Cada florista, que cultiva figos, quero ver lindas árvores ramificadas e até troncos intrincadamente entrelaçados.
Mas nem todo mundo sabe como formar um ficus em casa.
Além disso, essas plantas crescem apenas para cima e, sem ajuda humana, a magnífica coroa não se desenvolverá. Sobre os métodos e regras para criar uma coroa verde densa, vamos conversar.
- Descrição e características da cultura
- Métodos de formação de coroa
- Comum
- Incomum (tecelagem, grade circular, modelagem de uma árvore simulada)
- Como formar um ficus de borracha em casa
- Sem ficus aparado
- Com aparamento
- Regras básicas para cuidar do ficus
Descrição e características da cultura
De todas as plantas em vasos, as figueiras de borracha destacam-se pela sua popularidade e tamanho impressionante. Externamente, eles representam uma cultura simples, com brotos rústicos e grandes folhas verde-escuras de formato elíptico.
Uma característica da planta é a sua unicelularidade e a ausência de ramos esqueléticos. A árvore se estende rapidamente para cima, liberando-se alternadamente à medida que a folhagem cresce, o que no início do desenvolvimento tem um tom avermelhado-vinho. Com o tempo, as placas foliares atingem 30 cm de comprimento e o tronco fica marrom-acinzentado. Na natureza, as plantas florescem, após o que formam pequenas frutas globosas não comestíveis.
Nas condições do ambiente, é quase impossível alcançar a brotação, e não vale a pena, pois as flores não têm valor especial.
Toda a beleza da planta está na folhagem. No cultivo em casa, os ficus podem atingir uma altura de 10 metros. Na área eles são 3-4 vezes maiores, além disso, ao longo do tempo, o tronco libera raízes aéreas altamente desenvolvidas, que rapidamente atingem o solo e criam raízes.
Se a planta da casa for cortada a tempo, desenvolverá um tronco poderoso e uma coroa esférica. Uma característica específica da flor é que seus ramos começam a crescer a partir dos rins, que são axilares e apicais.
Estes últimos são caracterizados pelo crescimento intensivo, que é devido à concentração dos hormônios da cultura na zona superior do tronco.Portanto, se você não interferir nesse processo, a fuga se estenderá até o teto, farfalhando e perdendo a folhagem de baixo.
Métodos de formação de coroa
Cuidar de uma estatueta de borracha em casa deve necessariamente incluir a formação da coroa. E isso é feito não apenas pela poda habitual de ramos, mas também por outros métodos interessantes, sem a participação de uma tesoura.
À primeira vista, parece que o processo não requer habilidades e conhecimentos adicionais, de fato, todos os itens acima precisam de mais talento e paciência. Vamos dar uma olhada nos detalhes de como fazer a ramificação do ficus.
Comum
Qualquer trabalho destinado a desenvolver ramos laterais de plantas utilizando tecnologias convencionais deve ser realizado de fevereiro a julho.Se você ignorar esta regra, uma planta pode ter força suficiente para desenvolver um único tiro, o ficus crescerá em apenas uma direção.
O método consiste em brotos prischipke apicais de jovens ficus. Experimentos com amostras antigas podem resultar no fato de que você os mata, já que é muito difícil acordar os botões para dormir. Assim, a partir do tronco retilíneo, você pode criar um arbusto. Por seu arredondamento uniforme, os floricultores são aconselhados a expor ao sol com lados diferentes, girando periodicamente a panela.
Alguns artesãos recorrem a usar Citocininas - hormônios que retardam o processo de envelhecimento do organismo vegetal e sem a remoção do rim apical estimula o desenvolvimento de seus ramos laterais.
Este método é muito eficaz, porque durante o processamento as substâncias hormonais não retêm processos deciduous, devido a que a zona mais baixa da flor permanece coberta da folhagem.
Você pode fazer sem meios adicionais, dobrando um tronco fino em um arco para que sua ponta seja direcionada para baixo.Em seguida, as hormonas de crescimento acumulado na parte superior da curva, e gomos laterais germinados. A desvantagem deste método é o de retardar o desenvolvimento dos caules.
Outra maneira eficaz de fazer um galho de árvore - podar a casca acima do rim.
Botânicos chamam de tecnologia kerbovkoy e são aconselhados a fazer cortes profundos e largos no caule lignificado inferior.
Incomum (tecelagem, grade circular, modelagem de uma árvore simulada)
Às vezes belas figos talos plexo por produtores, são de tirar o fôlego. Acontece que você pode criar obras-primas semelhantes, mesmo em casa.
Para fazer ficusAntes de tudo, é necessário plantar em uma panela um número de brotos igualmente desenvolvidos de até 15 cm de comprimento, e seus dois brotos ao lado serão uma espiral maravilhosa, dos quais três - um espeto, de quatro ou mais - uma estrutura incomum. É importante prever locais onde se formam espessamentos no futuro e deixar folgas, além de arrancar os ramos laterais.
Para obter cerca plana, as plantas são plantadas a uma certa distância em uma única linha. E quando as hastes atingem a altura desejada, elas são unidas por fixadores especiais ou um fio convencional, uma fita de polietileno. E à medida que o crescimento cresce, a compressão é levemente enfraquecida, de modo que cicatrizes não estéticas não se formam no córtex.
Para acelerar o processo, os especialistas aconselham nitidamente a junção dos brotos para cortar a casca e obter uma espécie de vacina.
Uma grade circular será obtida se você plantar plantas jovens em um círculo. Para receber o barril na forma de uma mola esticada, uma cavilha é inserida no centro da panela e hastes flexíveis são enroladas em torno dela, removendo os ramos laterais conforme necessário.
O pico da perfeição pode ser chamado de formato das fichas enroladas ao redor da coluna de musgo (coco). Sua base úmida alimenta constantemente a planta, estimulando o crescimento das raízes aéreas. Isso promove o entrelaçamento intensivo e a fusão de germes.
Se esses procedimentos lhe parecerem muito trabalhosos, você pode experimentar a criação da forma do caule. Para isso, em uma flor jovem, é necessário beliscar o botão apical após atingir a altura desejada. Normalmente, no caso de espécimes ao ar livre, isso é feito em um nível de 1 metro. Os ramos laterais são cortados de tal maneira que o corte é passado sobre o rim de costas para a casca.
Mas este não é o limite das fantasias dos cultivadores de flores: uma forma única pode ser criada a partir de um alto ficus, formando um caule de várias camadas. Para fazer isso, primeiro remova o ponto de crescimento, condicionalmente divida o tronco em várias partes e dê a elas uma forma arredondada. As lacunas entre os níveis são eliminadas de todos os ramos e folhagens.
Como formar um ficus de borracha em casa
Seja qual for a tecnologia que você escolher para a sua árvore-da-borracha, para não destruí-lo, é importante saber como formar uma coroa, você pode escolher qual a foto na internet ou revistas, livros. Além disso, você precisa seguir estritamente as regras, que podem ser divididas condicionalmente em vários grupos. Vamos considerar cada um em detalhes.
Sem ficus aparado
Se você estimular o crescimento dos ramos laterais com produtos especiais, iluminação e outras complexidades, é importante ter em conta:
- O crescimento dos ramos do ficus pode ser regulado pela manipulação com o pote e diretamente com a própria planta. O princípio de todos os procedimentos é reduzido para dar aos brotos uma posição ereta.
- Estiveram no crescimento do rim vai subir se o recipiente com uma flor para inclinar para que o futuro escapa olhando para cima.
- Um galho inclinado horizontalmente aumentará suas ramificações na zona superior.
- O caule caído desenvolverá ativamente os ramos laterais, além de fortalecer o tronco.
- cópias frente e verso brotar, por outro lado, se eles estão a implementar tronco nu ao sol.
- Ficus de várias camadas, muito mais rápido, podem ser obtidos com o plantio em um recipiente de diferentes alturas.
- Acelere a aparência da coroa arredondada da figueira com lâmpadas de luz do dia adicionais.
- Para tecido troncos uniformemente acumularam uma tampa verde, o vaso deve ser periodicamente rodado para lados diferentes do sol.
- Com umidade suficiente na sala, o ficus é permitido ar raízes. Eles não são removidos, mas enviados para o solo.
- Entre citocininas reputação impecável de preparações "kartolin" (pode ser rotulado com 2 ou 4), "benziladenina", "zeatina". É importante usá-los, seguindo claramente as instruções anexas.
Com aparamento
Existem nuances na formação de fichas com a ajuda de ferramentas:
- Se você criar uma seção coroa espessa do broto terminal deve ocorrer no nível de 10-15 cm do chão. Você não pode deixar mais de 4 folhas.
- A picada dos rins laterais é realizada apenas em espécimes virados da casca. Caso contrário, os brotos jovens engrossarão muito a coroa.
- Todas as seções devem ser limpas com um pano úmido até que o isolamento do suco leitoso pare. Então é tratado com pó de carvão.
- Com o aumento da densidade da coroa, uma parte dos ramos, que são direcionados para o tronco central, é cortada.
- O kerbovka é realizado com um instrumento afiado (de preferência com uma lâmina ou com um bisturi).
- Incisões feitas corretamente da casca parecem arqueadas, tipo telhado ou transversais. Se você remover uma parte da casca acima do rim, faça esse procedimento recortando um retângulo, triângulo ou crescente.
- Se você tem uma tarefa para consertar a forma incorreta da árvore ou formar certo número, então é necessário recorrer à vacinação. O método é realizado por transplante de uma planta para outra, é muito trabalhoso e nem sempre efetivo. O motivo é o suco de lactato que é extraído das seções de ambas as partes, o que impede que as fichas cresçam juntas.
- Depois de cortes não devem ser tocos, este é um ambiente favorável para a formação de fungos.
Regras básicas para cuidar do ficus
Depois de descobrir como aparar o ficus, vamos nos debruçar sobre as sutilezas de seu conteúdo após as manipulações. Afinal, qualquer interferência, e ainda mais com a participação de um podador, é um forte estresse para a flor. O florista deve ajudá-lo a adaptar-se e desenvolver-se adequadamente.
É importante não permitir que o coma de terra seque no pote. Determine quando precisar de rega, mergulhando um dedo no substrato: se sentir umidade ao nível da primeira falange, pode esperar. Em todos os outros casos, a flor deve ser umedecida.
Em um mês, e em caso de inibição do desenvolvimento - após 3 semanas, a fertilização com fertilizantes contendo nitrogênio será necessária. Muito útil será uma mistura de cinza de madeira, verbasco e decocção de urtiga. Entre os fundos comprados são recomendados "Ideal", "Humisol", "Ficus".
Uma árvore altamente ramificada deve ser transplantada em um vaso que seja mais largo que o anterior por 3-4 cm.O procedimento é organizado não antes de 14 dias após o corte de cabelo, e ao planejar a formação adicional de fustes em múltiplas camadas, é possível fazer a atualização da camada superior da terra.É impossível prever antecipadamente a forma de um figo com fenda de borracha. Mesmo com uma execução livre de erros de todas as manipulações necessárias, nada pode acontecer, então esteja pronto para novas tentativas.