Poda de árvores frutíferas é uma medida necessária. Seu objetivo - melhorar a planta, direcionar seu crescimento na direção certa e alcançar frutificação abundante. A poda de modo algum contradiz, mas muito pelo contrário - ela acompanha as leis da natureza, confiando nelas. Na verdade, isso é uma imitação de processos naturais, que é uma das medidas para cuidar de árvores de jardim cultivadas e não permite que eles corram soltos.
Graças a poda competente cada galho de árvore recebendo a quantidade certa de luz e seu próprio espaço, sem perturbar os outros. Também de corte é utilizada como uma medida terapêutica para várias doenças, em fim de vida, devido a processos naturais.
Finalmente, o corte de galhos mortos de idade, você perde a madeira de carga em excesso e deixe-a concentrar os seus esforços no crescimento e desenvolvimento, e ele próprio se livrar do perigo do rompimento de ramos secos, que podem cair na hora errada e lugar.
Neste artigo, vamos olhar para os tipos de poda árvores de fruto, aprendemos que é melhor para cortar - primavera ou no outono, verão ou inverno, bem como analisar o vídeo para iniciantes.
- Tipos de aparar
- Anti-Envelhecimento
- Formando
- Regulamentar
- Restaurativo
- Sanitário
- De suporte
- Determinantes e tempo de poda
- Na primavera
- No verão
- No outono
- No inverno
- O que fazer depois de aparar
Tipos de aparar
Podar um jardim é um procedimento de grande importância para a condição das plantas e a qualidade da cultura. Regula os processos metabólicos no interior da árvore, redistribuindo os recursos vitais e direcionando-os para as partes necessárias da árvore.
Juntamente com outros métodos agrotécnicos a poda leva ao equilíbrio de todas as partes da árvore:
- raízes;
- madeira;
- folhas;
- frutas.
No decorrer da existência, a árvore frutífera muda constantemente, cresce em velocidades diferentes em tempos diferentes, direcionando forças:
- para fortalecer o sistema radicular;
- para construir a massa verde;
- em crescimento intensivo;
- na floração e frutificação;
- proteção contra doenças;
- para se preparar para um período de tranquilidade e assim por diante.
Com base nos objetivos pretendidos, eles compartilham seis tipos de corte:
- Anti-Envelhecimento - elimina o envelhecimento e prolonga a vida.
- Formando - simula a aparência da coroa.
- Regulamentar - regula a frutificação.
- Restaurativo - traz partes da planta em tom.
- Sanitário - cura a árvore e alivia o excesso de peso.
- De suporte - Atualiza e recompensa com novas forças.
Anti-Envelhecimento
Depois que a árvore começa a dar frutos, depois de 2-3 anos é necessário encurtar ramos muito longos, que irá "acordar" os botões acessórios, limitar o crescimento dos ramos, formar a coroa, salvar a planta dos fragmentos mortos e dar-lhe a oportunidade de se tornar mais saudável. Esta medida também é aplicada se a atividade de floração diminuiu.
Além disso, tal evento irá melhorar significativamente a estética da aparência da árvore. A poda rejuvenescedora envolve a remoção de galhos espessos e caídos e brotos supérfluos de picles, a partir dos localizados em um local de sucesso, fazer ramificações esqueléticas e semi-esqueléticas.Tal procedimento pode ser realizado no outono e no final do inverno e início da primavera, aproximadamente a cada três anos.
Formando
Com a ajuda da modelagem, o jardineiro modela a aparência da árvore, a carga em sua parte esquelética, permitindo que a planta se desenvolva uniformemente.
Objetivos da formação de poda:
- aceleração de floração;
- maior rendimento;
- aparência de cuidados;
- assegurando o acesso uniforme do sol à coroa;
- aumento da resistência;
- facilidade de acesso aos ramos para colheita e aliciamento.
Formando poda - não é um evento único, com a ajuda desta técnica por vários anos a coroa de uma árvore é gradualmente formada colocando uniformemente ramos bem iluminados em toda a parte esquelética da árvore. Uma árvore adulta, que perdeu um ramo esquelético devido a ruptura, envelhecimento ou morte, ou um enxerto recém-vacinado, também pode ser necessária.
Regulamentar
Com a ajuda de regulagem trim retém a coroa já formada na forma desejada, ramos são fornecidos com iluminação uniforme, rebentos extra novos são removidos. Com sua ajuda, o horticultor observa o equilíbrio entre o crescimento e a produção de frutos e cria condições para a renovação da madeira e a intensidade do crescimento.
É realizado no final de fevereiro a abril, e também de agosto a setembro, é usado ativamente em jardins industriais.
Restaurativo
Se a planta por algum motivo sofreu, restaurá-lo para a possibilidade de um maior desenvolvimento ajudará a podar a recuperação. Com sua ajuda formar a coroa de tamanhos aceitáveis, alcançar um equilíbrio de suas partes constituintes, controlar o número de brotos em crescimento e melhorar a iluminação. Depois de tal intervenção, a coroa retorna cheia, torna-se capaz de crescer e dar frutos.
Durante o evento, galhos doentes e quebrados são removidos. Aplique também:
- às árvores feridas mecanicamente ou congeladas;
- se a árvore não foi cortada por um longo tempo e agora tem uma aparência bastante negligenciada;
- quando houve crescimento excessivo da copa, interferindo nas plantas vizinhas e dificultando a colheita e os cuidados necessários;
- se a luz se tornou difícil de romper ramos grossos da coroa e os ramos inferiores estão sofrendo uma deficiência de luz solar.
Sanitário
A poda sanitária é realizada como tratamento planejado e como uma ambulância. Como a maioria das medidas médicas, deve ser realizada quando necessário, quando a planta fica doente, adquiriu ramos murchados ou quebrados, ou os picou.
Isso é feito em qualquer época do ano, o único obstáculo é a geada, e o melhor momento é o começo do verão, quando a árvore está acordada. Regularmente e anualmente produzido guarnição sanitária irá melhorar a árvore, dar-lhe uma aparência decente, danificando a coroa, prevenir infecções infecciosas e fúngicas.
Deve ser lembrado que um procedimento excessivamente radical implicará conseqüências na forma de uma coroa muito espessa. Você também deve levar em conta a idade da árvore e seu tamanho.
De suporte
Poda de suporte é realizada regularmente durante a existência de plantas. Ajuda a apoiar o seu crescimento e saúde, bem como a frutificação, com os seguintes objetivos:
- não deixar os ramos crescentes além dos limites da coroa formada;
- conter a coroa em estado de permeabilidade ao sol;
- não permita a exposição de grandes ramos;
- livra os ramos esqueléticos dos novos rebentos que os flagelam;
- manter a saúde e tom da árvore para o crescimento ativo e frutificação estável.
Determinantes e tempo de poda
A carga principal do jardineiro está no momento em que as geadas já passaram e a vegetação ainda não começou, isto é, a partir do final de fevereiro e durante quase toda a primavera. Durante este período, não é mais necessário temer que a geada danifique a planta recém-cortada, nem perderá nutrientes junto com as partes cortadas.
Em alguns casos, a possibilidade de aparar até o período de floração é permitida.
No início da primavera é o momento em que as árvores frutíferas são cortadas. As primeiras "andorinhas" neste assunto são macieiras e, em geral, sementes. Kostochkovym começa um pouco depois.
Os fatores determinantes para este ou aquele tipo de poda são:
- raça de árvores;
- condição de plantações de frutas.
Macieiras - as culturas mais sustentáveis, menos afetadas por condições adversas. Com eles, o trabalho começa na recuperação, no rejuvenescimento e na correção, e termina.
Os ramos de maçãs e peras em geadas estão sujeitos a congelamento nas extremidades, é melhor para limpar esse tipo de dano mais perto do meio de maio.
Com cereja, cereja e ameixa, a abordagem principal é a seguinte:
- Uma cereja forte ou cereja deve ser cortada após a colheita;
- se a cereja estiver fraca, a circuncisão ajudará no inverno - isso estimulará o crescimento de novas brotações na primavera;
- Cortar a ameixa é recomendado no processo de colheita, ou no meio ou no final de junho.
Pinch atira no verão para salvar a força da planta para coisas mais importantes. A poda de outono de árvores frutíferas é sanitária.
Na primavera
Comece a cortar árvores frutíferas na primavera pode ser após as geadas subjacentes cair, mas será certo se o jardineiro aguarda o tempo, quando o fluxo de seiva está prestes a começar.
Este tempo é considerado o mais adequado, já que os tecidos da planta já estão preparados para os processos que estão prestes a começar a acontecer neles.O corte sob tais condições irá curar o mais rápido possível - é claro, se for produzido corretamente e processado corretamente. Se for necessário um procedimento formativo, é bem possível aguardar ou até mesmo gerenciar em um ano diferente.
Então, as regras básicas que devem ser seguidas por qualquer jardineiro:
- o mais cedo, quando você pode começar a cortar - a hora em que as geadas principais se foram, mas é melhor esperar o momento em que os sucos começam a se mover;
- corte acima do olho, crescendo a partir da coroa na direção externa, realizando-a de dentro para fora, suave e suave.
- os ramos esqueléticos com os quais o tronco continua permanecem mais tempo;
- as árvores fracas cortam curtas, deixando dois ou três olhos, os restos fortes de oito olhos e mais.
No verão
O conceito de "poda de verão" inclui várias técnicas realizadas com brotos verdes que não tiveram tempo de adquirir casca, com o objetivo de afinar a coroa para a luz do sol:
- beliscar - para que, dos brotos que acordaram, os brotos possam crescer, o que terá tempo de se preparar para o inverno;
- beliscar - para o desenvolvimento no ramo uterino de uma formação completa de madeira, o que ajudará a acelerar e melhorar a frutificação;
- detritos - para remover não-valor para a coroa de brotos, transferido facilmente e não requer tratamento;
- quebrando - uma técnica raramente executada para dar aos ramos em crescimento a direção necessária;
- aparar - obter um botão floral perto do começo da fuga no ano em que começou a crescer.
No outono
A poda de outono é realizada principalmente com fins sanitários; ou se a primavera for planejada para rejuvenescer a árvore, deixe os elos de proteção. Além disso, esta técnica é boa neste momento do ano para os muito velhos e mal negligenciadas macieiras. As árvores de colheita no outono começam então, quando as folhas caem.
Se rebentos anuais corte, geada pode danificar não só o lugar onde o corte, mas também um acervo considerável área ao redor, mas não é exatamente ser chamado de cura próspero.Tal árvore será dura durante o inverno, o que afetará negativamente os rins na primavera. O risco é maior quanto maior o jardim ao norte.
No entanto, se houve necessidade de poda sanitária, as considerações acima perdem sua relevância, as indicações da vida são importantes aqui, como se diz na medicina. A árvore da doença afetada deve ser tratada, para que a infecção não se espalhe ainda mais e, mais ainda, não passe para as plantas vizinhas. Em tais casos, as partes afetadas amputadas devem ser queimadas.
As árvores frutíferas não são muito boas para a poda de outono, e algumas podem morrer ou ficar muito doentes depois dela - por exemplo, ameixa, cereja ou pêra. Em mudas jovens, também não afeta bem.
No inverno
A poda de inverno é mais apropriada nas regiões do sul, onde as geadas são raras e os invernos são moderados. É bom porque:
- as plantas recebem menos estresse, pois estão em hibernação;
- os cortes feitos são mais precisos e qualitativos;
- ajuda que não há folhas, e todos os ramos são muito bem vistos.
Quando uma árvore é danificada devido a ventos fortes, formação de galhos ou severidade excessiva da neve e, além disso, ameaça a divisão ou quebra, o jardineiro não precisa perguntar se ela pode ser cortada. Você precisa apará-lo, mas você apenas tem que esperar pela primeira oportunidade, ou seja, reduzir ou não geada.
O que fazer depois de aparar
Qualquer circuncisão deixa uma superfície da ferida na qual a umidade evapora. É também, na verdade, um portão aberto para todos os tipos de infecções. Seções pequenas podem curar de forma independente, enquanto grandes áreas, com 2,5 cm de diâmetro, precisam ser tratadas.
Não importa o quão afiada seja a serra ou a serra de metal que foi feita a serrar, em qualquer caso, a superfície depois dela não será lisa, então ela precisa ser limpa com uma faca de jardim aguda. Depois disso - trate com uma ferramenta especial projetada para curar feridas; por exemplo, com um jardim ou tinta à base de óleo.
Você não pode usar quaisquer outras cores, para além do petróleo, - solventes, seu constituinte, o impacto negativo sobre a árvore, penetrando em seu tecido através de uma fatia fresca. Para aplicar o produto, use uma espátula, uma escova ou um nó cortado.
ferida Smeary começa a curar a partir das bordas, formando-os do rolo de vaca, que depois de processamento aumenta a uma velocidade de 2-3 cm por ano, em contraste com 1 cm de altura, se for não processado.
Seja qual for a manipulação da árvore não são realizadas, lembre-se que é um organismo vivo, que pode machucar se você não tem conhecimento suficiente. Você precisa conhecer os processos e as leis pelas quais desempenha suas funções vitais e, interferindo nelas, entender exatamente o que espera de sua intervenção. E uma árvore, como qualquer coisa viva, sempre agradecerá pelos cuidados e dotará uma rica colheita.