Cideratos: o que é e como aplicá-los

Pin
Send
Share
Send

Mais e mais frequentemente dos lábios de agricultores experientes soa a palavra "adubo verde". O que são culturas siderais e qual é o propósito de seu uso? Vamos dar uma olhada neste artigo.

  • O que é siderates?
  • Vantagens de usar sideratos vegetais
  • Tipos de Sideratos
    • Feijão
    • Cereais
    • Crucifera
  • Compatibilidade de Sideratos de Colheita
  • Como semear siderados
    • Cedro plantio na primavera
    • Cedro plantio no verão
    • Cedro plantando no outono
  • Como remover sideratos cultivados

O que é siderates?

Cideratos são culturas anuais, criadas para fertilização do solo. Qualquer planta, independentemente de sua origem, retira o suco do solo, esvaziando suas reservas de nutrientes. As culturas sedernais reabastecem essas reservas, tornando a terra um lugar favorável para amarrar brotos fortes e saudáveis.

Como isso acontece? O local a partir do qual a colheita foi recentemente colhida, ou que está sendo preparado para semear, é plantado com sementes de plantas sideradas. Depois que as sementes germinam, os brotos são cortados, espalhados uniformemente pela superfície da terra e deixados até que os sideratos apodreçam e penetrem no solo.

Vantagens de usar sideratos vegetais

Hoje existem muitos fertilizantes. A maioria refere-se ao curativo sintético do solo, que garante uma alta porcentagem de produtividade. Mas esses estimulantes são prejudiciais tanto para as plantas quanto para o próprio solo. Os fertilizantes orgânicos, que incluem os sideratos, têm um efeito benéfico no solo, alimentando-o com microelementos biologicamente ativos (nitrogênio, fósforo, potássio).

Voce sabe Para acelerar a decomposição de matéria orgânica, os agricultores usam drogas EM, que incluem tipos especiais de fungos, bactérias e leveduras.

Além disso, os siderados suprimem as ervas daninhas, deslocando-as de seu território. As folhas de fertilizantes verdes formam um "tapete", que protege a superfície da terra do superaquecimento e da formação de rachaduras.

As raízes dos sideratos são agentes de fermentação naturais do solo, que penetram nas camadas duras da terra, saturando-a com oxigênio e tornando-a mais macia.

Tipos de Sideratos

Um total de cerca de trezentas espécies de plantas são cultivadas, cada uma com suas propriedades únicas e características de interação com o solo. Os tipos mais comuns de sideratos são os seguintes: feijão, grãos e crucíferos. Sobre eles em mais detalhes.

Feijão

As cideratas de feijão são uma das melhores fontes de nitrogênio, o que é necessário para todos os tipos de solo, especialmente para solos argilosos e cheios de terra.

As cideratas de feijão incluem:

  • tipos de forragem de feijões;
  • vika (inverno e primavera);
  • ervilhas, feijões, lentilhas;
  • trevo, tremoço, alfafa;
  • soja e outros.
As cideratas de feijão também são boas porque esse tipo de planta é resistente ao congelamento, então elas podem ser cultivadas para fertilização mesmo no outono profundo.

Importante!A fertilização constante com sideratos de feijão permite aumentar o rendimento em 50%. Com a ajuda deste tipo de fertilizante, é possível restaurar a camada fértil mesmo em solos "mortos".

Cereais

Os mais famosos siderados deste grupo são centeio, cevada, trigo e aveia. Sideratos de grãos são caracterizados pela resistência ao congelamento e um alto conteúdo de nutrientes (potássio, fósforo), eles estruturam perfeitamente o solo e não permitem o desenvolvimento de pragas patogênicas.

Cada representante do grupo de cereais de siderados tem suas próprias peculiaridades:

  • Centeio tem a propriedade de secar o solo, por isso é recomendado semear áreas pantanosas;
  • a cevada ama o solo seco, tolera bem o calor do verão e a seca;
  • aveia são relutantes em crescer em solos arenosos e solonchaks, é mais adequado para o solo azedo.

Crucifera

Este tipo de sideratos é mais apreciado pelos jardineiros pelo fato de que as culturas crucíferas dificultam o desenvolvimento de doenças, e também repelem as pragas do jardim (lesmas, wireworms).

Colza, suicer, mostarda, melhores sideratos crucíferos. Eles são despretensiosos ao tipo de solo, não requerem cuidados especiais e condições para o crescimento, são suficientemente tenazes. Os sederados de Crucifera impedem a erosão, lavam o solo, enriquecem a terra com substâncias orgânicas, transformando substâncias "pesadas" em formas facilmente digeríveis.

Voce sabe O valor de siderates em suas raízes, porque todo o tesouro de oligoelementos está lá, e o "topo" da planta só ajuda a absorver todas as substâncias úteis do meio ambiente para as raízes.

Compatibilidade de Sideratos de Colheita

Apesar de sua origem orgânica, os syderates como fertilizantes devem ser usados, aderindo a certas regras. Regra de sideração bem sucedida: A cultura principal para o plantio e seu antecessor-siderat devem pertencer a diferentes famílias. Essa regra é fácil de explicar.O fato é que as plantas da mesma família comem os mesmos oligoelementos. Assim, os siderados "estendem" para fora do solo um certo grupo de oligoelementos, que não serão mais suficientes para seu seguidor.

Além disso, representantes de uma família são propensos às mesmas doenças. As cideratos podem criar um terreno fértil para a proliferação de bactérias que, posteriormente, prejudicam os seguidores das plantas.

Como semear siderados

As peculiaridades do plantio de syderat são ditadas não apenas por pertencerem a uma determinada família de culturas, mas também pela estação.

Cedro plantio na primavera

É necessário semear as primeiras sideratas de primavera 3 semanas antes da semeadura das principais culturas. Lembre-se, as fontes de sideratos não são tão boas quanto no verão, não apressem o processo natural de crescimento. Após 12 dias após o aparecimento dos brotos, o fertilizante deve ser cortado com um cortador plano e deixado para cobrir o solo.

Cedro plantio no verão

No verão, você pode produzir não apenas uma, mas várias outras. Por exemplo, no início do verão para desembarcar uma ervilhaca, no meio - lucerna, em agosto - estupro. Desta forma, você irá enriquecer o solo de forma abrangente e criar todas as condições para coletar uma boa colheita.

Cedro plantando no outono

A opção ideal para o cultivo de outono será de cereais. Nos últimos dias de agosto e até outubro, você pode semear um lote de centeio ou aveia. Depois de cortar o caule, as raízes deixadas para o inverno no solo protegem-no da erosão e do congelamento e, na primavera, elas se tornarão um fertilizante orgânico.

Importante! Para conseguir o efeito máximo, é necessário conduzir culturas não siderata monocultural, mas complexos especiais de sementes-siderados de diferentes tipos.

Quando plantar os sideratos depende do efeito que você espera do fertilizante orgânico.

Como remover sideratos cultivados

Para completar adequadamente o procedimento de sideração, é necessário considerar as seguintes nuances:

  • Cideratos devem ser simplesmente cortados, sem perturbar a estrutura da camada de solo fértil e não esticar as raízes. Isso pode ser feito com um cortador ou cultivador plano, que não afunda no solo mais profundo do que 2-3 cm.
  • Corte os sideratos antes que as primeiras flores apareçam e o caule da planta fique grosso.
  • Os talos de corte de fertilizantes verdes devem ser deixados em seu lugar, apenas espalhando-os ligeiramente para uniformidade.
O fertilizante orgânico pode economizar uma safra desbotada e restaurar o solo cansado. E as plantas siderais lidam perfeitamente com essa tarefa.

Pin
Send
Share
Send