Muitas pessoas já ouviram falar de especiarias de açafrão, mas nem todas tentaram - os preços são realmente mordazes. É este tempero que é por direito considerado o mais caro do mundo, o que é confirmado até mesmo pela entrada correspondente no Livro de Recordes do Guinness. O alto custo do açafrão é explicado por uma técnica de fabricação muito trabalhosa: deve ser coletada manualmente, além disso, a produção de matérias-primas é muito pequena (10 kg a partir de 1 hectare). Para ter uma ideia de quanto custa comprar tempero, vamos dar alguns números. O mais barato é considerado açafrão iraniano - 460 dólares por quilo. Os mais caros são o açafrão espanhol (US $ 15.000 / kg) e a Caxemira (US $ 30.000 / kg).
- Açafrão (açafrão): uma descrição de um tempero útil
- Composição química e valor nutricional do açafrão
- As propriedades curativas do açafrão: quanto mais útil a planta
- Como aplicar o açafrão: receitas da medicina popular
- Como usar o açafrão na culinária
- Dano ao uso do açafrão
Como a maioria das especiarias, o açafrão é dotado não apenas de sabor peculiar e qualidades aromáticas, mas também de várias propriedades úteis. Sugerimos que você conheça este tempero mais de perto e aprenda sobre os recursos de sua aplicação.
Açafrão (açafrão): uma descrição de um tempero útil
A planta herbácea perene açafrão (árabe Zafaran) vem do Oriente Médio, Índia e Ásia Menor. Incluído na família da íris. Seu outro nome é açafrão (Latim Crocus sativus), na Europa é chamado a "planta do sol". Você pode aprender por longas folhas lineares que crescem a partir da raiz, e belas flores roxas em forma de funil. A duração da floração no açafrão é muito pequena - dentro de sete dias.
Cada flor de açafrão contém três estames de cor bordô com impregnações leves. Estigmas secos desfiados são um tempero bem conhecido em todo o mundo, que tem um aroma forte e um sabor picante de mel amargo. Além disso, eles são usados como corantes alimentares, em perfumaria e medicina. É o estigma do açafrão devido ao conteúdo de vitaminas, minerais e óleos essenciais que têm propriedades úteis para a saúde humana. Externamente, o tempero é semelhante a cordas finas ou veias de cor vermelho-marrom ou vermelho-escuro.
Composição química e valor nutricional do açafrão
Para entender o que é tão útil para esta especiaria, e quais são as propriedades medicinais de açafrão, considere sua composição química. Spice contém vitaminas (B1, B2, B3, B9, C, A, PP), minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco, manganês, cobre), caroteno, substâncias azotadas, óleos essenciais (shafranol, limoneno, geraniol , cineol, pineno, linalool, terpineno, etc).
A composição alimentar do açafrão é assim:
- proteínas - 11,43 g / 100 g de produto;
- gorduras - 5,85 g;
- carboidratos - 61,47 g.
As propriedades curativas do açafrão: quanto mais útil a planta
Propriedades investigadas açafrão em tempos antigos, as especiarias foram utilizados para a fabricação de pomadas, agentes para a pele, infusões para a saúde das mulheres.Durante os longos anos de alimentação e cura o efeito benéfico do açafrão sobre:
- o sistema nervoso;
- atividade cerebral;
- trabalho do sistema digestivo;
- sistema geniturinário em mulheres;
- melhoria da ereção;
- fortalecimento do sistema cardiovascular;
- restauração da visão;
- aumento do desejo sexual.
O açafrão é um bom antidepressivo, um analgésico eficaz e afrodisíaco.
Pesquisas recentes no campo do câncer usam esta erva para impedir o crescimento de células cancerígenas, em particular, com câncer de fígado.
O uso de açafrão é recomendado para pessoas que trabalham em plantas contaminadas, porque esta especiaria tem propriedades anti-cancerígenas e antimutagênicas.
Como aplicar o açafrão: receitas da medicina popular
Na medicina oficial, o açafrão é uma parte dos colírios e tinturas fortificadas. A cura popular também usa açafrão em muitas receitas de uma variedade de doenças.
A forma mais comum de usar o açafrão é o uso diário de infusão de estigmas do açafrão. Para prepará-lo, você precisa dissolver 1-2 veias fritas em 100-250 g de leite morno ou água. Esta infusão é capaz de ter um efeito benéfico no corpo humano como um todo, melhorar a memória, estimular o cérebro.
Outra receita para uma infusão universal: 15 veias despeje por 3-5 minutos 200 ml de água fervente, fogo no fogo, adicione 300 ml de água, retire antes de ferver. Depois que as veias se depositam no fundo, a infusão pode ser tomada em 200 ml antes das refeições.
A infusão com mel (1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de açafrão em pó) é usada para esmagar pedras nos rins e na bexiga e como meio de remover a bílis. A dose para uma dose única é de 25 g antes de comer.Também com esta doença ao longo do dia, tome uma decocção de uma mistura de: açafrão, hera, chá pétalas de rosas, violetas perfumadas e folhas lilás. 2 colheres de sopa. Colheres de ingredientes em partes iguais são preparadas em 2 litros de água fervente.
Quando a cistite é aconselhada a fazer veias de açafrão em cranberry, suco de cranberry ou beber infusão de 2-3 veias, 100 ml de suco de cranberry fresco, diluído em um copo de água morna. Infusão beber três vezes ao dia por 100 ml antes de comer, combinando necessariamente com o uso de grandes quantidades de água.
Propriedades úteis do açafrão para o sistema geniturinário em mulheres - a normalização do ciclo menstrual, analgésico com a menstruação. Com dores no ventre mais baixo recomenda-se mastigar veias de açafrão (5 partes), lavando-se abaixo com a água. Em caso de problemas com o ciclo, você pode tentar uma decocção de ervas: útero de boro (25 g), açafrão (25 g), água (500 g). Tome um estômago vazio por 100 ml.
Para limpar o corpo de um estômago vazio, beba a infusão de 10 estigmas de açafrão (3 veias), 10 pedaços de passas leves e meio copo de água fervida fria, permaneceu durante a noite. Esquema de admissão - duas vezes por dia durante dois meses.
Entre as propriedades úteis do açafrão para homens, pode-se notar que o tempero é um afrodisíaco natural, sem efeitos colaterais. Para aumentar a potência, adicione açafrão, gengibre e pimenta preta a vegetais, carnes e peixes.
O açafrão tem um efeito curativo quando aplicado externamente. É usado como uma loção para dores de cabeça e insônia. Com esses mesmos problemas, é aconselhável inalar a fragrância do pó, amarrado em uma bolsa de tecido. Ou esfregue o mingau das narinas de 3-4 veias misturadas com três gotas de manteiga derretida.
Para tratar feridas purulentas e esfregar as erupções cutâneas use uma decocção de folhas de açafrão: 2 colheres de sopa. colher / 500 ml de água.
Açafrão é muito útil para os olhos, suas propriedades medicinais são comprovadas com conjuntivite, cevada. Em caso da ocorrência destas doenças as compressas de 15 minutos com um mingau de aveia de 5 veias terrestres ligadas à infusão de água de rosas (em quantidades iguais) aplicam-se.
O açafrão encontrou aplicação em cosmetologia. Uma máscara de 20 minutos de 1 colher de chá de açafrão, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de creme azedo fornece um efeito rejuvenescedor e refrescante. Decocção de açafrão acaricia o cabelo.
Como usar o açafrão na culinária
O açafrão é capaz de dar um sabor especial e único e uma bela cor dourada a quase qualquer prato. Na culinária, muitas vezes é chamado de "rei das especiarias" ou "especiaria número 1". É perfeitamente combinado com pratos de carne, peixe e vegetais. Tempere para cor e sabor é adicionado à receita de queijos, salsichas, óleos, bebidas, confeitaria e produtos de panificação, cremes, sobremesas. Sem açafrão, pratos tradicionais da cozinha indiana e espanhola não podem ser evitados. Em primeiro lugar, diz respeito aos pratos de arroz. Spice também é usado na preparação de licores e coquetéis.
Recomenda-se também em pratos quentes para introduzir o açafrão 4-5 minutos antes do final do tratamento térmico.Na massa, é melhor incluir a especiaria quando amassar ou antes de assar. A norma é de 0,1 g de açafrão para 1-1,5 kg de massa ou prato.
"Rei das especiarias" é geralmente presente na comida por conta própria, com outras especiarias não é combinada.
Dano ao uso do açafrão
Qualquer remédio usado para fins de tratamento, incluindo o açafrão, pode ter propriedades benéficas e contra-indicações para uso.
O uso do açafrão é proibido:
- grávida;
- mulheres durante a lactação;
- crianças até dois anos;
- pacientes hipertensos;
- diabéticos;
- pessoas com doenças cardiovasculares.