Espécies e variedades populares de corriola

Pin
Send
Share
Send

Em jardins, parques e jardineiros, muitas vezes é possível ver cercas, gazebos e paredes de casas cercadas por videiras verdes com flores grandes e brilhantes de tons suculentos semelhantes a pequenos gramofones. Esta é a glória da manhã, de outra forma, a fábrica é provavelmente uma das lianas de jardim mais comuns. Agora, existem cerca de meio milhar de espécies dessa planta, das quais os jardineiros usam cerca de 25.

  • Quamoxite
  • Cairo
  • Roxo
  • Três cores
  • Nilo
  • Hera
  • Céu azul
  • Batata
  • Floração lunar

Apesar do fato de que a glória de manhã nativo de regiões tropicais e subtropicais do mundo, é despretensioso e pode crescer em quaisquer condições meteorológicas. Ipomoea floresce de julho a outubro. Flores se abriram na parte da manhã, muitas vezes um dos primeiros, por isso, algumas espécies chamado glória da manhã - manhã glória. As flores abrem antes da segunda metade do dia, a cor da sua azul, branco, roxo, rosa, roxo escuro, roxo, caso de dois tons, às vezes ele muda ao longo do dia. Jardineiros estão constantemente recebendo novas tonalidades e cores de morning glory, trazendo novas variedades.

Quamoxite

Morning Glory kvamoklit (Quamoclit) está agora disponível como um subgênero em separado. É uma liana anual, nativa dos trópicos da América.O nome kvakomlit por um longo tempo foi sinônimo de glória da manhã e foi usado para classificar este tipo de vyunkov por muitos cientistas. Kvamoklit - uma das mais belas lianas de tecelagem, cresce até 5 m de comprimento, com folhas exuberantes e pequenas flores brilhantes de diferentes tonalidades.

Decore não só uma cama, mas também um gazebo ao lado da casa para ajudar perenes encaracolados: Actinidia, uvas Amur, glicínias, pecioladas hortênsia, uvas de menina, madressilva, clematis, rosa de escalada.

Os seguintes tipos deste subgênero pertencem a este subgênero:

  • Quaternário do Abate (Cardinal Morning Glory) é uma liana de um ano da América Central e do Sul. Ela cresce em média até um metro e meio. Ela tem luz verde deixa até 7 cm. Ela floresce de julho a meados de outono, as flores são intensamente vermelho (cor semelhante ao manto do cardinal).
  • Importante! Ao cultivar um Slomter quaterlyclot, deve-se levar em conta que esta espécie se multiplica apenas por sementes.
  • Plumper de cálcio (cipreste liana). O segundo nome vem da semelhança externa das folhas com agulhas de cipreste. Esta glória da manhã também veio da América do Sul e Central em 1629. Ela ventos, cresce rapidamente, atinge um comprimento de 5 m.As folhas são delicadas, verde claro, as flores são pequenas, não mais de 3 cm de diâmetro, têm uma forma de estrela pronunciada na forma aberta. Flor do final de julho a setembro. A cor principal da flor é vermelho-carmim, mas é encontrada em branco ou rosa. Sob o nome "Estrelas cintilantes" à venda, você pode encontrar uma mistura de sementes de plantas desses três tons.
  • Kvamoklit fogo-vermelho (estrela-beleza) vem das mesmas bordas que as anteriores. Difere de seus antecessores em uma forma inteira de folhas em forma de coração. A haste é fina, esticada até 3 m, com um mês de junho a julho. As flores são escarlate brilhante com um asteróide amarelo, até 1 cm de diâmetro. Infelizmente, no final de agosto, depois que as sementes amadurecem, as hastes do kamoklite secam, a liana perde toda a sua atratividade. A este respeito, kvoklolite vermelho ardente de folhas de hera se encaixa mais. Ele tem folhas bonitas, flores são maiores e o período de preservação decorativa é maior.
  • Calcita floculante (uma bandeira espanhola ou um convolvulus vestigial) foi cultivada desde 1841 e veio do sul do México. As hastes desta trepadeira são avermelhadas, retorcidas, crescem até 3 m, folhas em forma de coração, trilobadas.Flores em forma de gota, até 3 cm de comprimento, são coletadas em inflorescências verticais, cujo comprimento chega a 40 cm. Durante o florescimento, as flores mudam de cor: de vermelho para laranja e totalmente aberto para amarelo claro ou creme branco. Floresce de agosto e muitas vezes até a primeira geada.

Cairo

Ipomea Cairo (Ipomoea cairica) originalmente cresceu nos subtrópicos da Ásia, África e Austrália. Os brotos dessa espécie de glória geralmente se enroscam a uma altura de 5 m, os caules são lisos, arredondados, verdes e as raízes são tuberosas. As folhas são arredondadas, profundamente dissecadas. Flores brilhantes, vermelhas, brancas, roxas ou lilás, com até 6 cm de diâmetro, são coletadas em várias partes em caules curtos comuns. A liana cresce densamente, e nas brotações há apenas um grande número de flores espalhadas, isso transforma a planta em um tapete em flor. Flores de três meses - de julho a setembro. No outono, os tubérculos podem ser escavados e armazenados até a próxima estação em prateleiras ou em recipientes com substrato solto.

Leia as regras de cultivo de outras lianas para o seu site: tunberga, kampsisa, kobei, ervilha-de-cheiro, madressilva e madressilva, calisthe terry.

Roxo

Ipomea roxo (Ipomoea purpurea) é originário dos trópicos da América do Sul.Esta é também uma perene. Morning glory roxo pode crescer até um comprimento de 8 m e suas folhas e caule curto púberes. As folhas são arredondadas, em forma de coração, em hastes longas. O caule e folhas são de pêlo curto. Ipomoea purpurea flor tamanho de cerca de 7 cm, são recolhidos em feixes. Inicialmente, eles estavam roxos, mas agora os esforços de criadores também podem ser vermelho, rosa e até mesmo roxo escuro, mas sempre com uma borda branca. Floração começa em julho e continua até as primeiras geadas do outono. Em tempo claro, os gomos abrir no início da manhã, mas, antes do meio-dia fechado em dias nublados os botões permaneçam abertos mais tempo. Desde esta manhã glória é cultivada no início do século XVII, e todo esse tempo permaneceu atraente para jardineiros mais de seus criadores têm funcionado bem: a diversidade das suas variedades é grande o suficiente, e todos os anos há novidades. Amplamente conhecido por suas variedades são:

  • estrela Scarlet - flores de cereja com bordas brancas, flor é muito abundante;
  • Scarlett O'Hara - flores vermelhas;
  • vovô Otts - ricas flores roxas;
  • Sunrise Serenade - flores cor de rosa;
  • Via Láctea - as flores são brancas com listras cor de rosa;
  • Split Personality - flores cor de rosa;
  • Capricho - as flores são ricas em framboesa;
  • Cavaleiro Negro de Kniola - Flores castanhas escuras com base rosa.

Três cores

Ipomeo tricolor (Ipomoea tricolor) vem da selva da América. Esta é uma liana sinuosa com hastes ramificadas que se estende a uma altura de 4,5 a 5 m Folhas enrugadas, pecíolos longos, arredondados, alongados e longos. Flores com um diâmetro de até 10 cm, são montadas em soquetes para várias peças. Eles são azuis celestes com uma boca branca no início da floração, que dura um dia para cada flor, tornam-se rosa-púrpura no final. As flores abrem de manhã e ficam abertas até o meio dia (em algumas variedades até a noite), em um dia nublado pode ser aberto durante todo o dia. Desde ipomeya tricolor cultivada desde 1830, os criadores conseguiram trazer muitas subespécies e variedades interessantes. Agora amplamente utilizados são os seguintes:

  • A estrela azul - as flores são de um azul profundo com um centro branco;
  • Céu de verão;
  • Discos voadores - as flores são azuis brilhantes com pinceladas brancas indo de ponta a ponta;
  • Sinos de casamento;
  • Portões da pérola - Flores branco-leitosas com um centro amarelo;
  • Céu azul - as flores são azul-celeste ou violeta, o centro é branco com amarelo;
  • Azul celeste melhorado - tem mais flores, e as cores são mais saturadas;
  • Flare iridescente;
  • Cotovia
Voce sabe Existem vários tipos de glória da manhã, nas quais são encontradas substâncias psicoativas, em particular, ergins. Em 100 mg de sementes até 35 μg de ergina e 15 mg de seus derivados, eles são todos alcalóides de LSD e são semelhantes em seus efeitos, embora mais fracos. Os xamãs indianos usavam as sementes da ipoméia em suas práticas.

Nilo

Ipomeo Nil (Ipomoea nil) vem dos trópicos da Ásia. Uma planta perene é cultivada aqui como uma planta anual. Os caules desta trepadeira crescem rapidamente, crescem até 3 m, ramificam fortemente. As folhas são ovais ou cordadas, em hastes longas. Flores de até 10 cm de diâmetro, vermelho, roxo, azul, azul, rosa com um meio branco. O broto floresce um dia, abre no início da manhã e fica aberto até o meio dia. Floresce de julho a meados do outono. Esta liana é cultivada há muito tempo. Não se sabe onde e quando começou, mas no século VIII, a glória da manhã, o Nilo chegou ao Japão, originalmente como planta medicinal. E desde o início do século XVII, este convólvulo se tornou muito popular lá. Foram os japoneses que contribuíram enormemente para o desenvolvimento de variedades dessa trepadeira. Cada um deles difere em tamanho, balançando e colorindo botões, o tempo de floração e cuidados. As variedades adequadas ao nosso clima merecem atenção especial:

  • Uma série de variedades Early Call Mixed;
  • Serenata;
  • Chocolate;
  • Chamada da manhã.

Hera

A terra natal da Ipomea hera (Ipomea hederacea) é a América tropical. Seu nome é devido à semelhança com a hera. Esta é uma liana anual com um talo ramificado que se enrola, crescendo até 3 m, e as folhas são pontiagudas, triplas e alongadas. As flores atingem 5 cm de diâmetro, na maioria das vezes azuis com um rebordo branco, mas também são vermelhas, rosa ou bordô. Floresce do meio do verão até o final do outono. Os botões abrem de manhã cedo, murcham ao meio-dia e na manhã seguinte florescerão com novas flores.

Ipomoea Ivy-like culturalmente divorciada desde o início do século XVII, não é fortemente distribuída. Variedades de jardim foram extraídas, em que as flores são grandes, azuis ou roxas escuras com uma borda branca ou branca. A variedade Roman Candy recebeu folhas mosqueadas, verde-branco, flores de cerejeira com um meio branco.

Céu azul

Ipomoea Celeste Azul (Ipomoea Celeste Azul), refere-se à forma de três cores, vem do sul do México. Crescer como uma vinha anual, por um ano cresce até 3 m.

Importante! A glória da manhã do azul celestial, em particular seus caules e sementes, é venenosa.
As hastes são lisas, as folhas são largas o suficiente, em forma de coração.Os botões são muito bonitos: azul-celeste com um bocejo branco, grande - até 10 cm de diâmetro. A flor começa em julho e floresce até a primeira geada. Na Grã-Bretanha, onde essa variedade é muito popular, ele é chamado de glória da manhã (morning glory), uma vez que abre as suas papilas mais cedo do que as outras cores, e por sua vez o sol algumas vezes durante o dia. Liana diz respeito ao calor amoroso e luz exigindo, não pode ficar a estagnação de água é propagada por sementes, plantio é o melhor feito no início de maio.

Batata

Esta glória matinal é cultivada em todo o mundo: na América do Sul, China, Nova Zelândia, Polinésia, no Mediterrâneo e em muitos países da África. Mas não para fins decorativos. Ipomoea batata-doce (Ipomoea batatas) - uma planta valiosa comida com grandes tubérculos doces, é também chamado de batata-doce. Batata doce - uma planta trepadeira perene, as hastes são estendidos até 30 m, de modo grau alimentício caules devem ser periodicamente cortada, profundamente esculpida deixa grande, trifoliate ou cinco lóbulos com pontos afiados, forma muito bonita. Durante muito tempo, a batata-doce propagado vegetativamente, porque muitas variedades perderam a oportunidade de florescer, e as flores restantes pequeno,, cor branco-rosa-roxo em forma de funil, bonito como a maioria Ipomoea.

Voce sabe O nome "batata-doce" é tirado da língua de Arawak - os índios da América do Sul, de onde vem a própria planta.
Inicialmente, a batata-doce era cultivada como alimento, mas com o tempo, os decoradores de jardins chamavam a atenção para ela. Esta cipó foi cultivada para uma folhagem ampla, de até 150 mm, eficaz, balançando em estacas longas, que tem uma massa de tons: de amarelado e verde-claro a roxo-avermelhado e escuro. Existem variedades com folhas variegadas e manchas rosadas ou brancas na folha verde. Na maioria das vezes, essas variedades se combinam umas com as outras e com outros tipos de corriola, como visto na foto, para obter magníficas composições coloridas de flores e folhas de cores diferentes. Batata-doce decorativa nas nossas latitudes é cultivada como uma planta anual, propagada por tubérculos ou estacas. Esta planta que gosta de calor, muitas vezes jovens mudas são cultivadas na casa e, em seguida, transplantadas para o campo aberto.

Muitas variedades de comida são bastante decorativas, e em comida você pode usar não só tubérculos, mas também folhas com hastes. Algumas variedades de batata-doce produzem corantes naturais para sucos, geléias e outros produtos.

Floração lunar

Ipomea luni-floração (Ipomoea Noctiflora) vem da parte tropical da América, uma planta perene pertence a vinhas noturnas. Anteriormente, esta espécie destacou-se como um gênero independente, mas agora contado entre os dias de glória. Esta trepadeira espiralada e ramificada atinge 3 m de altura e os ramos podem esticar-se por 6 m de comprimento. As folhas são médias, em forma de coração, transformando-se em três dedos. Eles criam uma cobertura densa que não permite a passagem de luz e água. Flores com botões grandes até 15 cm de diâmetro branco, menos frequentemente branco e rosa, com um sabor agradável, forte, amêndoa-doce. Flores florescem perto do fim do dia ao pôr do sol, o botão abre com um algodão leve, floresce a noite toda e murcha pela manhã. Ela cresce rapidamente, o período de floração começa a partir do final de julho e até as primeiras geadas. Cultivado desde o final do século XVIII. Como esta é uma liana noturna, é boa para a decoração urbana de edifícios e locais visitados à noite.

Ela cresce bem em quase todos os solos nutrientes, embora prefira densas lamas úmidas. Para o crescimento, é necessário um bom suporte. Doenças e pragas são raras, respondem bem à rega e fertilização. Propagar ambas as sementes e camadas. Ipomei de qualquer uma das espécies listadas acima ficam bem nas paredes ao redor dos gazebos, nas janelas gradeadas e varandas, na entrada da casa. Esta maravilhosa planta irá decorar qualquer quintal ou jardim.

Assista ao vídeo: Não é uma Cannabis, mas uma Fuchsia conhecida como brinco-de-princesa

Pin
Send
Share
Send