens da "Isabella"
- Características de plantar uvas
- Como escolher a melhor época para plantar
- Segredos de cuidar de um vinhedo
- Rega
- Mulching solo de uvas
- Abrigo adequado de uvas
- Poda da videira
- Qual é o fertilizante da videira
- Proteção de uvas de pragas externas
Descrição da variedade
Na descrição da variedade, deve-se notar que "Isabella" é um tipo de uva de mesa técnica, por isso é usado principalmente para fazer sucos e vinho. Sucos de "Isabella" têm um sabor agradável e propriedades antibacterianas, mas o vinho em alguns países da Europa a partir destas uvas é proibido.De acordo com os estudos, preparados a partir desta variedade de uva de vinho, contêm uma grande quantidade de metanol, que de acordo com as normas da UE é inaceitável.
Mas, vale a pena notar que há um aumento da quantidade de metanol em outras bebidas alcoólicas, por isso há razões para acreditar que a proibição de vinhos Isabella é simplesmente uma maneira de evitar a concorrência desnecessária para a França e alguns outros países. Na Rússia, os vinhos tintos perfumados desta variedade são extremamente populares.
As uvas de Isabella composto de tamanho médio, preto, com um tom azulado, bagas, coberto com um revestimento branco denso. Carne, protegida por uma pele grossa e espessa, levemente mucosa e com um sabor pronunciado de morango. O período de maturação completa é de até 180 dias a partir do momento da floração dos botões. O cacho em si é de tamanho médio, e os arbustos de vinha são vigorosos.
Rendimento de "Isabella" é cerca de 70c / ha. Este indicador varia dependendo das condições climáticas e da presença de cuidados adequados para a vinha. Por período de maturação "Isabella" refere-se a variedades tardias. Você pode colher apenas no final de setembro.
Vantagens desta casta
A vantagem inegável desta variedade é o aumento da resistência à geada, que certamente simplifica o cuidado da vinha, como o período de geada que não requer protecção adicional sob a forma do deixar cair ou materiais de mortalha aquecimento. Além disso, esta variedade tem boa resistência a muitas doenças fúngicas e pragas como a filoxera.
O velho videira arbusto em caso de dano ou congelando os principais ramos ou brotos, são capazes de dar os novos rebentos, que permite recolher uma colheita cheia de todos os tempos.
Excelentes responde ao aumento da umidade do solo, é altamente adaptável a diferentes zonas climáticas, mas não devemos esquecer que nas partes do norte desta variedade de uva tarde pode não ter tempo para amadurecer antes do tempo frio chega mais cedo.
Desvantagens da "Isabella"
Algumas desvantagens de Isabella incluem a baixa tolerância da seca. Devido à quantidade insuficiente de humidade acentuadamente reduzida força crescimento videira e queda das folhas ocorre. Esta variedade pertence ao jantar-técnico, assim que a escala de seu uso se resume a transformação em sumo ou vinho.
Características de plantar uvas
As uvas são uma cultura bastante despretensiosa. Pode crescer em todos os tipos de solo, mesmo em áreas com baixa composição mineral. Mas, claro, antes de plantar É melhor conduzir uma análise e descobrir que tipo de terreno está em seu site. Se o solo é argiloso, é necessário que a videira faça uma boa drenagem, se o local contiver uma grande quantidade de turfa - você precisa adicionar areia. parte Sandy requer adequadamente adubadas com esterco ou composto.
A única coisa que as uvas não são muito boas é solos salinos. É melhor escolher uma estação bem iluminado, ideal para o plantio será uma suave encosta virada para sul ou sudoeste. Se não houver essa oportunidade para aterrissar, escolha um local próximo à parede do edifício, que dará seu calor do sol para a videira na estação fria. Você não pode plantar uvas em lugares onde o ar frio fica estagnado e a água subterrânea está próxima.
14 dias antes do plantio As videiras preferem cavar uma boa parcela, solo ácido misturado com cal, numa proporção de cerca de 200 g por 1 metro quadrado.
Como escolher a melhor época para plantar
O tempo para o plantio pode ser selecionado na primavera e no outono. Se você decidir que é melhor saltar, então você precisa esperar até que o solo tenha secado e aquecido adequadamente. No sul - isto é em torno de 15 de maio, e no norte, um pouco mais tarde, no final de maio.
Experimentaram os inquilinos são aconselhados a plantar uma vinha no outono, porque naquela época mais propensos a escolher um bom material de plantio, e, além disso, a videira, plantado com sucesso no outono, a primavera vai vegetar ativamente antes de mudas de primavera vai de frutificação. Afinal, durante o período de inverno, seu sistema radicular se tornará mais forte e se desenvolverá.
O tempo de plantio no outono também depende da proximidade do início das primeiras geadas na região. Então, já aquecido (primavera) ou mesmo frio o suficiente (outono), o local é escolhido, o solo preparado, e você pode começar a plantação de vinha.
Para um arbusto de uvas você precisará O sulco é de cerca de 80/80/80 cm de tamanho. O fundo do poço é coberto com drenagem é necessária a 10cm, para este propósito, seixos adequados, cascalho ou pedra triturada, para evitar a saturação do sistema radicular do arbusto humidade.
No centro do recesso, estabelecemos um suporte de uma estaca ou reforço espesso.A camada de drenagem é coberta com uma camada de terra e depois com uma camada de fertilizantes (cerca de 3 baldes de estrume ou composto, 300g de superfosfatos, 100g de sais de potássio e algumas cinzas de madeira). A camada resultante é bem umedecida, e um buraco de até 1/3 é suplementado com uma camada de terra. Ao redor do suporte, fazemos um monte de terra e instalamos uma muda.
Antes de embarcar encurtar as raízes principais na parte inferior da muda até 15cm. As raízes doentes e danificadas são completamente cortadas. Se as raízes são pouco desenvolvidas, então um ajuste inclinado é usado para germinar todos os nós. Juntamente com as raízes cortadas e disparadas, deixando-as nos quatro maiores rins inferiores. O tempo restante antes do plantio, a muda colhida é mantida na água.
Depois de instalar o mato na cava de aterrissagem, ela deve estar amarrada e espalhar adequadamente as raízes. No fundo enchemos a terra para que o nível de enxertia da muda ou o local de ramificação da parte aérea estivesse acima do nível do solo em 3 cm. Cuidadosamente goteje o arbusto, compactando gradualmente a terra. Bem regado o local de desembarque de água.
Solo ao redor das mudas é fertilizado turfa ou húmus. Dependendo da região para o plantio de uvas, há pequenas características. Nas áreas do sul, as uvas têm até 20 cm de altura para evitar o ressecamento. No norte - é desejável que uma muda faça escavações em uma vala de até 50 cm de profundidade, para que as raízes das uvas sejam suficientemente aprofundadas no solo e não submetidas ao congelamento.
A distância entre as fileiras de arbustos deve ser observada até 2 m, e a distância entre as próprias mudas é de 1,5 m. A distância entre a muda e a parede é de até 50 cm, mas certifique-se de que a água drenada do teto não caia nos arbustos plantados.
É bom plantar um vinhedo ao longo de uma parcela em uma linha, para que fique bem iluminado de todos os lados. Se todas as condições tiverem sido cumpridas, então as suas uvas vão necessariamente se acostumar e agradarão aos jovens rebentos. Afinal, há muito pouca sabedoria. Após cerca de 2 semanas, os primeiros gomos já estarão dissolvidos. Os brotos longos crescentes são amarrados a um suporte ou pinos instalados.
Segredos de cuidar de um vinhedo
Rega
Como qualquer cultura que produz frutos, as uvas precisam de rega oportuna e suficiente, especialmente se o tempo estiver muito seco.Mas o excesso de umidade também é certamente prejudicial. Durante o amadurecimento do cacho, com rega excessiva, as bagas rebentam e, consequentemente, perdem o sabor e os dados externos.
Quando regar deve também ter em conta o solo em que a vinha é plantada. Se o solo é de barro pesado, então é necessário umedecê-lo com menos frequência, mas com um grande volume de água. Em solos leves arenosos, a umidade não fica muito tempo, por isso, é necessário regar mais muitas vezes e menos.
Além disso, não esqueça e ter em conta o climaem que um vinhedo é plantado. Afinal, a frequência e abundância da rega depende da temperatura e humidade do ar, da profundidade de ocorrência das águas subterrâneas, das castas (precoces ou tardias) e do tempo de aparecimento das primeiras geadas.
Após a colheita, a videira raramente é regada. A rega do último outono é muito importante, que é realizada com muita água para saturar as camadas profundas do solo e preparar a videira para o inverno de sucesso.
Para melhor penetração de umidade nas raízes, você pode equipar sulcos estreitos para evitar que a água se espalhe pelo mato. Depois de regar é desejável para soltar a terra ao redor das uvas, para melhor penetração de ar e retenção de umidade por mais tempo. É muito útil combinar o estrume com lama com lama.Tais atividades contribuem para uma melhor resistência às uvas congeladas.
Mulching solo de uvas
Mulching do solo Esta é uma agro-técnica muito eficaz, que é usada por jardineiros experientes e produtores de vinho. Sua ação é direcionada para muitos fatores, por exemplo:
- preservar a umidade na terra ao redor da cultura;
- melhorar a nutrição da uva;
- um obstáculo ao aparecimento de uma crosta na superfície do solo, que reduz o acesso de oxigênio ao sistema radicular;
- supressão e dificultando o crescimento de ervas daninhas;
- Contenção de lixiviação de solo ao redor da videira nas encostas;
- proteção do sistema radicular do congelamento, durante os períodos de geada severa, no inverno.
Palha Pode ser combinado (composto de diversos tipos de material) ou homogénea. viticultores experientes tentar manter sempre perto círculo barril sob a palha, porque a camada de topo da terra é mais fortemente influenciado pelo ambiente, ou seja, a chuva, o vento e temperaturas extremas.No entanto, deve-se notar que os próprios materiais de cobertura podem influenciar o solo do círculo circunferencial.
Por exemplo, a cobertura morta com palha ou serragem, que contém uma quantidade bastante grande de carboidratos, aumenta o consumo de nitrogênio do solo por microorganismos, na verdade, selecionando-o da cultura. Neste caso, é necessário aumentar a quantidade de fertilizantes de nitrogênio em duas vezes, ou pré-compostar a palha ou o feno.
No verão, a cobertura morta é misturada com o solo durante o afrouxamento do círculo circunferencial e, no outono, é embutido na camada superior do solo, o que melhora o regime de água e nutrientes da cultura. A cobertura morta é adequada para todos os tipos de solo, exceto para o umedecido em excesso, já que uma das vantagens efetivas desta técnica agrícola é justamente a retenção de umidade na terra.
Muito bom usar mulch em solos argilosos arenosos e arenosos leves, bem como em lugares particularmente áridos.
Abrigo adequado de uvas
A colheita da vinha é necessária para o período de frio do inverno. "Isabella" é uma variedade bastante resistente à geada que não requer proteção adicional, mas, no entanto, é melhor isolar mudas jovens,para não sujeitá-los ao congelamento. Afinal, ninguém pode garantir a severidade das geadas no próximo inverno. Formas de isolamento são diferentes: desde o simples envolvimento com um filme ou trapos, até a queda ao longo de todo o comprimento do mato pela terra.
A maneira mais bem sucedida e eficaz de abrigar uma vinha é aquecimento de agulhas, ou seja, lapnikom - ramos de pinheiro ou abeto. Através dessa proteção, o ar circula bem, por causa do qual não há processos de apodrecimento e desenvolvimento de doenças. Além disso, os galhos retêm perfeitamente a cobertura de neve, o que cria um ambiente ideal para a hibernação do mato.
Filme esconder a videira é extremamente negativo, porque durante as mudanças de temperatura no inverno, a umidade se acumula sob essa proteção, o que leva ao desenvolvimento de fungos e fungos no mato.
Não demore com o abrigo da vinha. Se as primeiras geadas aparecerem de repente, existe o risco de danificar a bucha ao inclinar para o chão. Por causa do frio, a crosta se torna extremamente frágil.
Poda da videira
Para o corte de videiras use um podador de uva afiada, que deixa um corte limpo.Todas as manipulações devem começar após o matagal das folhas e sua transição para um estado dormente, embora muitos viticultores comecem a podar em meados de setembro. A principal condição é que todo o trabalho seja concluído muito antes do início das primeiras geadas.
Primeiro de tudo removeu brotos doentes e danificados. Durante estas manipulações com o arbusto, é necessário não danificar rebentos perenes, como as feridas nas uvas não se apertam firmemente. Para aumentar a quantidade e a qualidade dos cachos, na videira não deixe mais de 12 olhos por 1 m2 de área ocupada por um arbusto adulto. Não se esqueça de deixar alguns brotos na reserva. Já que nem todos os ramos podem tolerar geadas severas e, talvez, precisem de poda na primavera.
Qual é o fertilizante da videira
A fertilização da videira no período da primavera consiste em cobrir o solo com uma camada de adubo ou composto até 3 cm de espessura. Uma vez que muitas vezes a videira carece de magnésio, é aconselhável pulverizar a bucha com esta solução: em 10 litros de água, dissolver 250 g de sulfato de magnésio.
Esta pulverização é repetida após 14 dias.Durante todo o período vegetativo, uma vez por semana, alimente a vinha com fertilizantes minerais líquidos até ao amadurecimento das bagas.
Proteção de uvas de pragas externas
A proteção contra pragas e doenças da vinha é extremamente importante. A maneira mais simples e acessível de processar a videira é polvilhar solução de sal de sódio (para 1 balde padrão de água - 10 colheres de sopa de sal de mesa + 5 colheres de sopa de refrigerante).
Isabella é suficientemente resistente a muitas pragas e doenças. Mas, no entanto, com uma grande pilha de pragas no local, a vinha também pode ser infectada. Para prevenção, antes do início do crescimento ativo, é possível borrifar o líquido Bordeaux ou soluções de sulfato de ferro ou cobre.
Além disso, um método bastante eficaz para o controle de pragas e fungos é o tratamento de folhas com uma solução de cal hidratada. Para fazer isso, 1 kg de cal viva é diluído em 3 litros de água e, somente quando o processo de resfriamento é concluído, o volume resultante de líquido é ajustado para 10 litros. Obtido cal, com um pincel ou uma corola, cubra todas as folhas.
Esperamos que o nosso artigo tenha revelado todas as peculiaridades de cultivar a variedade "Isabella", e você será capaz de se gabar da sua viticultura de sucesso.