Doenças da cereja: prevenção, sinais e tratamento

Pin
Send
Share
Send

É improvável que haja pelo menos um adulto ou uma criança que seja indiferente às cerejas. As expectativas do verão são ansiosamente aguardadas em parte porque nesta época do ano trazem bagas doces e suculentas. Provavelmente, todo residente de verão, um jardineiro gostaria de ter sua própria cereja no jardim para agradar a si e a seus entes queridos com frutas excelentes e saborosas.

No entanto, muitas vezes o crescimento desta árvore é ofuscado por dificuldades, que, em primeiro lugar, estão associadas à luta contra insetos e doenças prejudiciais. Sobre doenças de doce de cereja, a prevenção deles / delas e tratamento será discutido neste artigo.

  • Bacteriose (úlcera ou câncer da cerejeira)
  • Mancha marrom (filostose)
  • Hole spotting (klyasterosporiosis)
  • Trutovik falso
  • Manteiga Amarelo-Amargo
  • Cockcomicosis
  • Cereja cereja doce
  • Doença de mosaico de doce de cereja
  • Toque de mosaico
  • Oídio
  • Sarna de cereja doce
  • Podridão cinzenta (monilíase)
  • Cilindrosporiose (ferrugem branca)
  • Ramos moribundos
  • Prevenção e proteção da cereja contra a doença

Bacteriose (úlcera ou câncer da cerejeira)

Como o nome sugere, a bacteriose é uma doença bacteriana. Ele expôs árvores com a idade de 3-8 anos. As bactérias são carregadas pela chuva e pelo vento. No inverno, eles vivem nos rins e vasos da árvore.

A primavera úmida e fria, com freqüentes chuvas e tempestades, contribui para sua disseminação por todos os órgãos da planta.

Os galhos da árvore doente são cobertos de úlceras, das quais a gengiva escapa. Nas folhas e frutas aparecem manchas de forma irregular de marrom ou preto com uma borda amarela. Os pedúnculos são cobertos com pequenas úlceras de cor marrom.

A madeira dessas árvores está morrendo, as folhas estão morrendo. Às vezes a cereja doce morre completamente. A bacteriose pode não ocorrer se o verão estiver quente e seco.

Tratamento. Actualmente, não existem métodos de combate a esta doença, não é à toa que se chama câncer da cereja. Cada uma das espécies de cerejeira é caracterizada por uma susceptibilidade diferente à bacteriose.

Poucas árvores são afetadas por esta doença, que recebe a nutrição nitrogenada necessária e rega moderada.

Mancha marrom (filostose)

Muitas vezes é possível determinar se sua árvore é saudável ou não, examinando cuidadosamente suas folhas. Eles são os primeiros a distribuir as plantas infectadas.

Se você notar pequenas manchas marrons na folhagem no exame, o diagnóstico será decepcionante - sua cereja está doente com filostose ou manchas marrons.

Esta doença fúngica, que subsequentemente aparece como pontos pretos nas folhas, é um esporo de um fungo patogênico. Depois de um tempo, as folhas da árvore doente murcham e caem.

Tratamento. Folhas afetadas devem ser coletadas e queimadas em tempo hábil. Até a brotação, o tratamento recomendado com 1% de fluido Bordeaux, 1% de sulfato de cobre, nitrafen. O re-tratamento é realizado após a floração do líquido Bordeaux (duas a três semanas).

Após outras duas semanas, é desejável pulverizar o fungicida "Hom". Em caso de infecção grave, mais um tratamento é realizado no outono, após a queda do outono. Use uma solução de 3% de líquido Bordeaux.

Importante! Antes de polvilhar a cereja, é necessário familiarizar-se com as regras de segurança. Os principais são: o tratamento deve ocorrer em clima seco e sem vento, os olhos devem ser protegidos com óculos, e a boca e nariz - com uma máscara.

Como os esporos de um fungo patogênico que excita uma mancha marrom, hibernam em folhas caídas sob uma árvore, no outono é necessário limpar cuidadosamente as folhas secas e cavar através do solo no círculo próximo do tronco.

Hole spotting (klyasterosporiosis)

Outra doença fúngica - um ponto holey ou uma klysterosporiosis - aparece na primavera com pequenas manchas marrons com uma borda escura (vermelho escuro, carmesim) nas folhas, ramos, brotos, flores.

Como resultado da deposição dos tecidos afetados em uma a duas semanas, formam-se buracos nas folhas em seu lugar. As frutas doentes são primeiro cobertas com marcas marrom-avermelhadas e crescem feio no processo de crescimento.

A carne neste lugar deixa de crescer e secar até o osso. Se a doença se espalhar para toda a árvore, enfraquecerá e frutificará.

Tratamento. Ramos e folhas afetados por uma mancha holey são cortados e queimados. As bordas das bordas são tratadas com uma solução a 1% de sulfato de cobre, esfregadas com azeda (três vezes em intervalos de 10 minutos) e cobertas com verniz de jardim ou tinta a óleo.

No período de botões de "brotamento", imediatamente após o florescimento e duas a três semanas depois, as cerejas são pulverizadas com 1% de líquido Bordeaux ou khorokisyu cobre (25 g por 10 litros de água). Também para o tratamento depois da remoção de ramos doentes use a droga "Horus".

Trutovik falso

Trítio falso refere-se a doenças fúngicas do tronco da cerejeira. O principal sintoma da doença é a podridão branca na madeira. Normalmente, afeta uma rachadura no fundo do caule - há um acúmulo de amarelo, marrom, marrom escuro.

Esporos do fungo patogênico se instalam em feridas na casca das árvores, resultantes de queimaduras solares, geadas ou danos causados ​​por pragas. A árvore doente torna-se macia e facilmente quebrada pelo vento.

Tratamento. Para derrotar uma falsificação, as melhores medidas de luta serão o desenraizamento e a queima das cerejas. Se não houver tal possibilidade, então é necessário examinar a árvore regularmente e remover os crescimentos aparecidos.

As feridas que serão formadas como resultado desse procedimento precisarão ser limpas, tratadas com sulfato de cobre e cobertas com vapores de jardim. Para prevenção, todas as medidas devem ser tomadas para evitar danos mecânicos ao córtex. Recomenda-se branquear o tronco e os ramos esqueléticos.

Manteiga Amarelo-Amargo

Outra infecção fúngica do tronco da cerejeira é uma substância amarela de enxofre. Causa podridão do núcleo marrom da madeira, em que as rachaduras com um mycelium são formadas.

A madeira se torna frágil e se quebra em pedaços.Os sinais da doença são cogumelos formados em um latido rachado com chapéus ondulados da cor laranja ou amarelo-claro.

Tratamento. Para evitar que esta doença se desenvolva nas cerejeiras, é necessário realizar medidas para prevenir a formação de ulcerações no córtex. No outono, é importante branquear troncos e ramos esqueléticos. Na primavera, depois de invernos especialmente frios para realizar adubação adicional.

Se congelamento e queimaduras solares não puderem ser evitados, esses locais devem ser limpos, desinfetados e sujos. Ao fixar cogumelos, a árvore deve ser destruída ou permanentemente removida do crescimento e desinfecção das feridas.

Cockcomicosis

Chuvas prolongadas podem provocar uma coccomicose de cereja doce. Seus sintomas característicos são pequenas manchas vermelho-acastanhadas nas folhas. Os folhetos afetados primeiro ficam amarelos, depois marrons e eventualmente caem. Nos primeiros anos da doença, a cereja doce perde seus frutos e depois morre.

Tratamento. O tratamento preventivo de cerejas da coccomicose é realizado durante o inchaço dos rins. A primeira pulverização é melhor feita com sulfato de cobre (300 g por 10 litros de água).

Quando os brotos começam a florescer, você precisa pulverizar a mistura Bordeaux. Também é importante cumprir com as regras agrotécnicas para o cultivo de árvores frutíferas, entre as quais - a destruição atempada de folhas afetadas, frutas e escavação de outono da terra sob a árvore de cereja.

Para a pulverização, você pode usar essas drogas de coccomicose, como "Hom", "Zorus", "Topázio", "Horus". Que as preparações não se lavassem, em soluções acrescentam uma roupa suja.

Importante! Se a doença se espalhou e uma terceira pulverização é necessária no verão, então, para evitar queimaduras de folhas com líquido Bordeaux, um ramo deve ser tratado primeiro. Se não houver queimaduras depois de alguns dias, você pode processar toda a coroa da árvore.

Cereja cereja doce

Uma doença muito comum é o adoçamento de cerejas. Ocorre em árvores com danos devido à geada ou afetados por monilíase, klyasterosporiosis ou outras doenças.

Aparece como secreções nos troncos de árvores de goma (cola), quando solidificado formando formações vítreas transparentes.

Tratamento. Para prevenir a doença, é necessário aumentar a resistência do inverno da árvore, fertilizar e regar adequadamente. As geadas devem ser limpas, as feridas devem ser desinfetadas e cobertas com verniz de jardim ou massa nul- católica (70% de nigrol + 30% de cinza de cinza peneirada). Nas áreas de excreção da gengiva, recomenda-se uma leve fissura no córtex.

Doença de mosaico de doce de cereja

A doença do mosaico é uma doença viral que leva a um enfraquecimento muito forte da imunidade nas cerejas. Os sintomas da doença: primeiro nas folhas aparecem listras amarelas ao longo das veias, então os folhetos doentes são torcidos, tornam-se marrons e morrem.

O vírus se espalha por insetos, durante a inoculação de estacas doentes e poda de árvores doentes e sadias com uma ferramenta desinfetada.

Tratamento. Não há tratamentos. Só pode ser prevenida tratando árvores de insetos, observando medidas de quarentena, usando um material de plantio saudável. De pacientes, cerejas, infelizmente, tem que se livrar de.

Toque de mosaico

Os sintomas de zumbido em mosaico aparecem nas folhas da cerejeira - formam anéis verde-claros ou esbranquiçados, que depois são expelidos, em seu lugar há buracos.

Tratamento. O mesmo que com a doença do mosaico.

Voce sabe doença do mosaico pode ocorrer em plantas latentes durante anos, e anulação de mosaico - dentro de dois anos.

Oídio

Esta doença fungosa só é perigosa para jovens plântulas e executando estacas. A doença é cheio com o abrandamento do crescimento da planta e da morte prematura das folhas.

O principal sintoma do oídio - (cinza e, eventualmente, sujo) branco revestimento em pó em folhas e brotos. As folhas doentes são deformadas, secam e morrem.

Tratamento. Para combater míldio produzido muitos medicamentos, "topázio", "Phytodoctor", "strobe", etc. Podem também ser o tratamento triplo com 2% de enxofre coloidal, ou um caldo de cal enxofre de 2% em intervalos de 15 dias, a pulverização. A solução aquosa de permanganato de potássio e a infusão de feno de pérola.

Sarna de cereja doce

A sarna danifica as folhas da cereja doce, manchas marrons aparecem nelas. Depois de um tempo, eles se transformam em um tubo e murcham. As frutas verdes também secam.

Tratamento. o cultivo do solo, destruição de fruta infectada e folhas, por três vezes (o período de gomos de isolamento, após a floração, após a colheita) pulverização oxicloreto de cobre (40 g / 10 L de água) ou 1% Bordéus líquido.

Podridão cinzenta (monilíase)

Os sintomas da moniliose se manifestam na mudança da cor da parte aérea e dos ramos da árvore - eles adquirem uma tonalidade marrom. À medida que a doença piora, os galhos se tornam lentos, como se estivessem queimados. Então, na casca da árvore, surgem pequenas protuberâncias cinzentas.

Em uma ordem caótica, os crescimentos também aparecem na fruta cereja, as bagas começam a apodrecer e secar. Nos galhos antigos, em lugares onde a podridão cinzenta se instalou, formam-se rachaduras, das quais depois sai a goma.

Tratamento. Uma vez que o fungo-patógeno Monilla cinerea hiberna em frutos e galhos mumificados, a eliminação oportuna de bagas, galhos e folhas doentes é um pré-requisito na luta contra a podridão cinzenta.

O desenvolvimento da monilíase é contido pela calagem de outono de troncos e ramos esqueléticos. Tal como acontece com a maioria das doenças, o fungo cinzento pode ser controlado por pulverização com fungicidas. Também é importante realizar medidas preventivas para eliminar insetos nocivos.

Voce sabe 100% dos pecíolos, danificados por pragas, são infectados com a podridão.

Cilindrosporiose (ferrugem branca)

Com a doença da ferrugem branca, a cereja doce solta as folhas no meio do verão. O fungo doente ataca a madeira dos ramos, aparecem úlceras neles, dos quais a gengiva escapa.

A casca torna-se marrom-avermelhada ou marrom-escura.As árvores estão enfraquecidas e podem, sem experimentar severas geadas, secar na primavera.

Tratamento. Remoção e queima de galhos doentes. Uma vez que a infecção não penetra na casca saudável, deve-se tomar cuidado para tratá-la e tratar imediatamente as rachaduras e feridas que foram formadas pela limpeza, desinfecção e imersão. Você também precisa lutar contra insetos que danificam a casca.

Ramos moribundos

Nesta doença fungosa no latido de ramos mortos, os crescimentos rosados ​​únicos ou de grupo aparecem.

Tratamento. Poda e queima de galhos afetados por fungos. Manipulação de feridas com cera de jardim.

Prevenção e proteção da cereja contra a doença

Nós descrevemos que tipo de cerejas são doenças e formas de tratá-las. Esta informação irá ajudá-lo a diagnosticar problemas com o crescimento de cerejas e imediatamente começar a eliminá-los para não perder a colheita.

No entanto, mesmo assim, medidas preventivas vêm à tona na resolução de problemas. A proteção profilática das cerejas, em princípio, é a mesma que em todas as árvores frutíferas. Isso inclui:

  • limpeza oportuna e queima de folhas caídas e frutas podres;
  • desbaste de coroas espessadas;
  • escavação das partes da raiz do solo;
  • pulverização preventiva antes do início do movimento de sementeira: ureia (700 g / 10 l de água), líquido Bordeaux (100 g / 10 l de água), vitríolo de cobre (100 g / 10 l de água),
  • repetida pulverização preventiva após o início da floração;
  • pulverização de outono preventiva depois de apanhar bagas;
  • tratamento com drogas que aumentam a resistência a danos a condições adversas e fenômenos, como "Zircon", "Eco-berin".

Assim, o remédio mais eficaz para as doenças é o cumprimento das regras agrotécnicas e o cuidado consciente e oportuno, pelo qual o doce de cereja agradecerá por uma generosa colheita de deliciosos frutos silvestres.

Assista ao vídeo: 10 Alimentos Venenosos que Voce adora comer e que podem causar sérios danos a saúde

Pin
Send
Share
Send