Como cultivar tomates em hidroponia

Pin
Send
Share
Send

A hidroponia é uma tecnologia que as plantas cultivam sem usar o solo. A nutrição da raiz ocorre em um ambiente artificial. Pode ser como ar úmido, água fortemente aerada e sólida (porosa, umidade e ar intensivo). Este método requer irrigação por gotejamento frequente ou constante com a ajuda de uma solução de trabalho de sais minerais, cuja composição depende das necessidades de uma determinada planta. Hoje vamos falar sobre como cultivar tomates em hidroponia.

  • Cultivo de tomates em hidroponia
  • Seleção de cultivares
  • O que você precisa para cultivar tomates em hidroponia
  • Tecnologia de cultivo de tomates pelo método hidropônico
    • Como crescer mudas
    • Cuidados de mudas, como obter uma rica colheita de tomates
  • Vantagens e desvantagens do método hidropônico de cultivo de tomates

Cultivo de tomates em hidroponia

Os tomates são uma cultura relativamente despretensiosa que muitas pessoas adoram e de bom grado vêem na sua mesa durante todo o ano. Vegetais cultivados pelas próprias mãos, como você sabe, e mais saborosos e mais úteis. Mas nem todo mundo tem um site para esse tipo de negócio, e os proprietários de sorte não poderão colher em qualquer época do ano. Graças à hidroponia, isso se tornou bastante real tanto para a estufa quanto para a casa. Cultivo de tomates em uma instalação hidropônica é uma questão, embora não seja simples, mas bastante interessante e até mesmo para hidroponistas iniciantes.

Voce sabe O termo "hidroponia" foi introduzido pelo Dr. William F. Gerick. Ele também é considerado o fundador da moderna hidroponia, que transferiu esse método de cultivo de plantas do laboratório para a indústria.
Nos tomates, o sistema radicular é superficial, o que é uma qualidade positiva para este método de cultivo. Na maioria das vezes, quando cultivam tomates hidroponicamente em pequenos volumes, em casa, supostamente usa o método desenvolvido nos anos 60 do século passado. Para isso, é usado um substrato lavado e desinfetado (cascalho e cascalho fino em 3-8 mm, escória, musgo, areia grossa, argila expandida, lã mineral, aparas de coco). Eles são preenchidos com pequenos potes (10-12 cm), que por sua vez são colocados em recipientes maiores, cheios de uma solução especial para hidroponia (que pode ser cozida à mão ou comprada pronta). A temperatura nos dias de sol deve ser mantida em +22 ... + 24̊ С, nublado - + 19 ... + 20̊ С, à noite - não abaixo de + 16 ... + 17̊ С.Por período de frutificação para aumentar a sua 4 C, e a temperatura do substrato é mantida na gama de 18 + ... + 20 C.

Importante! Ao reduzir a temperatura a + 15 ° C, o sistema de raízes é conservada, resultando na redução do crescimento e reduzir a produtividade da planta. Se o ar é aquecido acima de + 32 C, o pólen seria flores estéreis e cair.
O crescimento do sistema radicular dos tomates deve ser monitorado. Para fazer isso, potes menores devem ser removidos de tempos em tempos. Quando as raízes das plantas vão penetrar através do orifício na parte inferior, diminuir a quantidade de solução para sistemas hidropónicos de tal forma a formar uma camada de ar de 4-8 cm. Este método tem um efeito positivo sobre o crescimento como partes aéreas da planta e o seu sistema de raiz. A solução nutritiva é um componente importante não só para o cultivo de tomates, mas também outras culturas em sistema hidropônico. Você pode comprá-lo em uma loja especializada ou preparar-se, pois é fácil criar uma solução para a hidroponia. Você pode usar uma variedade de fertilizantes complexos, adicionando-os conforme necessário. A acidez deve estar dentro da faixa de pH 6.0-6.3.

Voce sabe Os sistemas hidropônicos podem ser divididos em dois tipos principais: "Ativo" (requer circulação através de bombas) e "Passivo" (ou pavio, sem impacto mecânico).

Seleção de cultivares

Primeiro de tudo, você precisa determinar quais tomates você quer crescer. Embora, teoricamente, qualquer tipo de tomate seja adequado para o cultivo em hidroponia, mas você obterá rendimentos mais altos escolhendo variedades especiais de estufa. Também recomendo escolher os tomates em maturação precoce.

  • Gavroche. Não precisa de uma liga e pasynkovaniya. A variedade é resistente a phytophthora. A massa de frutas, com sabor adocicado, chega a 50g, desde a parte aérea até a frutificação, a hidroponia leva de 45 a 60 dias.
  • Amigo F1. Variedade de alto rendimento (3,5-4 kg de cada planta). Raramente afetado por vírus e doenças. Dos brotos à frutificação, 55 a 70 dias passam.
  • Alasca. Tem o mesmo prazo de maturação do ano anterior. Crescido sem formar um arbusto. O rendimento é de 3-3,5 kg por planta.
  • Bon Appeti. Variedade de carpas de tomates. Precisa de uma liga. As frutas são grandes - 80-100 gramas. O rendimento é alto - 5 kg por bush. A variedade é resistente a vírus e doenças.
Também para especialistas em hidroponia recomendam tomates das variedades Ambiance (vermelho), Blitz, Geronimo, Match, Quest, Tradiro (vermelho), Trust.

O que você precisa para cultivar tomates em hidroponia

Hidropônico precisa obter potes de plantas, que são mencionados acima (tamanhos grandes internos e externos menores). Nos tanques internos, é necessário instalar um indicador de nível de líquido. Você também precisa de um substrato escolhido a seu critério. Desde a concentração da solução nutritiva para tomates hidropônicos é medido pela sua capacidade de conduzir eletricidade, então você terá um indicador condutividade elétrica.

Importante! A solução nutriente deve conter 1,5- 3,0 mS (unidades de condutividade). Este indicador deve ser monitorado todos os dias. Depois de algum tempo, o nível de concentração começa a cair, e quando ele sai dos limites permitidos, então a solução é substituir ou adicionar todos os elementos necessários. A solução deve ser mudada uma vez a cada 3-4 semanas.
Se você está interessado na questão de como preparar uma solução para plantas hidropônicas, de modo que este método tem a vantagem de solo relativamente nutrientes, notamos a importância da precisão na preparação de tais composições. Cada grama de todos os minerais necessários deve ser usado. Mistura preparada inadequadamente pode causar grandes danos e até mesmo destruir plantas. Além disso, notamos que em diferentes estágios de crescimento do tomate, as receitas para soluções hidropônicas serão ligeiramente diferentes. Como você pode ver, você precisa comprar uma solução pronta ou todos os componentes necessários para ela.

Um fator muito importante é também a intensidade do esclarecimento. Tomates precisam de muita luz. Em casa, as lâmpadas fluorescentes ou ultravioletas são adequadas. No início da vegetação, as plantas requerem até 20 horas de iluminação intensiva e durante a frutificação - até 17 horas. Na composição dos itens necessários para a hidroponia, o tomate também inclui necessariamente o próprio sistema. Pode ser com a técnica de camada de nutrientes, irrigação por gotejamento ou inundações periódicas.

Voce sabe Recentemente, surgiu uma indústria de hidroponia nova e muito interessante, que está rapidamente ganhando força. É usado no design de interiores, decoração de fachadas e telhados. Assim, as plantas não apenas decoram, mas também funcionam como isolamento, absorvem dióxido de carbono e purificam a atmosfera.

Tecnologia de cultivo de tomates pelo método hidropônico

Para cultivar tomates em hidroponia em casa, você deve seguir certas regras. E vale a pena começar com a semeadura de sementes para mudas.

Como crescer mudas

Antes da semeadura, mergulhe as sementes em uma solução a 1% de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos. Em seguida, enxaguar bem. Muitos agrônomos recomendam o uso de um plugue especial para o plantio de sementes da variedade selecionada. Uma semana depois, as rolhas são colocadas de um lado para fortalecer os caules e raízes. Depois de mais 7 dias, os tomates são transplantados em cubos especiais e crescem por mais 3 semanas. Em seguida, os cubos são bem umedecidos e espalhados em um palete previamente lavado com alvejante. Em seguida, as mudas são transplantadas para o sistema hidropônico, aderindo a intervalos (no cálculo de 0,9-1,2 m² para cada plântula).

Cuidados de mudas, como obter uma rica colheita de tomates

Como já mencionado, a solução é especialmente importante ao cultivar plantas hidroponicamente. Sem isso, eles perecem. Muito concentrado, leva a queimaduras radiculares e fraco - a um baixo rendimento. Portanto, calcule cuidadosamente a quantidade de fertilizante mineral para a hidroponia de tomates.

Quando as plantas crescem até 20 cm, elas devem ser amarradas. Isto aplica-se mesmo a variedades de baixo crescimento, uma vez que sem o solo as plantas são privadas de apoio. Para a formação e maturação dos frutos, os tomates em flor devem ser polinizados (você pode usar uma escova). Observe as condições de temperatura e luz acima e uma rica colheita é fornecida a você.

Vantagens e desvantagens do método hidropônico de cultivo de tomates

A tecnologia hidropônica para o cultivo de tomates tem um número de vantagens:

  • Otimização do consumo de espaço, água e fertilizantes.
  • Os nutrientes são absorvidos completamente e não dispersos no solo.
  • O crescimento das plantas é mais rápido do que as cultivadas da maneira usual.
  • Melhor controle de crescimento.
  • Custos de mão-de-obra reduzidos (você não rega, não luta com ervas daninhas, não se alimenta).
  • Maior rendimento e qualidade da fruta.
Quanto às deficiências, os custos iniciais de equipamentos e materiais são bastante altos e você terá que se familiarizar com a teoria da hidroponia.

Nós fornecemos informações básicas sobre a hidroponia do tomate, como determinar o grau, o equipamento, fazer uma solução hidropônica para um tomate e cultivar mudas.Eles falaram sobre os prós e contras desse método, mas, seja para dar uma chance, tente algo novo no cultivo de tomates - a decisão é sua. Desejamos-lhe apenas altos rendimentos.

Assista ao vídeo: Curso Hidroponia Cultivo de Tomate - Cursos CPT

Pin
Send
Share
Send