As samambaias são uma das plantas mais surpreendentes do mundo: vivem na Terra há mais de 300 milhões de anos, adaptaram-se às mais diversas condições climáticas (são mais de 12 mil samambaias diferentes), têm aspecto decorativo e possuem propriedades úteis.
Pteris ocupa um lugar especial entre as samambaias, já que esta grande e bela planta atrairá os inexperientes horticultores (cuidar da planta em casa é fácil), bem como aos sofisticados amantes de flores.
- Pteris (samambaias): Descrição e tipos
- Condições para o crescimento ptersa
- Iluminação, temperatura e umidade
- Qual deve ser o recipiente do solo e plantio
- Como plantar Pteris: reprodução samambaia coberta
- Recursos de cuidados de samambaia em casa
- Quantas vezes para derramar pteris
- Alimentação ptersa
- Transplante de samambaia doméstica
- Os principais problemas no crescimento ptersa
Pteris (samambaias): Descrição e tipos
Pteris (Pteris L.) é um gênero de samambaias, ao qual existem cerca de 250 espécies de plantas perenes. A área de sua distribuição é bastante ampla: das latitudes temperadas e subtropicais aos trópicos.
A samambaia da águia (pteris) tem a seguinte descrição: planta do solo, atinge uma altura de 0,6 ma 2,5 m Rizoma curto, coberto com pêlos ou escamas. Folhas retas deixam o rizoma diretamente do rizoma.
Brotos de folhas - de couro ou elástico, pinnately dividido. A cor das placas de folhas é verde (de verde claro a tons esmeralda). Como resultado da criação, variedades variegadas são derivadas. Na borda inferior das placas da folha estão localizados esporângios. Pteris "amigos" com praticamente todas as plantas vizinhas.
Os amantes da samambaia pteris são mais frequentemente cultivados em casa em espécies como pteris Cretan, óbvio, tremores.
A espécie mais comum e popular no cultivo de plantas de interior é pteris cretica (Pteris cretica). Na natureza, vive na Eurásia e na África, adora regiões subtropicais e quentes do cinturão do meio.
O comprimento do seu wai é de 30 a 50 cm, largura - 10-20 cm, brotos verdes claros - semelhantes a asas, pinnately dividido com seis pares de segmentos, crescem em várias partes em paralelo. Raízes - rastejantes (cobertas com pêlos e escamas ao mesmo tempo). A grande vantagem desta espécie é que Pteris Creta é representada por uma grande variedade:
- "Albo-lineata". Esta variedade é distinguida por folhas mais largas e uma faixa branca que está localizada ao longo da veia central. Folhas são duas vezes pinadas. As folhas férteis são mais longas com esporágios densamente plantados. Esta é a mais despretensiosa das samambaias;
- "Whimsettii" caracterizada por um aumento do bushiness, as folhas verdes são desniveladamente pinadas com top aberto e pontas torcidas;
- "Parkeri" - Reto hard waii de cor verde clara. Abaixar - como uma borboleta;
- "Rivertoniana" - folhas jovens são distinguidas por uma forma pentagonal, os adultos são de tamanho desigual;
- "Alexandrae". As folhas são verde-claras, têm margens dissecadas e terminações na forma de um galo.
Para o cultivo interno, as seguintes variedades são mais usadas:
- "Victoriae". A cultivar é distinguida por folhas estreitas e férteis com dentículos, localizadas acima do cirro com faixas brancas;
- "Evergemiensis". É interessante com folhas de prata, afiadas com listras brancas.
Condições para o crescimento ptersa
Produtores de flores, amadores, que já cresceram em casa, sabem que o cuidado com a samambaia não é difícil. No entanto, existem vários requisitos que não devem ser negligenciados. Isto diz respeito, em primeiro lugar, à luz, temperatura, humidade e qualidade do solo.
Iluminação, temperatura e umidade
Pteris, no ambiente natural, cresce em áreas sombreadas, florestas caducifólias. Esta samambaia não gosta do sol brilhante e da luz direta do sol,não tolera e reage mal a uma sombra espessa e ao crepúsculo (os vayis perdem seus traços característicos).
Portanto, as melhores condições são a luz difusa com um jogo de penumbra. Um vaso com uma planta pode ser colocado no fundo da sala, nos parapeitos das janelas (exceto na direção sul). Se for impossível evitar a exposição direta ao sol, é necessário sombrear artificialmente (cortina, tule, papel, gaze, etc.).
Quando a temperatura da samambaia aumenta, sprays adicionais não serão danificados. Nas quedas de temperatura, o pteris reage de forma bastante adequada, mas aqui uma combinação de ar seco e alta temperatura causa um grande dano à planta.Portanto, no inverno, a samambaia precisa ser removida dos fornos, baterias de aquecimento, aquecedores, etc.
O cuidado da samambaia em casa envolve várias regras simples:
- a temperatura da noite deve estar alguns graus abaixo do dia;
- a falta de rascunhos (especialmente na estação fria);
- Não recomende levar as samambaias para o ar fresco (mas no verão você pode colocar em uma varanda, protegendo do sol, chuva e correntes de ar);
- A sala onde o pteris vive deve ser ventilada regularmente para garantir o fluxo de ar fresco.
Além disso, lembre-se que a samambaia pteris adora alta umidade. Se o ar da sala estiver seco, a planta deve ser pulverizada diariamente com água macia (em casos extremos, fervida). Aumentar a umidade também pode usar esfagno. Uma boa ferramenta é um recipiente profundo com barro expandido e água (potes com uma samambaia são colocados neles para que a água não toque na panela).
Qual deve ser o recipiente do solo e plantio
O melhor de tudo, para o crescimento normal de samambaia, terra friável fértil neutra ou fracamente ácida terra se encaixa. O solo deve ser permeável ao ar e à água. Recomenda-se plantas adultas preparar uma mistura (em partes iguais) de turfa, terra da folha, areia grossa e turfa.
Muitos jardineiros praticam a reprodução da samambaia em casa. Para mudas pteris, você pode usar a mesma composição (sem solo de relva), mas em uma proporção de 2: 1: 2. Além disso, existem misturas prontas para samambaias, que são bastante adequadas para esta espécie.
É preciso cuidar bem drenagem do solo. Ao escolher um recipiente para plantio, deve-se ter em mente que a camada de drenagem (melhor argila expandida) deve ocupar cerca de ¼ do seu volume.
Vasos de cerâmica já possuem furos para drenagem de água. No fundo do recipiente de plástico você precisa se perfurar (perfurar, queimar com uma unha quente), mas ao escolher um pote, você precisa levar em conta as características varietais, bem como o fato de samambaias maiores precisarem de recipientes mais estáveis.
Como plantar Pteris: reprodução samambaia coberta
Como é sabido, o processo de multiplicação de samambaias pteris é realizado vegetativamente, isto é, a partir de esporos e dividindo-se os rizomas. No primeiro caso, a própria planta ajuda os produtores, uma vez que está engajada na auto-semeadura.
Muitas vezes, em samambaias que crescem em grandes recipientes, esporos maduros derramados caem no solo e dão crescimento. Pode ser cuidadosamente escavado e transplantado para uma pequena panela.
Você pode coletar disputas e germiná-las você mesmo. Recolha o melhor em março. A maturidade dos esporos pode ser verificada da seguinte maneira: coloque um fértil vayu esporônico em uma folha branca de papel. Se houver traços de pólen marrom no papel, os esporos estão maduros.
O processo de cultivo de samambaias com esporos é o seguinte:
- coletar disputas (agitar no papel);
- preparar um recipiente e solo (um pequeno recipiente com uma mistura de turfa, serragem e pó de tijolo);
- humedeça a mistura, semeie os esporos, polvilhe-os da pistola;
- cubra com um copo ou tampa transparente e coloque em uma área fria (+13 ° C ... + 15 ° C), regando periodicamente;
- As mudas são transplantadas em pequenos vasos.
Quando o transplante, se a planta tem um rizoma poderoso, pode ser dividido em 2-3 partes. Cada parte é colocada em um pote separado no substrato para uma planta adulta.
Este transplante é melhor feito em conjunto, porque os brotos da samambaia são frágeis e facilmente se quebram (eles precisam ser cuidadosamente mantidos).
Recursos de cuidados de samambaia em casa
Pteris não requer truques agrotécnicos especiais e as regras básicas que devem ser seguidas são bastante simples:
- rega regular;
- top dressing periódico;
- transplante conforme necessário.
Quantas vezes para derramar pteris
Na primavera e no verão, a rega deve ser regular e moderada (um sinal da necessidade de irrigação - a secagem da camada superior do solo). No outono, o volume de irrigação é reduzido (a rega deve ser realizada 2-3 dias após a secagem da camada superior do solo).
A água para irrigação deve ser:
- macia (melhor chuva);
- sem cloro;
- temperatura ambiente.
Alimentação ptersa
Como todas as outras flores domésticas, a samambaia pteris precisa de nutrientes, e cuidar dela envolve o uso periódico de coberturas durante a primavera e o verão.
Para esses fertilizantes, geralmente são usadas formulações líquidas destinadas a plantas ornamentais decíduas (quando usadas para samambaias, a dose deve ser reduzida pela metade em relação à recomendada no manual). Eles são alimentados uma vez em 15 dias.
Com o início do outono, a alimentação é interrompida.
Transplante de samambaia doméstica
O processo de crescimento de pteris é bastante rápido: o número de brotos aumenta e as raízes são trançadas com um pedaço de terra. Tudo isso leva ao fato de que a cada poucos anos a planta precisa ser transplantada.
Para o transplante, um novo e mais potente pote (3-4 cm maior que o anterior) é tomado. No caso de a samambaia ter sobrevivido à multiplicação dividindo o mato, o pote não é aumentado.
É melhor fazer um transplante no início da primavera. Neste caso, é necessário recriar todas as condições confortáveis de crescimento: permeabilidade da água, drenagem e ar do solo. Quando o transplante é cortado ao nível do solo e o waii danificado (murchado ou quebrado).
Os principais problemas no crescimento ptersa
Ao crescer ptersa em casa, existem alguns problemas que exigem a eliminação atempada:
- O crescimento diminui, o vayi começa a ficar amarelo, manchas marrons aparecem. As razões para isso podem ser: alta temperatura ambiente, baixa umidade, rega insuficiente, luz solar direta;
- placas de folhas flácidas, translúcidas, desbotadas - conseqüências da iluminação excessiva;
- vayi esticar, tornar-se mais fino - sombreamento excessivo, falta de luz;
- deformação wai, murchando e mudando sua cor para amarelo e marrom, morrendo de brotos jovens - baixa temperatura, irrigação com água fria, correntes de ar, cloro ou cal na água;
- ataque de bainhas ou tripes - é necessário tratar plantas com uma solução de sabão ou óleo, um inseticida.