Dicas para semear e cultivar sorgo

Pin
Send
Share
Send

Grão de sorgo - um dos mais antigos cereais, forragem e cultura alimentar, que é amplamente conhecido principalmente como uma ração concentrada. No entanto, recentemente, esta erva ganhou grande popularidade entre os defensores da nutrição e nutricionistas que recomendam a inclusão de sorgo na dieta para aqueles que assistem seu peso. O fato é que o trigo e alguns outros cereais contêm uma proteína específica - o glúten, que pode causar alergia, complica o metabolismo e promove o crescimento de depósitos de gordura nos tecidos. Mas o sorgo contém uma pequena quantidade de glúten e muita fibra, então o cereal se tornou a base da nutrição saudável em todo o mundo e é cultivado em quase todos os países das latitudes médias.

  • Coloque na rotação
  • Solo sob sorgo
  • Adubação do solo sob sorgo
  • Seleção de variedades e molho de sementes
  • Melhor época de semeadura para sorgo
  • Método de semear o sorgo
  • Cuidado de colheitas de sorgo
  • Controle de ervas daninhas e proteção contra pragas e doenças
  • Colheita de sorgo

Coloque na rotação

Os precursores do sorgo podem ser estimados por três indicadores. De preferência em termos da quantidade de reservas de umidade no solo - trigo de inverno; para a nostalgia - aveia e beterrabae pelo número de resíduos de restolho - cevada de primavera, trigo de inverno, beterraba forrageira. Assim, os antecessores vão na ordem:

  • trigo de inverno;
  • cevada de primavera e milho;
  • beterraba forrageira;
  • aveia;
  • girassol.
Milho - também um precursor aceitável para o sorgo, pois deixa umidade e nutrientes, o que ajuda no crescimento e desenvolvimento do sorgo. A falta de milho, neste caso, é um excesso de restolho, o que dificulta o plantio e o cuidado. Portanto, se o milho é usado como um precursor, então, durante o período de outono, atenção especial deve ser dada ao nivelamento dos solos e arrancamento dos restos de restolho. O girassol também pode ser um precursor, mas com o seu uso, é necessário realizar a destruição dos brotos da carniça.

Existem os seguintes esquemas de alternância de culturas de rotação de culturas de campo:

I.

  1. Vapor preto;
  2. Trigo de inverno;
  3. Trigo de inverno;
  4. Milho (grão) + sorgo por ½;
  5. Milho para silagem;
  6. Trigo de inverno;
  7. Ervilhas;
  8. Trigo de inverno;
  9. Girassol

II.

  1. Ervilhas para forragens verdes;
  2. Trigo de inverno;
  3. Milho (Grão);
  4. Milho para silagem;
  5. Trigo de inverno;
  6. Sorgo;
  7. Cereais de primavera;
  8. Ervilhas (grãos);
  9. Trigo de inverno;
  10. Girassol

Voce sabe O esquema pode variar dependendo das condições de produção. A única condição inalterada: após o sorgo, apenas as plantações de primavera devem ser semeadas.

Solo sob sorgo

O esquema tecnológico de cultivo de sorgo prevê uma série de medidas preparatórias para o solo: a destruição de ervas daninhas, o nivelamento da superfície e o umedecimento do solo. Sorgo para o solo não é muito exigente, solos pesados, leves e salinos são adequados. Os mais bem sucedidos para o sorgo são solos soltos, úmidos, bem aquecidos e arejados. O cultivo da terra antes da semeadura deve consistir na aração do solo no início da primavera e em uma ou duas lavouras.

Adubação do solo sob sorgo

Sorgo - bastante exigente para a cultura de fertilizantes, apesar de sua capacidade de extrair nutrientes independentemente do solo. A planta responde bem a fertilizantes minerais e orgânicos e gasta-os muito economicamente.

O sorgo precisa de quase duas vezes, ou até três vezes menos nitrogênio, fósforo e potássio do que o milho. O nitrogênio é necessário para uma cultura de crescimento intensivo e aumento na área de superfície decídua, pois, para se obter um bom rendimento, é necessário introduzir altas doses de nitrogênio.O fósforo também é importante na vida do sorgo, sua quantidade precisa de cerca de uma vez e meia a duas vezes menos que o nitrogênio, cerca de 90-100 kg / ha para a irrigação. O potássio ajuda o acúmulo de açúcar nos grãos de sorgo.

Com um pequeno rendimento de culturas (até 5 toneladas por hectare), o sorgo consome potássio do solo, fornecendo-se desse mineral sozinho. Se o rendimento do sorgo é de cerca de 7-10 toneladas por hectare, há uma escassez de potássio, então você precisa torná-lo em combinação com outros fertilizantes na quantidade de 40-60 kg por hectare.

Deve ser lembrado que os fertilizantes nitrogenados, quando aplicados em conjunto com fertilizantes de fósforo, têm um efeito negativo na germinação das sementes. Portanto, é necessário aplicar fertilizantes localmente e mais profundamente do que semear as sementes. Se os fertilizantes forem introduzidos dessa maneira, o rendimento aumentará de 3 a 3,5 vezes do que quando se aplica fertilizante completo para a lavoura. O sorgo também gosta de fertilizantes orgânicos, por exemplo, esterco, a uma taxa de 10-20 toneladas por hectare. É melhor fazê-lo no outono ao preparar o solo e na primavera, colocando-o além das sementes, localmente e mais profundo do que a semeadura.

Importante! Não exceda as doses recomendadas de fertilizantes nitrogenados, isso contribui para o acúmulo de substâncias tóxicas de cianeto na massa verde do sorgo,o que é perigoso quando se cultiva a colheita para forragem verde.

Seleção de variedades e molho de sementes

Existem várias opções para classificar o sorgo, com base na designação diferente de variedades deste cereal em cultura. O cultivo mais comum dos três principais tipos de sorgo: cereais, açúcar e padaria. Este último tipo é usado para a produção de escovas e vassouras, e o sorgo sacarino é usado para fins de alimentação e para obter o melado das hastes.

O sorgo de grão inclui todas as variedades que são cultivadas para grãos. A altura de seus caules é de meio metro a um ano e meio, o grão é redondo e nu, facilmente desmontável. Entre as variedades de grãos que possuem alto rendimento, resistência ao frio e resistência à seca, Genic 11, Horizon, Krymdar 10, Saturno, Kuban Red 1677, Orange 450, Cactus, Odessa 205, bem como híbridos de Stepnoi 5, Rosorg 4 e Zernograd 8.

Durante várias semanas, as sementes de sorgo estão sendo preparadas para semear. Eles são gravados para evitar doenças fúngicas e bacterianas e destruir a microflora interna, o que afeta negativamente o crescimento. Os desinfetantes são melhor utilizados combinados, como "Fentiuram" ("TMTD" 40% + triclorofenolato de cobre 10% + isômero gama HCHG15%), eles funcionam melhor que os fungicidas únicos.

Hoje, existem preparações universais que permitem tratar as sementes com um método semi-seco. Com este tratamento, são recolhidos 5-10 litros de água + desinfectantes combinados 1,5-2 kg + vidro solúvel de 150 g por 1 tonelada de sementes, lembrando que com um penso semi-seco o teor de humidade das sementes aumenta para 1%.

Voce sabe Experimentos científicos mostraram que o molho de sementes das variedades Kuban Red 1677 e Orange 450 aumenta a germinação de 45% para 68% seis meses antes da semeadura.

Melhor época de semeadura para sorgo

O momento apropriado para a semeadura é quando a temperatura média diária a uma profundidade de 10 cm é de +14 ... +16 ° С. No início da semeadura, os brotos são raros e fortemente cobertos de ervas daninhas. Na temperatura ótima do solo, os brotos aparecerão do 10º ao 14º dia após a semeadura, e se a temperatura subir para + 25 ... + 28 ° C, no 5º ao 6º dia.

Importante! Estritamente não é recomendado para sorgo crescendo a partir de sementes no início da primavera. Quando semear em solo frio, as sementes não germinam e apodrecem.

Método de semear o sorgo

Entre todos os sorgos da primavera, as sementes mais pequenas, enquanto os seus híbridos e variedades são muito diferentes no peso das sementes. Se o sorgo é propenso a um bushamento intensivo, é necessário levar em consideração a taxa de ponderação da semeadura, que é calculada a partir da largura entre fileiras e a densidade de plantas por hectare.Recomenda-se que a norma de semeadura seja de aproximadamente 160-170 mil plantas por hectare. Em média, é 10-14 kg por hectare.

Calculando as taxas de semeadura de sorgo, é necessário levar em conta a germinação de campo das sementes. Sementes de híbridos modernos de boa qualidade têm alta germinação laboratorial (de 82% a 95%), mas baixa similaridade de campo é de 12-19%.

Semear as sementes em solo úmido, enquanto não cobrindo profundamente. Uma vez que o sorgo é uma cultura de semente pequena, com um período de semeadura profundo, a parte aérea aumentará, as plantas parecerão fracas e instáveis ​​a um clima desfavorável. A profundidade ótima é de 7 cm. Quando a camada superior do solo é retirada, é permitido selar até 10-12 cm, com os rolos sendo enrolados após a semeadura. Se uma chuva forte cair imediatamente antes da semeadura, uma profundidade de 4 cm pode ser assumida, sendo esta profundidade mais aceitável em terras irrigadas.

Um alto rendimento de grãos de sorgo é obtido com uma pequena largura de linhas entre 60 e 45 cm. Reduzir a largura entre linhas na mesma densidade torna possível distribuir as plantas uniformemente nas filas, é melhor fornecer-lhes alimentos e aumentar o rendimento.

Cuidado de colheitas de sorgo

A tecnologia do cultivo de sorgo inclui várias atividades em fases. Primeiro após semear - Embalagem com rolos anulares, após o que os pedaços soltos do solo formam uma camada de cobertura. Após 5 dias após a inoculação, a gradagem pré-emergência do sorgo pelas grades médias é usada para matar as ervas daninhas.

Se, após a semeadura, o frio voltasse, e as culturas de sorgo no 10º dia não subissem mais de 2 a 3 cm, a angustiante deveria ser repetida. No primeiro tal procedimento as ervas daninhas destroem-se em 60%, e depois do segundo - em 85%. Uma angariação oportuna e cuidadosa substitui um cultivo entre fileiras.

Após chuvas prolongadas, forma-se uma crosta na superfície do solo, que deve ser destruída no tempo, pois dificulta o desenvolvimento das mudas. Antes do aparecimento de brotos, é possível destruir a crosta pela gradagem, se ela foi formada durante o período de germinação, então é necessário eliminá-la com enxadas rotativas a uma velocidade aumentada (até 9 km / h). Mais cuidado consiste no cultivo de fileiras entre cultivadores, que introduzem simultaneamente fertilizantes. O cultivo ajuda a remover ervas daninhas, oxigenar o sistema radicular e manter a umidade antes da floração e do amadurecimento dos grãos.

O cultivo começa assim que as filas de sorgo são bem marcadas.A profundidade do primeiro tratamento deve ser de 10 a 12 cm, a próxima é realizada 2-3 semanas depois, com uma profundidade de 8-10 cm, e a terceira - algumas semanas após a segunda, a uma profundidade de 6-8 cm.

Importante! Quando executar o cultivo de entrelinha por cultivadores, é necessário manter a largura da zona protetora 10-12 cm.

Controle de ervas daninhas e proteção contra pragas e doenças

As ervas daninhas mais nocivas para o sorgo - Estas são cerdas, que constituem 90-95% da massa total de ervas daninhas. Eles podem ser facilmente destruídos pela angustiante sorgo na fase de germinação. Após a emergência e o enraizamento, tornam-se resistentes à angustiante e a alguns herbicidas. Destruí-los podem ser "Agritox" (0,7-1,7 kg por hectare), "2,4 D" (0,5-1 kg por hectare), "2M-4X" (0,5-1,1 kg por hectare).

Sorgo de cereais pode infectar tais pragas como pulgões, colher de algodão, traça de alaúde, wireworms e fio falso. Estes insetos causam danos irreparáveis ​​à cultura, comendo folhas jovens, placas de folhas, caules, grãos. Para combater as pragas já propagadas, é necessário realizar o processamento com "Ocercot" (0,16 kg por hectare), inseticida sistêmico "Zenith" (0,2 litros por hectare). Durante a reprodução em massa de larvas de pragas - pulverizadas com "Bi-58".

Se várias larvas forem encontradas na mesma planta, repita a pulverização após 15 dias com Gapelin (0,8-1,0 kg por hectare), Dendrobacilina (0,5-1,0 kg por hectare), Lepidocida ( 1,5-2,0 kg por hectare). Das doenças, o sorgo é mais exposto manchas de folhas, ferrugem, ferrugem, podridão do caule, helminthosporium, fusariose e alternaria, que reduzem o rendimento.

Para evitar isso, é necessário destruir os restos de restolho, remover áreas danificadas, cultivar o solo, vestir sementes, fertilizantes de potássio e fósforo, pois é impossível cultivar uma boa cultura de sorgo sem observar essas medidas agrotécnicas.

Colheita de sorgo

O grão de sorgo geralmente não desmorona, é coletado quando o grão amadurece. Neste caso, antes de limpar, a umidade é determinada. A peculiaridade do sorgo é que geralmente o grão amadurece em uma panícula, quando a massa inteira de folhas de plantas daninhas ainda é verde e tem umidade da folha de 60%, e caules - 70%. O teor de umidade do grão deve ser 25-30%, então você pode começar a colheita.

Colha a colheita por combinação direta com o uso de colheitadeiras. Para evitar o esmagamento de grãos durante a debulha, as rotações são reduzidas para 500-600 por minuto. Para obter um grão seco, você precisa separar a limpeza, especialmente para variedades de maturação precoce. Use o cabeçalho do JWN-6, que corta a massa em um corte baixo (até 15 cm), dobra-a em rolos.

Duas semanas após os grãos e verduras são secos em rolos, a debulha é realizada por uma colheitadeira. O alimento verde do sorgo é coletado durante o lançamento da panícula, deixando um ponto de corte de 10-12 cm.

Importante! A massa verde coletada deve ser alimentada após sua murchidão de quatro horas para evitar possíveis envenenamentos com substâncias cianídricas.

Assista ao vídeo: Sorgo de corte e pastejo para pequenas e grandes propriedades - Dia de Campo na TV

Pin
Send
Share
Send