Já se foram os dias em que os verdes nos jardins eram representados apenas com endro e salsa. A gama atual é muito mais ampla, e as variedades oferecidas nos mercados são capazes de satisfazer qualquer gourmet. Além disso, muitos deles podem ajudar no tratamento de várias doenças. Aprendemos mais sobre uma dessas plantas, prestando atenção à salada de endívia.
- Descrição
- Teor nutricional e calórico
- Composição quimica
- Qual é o uso?
- No tratamento
- Em cosmetologia
- Em dietética
- Uso culinário
- Danos e contra-indicações
Descrição
Uma planta valiosa veio da Índia, "transitar" pelo Mediterrâneo. Outro nome é chicória de salada.
Na verdade, é muito semelhante à salada, e essa semelhança é reforçada encaracolado deixa rica cor verde. Mas se você olhar mais de perto, verifica-se que o pequeno "design" diferente endívia da folha, além disso, eles não são tão ampla e separado, como uma salada.
Nos mercados, muitas vezes vêm representantes de duas variedades - crespo e de folhas largas. O tamanho médio (12 cm) kochanchiki, portanto, bastante suavemente comprimido e alocado o tom verde claro.
Muito mais raros são as folhas e as espigas das cores amarela, bordô e vermelha, indicando o pertencimento a variedades mais exóticas e puramente mediterrâneas.
As folhas são amargas. Talvez, portanto, essa cultura ainda não tenha se tornado massa em nossas latitudes. Complexidades também são adicionadas pelo cuidado original para tais plantações. Por outro lado, graças à sua composição, a endiva tem várias propriedades úteis.
Teor nutricional e calórico
As folhas cruas estão entre os alimentos de baixa caloria - em uma dose de 100 gramas, apenas 17 kcal. São apenas 1,19% da taxa diária. O mesmo número é:
- 3,4 g de gordura;
- 3,1 g de fibra dietética (principalmente celulose);
- 1,3 g de prote�a;
- apenas 0,2 g de gordura;
- 93,79 g de água.
Não é de admirar que a salada de chicória tente incluir no menu de dieta. Proporciona o máximo benefício com uma carga GI mínima, além de ser inofensivo para os tratos vasculares.
Composição quimica
Estas folhas diferem favoravelmente de outras hortaliças ricas em vitamina A. Além disso, elas são saturadas:
- vitaminas do grupo B; entre eles, notamos B1 (tiamina), ácido pantotênico (B5) e piridoxina (B6);
- vitamina C;
- minerais básicos (ferro, potássio, cobre, manganês);
- cálcio
- caroteno;
- fósforo;
- enxofre e cloro, que estão presentes como oligoelementos.
A lista é impressionante, mas há outro componente útil, a saber, a insulina. Seu conteúdo nas folhas não é muito grande, mas nas raízes a concentração chega a 55-60%. Para pessoas que sofrem de diabetes, isso pode ser uma ajuda significativa.
Qual é o uso?
A abundância de minerais e ácidos úteis expande significativamente o escopo dessa cultura. Além da gastronomia, é amplamente utilizado para perda de peso, em cosmetologia e como medicamento. Com o último "hypostasis" e comece.
No tratamento
As folhas são muitas vezes a base para várias decocções e tinturas, embora mesmo simples fresco deles tem propriedades curativas invejáveis. Todos estes compostos podem ser usados para tratar essas doenças:
- Anemia e hipertensão. O suco tonifica os vasos sanguíneos e normaliza o sangramento. Para melhor efeito, adicione a salsinha e o aipo prensados.
- Asma. Os ataques gradualmente vão dar em nada, se você misturar suco com suco de aipo e regularmente levar a mistura resultante.
- Glaucoma Misturando os ingredientes mencionados em partes iguais e adicionando um "mix" de espinafre e cenoura a eles, você restaurará a visão em alguns meses. E os truques diários únicos (não mais do que 180 ml) da prevenção excluirão a própria possibilidade de problemas de "olho".
- Diabetes Devido à insulina contida nas raízes, é possível reduzir significativamente o açúcar. Em alguns casos, a planta pode até mesmo substituir as injeções (é claro, se for aprovada pelo médico assistente).
- Obstipação Retina levemente digerível restaura a patência. Para fazer isso, basta comer algumas folhas, regadas com suco de cenoura.
- Estagnação da bile e "glitches" na secreção do fígado. Neste caso, o suco de endívia atua como um catalisador, o que acelera o processo de limpeza das passarelas. A enzima intibina é responsável por isso.
- Câncer A ingestão regular de suco reabastece a necessidade de vitamina A do corpo, o que impede o aparecimento de cânceres nos pulmões e no reto. Além disso, ele tem "medo" de blastomas e melanomas que surgem na cavidade oral e na bexiga.
Em cosmetologia
Cura "habilidades" desta variedade estão em plena utilização por cosmetologists. Isto é devido ao fato de que o suco em si é capaz de "dispersar" o sangue, melhorando assim o metabolismo e normalizando a nutrição da derme.
Além disso, um fluido semelhante aperta perfeitamente pequenas feridas, ajuda a combater a erupção, efetivamente remove a acne. O método de recepção pode diferir - depende do estado da saúde humana e, de fato, da natureza do problema cosmético.
Se o corpo estiver um pouco enfraquecido (por exemplo, por estresse), comece com o uso interno do suco. Para uma pessoa saudável, de repente confrontado com o aparecimento de espinhas ou acne, parar e um curso curto de "truques" ou compressas.
Em dietética
Nós já sabemos sobre o endivia de baixa caloria. Este fato possibilitou sua utilização em qualquer fase da dieta. Pode ser adicionado a saladas e acompanhamentos ou simplesmente "pedaço" como um prato separado. Nutricionistas apontam que a planta é bem absorvido pelo organismo, sob o princípio de "benefício máximo com danos mínimos." Portanto, não é - não "scoring" calorias estômago, este produto fornece sua fibra, que normaliza o seu trabalho.
By the way, 100 g desta salada contém 8% da norma diária desta fibra. Outra característica - a "aguado" folhas não só fornecer uma gama de nutrientes, mas também contribuir para uma maior excreção de fluido.
Tais argumentos são suficientes para incluir chicória de saladas no programa de dieta. O resultado será visível após 2-3 semanas.
Uso culinário
Gourmets estão familiarizados com a marca "amargura", que é famosa pela endívia. Para preparar pratos diferentes, todas as partes da planta são adequadas, como folhas e raízes. Mas há uma nuance sobre a qual vale a pena lembrar. As chamadas folhas externas (são as mais antigas) são consideradas as mais amargas, é melhor cortá-las de uma só vez - rebentando a nada.
Folhas jovens são usadas para fazer diferentes tipos de saladas. Para obter um sabor mais suave, eles são levemente temperados com uma mistura de azeite e suco de limão.
O prato resultante complementará perfeitamente a carne, assada na grelha ou "embrulhada" em papel alumínio. By the way, alguns substituí-lo com as mesmas folhas - com o processamento térmico prolongado, "amargura" vai embora.
Não é ruim e um prato lateral, complementando pratos de peixe. Mas a combinação com outros frutos do mar já é um amador (um pequeno amargor pode "derrubar" seu sabor delicado).
Visto endívia e vegetarianos, que o adicionam a sopas e caçarolas "verdes".Donas de casa experientes facilmente "deixam" as folhas para molhos ou curativos.
Danos e contra-indicações
Salada chicória, como você viu, traz muitos benefícios, mas em busca da eficiência, não se esqueça dos possíveis danos.
Estritamente falando, o risco de complicações é bastante pequeno. Com admissão moderada para qualquer finalidade (seja tratamento ou perda de peso), essa cultura não é capaz de causar danos significativos.
A alta concentração de vitamina A indica que a ingestão dessas folhas nos alimentos é incompatível com o fumo e o consumo de álcool.
Se você não se livrar de tais hábitos, você terá que pelo menos manter um intervalo mínimo de 6 horas ("antes" e "depois").Esta regra simples irá protegê-lo de consequências e complicações desagradáveis.
Você aprendeu o que é endiva e onde esta planta pode ser usada. Esperamos que os experimentos culinários (assim como outras formas de usá-lo) sejam beneficiados. Saúde e mais momentos "deliciosos" da vida!