Mesmo os agricultores experientes podem enfrentar esses problemas, como as folhas amareladas de tomates que estão na estufa. As razões para isso são completamente diferentes. É muito importante identificar a origem do problema a tempo de encontrar uma solução e permitir que o tomate cresça e se desenvolva. Descobriremos por que as folhas ficam amarelas dos tomates plantados em uma estufa e determinaremos as possíveis maneiras de resolver esse problema.
- Não cumprimento dos prazos
- Por que folhas amarelas de tomates na estufa, danos às raízes durante o transplante
- O aparecimento de pragas de tomate na estufa
- Rega irregular de tomates na estufa
- Falta de minerais
- A derrota da doença de tomate
Não cumprimento dos prazos
A razão pela qual as folhas ficam amareladas nos tomates pode ser o não cumprimento das regras básicas do transplante. Aqui, o volume de terra não é suficiente, ou as mudas foram tomadas muito crescidas.
Transplante de mudas de tomate em uma estufa, você precisa ter certeza de que seu sistema radicular não forma um caroço, caso contrário, a planta irá desaparecer rapidamente. A razão para este fenômeno geralmente é que as mudas de tomate tinham muito pouco espaço no recipiente, elas cresceram e, portanto, gradualmente começaram a morrer.
Enquanto a cultura estava no vaso, era invisível, mas na estufa, após o plantio, junto com as raízes, o processo de morrer e as folhas começam. Para evitar esse problema, você precisa se certificar de que as mudas não se acumulam no recipiente.
Por que folhas amarelas de tomates na estufa, danos às raízes durante o transplante
A razão pela qual os tomates ficam amarelos após um transplante também pode ser vários tipos de danos mecânicos ao sistema radicular.
Não deve causar agitação especial,porque a cultura acabará criando raízes, haverá raízes adicionais e, como resultado, a cor da folhagem se recuperará gradualmente.
O aparecimento de pragas de tomate na estufa
Folhas amarelas de tomates na estufa também por causa de pragas. No solo pode viver wireworms, nematóides e os ursos, que se alimentam das raízes da planta, em conseqüência do que eles causam danos a eles. Em tais casos, é necessário tomar medidas o mais rapidamente possível.
Rega irregular de tomates na estufa
Tomates na estufa folhas amarelas também por causa da irrigação imprópria, o que fazer sobre isto, contaremos além disso. Há uma série de requisitos que devem ser observados quando se cultivam tomates.
- Freqüência de umidade do solo. Tomates não gostam de rega diária. Mais abundante, mas raro, umedecimento do solo é preferível. A rega excessiva irá provocar a aparição do fungo no local.
- Método de rega. Se as folhas ficassem amarelas nas mudas de tomate, então era possível regar não sob o mato, mas nas folhas. Neste caso, eles necessariamente ficarão amarelos. É importante que a água irrigue o solo, mas não a folhagem.
- Nível de umidade na estufa. Ao decidir cultivar tomates em um ambiente interno, você precisa estar preparado para o fato de que precisa monitorar o indicador de umidade do ar. A evaporação em condições de estufa é muito mais lenta do que em terreno aberto e, portanto, a umidade será muito maior.
Falta de minerais
Outra razão pela qual as folhas de tomate amarelo ficam amarelas, pode haver uma falta habitual de oligoelementos, porque para o tomate este fator é muito importante.
- Falta de azoto. Plantas de tomate que sofrem de fome de nitrogênio, geralmente parecem fracas, as hastes são finas e as folhas são pequenas. Este problema pode ser resolvido adicionando adubo ou fertilizantes contendo nitrogênio ao solo. Se o estrume for usado, então deve ser diluído com água (1:10), e o tomate é regado com uma solução pronta.
- Deficiência de manganês. Se folhas amarelas de tomates devido à deficiência de manganês, o que fazer, contaremos além disso. Em tais plantas, as folhas adquirem uma cor amarela clara, inicialmente jovens folhetos sofrem, depois os mais velhos são afetados. Este problema pode ser resolvido fertilizando o solo com uma solução do verbasco (1:20), bem como a mistura de estrume (1:10), misturada com cinza.
A derrota da doença de tomate
No caso em que o sistema radicular do tomate não é danificado, as pragas não são observadas e o solo é suficientemente nutrido com minerais,a causa do amarelecimento da folhagem pode ser uma doença fúngica.
- Fusarium. A doença se manifesta nas folhas dos tomates na forma de uma mudança de cor e diminuição da elasticidade. Tal doença se espalha através de sementes infectadas ou implementos de jardinagem. Se o fungo se instala no solo, ele pode permanecer nele por muito tempo. Condições ideais para a sua existência são o excedente de alta temperatura e umidade devido à rega abundante diária. A fusariose pode se manifestar em qualquer estágio do crescimento do tomateiro. Acontece que as folhas inferiores ficam amarelas, não só em plantas adultas, mas também em mudas de tomate. A razão para isso é o mesmo fungo. Se a muda de tomate ou de uma planta adulta ficou amarela, então a resposta para a pergunta sobre o que fazer será o uso de vários tipos de drogas antifúngicas. O melhor a fazer é "Trichodermin" e "Previcur".
- Ferrugem tardia. Na folhagem, esta doença se manifesta como manchas marrons, que podem se mover gradualmente para os frutos. Para evitar esse problema, você precisa regar adequadamente a planta, não permitindo que a água entre nas folhas. Combate o fungo com Bordeaux, Tattu e Infinito.
É muito importante poder determiná-lo a tempo de tomar as medidas apropriadas no menor tempo possível e garantir, no futuro, alta qualidade e quantidade da colheita.