Plantando e cuidando de tomates cereja na estufa

Pin
Send
Share
Send

Durante a seleção de tomates para futuras mudas, os produtores de caminhões prestam muita atenção às características de sabor e qualidade. Graças ao trabalho árduo dos criadores até à data, são produzidas muitas variedades de tomate que satisfazem todos os requisitos dos agricultores. Entre toda essa diversidade de variedades, destacam-se os tomates-cereja, que, apesar de seu pequeno tamanho, podem ser reconhecidos tanto por agricultores experientes quanto por iniciantes.

  • Tomate cereja: uma breve descrição e variedades adequadas para a estufa
  • Condições de estufa
    • Umidade e temperatura
    • Iluminação de estufa
    • Requisitos para o solo
  • Plantando um tomate cereja em uma estufa
    • Cronometragem e preparação de sementes
    • Como semear tomates
  • Cuidado na estufa
    • Características de cuidado para sementes semeadas
    • Como cuidar de mudas
    • Regras para cuidar de tomates adultos
  • Os tomates na estufa estão sujeitos a pragas e doenças?
  • Colheita

Tomate cereja: uma breve descrição e variedades adequadas para a estufa

Tomates cereja são considerados pequenos frutos, porque o peso do tomate é de apenas 15-20 gramas. Os tomates cereja têm uma grande diferença em relação aos outros tomates - aumentam (quase 2 vezes mais) o conteúdo de açúcares e nutrientes secos. Todos eles são dissolvidos em suco intercelular.Em comparação com os irmãos maiores, o sabor dos tomates cereja é mais doce e saciado.

Devido ao seu sistema radicular superficial, o tomate cereja pode ser facilmente cultivado em casa em uma sacada ou janela, bem como em vasos de flores comuns (esse fato é frequentemente indicado na descrição da variedade). Tais tomates crescem não individualmente, mas cachos inteiros, o que facilita muito a colheita. Eles têm uma vida útil longa, durante a qual eles praticamente não se deterioram e não racham.

Voce sabe O nome "cereja" deste tipo de tomate foi recebido devido à sua semelhança externa com bagas de cereja.

Tomate cereja pronunciaram propriedades dietéticas. Eles fortalecem o sistema cardiovascular, normalizam o metabolismo e até são usados ​​para a prevenção do câncer.

Além disso, uma grande seleção de trabalhos levou ao fato de que alguns tomates dessa variedade têm um sabor muito incomum para eles. Assim, a cereja mais doce pode dar um gosto de morango, framboesa, noz-moscada e mirtilo.

Para crescer em uma estufa adequada para variedades baixas e altas de tomates cereja. Entre os Variedades de baixo crescimento podem ser identificadas:

  • "Ampelny" - uma variedade decorativa, que é famosa por sua resistência a várias doenças.
  • F1 "Raisin" - é uma variedade híbrida de meia estação. Tem frutos pequenos e elípticos de cor rosa.
Graus altos adequados para cultivo em condições de estufa é:

  • F1 "Punto-7" - é um híbrido com efeito de estufa ultra-estufa, que tem frutos de cor vermelho vivo;
  • "Cherry pink" - ótimo para solo protegido;
  • "Cherry é preto". Sua principal característica são os pequenos tomates de um incrível tom roxo escuro;
  • F1 "A Cascata Mágica". Este tipo de tomate cereja é cultivado com grande sucesso tanto em estufas quanto em campo aberto;
  • "Sobremesa". Agora é uma das variedades mais populares cultivadas em estufas. Frutas têm uma tonalidade vermelha pronunciada;
  • F1 "Elou-Mimi" - híbrido amarelo-frutado, cultivado em solo protegido;
  • F1 "Madeira" e F1 "Caprice" - híbridos de estufa de tamanho médio com frutos de cor vermelha.

Como cobertura superior para tomates, você pode usar levedura e ácido bórico, o que reduz o risco de infecção por requeima.

Condições de estufa

O processo de cultivo de tomates cereja em uma estufa não é muito complicado, o principal é observar certas regras, que serão discutidas abaixo. Se equipar a estufa com aquecimento, será possível colher a colheita de tomate cereja durante todo o ano. O material a partir do qual essa estufa é construída é policarbonato ou vidro.

Muitos jardineiros conseguiram muito sucesso nisso e transformaram o cultivo de tomates-cereja em uma estufa em um negócio completo que traz bons lucros.

Umidade e temperatura

Para tomates cereja, a temperatura ideal do ar na estufa é de +20 ... +25 ° C durante o dia e +16 ... +18 ° C - durante a noite. Depois que o fruto começa a ser derramado, a temperatura na estufa deve flutuar entre +24 ... +26 ° C durante o dia e +17 ... +18 ° C durante a noite.

Tomate cereja, especialmente variedades para estufas, exigem ar suficientemente úmido, então o nível de umidade deve ser 60-65%. Além disso, a lista de medidas obrigatórias para o cuidado de tomates na estufa inclui a aeração regular da sala. Este procedimento é especialmente importante para conduzir durante a floração.

Neste período de desenvolvimento de tomates nas paredes de uma estufa, a condensação nunca deve ser formada.Lembre-se também que o umidecimento excessivo do solo levará a um aumento na acidez e umidade da polpa do tomate.

Voce sabe 1973 é considerado o ano de "nascimento" da variedade de cereja. Foi neste ano que os criadores israelenses apresentaram essa variedade incomum ao público em geral.

Iluminação de estufa

A iluminação, juntamente com a umidade e a temperatura, é uma das principais condições para os tomates com efeito de estufa. O tipo de cereja precisa de uma boa iluminação, por isso, ao escolher um local para a construção de uma estufa, é necessário levar em conta esse aspecto.

Se a iluminação é fraca o suficiente, então você tem que plantar arbustos a uma grande distância uns dos outros para evitar o sombreamento. Assim, até mesmo para um pequeno número de arbustos terá de alocar uma grande área da estufa.

O cuidado apropriado para tomates cereja é inconcebível sem a organização de uma boa iluminação, já que na ausência de luz o desenvolvimento dos tomates ocorrerá lentamente, suas folhas ficarão pálidas, as hastes se alongarão e os botões cairão completamente.

Para estimular o bom crescimento do tomate em condições de estufa, é fornecida iluminação artificial,que em suas características deve ser o mais próximo possível do natural.

A iluminação artificial para tomates cereja consiste em quatro partes principais:

  • Stand - um design no qual as lâmpadas para os arbustos de iluminação são fixas.
  • O reator elétrico é um componente que controla a corrente de baixa tensão.
  • Lâmpadas
  • Refletor é um prato que aumenta o fluxo de luz produzido pelos tomates. Também controla o nível de calor emitido pelas lâmpadas.

Requisitos para o solo

Tomate cereja, sua plantação e cuidados para eles são produzidos apenas em solo fresco. O ano passado não é adequado para isso. Para reduzir a probabilidade de desenvolver várias doenças, bem como aumentar a fertilidade do solo e melhorar sua estrutura, é necessário adicionar turfa. Normalmente, um metro quadrado de solo é suficiente para adicionar um balde de turfa. Se necessário, a turfa pode ser substituída por serragem ou húmus.

Dicas para preparação do solo:

  • Se você usa humo, então deve primeiro remover todos os detritos (restos de plantas não recompostos, etc.);
  • Você pode usar não serragem fresca, mas anual, que já começou a se decompor;
  • A fim de proporcionar melhor aeração e aumentar a soltura do solo, você pode adicionar um meio balde de areia por metro quadrado de solo.

Plantando um tomate cereja em uma estufa

A tecnologia de plantar pequenos tomates cereja praticamente não se diferencia do plantio de tomates ordinários. Pode ser realizado, como em mudas, e diretamente no solo aberto. A tecnologia de plantio pode ser dividida em várias etapas.

Primeiro você precisa preparar o solo. É pré-aquecido e tratado com preparações EM (preparações contendo microorganismos efetivos). O mais popular é o Baikal. O aparecimento dos primeiros rebentos ocorre 5-10 dias após o plantio.

Importante! Com todas as regras de plantio, o pico de rendimento dos tomates cereja cai nos primeiros 2 anos.

Cronometragem e preparação de sementes

O momento ideal para plantar um tomate em uma estufa é o final de março ou início de abril. Se você escolher sementes de variedades híbridas para crescer em um terreno fechado, seu pré-tratamento pode ser evitado. Tais sementes são imediatamente plantadas no solo. Se você escolheu o tipo usual de cereja, então as sementes precisam estar preparadas para o próximo plantio. Para isso você precisa:

  • Gentilmente dobre todas as sementes em um pequeno saco de tecido natural fino, depois desinfete. Para fazer isso, o saco por 15 minutos cai em uma solução a 1% de permanganato de potássio.
  • Lave as sementes cuidadosamente em água limpa.
  • Para processar uma solução nutritiva todo o material de plantio. Para fazer uma solução, pegue um litro de água e adicione uma colher de sopa de cinzas de madeira. A temperatura da solução não deve cair abaixo de + 25 ° C. O período de permanência da semente nesta solução é de 12 horas, após as quais é possível avançar para a próxima etapa.
  • Por 24 horas, coloque um saco de sementes em um recipiente com água limpa.
  • Secar as sementes e depois colocá-las na geladeira, onde ficarão até o plantio.
Depois que as sementes de tomate cereja passarem por todos esses estágios, você pode começar a semear no chão.

Como semear tomates

A fim de obter uma boa colheita de tomate cereja, o seu cultivo e especialmente a sementeira devem ser realizados de acordo com regras bastante simples. A semeadura começa com o fato de que na superfície do solo são feitos pequenos sulcos com profundidade de um centímetro e meio.

As sementes são preferíveis para plantar em ordem escalonada, com uma distância entre plantas de 50 a 60 centímetros.A colocação rara ou muito frequente pode levar a uma redução acentuada no rendimento. Depois disso, os poços devem ser polvilhados com terra e regados. Para evitar a erosão do solo, você pode usar uma pistola de pulverização.

O rápido aumento das sementes será facilitado por uma temperatura de +26 ... +27 ° C e iluminação de pelo menos dez horas por dia. Neste momento, o solo deve ser regado com muito cuidado e somente se ele começar a secar. Isso dura de 20 a 25 dias, até que algumas dessas folhas apareçam.

Cuidado na estufa

Para jardineiros iniciantes, a questão de como cuidar dos tomates cereja é bastante aguda. Cuidados para tomates começa com a organização da rega correta.

Essa variedade não tolera a seca, portanto, com a ausência prolongada de umidade, os frutos começam a rachar e a se deteriorar. Isso significa que as plantas devem ser regadas diariamente. Mas com isso, você precisa monitorar o nível de umidade, porque, devido à sua superabundância, os arbustos gradualmente começam a se deteriorar.

Além disso, as cerejas precisam amarrar, porque devido à sua própria gravidade, os tomates que crescem em um galho podem quebrá-lo e cair no chão.

Voce sabe O peso do menor tomate cereja não excede 10 gramas.

Características de cuidado para sementes semeadas

Cuidados para sementes semeadas inclui:

  • Regar o solo com água morna, imediatamente após o plantio das sementes (um procedimento tão simples promoverá uma melhor germinação).
  • O desbaste brota depois de atingir 5-6 centímetros de altura. Se nem todas as sementes tiverem ascendido, o procedimento deve ser adiado.
  • Afrouxamento regular do solo, para acessar o ar para as sementes.
  • Cubra top periódico com fertilizantes minerais complexos (uma vez por semana).

Como cuidar de mudas

Na pergunta "Como cultivar e cuidar de tomates cereja após o plantio?", A ênfase principal deve ser em regar e controlar a temperatura. Particular atenção deve ser dada a isso durante as primeiras três semanas após a emergência. A temperatura diária deve ser +16 ... +18 ° C, e a temperatura da noite deve ser +13 ... +15 ° C. Essa retirada deve continuar até o momento em que uma segunda folha apareça no germe.

Para a prevenção e tratamento de doenças de tomate, use fungicidas: Abiga-Pico, Fundazol, Tito, Fitosporina-M, Quadrice, Skor, Alirin-B, Strobi.

Polvilhe as mudas de tomate cereja logo abaixo da raiz com água morna, a temperatura deve ser de +20 ° C. Além disso, as plantas devem receber luz suficiente. Juntamente com isso, é necessário realizar a aeração regular da estufa.

A fim de crescer um arbusto forte de tomates cereja, especialmente variedades "Fingers", é necessário aparar a parte superior da planta. Depois que as folhas inferiores das folhas inferiores se tornarem brotos, você precisará deixar apenas as duas primeiras e remover as inferiores. Devido a isso, a planta irá formar 2 brotos, que podem então ser amarrados à treliça.

Regras para cuidar de tomates adultos

O cuidado com tomates maduros é reduzido aos seguintes procedimentos:

  • Após o desenvolvimento da quinta folha atual, os tomates cereja são transferidos para um novo regime de irrigação. Agora o solo é umedecido 3-4 vezes por semana. O principal é o monitoramento regular do balanço de umidade.
  • Cada 10-12 dias é necessário executar o enfeite superior de tomates, alternando fertilizadores minerais e orgânicos. Só não exagere, porque uma grande concentração de nutrientes no solo pode levar a um rápido crescimento da massa verde, o que impedirá a formação de novos frutos.
  • Como o solo se instala sob a planta, é necessário derramar gradualmente uma camada de substrato fresco.
  • Para garantir uma melhor polinização, 2-3 vezes por semana agitar suavemente as plantas com flores.

Separadamente é necessário dizer sobre os tomates de cereja de pasynkovaniya. Na formação de arbustos altos. Para fazer isso, você deve quebrar manualmente o enteado, deixando apenas um coto na altura de 1,5-2 centímetros. Isso estimulará o crescimento dos brotos principais e aumentará o rendimento geral do mato.

Depois que a planta formou a maioria dos ovários, você deve apertar o topo da haste principal e cortar as escovas de floração. Pasynkovanie corretamente conduzido causará o rápido amadurecimento da fruta. Assim, a questão de como apadrinhar tomates cereja pode ser considerada fechada.

Os tomates na estufa estão sujeitos a pragas e doenças?

Pragas e doenças causam muitos problemas no cultivo de tomates em estufas. Além de pragas de insetos, vários microrganismos - patógenos - causam grande dano aos tomates. Por classe, todos os agentes causadores de doenças do tomate podem ser divididos em fúngicos, virais e bacterianos.

Insetos-praga, juntamente com esporos de fungos e bactérias, vivem dos elementos da construção da estufa, no solo e nos resíduos da planta seca.Para evitar o surgimento e disseminação de pragas e doenças, o seguinte conjunto de medidas é aplicado:

  • Tomates cereja não pousam perto de batatas.
  • Em uma estufa você pode cultivar diversas variedades de tomate.
  • Ao trabalhar com plantas em estufa, devem ser observadas medidas higiénicas simples: lavagem regular das mãos com sabão, processamento de inventário (pás, mangueiras, colheres, etc.).
Importante! Para evitar o surgimento de várias doenças, as mudas de tomates altos imediatamente após o plantio devem ser tratadas com "Hom".

Colheita

Colheita de tomates é realizada imediatamente após a maturação. Durante este período, eles têm as melhores qualidades de sabor. É conveniente coletar tomates cereja com pincéis inteiros. Para fazer isso, você precisa cortá-los com cuidado e, em seguida, eles saem um de cada vez do próprio pincel.

Você também pode escolher tomates verdes, que são empilhados em uma caixa de papelão. Cada camada é cercada com um jornal comum, após o que a caixa é colocada em um lugar escuro, onde os tomates amadurecem.

Importante! Na caixa, os tomates amadurecem muito pior do que no jardim.

Tomate cereja é uma excelente escolha para iniciantes, bem como para agricultores experientes. A variedade de variedades e suas qualidades de sabor não deixam ninguém indiferente.Tente cultivar esses tomates em seu site e você certamente ficará satisfeito com o resultado.

Assista ao vídeo: COMO PLANTAR TOMATE CEREJA EM VASO (INÍCIO,MEIO,FIM)

Pin
Send
Share
Send