Quando você conhece Tillandsia pela primeira vez, fica com a impressão de ter uma planta pintada diante de seus olhos. O fato é que a cultura tem uma bela forma rebelde de flores da cor original. Parece que o talo de sua flor é esculpido em papel colorido e pintado por um artista entusiasta. Tão incomum e espetacular que parece entre a vegetação caducifólia. O que é Tillandsia, como cultivá-lo e quais padrões de cuidado observar, abordaremos tudo isso neste artigo.
- Introdução a um visitante tropical
- Tipos de quarto
- Cuidados e condições na casa
- Iluminação
- Temperatura
- Rega e Umidade
- Alimentação
- Quando e como floresce
- Quando e como eu mudo
- Reprodução em casa
- Crianças
- Sementes
- Doenças e pragas: maneiras de lutar
Introdução a um visitante tropical
Tillandsia é um habitante luminoso e único da flora tropical, que representa a família das bromélias. Esta maravilhosa erva perene veio até nós dos trópicos e subtrópicos. Sua terra natal é a América.
A maioria dos Tillandsia não tem caules, mas em algumas espécies eles existem. Após a floração, a roseta de folhas da mãe morre, liberando novos rebentos antes dela.
Tipos de quarto
Infelizmente, nossas normas climáticas não agradaram a Tillandsia.Portanto, é necessário cultivá-lo em condições ambientes. E então, nem todas as espécies. Vamos listar os mais populares entre os floristas:
- Tillandscia Anita - um híbrido único que tem alta decoração. Folhas longas estreitas da variedade são pintadas em tons cinza-esverdeados. De particular interesse e atenção são as hastes de espigão originais, nas quais são colocadas flores azuis brilhantes de três pétalas, decoradas com delicadas brácteas cor-de-rosa. Após o murchar das flores, a orelha com brácteas ainda por muito tempo dá uma cultura de exotismo.
- Tillandsia atmosférico - um favorito dos floristas. Graças a essa cultura, sua própria casa pode se transformar em um pequeno canto tropical. A planta retira sua aparência extraordinária: não tem raízes para absorver a umidade do ar com a ajuda de escalas em brotos e folhas, e sua cinza-verde caules, 25-30 cm de comprimento, torcida e cascata pendurado.
- O tipo mais popular de espécies atmosféricas é Thillandsia Delgado, conhecido sob os nomes da barba do velho, cabelo de anjo, musgo espanhol. Tais nomes estão associados a associações que causam o surgimento da cultura: cabelos rebeldes, em vez de alfinetes, decorados com flores amarelas pálidas.Deve ser lembrado que, para um crescimento completo de uma variedade semelhante à espécie, o apoio necessário, ao longo do qual a cascata de caules descerá.
Cuidados e condições na casa
Thillandsia - ainda aquela pessoa caprichosa. O procedimento para o crescimento de um habitante tão extraordinário, prevê a criação na casa de um clima que seja o mais próximo possível do tropical. Mas debruçado sobre todos os hábitos e caprichos da cultura, respeitando as regras de cuidar dela em casa, você pode admirar o florescimento do favorito no segundo ano de sua vida.
Iluminação
A coisa mais importante no cuidado de Tillandsia é a escolha certa de lugar na casa. Cultura não gosta de luz solar direta. O canto ideal para ele no verão é o parapeito do norte no verão, e o oeste ou o leste no inverno. No verão, também pode ser colocado em um terraço de vidro ou varanda, se necessário pritenyat. Espécies atmosféricas são capazes de tolerar uma iluminação bastante fraca.
Temperatura
O regime de temperatura ideal na sala onde a cultura vive no verão é + 20-24 ° C, no inverno - + 18-20 ° C. Também vale a pena regularmente Ventile um quartoJá que um hóspede dos trópicos precisa de um influxo constante de ar fresco. Mas, no processo de aeração, certifique-se de que a planta não fique presa em um rascunho que afete negativamente sua atividade de vida. Não cumprimente a flor e os saltos de temperatura repentinos.
Rega e Umidade
O processo de rega e manutenção correctamente organizado numa sala com um nível de humidade necessário é a chave para o sucesso no processo de tratamento de Tillandsia. No entanto, ao organizar este processo, deve-se prestar atenção ao recursos varietaisporque cada espécie tem seus próprios caprichos.
- Cultura pote requer uma porção regular de umidade. Deve ser assegurado que o solo debaixo dele nunca seque. No verão, é aconselhável regar diretamente sob a saída da raiz. No inverno, a secagem fácil do solo é permitida.Além da rega, este aluno precisa de ser polvilhado com água todos os dias, excepto no período de floração.
- Ausência de raízes em espécies atmosféricas elimina a necessidade de regá-los. Tal Tillandsia deve ser regularmente pulverizado com água à temperatura ambiente. É aconselhável colocar perto deles paletes ou outros recipientes com água.
- Tipo Aspen aconselhados a mergulhar periodicamente em um recipiente de água. Especialmente em casos de desidratação, o que a planta lhe dirá folhas torcidas.
Alimentação
Escolha fertilizantes para Tillandsia muito fácil: isso é alimentar-se de orquídeas ou fertilizantes complexos para plantações de flores. A dosagem deve ajustar-se dependendo do tipo de flor: os potes recomendam-se a reduzir a dose especificada nas instruções em 2 vezes e epiphytic - em 4. No que diz respeito ao sorteio de fertilizantes, aconselha-se os cultivadores de flores experientes a fertilizar o aluno tropical a cada duas semanas no verão e na primavera.
Quando e como floresce
O período de floração do Tillandsia é julho-agosto. Em pedúnculos spicate-shaped formam-se pequenas flores brilhantes da forma tubular. A paleta de cores das flores é bastante manchada: rosa, amarelo, branco, azul, vermelho, roxo e outras cores. A cor elegante da flor iridescente é complementada pelas cores contrastantes das brácteas. A adesão inadequada às regras de cuidados pode levar ao fato de que seu animal de estimação não vai te agradar com flor. Mas no caso de um estudo cuidadoso de todos os seus caprichos no segundo ano, ela decorará sua casa com atraentes flores exóticas.
Quando e como eu mudo
Tillandsia, como regra, não precisa de transplante, pois após cada período de floração a cultura é "reencarnada": sua parte antiga morre e novos brotos nascem. Recomenda-se a transplantação de um arbusto a cada 2-3 anos e caso as suas raízes saiam através dos orifícios de água.A planta deve ser cuidadosamente removida da panela e colocada em um novo recipiente com um substrato pré-preparado.
Reprodução em casa
Reprodução de Tillandsia ocorre de forma vegetativa ou sementes.
Crianças
A reprodução da cultura por crianças é levada a cabo na primavera ou no verão. Para isso, os processos laterais, que chegam a 8 cm, estão nitidamente separados da tomada mãe, cujo corte é polvilhado com carvão picado. Mudas separadas imediatamente colocadas em um substrato preenchido com substrato, regularmente regadas e sombreadas.No caso do tillandsiya atmosférico, tudo é muito mais simples. Uma planta adulta simplesmente cortou qualquer tamanho de tiro e o amarrou ao suporte.
Sementes
Aqueles que querem cultivar Tillandsia a partir de sementes são aconselhados a comprar sementes em uma loja florística. Eles são semeados em um substrato úmido de turfa e areia. Neste caso, as sementes devem ser colocadas no topo do solo e cobrir a capacidade delas com um filme ou vidro. Após a inoculação, o recipiente é colocado em uma sala clarificada com temperatura de + 25 ° C. Aproximadamente em um mês ou uma vez e meia as sementes devem ascender.
Doenças e pragas: maneiras de lutar
Devido ao fato de que Tillandsia veio a nós dos trópicos, ela não tem medo de pragas locais e não sucumbe a doenças. No entanto, ela tem vários inimigos:
- Insetos (escudos, moscas brancas, pulgas). Eles atacam principalmente a planta após o transplante, quando ainda é bastante fraco, ou se não é mantido adequadamente. A primeira coisa a fazer com uma cultura infectada é lavá-la com água e sabão, depois secar e pulverizar com solução inseticida (Akmelik, Karbofos).
- O aparecimento de manchas escuras na folhagem e caules da planta fala de uma infecção fúngica. Superar este convidado não convidado ajudará a solução Fundazola.
- Folhas torcidas Tillandsia são um sinal de desidratação. Você precisa regar com cuidado.
- No caso de grandes flutuações de temperatura, a espessura pode rejeitar as folhas. A causa desse comportamento também pode ser a iluminação excessiva ou o decaimento do sistema radicular.
- Sobre a falta de luz, seu aluno relatará com folhas escuras, sobre seu excesso - pálido.
- Folhas marrons ou marrons são o resultado de rega excessiva.