Uma das plantas que podem decorar o seu canteiro de flores é o heliotrópio. Sua atratividade é em uma flor incessante brilhante com aroma de baunilha. Uma característica do heliotrópio é a capacidade de girar as cabeças das flores por trás do movimento do sol. Daí o nome da planta, que em grego significa "virar atrás do sol". Neste artigo, vamos dizer-lhe como plantar e cultivar um heliotrópio no seu canteiro de flores.
- Como cultivar um heliotrope de sementes
- Solo: composição e preparação para pouso
- Semeadura adequada de sementes
- Cuidados de sementes
- Plantio de mudas de heliotrópio no campo aberto
- Ótimo tempo de plantio
- Seleção do local e preparação do solo
- Aterrissagem correta
- Cuidado da planta durante o cultivo
- Irrigação e pulverização de plantas
- Mulching e afrouxamento do solo
- Adubação do solo e adubação
- Uso de um alfinete para um heliotrópio
- Quando e como coletar sementes de heliotrópio
- Como multiplicar um heliotrope com um punho
- Heliotrópio em design de paisagem
- Pragas e doenças do heliotrópio: como lidar com elas
- Heliotrópio e magia
Como cultivar um heliotrope de sementes
Plantar o heliotrópio em mudas pode ser feito com a ajuda de sementes.A planta pertence ao perene, mas em nossas regiões é cultivada como uma planta de um ano. Com bons cuidados, o heliotrópio pode encantá-lo por muitos anos. Para o inverno, a planta deve ser colocada em salas com temperatura de 12 a 15 ° C.
Ao multiplicar o heliotrópio das sementes, existem algumas desvantagens. Em primeiro lugar, a planta floresce apenas no outono e, em segundo lugar, a inflorescência é pequena.
Solo: composição e preparação para pouso
O heliotrópio no campo aberto é exigente ao solo. Para um bom crescimento das plantas, deve conter a quantidade necessária de nutrientes. Mas para a reprodução de plantas com a ajuda de sementes, use uma mistura de areia e turfa ou flor da loja.
Semeadura adequada de sementes
A semeadura é melhor feita no final de fevereiro ou início de março. Para fazer isso, coloque o solo em um recipiente e amasse-o levemente. Na superfície do solo espalhe as sementes do heliotrópio uniformemente e polvilhe-as em cima com uma camada de 1-2 mm de solo. A rega deve ser feita em pequenas porções ou usando um pulverizador.Usando um filme de polietileno, criar um efeito de estufa e coloque-o em um lugar quente, com uma temperatura de 18-20 ° C. Espere o surgimento de mudas de três a quatro semanas após a semeadura. Remova o filme e depois segure a planta a uma temperatura de 20-22 ° C no peitoril da janela. As plântulas podem desenvolver-se bem sob iluminação difusa.
Cuidados de sementes
As mudas precisam de rega regular e iluminação suficiente. Quando mergulhar um heliotrópio? A colheita da planta é realizada em vasos com um diâmetro de 9 cm com o aparecimento de duas folhas, e após duas semanas é possível adubar a planta com fertilizantes para a muda. Para colher, use a mesma mistura de solo para semear. Antes de pegá-lo, é necessário regar a planta e usar a escápula para obter a raiz, mantendo o máximo de terra possível nas raízes. O procedimento para a planta é estressante, então as folhas podem cair. Após a colheita, a planta deve ser regada e coberta por algum tempo com um filme até que esteja completamente enraizada.
Plantio de mudas de heliotrópio no campo aberto
A planta pode ser plantada no campo aberto quando as geadas noturnas passam.
Ótimo tempo de plantio
O momento ideal para o pouso das mudas de heliotrópio é o início de junho.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de colocar o heliotrópio, você precisa cuidar da escolha da localização ideal. Deve-se ter em mente que a planta pertence ao photophilous e mimado ao solo. O solo deve estar solto, permeável à água e fértil. Deve-se ter em mente que a planta não se sente bem sob o sol escaldante.
Aterrissagem correta
Plantio de mudas realizadas pelo método de transbordo. No buraco, você deve primeiro adicionar o húmus, depois colocar a planta suavemente junto com o pedaço de terra e enchê-lo com o solo do jardim. No final da água.
Cuidado da planta durante o cultivo
Alguns produtores podem ter a impressão de que o heliotrópio é uma planta muito exigente. Isso não é bem verdade. O principal é realizar todos os cuidados de forma correta e pontual.
Irrigação e pulverização de plantas
A planta deve ser devidamente regada. Por um lado, flores como umidade, por outro - elas não toleram o excesso de água. Deve-se assegurar que o solo seja regado moderadamente e evitar que ele seque. A pulverização ajudará a aproximar as condições tropicais e beneficiará a planta.
Mulching e afrouxamento do solo
Para cuidar da planta não demorou muito tempo, é necessário cobrir o solo em torno dele com composto ou turfa. Se isso não for feito, para evitar o acúmulo no solo, geralmente é necessário soltar o solo. Além disso, Mulching impede a germinação de ervas daninhas e retém a umidade no solo.
Adubação do solo e adubação
A fertilização da planta deve ser realizada com fertilizantes minerais a cada duas semanas. Particularmente na necessidade de fertilizar o período antes do aparecimento de flores. Após a sua aparição com solo fértil, o curativo superior é suspenso.
Uso de um alfinete para um heliotrópio
Para que o heliotrópio pareça um arbusto exuberante com muitas inflorescências, é necessário beliscá-lo. O processo de remoção do ponto de crescimento superior oferece a oportunidade de estimular o crescimento de brotações laterais. Heliotrope arrancou mais de 5-6 folhas, quando a plântula atinge uma altura de 10 cm.Depois disso, a muda vai desacelerar em crescimento por uma semana, não é assustador. Mas depois a planta não crescerá tanto quanto na largura.
Quando e como coletar sementes de heliotrópio
É necessário saber que as sementes do heliotrópio amadurecem por muito tempo, portanto não se apressem em cortar a inflorescência imediatamente após a floração. Ao coletar sementes, uma condição importante para a sua germinação é a maturação completa, o que não ocorre em todas as zonas climáticas. Portanto, se você não tem certeza sobre o amadurecimento das sementes, é melhor comprá-las em uma loja de flores. Na maturação completa das sementes pode ser mostrado inflorescência enegrecida. É necessário cortá-las e nas caixas, formadas no lugar das flores, para procurar sementes. E as caixas também devem ser pretas. Sementes secas do tamanho de uma semente de papoula. Geralmente em cada caixa há 4 peças. O material de semente deve ser seco e armazenado em um saco de papel até a primavera.
Como multiplicar um heliotrope com um punho
Para multiplicar o heliotrópio com cortes, são necessárias células rainha. Eles são mantidos nos conservatórios no inverno.Para as células da rainha, as plantas perenes são mais adequadas, já que inverno bem e na primavera eles dão um monte de cortes. O processo de propagação deve ser realizado a partir do final de fevereiro a maio. As estacas devem ter 3-4 entrenós. Para reduzir a perda de umidade, as folhas nas estacas são cortadas e a base é tratada com estimuladores de crescimento das raízes. Plantada em caixas com solo constituído por húmus e areia na proporção de 2: 1. Acima das estacas plantadas são cobertos com areia até uma camada de até 1,5 cm e regada com uma solução fraca de permanganato de potássio. Usando um filme de polietileno, um efeito de estufa é criado e a temperatura é mantida a 22-25 ° C.
As estufas de irrigação e rega são realizadas diariamente. Espere o aparecimento de raízes em 15-20 dias. Após o enraizamento, as estacas são plantadas em vasos de turfa. O substrato deve ser mais nutritivo e consistir de turfa, turfa e areia na proporção de 4: 2: 1. Também é necessário acrescentar o fertilizador mineral. Durante a primeira semana, a planta deve ser pritenyat e pulverizada com água 2-3 vezes ao dia. Para que a planta cresça em largura, é necessário comprimi-la várias vezes. Plantio de estacas no terreno aberto, certifique-se que a distância entre as mudas não foi inferior a 15-20 cm.
Heliotrópio em design de paisagem
A planta é amplamente utilizada em paisagismo. Flores brilhantes de junho a geadas de outono podem decorar cada canteiro de flores. A planta é frequentemente usada como carpete, para passeios, para decorar varandas, para criar várias composições. O que combina o heliotrópio? A planta pode perfeitamente coexistir com sálvia, begônia, pelargonium, petúnia, koreopsis, rudbeckia, koleus, etc. Especialmente brilhante é o heliotrópio no fundo de um gramado verde. Se a planta crescer com crescimento, ela pode receber um arbusto ou uma forma simulada.
Pragas e doenças do heliotrópio: como lidar com elas
Pragas da planta incluem ácaros, pulgões e moscas brancas. Se aparecem manchas pretas nas folhas da planta, que levam ao encolhimento de brotos jovens e à queda da folhagem da planta, ela é infectada com um carrapato. A presença sob as folhas jovens de pequenos pontos verdes, pretos ou brancos indica a presença de afídeos ou moscas-brancas. Para controlar pragas, o tratamento de plantas com inseticidas é usado.
Doenças que afetam o heliotrópio incluem podridão cinzenta. Da doença salvará o tratamento do fungicida da planta.
Heliotrópio e magia
O heliotrópio foi amplamente utilizado na Idade Média para rituais mágicos e foi uma das 12 plantas mágicas da Ordem dos Rosacruzes. Acredita-se que o maior poder mágico é uma planta colhida na lua cheia. Usavam-no para proteger a casa dos ladrões, num ritual para expulsar espíritos malignos de casa e empobrecer a riqueza. As bruxas usam as propriedades mágicas do heliotrópio como um meio para permitir que elas voem.
Um verdadeiro mágico é a fragrância de uma planta que é amplamente utilizada na indústria de perfumes. Na maioria das vezes, o heliotrópio é considerado um símbolo de devoção e harmonia. Portanto, para harmonizar as relações, recomenda-se plantá-lo no canteiro. Se você está cansado de problemas e mal-entendidos, é possível que o heliotrópio ajude nisso.