Phlox - uma planta herbácea, um representante da família Sinyukhov (Polemoniaceae). Em condições naturais, existem cerca de 85 espécies e, na jardinagem, cerca de 40 são utilizadas.
O caule da planta pode ser reto, ascendente ou rastejante. A altura do phlox pode ser muito pequena (10-20 cm) ou bastante grande (120-150 cm). Folhas alongadas, ovadas, lanceoladas.
- Onde é melhor plantar flox no jardim
- Combinação de phlox no canteiro de flores com outras plantas
- Cuidar de phlox no jardim
- Plantas de rega
- Remoção de ervas daninhas e soltura do solo
- Top curativo de flores
- Aparar Phlox
- Preparação de arbustos de phlox para o inverno
- Reprodução de phloxes
- Divisão do mato
- Estacas
- Camadas
- Sementes
As flores desta planta têm um odor forte e uma forma de funil, são coletadas em inflorescências complexas. Em uma inflorescência pode ser de cerca de 90 flores. A cor varia de branco a roxo, roxo, carmesim.
Onde é melhor plantar flox no jardim
Ao escolher um lugar para o phlox no jardim, é necessário levar em conta as condições naturais nas quais eles "nasceram". As plantas são encontradas em regiões com clima temperado, em áreas muito úmidas, onde geralmente não há neve, e a temperatura média é mantida em + 4 ° C.
Na maioria das vezes encontramos floxes na floresta, nas margens dos rios. A principal coisa a lembrar é que os phloxes gostam muito de umidade, por isso é melhor escolher áreas onde as águas subterrâneas terão bom acesso às raízes.
As floxas removem lugares ensolarados e penumbra. É melhor escolher lugares protegidos pela sombra de árvores e arbustos altos. Se houver um número maior de "vizinhos" ao redor do phlox, mais neve será coletada, e a planta ficará mais protegida das mudanças de temperatura, e a umidificação será mais intensa.
O cultivo de floxes é melhor realizado no lado sudoeste, leste ou sudeste. Além disso, proteja a planta contra ventos frios e correntes de ar.
Combinação de phlox no canteiro de flores com outras plantas
Recentemente, os phloxes no paisagismo estão se tornando mais populares. Eles são lindos, originais e não podem ajudar a atrair a atenção dos jardineiros. O cheiro de phlox é muito agradável. Eles ficam ótimos tanto em plantações solitárias quanto em grupos, especialmente se você colocar várias mudas diferentes em um arbusto.
Phlox também muito bonito na companhia de duas árvores coníferas e plantas exóticas, como knifofiey. Devido à sua longa floração e vitalidade, as phloxes são muito bonitas no plantio de plantas decorativas.
Ao criar composições com phlox a pena considerar que à luz do dia as plantas têm um pouco diferentes tonalidades: por exemplo, o azul pode ser violeta-púrpura. Nas pétalas de algumas variedades de phlox uma variedade de manchas e listras, tornando a planta mais atraente.
Cuidar de phlox no jardim
A criação de floxes requer adesão a certas regras. Devemos sempre lembrar que as plantas precisam de fertilizante, prevenção de poda, bem como o cumprimento das regras de cuidados para o solo ao redor da flor.
Plantas de rega
Phlox é uma planta muito hidrófila,e ele nem sempre tem água subterrânea suficiente para se hidratar completamente. Se você planta uma flor muito perto de outras plantas, não haverá umidade suficiente. Portanto, em tempo muito seco com ausência prolongada de chuva, rega adicional deve ser realizada "sob o mato".
A água deve ser para que a água quase não caia nas folhas e flores da planta. Em 1 metro quadrado em rega é necessário usar 15 - 20 litros de água, a regar é melhor de tarde.
Deve ser lembrado que o phlox não tolera a estagnação da água e, portanto, é necessário afrouxar o solo. Se você perceber que folhas e flores perdem a aparência devido a uma seca, você pode pulverizar a planta.
Remoção de ervas daninhas e soltura do solo
Afrouxamento do solo é melhor feito após a rega, para que a água não fique estagnada e o sistema radicular "respire". Ervas daninhas perto do mato são um terreno fértil para doenças e pragas.
O afrouxamento deve ser realizado a partir do final de março e terminando antes que o arbusto entre em hibernação.
Top curativo de flores
Apesar do fato de que o crescimento do phlox pode ser dividido em 3 etapas, o curativo adicional é necessário.
3 estágios de desenvolvimento de flor:
- Estágio 1 - o mais ativo em desenvolvimento, neste momento é necessário dar ao phlox muito nitrogênio e ativamente umedecer a flor;
- 2 estágio - floração e brotamento, neste momento mais potássio e fósforo são necessários, e a quantidade de nitrogênio deve ser reduzida;
- Estágio 3 - o período mais difícil, porque agora as sementes são formadas e a planta absorve todo tipo de alimentação, preparando-se para a cama.
A primeira fertilização do phlox é realizada imediatamente após o derretimento da neve. Normalmente, neste momento, o fertilizante complexo é usado em grânulos. Ao mesmo tempo, solte (para melhor penetração de fertilizantes) e cobertura morta (para o efeito de vapor). É especialmente importante adubar as plantas com a idade de 3-4 anos.
A segunda vez que os fertilizantes são introduzidos no início de julho - final de maio. Você pode usar a infusão de verbasco (cozinhe-se ou compre pronto) com a adição de cinzas.
A alimentação mais eficaz será se você adicionar nitroammofos ou "Kemira Universal" (proporção: meia colher de sopa para um balde de água). Se esses materiais não estiverem à mão, eles podem ser substituídos por qualquer fertilizante mineral complexo, que você precisa usar de acordo com as instruções.
A terceira vez eles alimentam as plantas de acordo com a variedade: as variedades são alimentadas mais cedo em meados de junho, e as posteriores devem ser fertilizadas no final de junho. Durante este período, a composição de potássio é aumentada em cobertura. Fortaleça o efeito usando uma solução de ureia, que é aplicada de forma foliar.
Na próxima vez, os fertilizantes serão introduzidos no início de julho. Você pode usar o mesmo fertilizante que o molho de junho, mas você precisa adicionar um pouco de superfosfato (10-15 g).
A fertilização a seguir é realizada após a floração - fertilizantes complexos serão seu melhor assistente durante este período. Você também pode regar a planta com uma solução de cinzas.
Existem várias regras que tornarão a alimentação mais eficaz:
- O curativo superior é melhor feito à noite;
- se você usar uma fertilização seca - construa a previsão do tempo e gaste-a antes da chuva;
- a quantidade de fertilizante não deve ser excessiva.
Aparar Phlox
A maioria dos jardineiros recomenda que o phlox seja podado no outono, antes que o mato saia para o inverno. Você precisa começar logo após o mato desaparecer. Este procedimento é atribuído um mês: a partir do final de setembro até o final de outubro.
Foi nessa época que todas as substâncias úteis que a planta acumula durante todo o período de crescimento ativo vão para a raiz. Em diferentes faixas, este período pode variar.
Apesar da opinião da maioria dos jardineiros que a poda deve ser feita no outono, alguns tendem a acreditar que a poda de primavera tem o direito de existir. Esta poda é recomendada para ser realizada apenas nas áreas onde há pouca neve no inverno, argumentando que as hastes serão úteis para a planta para o inverno para manter a neve em si.
A poda pode ser feita de duas maneiras:
- para o nível do solo, para se livrar de possíveis pragas e doenças de phlox;
- Eles saem 10 cm acima do solo para cobrir a planta com neve.
Preparação de arbustos de phlox para o inverno
As floxes, como qualquer perene, têm a capacidade de rejeitar os brotos mais fracos no inverno.Para sua planta não incorrer em grandes perdas, é necessário preparar o mato para o sono de inverno em várias etapas:
- Adubação de fertilizantes de phlox no outono contendo mais substâncias de fosfato de potássio.
- Aparar phlox, que é realizado com a finalidade de rejuvenescer o mato e prevenir doenças.
- Phlox mulching do outono. Este procedimento é realizado com a ajuda de esterco de cavalo (3 baldes são introduzidos imediatamente após a alimentação de outono). No solo mulchy, você pode colocar um revestimento adicional que irá segurar a neve e evitar que o solo congele. Para este procedimento, é melhor usar apenas meios orgânicos.
Reprodução de phloxes
O plantio de flox na primavera no solo pode ser realizado de várias maneiras. Entre eles existem métodos vegetativos e de sementes.
Antes de discutir os métodos de reprodução, deve-se recordar o transplante de phlox. Muito muitas vezes em fóruns há uma pergunta: com que frequência é necessário transplantar phloxes? Transplante pode ser tanto quanto você acha que é necessário, aderindo a certas regras.
É melhor fazer isso do final de agosto até meados de setembro. Então a planta tem a oportunidade de criar raízes.Os procedimentos para plantio e transplante são muito semelhantes, e o solo para o phlox pode ser usado da mesma forma.
Divisão do mato
A maneira mais popular de reprodução de phloxes - divisão de arbusto. O procedimento é geralmente na primavera (após as geadas receding) ou no início do outono para que as raízes estejam bem estabelecidas.
Apenas grandes arbustos podem ser divididos. O arbusto, que você vai dividir, deve ser cuidadosamente escavado, tentando não danificar o rizoma, sacudir o colarinho da raiz e o próprio arbusto do chão.
As raízes precisam ser cuidadosamente desembaraçadas e divididas de modo que em cada parte haja rudimentos de brotos, brotos jovens e algumas raízes. O arbusto dividido deve ser imediatamente plantado para que as raízes não sequem. Se o plantio precisar ser transportado, a raiz pode ser umedecida em um parafuso de argila.
Estacas
O método de propagação é mais adequado para jardineiros iniciantes. Para propagação, plantas adultas saudáveis são escolhidas.
As estacas cortam-se de tal modo que em um ramo há 2 rins (nó): um corte faz-se diretamente abaixo do nó, o outro - 2-3 cm acima do nó. Das mudas removemos as folhas: as inferiores são cortadas completamente e as superiores - até a metade. Estacas podem ser imediatamente desembarcadas em um local permanente, ou em caixas para mudas.
Se você usar uma caixa, então você precisa polvilhar o material coberto com Vermiculita (uma camada fina) no topo, e se as plantas crescerem na cama, use húmus e Vermiculita (a turfa também será adequada).
Caixas colocadas em um lugar quente, e as camas cobrem. Estacas jovens devem ser protegidas da luz direta do sol e regadas uma vez em 3 dias por 3 semanas. O resultado pode ser visto em 2-3 semanas.
Se você usou uma caixa, então depois que a aparência das primeiras tiros as transplantações se transplantam em uma cama especial do crescimento, e aqui podem crescer até a próxima primavera. Se você usou imediatamente terreno aberto, você pode cama promulchirovat para húmus inverno, folhas caídas ou turfa.
Camadas
Reprodução por camadas - Um dos procedimentos mais simples no crescimento de phloxes no seu site.
A flor deve ser derramada abundantemente no chão a cerca de metade da altura do mato. Nas hastes com o tempo, as camadas começam a aparecer, germinando ativamente. Quando o sistema radicular da camada é suficientemente desenvolvido, e a própria criação cresce em 10-15 cm, eles devem ser cuidadosamente liberados do solo e plantados em um local permanente.
Sementes
Se você decidir plantar a planta com sementes, lembre-se de que algumas propriedades podem ser perdidas. Semear é o melhor para o inverno: durante o inverno haverá uma estratificação natural.
Limpar as sementes das cápsulas imediatamente antes de semear, sementes de forma redonda, a cor mais escura. As primeiras brotações aparecem em abril, elas precisam ser transplantadas apenas quando crescem a uma altura de 8-10 cm As mudas são plantadas a uma distância de 12-15 cm uma da outra para que o desenvolvimento ocorra ativamente.
Se você seguir todas as regras e recomendações para o cuidado do phlox, você definitivamente vai começar a decorar o seu site com essas cores bonitas e brilhantes.