Como lidar com sarna em maçãs

Pin
Send
Share
Send

A sarna é uma doença bastante comum que pode afetar macieiras. Lidar com tal doença o aldeão é bastante difícil, mas possível. No artigo, forneceremos conselhos eficazes e recomendações práticas para jardineiros experientes que darão conhecimento sobre como se livrar de sarna em macieiras.

  • O que é perigoso e de onde vem?
  • Sinais de aparência
  • Prevenção
    • No outono
    • Na primavera
  • Como lutar
    • Remédios populares
    • Produtos químicos
  • Variedades Sustentáveis

O que é perigoso e de onde vem?

Da sarna da macieira, as árvores morrem muito raramente, mas o rendimento sempre sofre muito. Frutas são deformadas, tornam-se pequenas. Os elementos nutricionais e vitaminas neles praticamente não permanecem. O que podemos dizer sobre o sabor e o grau de preservação? As macieiras não toleram as geadas do inverno e as árvores perdem a atratividade.

O agente causador desta doença é o cogumelo marsupial. É comum em climas temperados, especialmente como uma primavera úmida e fresca, já que tais condições permitem o desenvolvimento de disputas. Os rendimentos nas árvores frutíferas afetadas diminuem visivelmente, o desenvolvimento dos frutos é desigual.É importante que as maçãs percam as suas qualidades gustativas não apenas no ano em curso, mas também nos próximos 2-3 anos.

Importante! Esporos de crostas toleram condições desfavoráveis. Eles podem permanecer viáveis ​​até a próxima estação, sendo durante o período de inverno na superfície das folhas caídas e escamas renais.

Sinais de aparência

As folhas superiores mais jovens são as mais facilmente afetadas. Geralmente isso acontece no início de maio. Nas folhas, aparecem primeiros pontos de luz, que nem sempre podem ser vistos. Com o tempo, um revestimento marrom-oliva aveludado aparece na superfície desses pontos. Gradualmente afetado por pedicelos e ovários. A folhagem pode até murchar e cair. Diretamente nos frutos, a doença se manifesta sob a forma de manchas redondas escuras e endurecidas. O tecido das maçãs pode rachar.

Prevenção

Prevenção da doença deve começar no outono e continuar na primavera. O cuidado certo e mais importante e oportuno da fruticultura ajudará a prevenir a doença ou, em casos extremos, reduzirá significativamente seu impacto negativo.

Voce sabe A duração da sarna na Europa pode ser julgada a partir da pintura "Dinner at Emaus" de Caravaggio, escrita em 1601. A imagem mostra claramente a cesta de frutas.Na maçã, que é retratada lá, claramente visível dano característico da sarna.

No outono

É necessário iniciar medidas preventivas no período de outono. Primeiro de tudo, você deve raspar e remover todas as folhas caídas, ramos e frutos do site. Além disso, você pode limpar a casca das árvores, porque pode inverter o fungo. Tal casca precisará ser desinfetada com uma solução de sulfato de cobre ou cal. Mais tarde, é necessário cavar o solo basal para que os esporos não se desenvolvam em condições favoráveis.

Na primavera

É igualmente importante observar a agrotecnia adequada do cultivo da cultura de maçã. Considerando o fato de que os esporos das crostas se desenvolvem bem em condições de aumento da umidade e espessamento do jardim, as árvores precisam ser plantadas deliberadamente. As macieiras enferrujadas devem estar em um lugar onde uma quantidade suficiente de luz solar chega. De vez em quando, é necessário executar a limpeza sanitária de árvores de jardim.

Vale a pena notar que a quantidade excessiva de fertilizantes contribuiu para a árvore, ou vice-versa, a falta de fertilização, necessariamente afetará a propagação da doença.Como medida preventiva, é possível borrifar maçãs com o biogás "Agat-25K", é permitido fazer isto até durante a estação de crescimento. Você pode tratar o jardim com um líquido Bordeaux (1%), mas isso deve ser feito antes que os botões sejam dissolvidos. Se necessário, tal procedimento pode ser repetido após as flores de maçã.

Como lutar

Caso a sarna tenha aparecido na macieira, você precisa saber como combatê-la.

Remédios populares

O processamento de maçãs da sarna pode ser feito usando métodos folclóricos:

  • Solução de mostarda. Isso significa que você pode processar as árvores do jardim várias vezes ao ano: durante o cone verde, durante o processo de brotamento, antes que a árvore comece a dar frutos, e assim que a frutificação começar. Para fazer uma solução de mostarda você precisa de 80 g de mostarda em pó por 1 balde de água.
  • Solução salina. Este remédio para sarna em macieiras é bastante eficaz. O fato é que o sal é capaz de empurrar de volta o começo da vegetação de macieiras, em conexão com o qual é menos afetado pela sarna. A pulverização de árvores deve ser feita no início da primavera, enquanto a árvore ainda está em repouso. Para 1 balde de água, tome 1 kg de sal.
  • Infusão de cavalinha. Tal infusão ajudará, se você usá-lo depois que as folhas forem dissolvidas. É antes uma medida preventiva. O balde deve ser preenchido com uma cavalinha de campo 1/3, adicionar água a ele e insistir por três dias.
Voce sabe Maçã madura suculenta tem em sua composição ferro, que é capaz de elevar a hemoglobina no sangue. Também existem sais de magnésio e potássio, que são necessários para o funcionamento normal do músculo cardíaco.

Produtos químicos

Os produtos químicos da sarna da macieira são selecionados dependendo da estação. Por exemplo, antes do inverno e início da primavera, venenos mais fortes são usados, mas depois da floração e durante o período em que o jardim é frutífero, preparações suaves devem ser usadas.

  • No outono, logo após as folhas caírem e os frutos serem colhidos, é necessário pulverizar as macieiras com uma solução de sulfato de cobre, com base no cálculo para 1 litro de água - 3-5 g de sulfato de cobre.
Os métodos de combate a pulgões, formigas, besouro do Colorado, ervas daninhas, mosca da cebola, mosca da cenoura, lesmas às vezes não são inferiores em eficiência química, e o dano é trazido em menos tempo.
  • Início da primavera, é necessário antes que os rins comecem a despertar, é necessário tratar macieiras com uma mistura de Bordéus (3%). Se as árvores não feriram a crosta, então, como profilático, elas podem ser pulverizadas uma vez por três anos.
  • Aproximadamente 2-3 semanas após a flor de maçã, eles precisam usar fungicidas mais macios. Estes incluem "Horus", "Rajok", "Skor".
  • Dado que a sarna é capaz de se acostumar com para a mesma substância activa, os fungicidas necessitam de ser alternados. Também são adequados "Strobi", "Zircon", "Cuprazan", "Phytolavin" e muitos outros.
  • Entre outras coisas, o solo sob as macieiras no outono pode ser derramado com uma solução a 10% de nitrato de amónio ou ureia.
Importante! A árvore frutífera estará menos exposta a doenças fúngicas se tiver fósforo e potássio suficientes e se não houver excedente de nitrogênio.

Variedades Sustentáveis

Uma boa opção, que ajudará a evitar problemas como sarna, será a seleção e o plantio de uma variedade sustentável. Mas aqui deve ser lembrado que uma variedade em diferentes condições climáticas pode se comportar de maneira diferente. Existem variedades que geralmente não são afetadas pela sarna. Há também aqueles que são fracamente expostos. E há aqueles que estão quase sempre doentes com uma doença tão desagradável.

  • macieiras que são completamente resistentes à verrugose, "Jonathan", "Ligol", "Pepino açafrão", "águias" e assim por diante ..
  • Variedades que estão sujeitas a enfermidade, em casos raros, "Orlik", "Welsy", "Antonovka ouro", "Mleevskaya Beleza", "Lobo", "Anis escarlate", "Reinette Kursk" e assim por diante.
  • A Apple, que é muito suscetível a sarna, "Papirovka", "Snow Calvillo", "Melba", "Reinette Semerenko", "Borovinka" e outros.
Aparentemente, é bem real lutar com a sarna. Possuindo essas informações, você pode proteger seu pomar de uma doença desagradável e coletar anualmente uma colheita rica e deliciosa.
Um problema com o cultivo de macieiras pode se tornar pulgão e formiga, mariposa da macieira, sarna, rolo de folha, mariposa.

Assista ao vídeo: Vinagre de maçã para eliminar eczema, psoríase e outras doenças de pele

Pin
Send
Share
Send