Pepper refere-se a culturas vegetais tradicionais que preenchem a dieta diária com substâncias úteis em qualquer época do ano. É por isso que durante todo o período quente do ano muitas pessoas tentam cultivá-lo em seu local de dacha. Numa época em que muito cuidado foi escrito sobre a planta no terreno, pouco se fala sobre os modos de germinar as sementes de pimenta e obter plântulas saudáveis.
É por isso que o cultivo de plantas viáveis e frutíferas para muitos compatriotas continua sendo um mistério, que no final resulta em uma colheita modesta e esforços desperdiçados. Hoje divulgaremos todos os segredos das mudas de qualidade em crescimento e nos familiarizaremos com as sutilezas básicas desse processo.
- Termos de semeadura
- Semeando regras [do que ruins sem preparação]
- Como acelerar o processo?
- Calibração
- Estimulação
- Brotando
- Semeando
- Melhores condições para mudas
Termos de semeadura
Os termos para semear a pimenta dependem estritamente de qual grupo de variedades pertence ao material de semeadura. Portanto, antes de semear as sementes é necessário conhecer suas características agronômicas. Na moderna camionagem, distinguir os seguintes tipos de variedades:
- super precoce (menos de 100 dias para o aparecimento de frutos maduros);
- cedo (dar frutos em média após 120 dias);
- amadurecimento médio (dar frutos maduros após 120-130 dias);
- tardia (a maturação dos frutos demora mais de 130 dias).
Devido ao fato de que a pimenta é uma planta que gosta de calor, todas as características climáticas da região precisam ser cuidadosamente levadas em conta antes da semeadura, uma vez que a planta não se desenvolve a uma temperatura abaixo de +20 ° C. Esta regra aplica-se às mudas, uma vez que as sementes de pimenta a baixa temperatura aumentam o suficiente e, em alguns casos, até morrem.
O período ideal de transplante em uma faixa moderada é o final de maio ou início de junho. Portanto, quando semear, devemos proceder do fato de que a esta altura as plantas devem passar pelo menos metade do período de vegetação e estar 100% prontas para a plena floração. A partir do acima exposto, o momento ideal para semear pimentas em mudas são:
- para variedades super longas - a primeira quinzena de abril (10-15 dias), um período favorável para o início será o final de março - início de abril, a porca amadurecida no meio até o meio de março;
- bem e variedades tardias Aceita-se a semear no início de março. Com estrita observância do descrito, na segunda quinzena de julho a sua mesa vai estourar com frutas perfumadas e brilhantes, e o período de colheita durará até a primeira quinzena de agosto. As datas descritas são aproximadas, já que além da estação de crescimento, você deve considerar quanto tempo leva para as sementes germinarem.
Para zonas climáticas mais frias ou quentes, esses termos serão ligeiramente diferentes. Neste caso, a seguinte regra deve ser usada: variedades super-precoces são semeadas em mudas 50 dias antes do desembarque em solo aberto, as precoces - 60-65, amadurecidas no meio - por 65-70 e depois - por 75-80 dias. Deve-se ter em mente que a temperatura média do ar durante o período de luz do dia não deve cair abaixo de +19 ° C, caso contrário, a pimenta pode morrer no campo aberto. Portanto, dependendo do tipo e da região climática, sementes de pimenta são semeadas mudas no período de início de fevereiro a início de maio.
Semeando regras [do que ruins sem preparação]
A maioria dos caminhoneiros na fase de mudas de fazer um monte de falhas fatais como broto de pimenta das sementes e obter plantas saudáveis bastante difícil. Isto leva ao fato de que a semente e esforço despendido em vão, e as plantas resultantes são na maioria dos casos morrem antes do transplante no campo aberto.
É por isso que muitos jardineiros desistir de germinação de sementes independente e gastar pesadamente em mudas acabados. Hoje, iremos detalhar o processo de germinação de sementes de pimenta, o que ajudará muitos não só economizar energia, mas também poupar dinheiro.
Assim, depois de ter decidido sobre o grau, é necessário descobrir qual o tipo a que pertence (na época de frutos maduros).Depois disso, é necessário determinar o período de calendário exato para a semeadura. Depois vem o processo de preparação preliminar da semente. Consiste principalmente na desinfecção de sementes.
O processo é realizado de várias maneiras:
- as sementes são envelhecidas por 20 minutos em uma solução aquosa de permanganato de potássio (manganês), após o que são imersas por 18 horas em um estimulador de crescimento de plantas especiais (Zirkon, Epin, etc.);
- as sementes são desinfetadas 20 minutos em uma solução a 2% de permanganato de potássio, e então mantidas por 6 horas em água de neve derretida ou em uma solução aquosa feita de suco de aloe.
Com o uso de sementes cauterizadas compradas, presas em uma cápsula, não é realizado o seu re-treinamento, uma vez que a semente é descontaminada e tratada com estimuladores de crescimento especiais na fábrica.
Como acelerar o processo?
A fim de melhorar a eficiência da germinação e a qualidade das mudas, as práticas agrícolas modernas são usadas de várias maneiras. Mas a maioria deles em casa não pode ser produzida, porque não importa o quanto você tente fazer isso, você não será capaz de alcançar o nível profissional da base material e técnica. Neste caso, jardineiro experiente usa vários segredos, que ajudam em poucos dias a ver como a tão esperada pimenta começa a subir. Considere o mais popular deles.
Calibração
A calibração é a rejeição preliminar de sementes não viáveis. Para este método de aumentar a eficiência da germinação, tanto as grandes empresas quanto os amadores recorrem. O método é bastante eficaz, simples e compreensível. Sua essência reside no fato de que sementes viáveis e estragadas diferem em diferentes massas. Portanto, para detectar anormalidades na massa de sementes, elas são despejadas em um recipiente de água. Durante 10 minutos, o material de semente viável assenta no fundo do recipiente, mas tudo o que flutua é rejeitado. Este método é bastante eficaz e popular entre os jardineiros domésticos.
Estimulação
Estimulação A germinação de sementes com a ajuda de soluções especiais refere-se a uma das formas mais eficazes para acelerar a germinação das sementes. A essência do método é que as sementes são embebidas em soluções especiais, que intensificam os processos de divisão celular na própria semente. Como resultado, é possível acelerar a germinação de sementes várias vezes. Além disso, os estimulantes do crescimento permitem obter uma planta saudável e forte. O método conhece-se por muito tempo, no mundo moderno com esta finalidade preparações químicas especiais sintetizadas com base em componentes naturais do ambiente usam-se. Em casa, os métodos das pessoas de preparar soluções estimulantes, que são baseados em derivados de organismos vivos (suco de salgueiro, suco de aloe, ovo de galinha, etc.), têm sido usados há décadas.
Brotando
A germinação de sementes em gaze refere-se às formas mais simples e despretensiosas de acelerar o crescimento das plântulas. Mas ao usá-lo, é importante saber a que temperatura as sementes germinam melhor, porque sem isso não será possível acelerar o processo. A essência do método é que uma camada tripla de gaze ou bandagem comum deve ser colocada no fundo de um pequeno recipiente transparente e permeável.
Depois disso, na almofada de gaze, cuidadosamente ponha uma camada de sementes preparadas em uma camada única, cubra-os com gaze da parte superior, depois do qual tudo deve ser umedecido com água da torneira e coloque em um lugar quente (aproximadamente +26 ° C). Com o umedecimento oportuno de sementes em um travesseiro de gaze molhada, os primeiros tiros aparecerão dentro de alguns dias. Depois disso, os brotos estão prontos para o transplante no substrato do solo.
Semeando
O procedimento para semear pimenta é basicamente o mesmo que semear outra cultura. A semente preparada é enviada para o solo, envolvida em uma pequena camada de solo, regada e colocada em um local quente e brilhante.Para acelerar o processo, um recipiente com sementes deve ser coberto com um saco plástico transparente, o que criará condições para uma mini-estufa com alta umidade e um regime de temperatura adequado.
Além disso, no caso da semeadura de pimenta, muitos jardineiros profissionais recomendam usar um pouco de astúcia. A quantidade de sementes ou brotos germinados deve ser de pelo menos 1 por quilômetro quadrado. Neste caso, uma amostra grande permite escolher as mais fortes e mais promissoras do número máximo de brotos. Também nos primeiros estágios de emergência, a semeadura espessada é capaz de processos de autoestimulação.
Isto é devido ao fato de que durante a germinação, as sementes são isoladas por estimulantes de crescimento natural em seu habitat. Como resultado, a estimulação do crescimento de plantas mais fortes ocorre devido a substâncias não utilizadas dos fracos.
Melhores condições para mudas
A pimenta é uma planta um tanto caprichosa, portanto, para proporcionar-lhe melhores condições de brotação e crescimento ativo, é necessário possuir um conjunto de conhecimentos sobre parâmetros ótimos do meio ambiente. Com base em muitas fontes literárias agronômicas profissionais, podemos afirmar que, para acelerar o desenvolvimento de mudas de pimenta, é necessário:
- Alta umidade do solo. O substrato para germinação deve estar constantemente úmido, mas sem excesso de água. Para isso, os brotos precisam ser regados abundantemente pelo menos 2 vezes ao dia.
- Calor suficiente. A pimenta é uma planta amante do calor, para o cultivo de mudas é necessário aderir a um regime de temperatura de +26 ... +28 ° С.
- Excelente iluminação. Para que os brotos mostrem a força máxima de crescimento, após o aparecimento das primeiras brotações, o recipiente com as plantas deve ser colocado no local mais leve, ou fornecer iluminação artificial de pelo menos 12 horas por dia.
Pimenta doce - bastante caprichosa e difícil de cultivar uma planta. Além disso, o recebimento de mudas dessa cultura vegetal é dificultado por muitas características varietais e específicas. Mas, com total respeito a todos os segredos acima, a germinação de sementes de pimenta em casa pode ser bastante fácil, resultando em frutas frescas e perfumadas.