Os tomates cereja são uma variedade de tomates maduros e maduros, muitas vezes vermelhos, embora você possa encontrar variedades que tenham cor amarela, verde e até preta.
Frutas são geralmente pequenas (10-30 g), mas também são encontradas no tamanho de uma bola de golfe. A forma varia de ligeiramente alongada a esférica.
Use esses tomates como um lanche, decoração para pratos, adicione saladas, enlatados e até mesmo secos. Eles podem ser armazenados por um longo tempo na forma fresca, que é vantajosamente diferente das variedades comuns. E por causa de sua despretensão pode crescer não só no campo aberto ou com efeito de estufa, mas também em casa.
- Composição Química e Valor Nutricional
- Os benefícios do tomate cereja. Composição e propriedades
- Danos ao tomate cereja e contra-indicações
- Como escolher tomates cereja de qualidade
Composição Química e Valor Nutricional
Dependendo da variedade, a composição química e o valor nutricional podem diferir ligeiramente, mas em média este vegetal contém os seguintes elementos:
- vitaminas (A, B1, B2, B6, B9, C, E, K, PP);
- macroelementos (potássio, cálcio, magnésio, sódio, enxofre, fósforo, cloro);
- microelementos (boro, ferro, iodo, cobalto, manganês, cobre, molibdênio, flúor, zinco, cromo).
Graças a uma composição tão rica, os tomates cereja são capazes de trazer benefícios, e às vezes prejudicam.
Quanto ao valor nutricional, 100 gramas destes tomates contêm 18-24 kcal. Carboidratos (principalmente açúcar) representam 74%, proteínas - 17%, gorduras (saturadas, poliinsaturadas, monoinsaturadas) - cerca de 9%. A composição também inclui água, fibra e ácidos orgânicos. O colesterol está ausente.
Os benefícios do tomate cereja. Composição e propriedades
Observando uma composição tão rica, vamos ver para que servem os tomates cereja.
Além disso, eles têm um sabor agradável e podem decorar qualquer prato com sua própria espécie (onde podem ser adicionados inteiros sem cortar), e a quantidade de vitaminas, antioxidantes e açúcares nessas frutas é 1,5 a 2 vezes maior do que as de variedades grandes.
Para o corpo humano, as vitaminas listadas acima, macro e microelementos, ácidos fólico e nicotínico são úteis.A vitamina K promove a absorção de cálcio e a normalização da função renal. Serotonina serve como um substituto para antidepressivos e aumenta o humor. O cromo ajuda a saciar a fome mais rapidamente.
Variedades vermelhas de tomate cereja contêm licopeno, o que reduz a probabilidade de câncer (esôfago, estômago, intestinos, pulmões) e doenças do sistema cardiovascular.
Danos ao tomate cereja e contra-indicações
Com todas as suas propriedades úteis, ainda há casos em que o uso de tomates cereja não é recomendado ou deve ser limitado ao seu número. Estes tomates, bem como o habitual, são contra-indicados a pessoas com intolerância individual, uma alergia a verduras vermelhas e frutas que têm desordens metabólicas.
Aqueles que sofrem de colelitíase, é necessário não abusar deles, uma vez que eles têm efeito colerético. Contendo ácidos orgânicos na fruta pode irritar a mucosa do estômago e por isso o consumo de mais de 100 gramas por dia afetará negativamente os pacientes com úlcera péptica.
Como escolher tomates cereja de qualidade
Todas as dicas a seguir sobre como escolher os tomates cereja ajudarão você a encontrar frutas verdadeiramente de qualidade.
O primeiro sinal de maturidade é o cheiro. Deve ser suculenta, saborosa, claramente palpável. A fruta, rasgada em verde e amadurecendo não na raiz, quase não haverá aroma.
Preste atenção na área do estribo. Deve ser holístico e ter uma cor natural. Caso contrário, os tomates praticamente não contêm substâncias úteis, uma vez que amadureceram após a colheita.
ПSe possível, corte a fruta, o corte deve ser suculento, com as câmaras internas cheias. É desejável escolher tomates médios, maduros, bonitos, sem defeitos.